Einh?
Editado depois da edição acima:
Ahhhh, não... só quando é necessário e tenho certeza da justeza de minha negativa. Na última vez uma funcionária de um setor que não é correlato à minha atividade entrou de licença no meio do pĺantão porque tava prejudicada do intestino

, faz menos de uma semana isso, aí eu me prontifiquei a terminar o que ela estava fazendo e uma das minhas chefes veio me dizer que eu ia ficar responsável pelo serviço do dia inteiro, pelo meu e pelo dela, eu objetei e ela disse algo como "isso é uma ordem, não quero saber se você concorda" , eu disse que podia registrar minha falta que eu estava indo embora, formou-se o barraco, aí veio a diretora e pôs os panos quentes em cima da confusão.
De qualquer forma eu sou funcionário público. Tenho regalias.
O que eu queria dizer na verdade é que nem sempre uma ordem do superior hierárquico é irrecusável, como faz transparecer a sua frase, tem ordens que são até ilegais, então são plenamente recusáveis, e elas são muito comuns em qualquer tipo de serviço. Esse não parecia ser o caso em tela. Pela lei brasileira pelo menos emu concordo que a ordem devia ser cumprida, embora continue sendo inusitado alguém ser demitido por querer trabalhar de graça.