TASH
Como você aprendeu a fazer sushi?
Tentativa e erro! Eu comecei a gostar de sushi há uns 2 anos, comi em vários lugares e tal... um dia que fui na Liberdade (bairro japonês aqui de São Paulo) pra comer coisas na feirinha de sábado, passei em uma lojinha pra comprar suco e vi o nori (folha de algas pra enrolar o sushi) pra vender. Depois de um tempo tomei coragem e fui na lojinha, comprei os ingredientes e fiz.. o primeiro ficou péssimo.. uahuahuah
Comprei um desses kits prontos que vem uma colher de pau, um sudare (esteirinha pra enrolar o sushi), uns hashis e outras coisas que nem uso direito... (só uso a colher pra mexer o arroz e o sudare pra enrolar mesmo).
Sempre que vou em algum restaurante, tento pegar mesas perto do sushiman pra ver como ele prepara.. isso ajudou em alguns macetes, como o jeito que eles espalham o arroz no nori.
Algumas coisas eu tive que aprender por intuição mesmo, como comprar e cortar o salmão.. e nem sei se eu faço direito!
Você compra o arroz pronto??
O arroz é praticamente igual ao arroz normal, só é mais curto e gordinho. A primeira vez comprei o grão em uma lojinha japonesa (totalmente sem marca), foi horrível... muito ruim! Depois comprei um arroz especial pra sushi no Extra, desses fechadinhos, com marca e tudo... esse sim foi show de bola!
É bem simples fazer, você lava o arroz bem, deixa descansando na água por uns 20min e leva ao fogo médio até a água secar do fundo da panela. A medida é 1 copo de arroz pra 2 copos de água. O tempero você prepara separado, é meia xícara de vinagre de arroz com uma colher de chá de açucar e uma pitada de sal.. você despeja umas 4 colheres desse tempero no arroz, depois que desligar o fogo, enquanto ele ainda estiver quente.