Autor Tópico: Jesus morreu para nos salvar  (Lida 6610 vezes)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Jesus morreu para nos salvar
« Online: 03 de Julho de 2008, 07:51:36 »

Sacrifício do inocente

Fiz a um crente a velha pergunta: "Por que o seu deus e não o deus dos outros?"
Resposta:
"Deus enviou seu único filho para morrer por nós. Quer um deus melhor do que este?"

Imaginem a situação: um rei condenou um bando de criminosos à morte, mas fica com pena e mata o próprio filho em lugar deles, libertando-os a seguir.
Não consigo ver a lógica em um rei sacrificar um inocente (seu próprio filho, ainda por cima) para que ele possa se permitir perdoar criminosos que ele mesmo condenou. Por que ele não os perdoa sem matar um inocente se ele tem esse poder?

Não consigo entender de que modo a morte de um inocente cancela a culpa de um criminoso.
O que uma coisa tem a ver com a outra? Um crime anula o outro? O criminoso não continua criminoso?
Se foi o próprio criminoso que matou o inocente, o novo crime não deveria se somar ao anterior e piorar ainda mais sua situação?

No caso específico da Bíblia, não consigo entender como alguém que foi condenado por roubar uma fruta é perdoado depois que mata o filho do dono da fruta.

Até faz sentido uma situação em que um pai tenha que escolher entre a morte do próprio filho e a morte de várias pessoas. Talvez ele ache que muitas vidas têm mais valor que uma única vida, mas, se esse pai tem o poder incondicional de salvar o grupo de pessoas, por que ele só o faz se essas pessoas matarem seu filho antes? Onde está a lógica?

Acho que isto é um belo exemplo de lavagem cerebral. Depois de crescer ouvindo que "Deus, em seu amor, enviou seu único filho para morrer pelo perdão de nossos pecados", as pessoas param de raciocinar e aceitam o absurdo.

Claro que o absurdo é maior ainda quando se considera que quem cometeu o tal pecado não fomos nós e sim ancestrais remotíssimos e lendários, e que não temos nada a ver com eles, mas os crentes também aceitam sem discutir que já nascemos culpados de alguma coisa tão grave que foi necessário o sacrifício de um deus para que pudéssemos ser perdoados.

É incrível como o conceito de apaziguar os deuses através de sacrifícios humanos ou de animais, tão comum entre povos bárbaros, sobrevive em pleno século XXI.
É incrível que alguém acredite em que um deus faria um sacrifício para apaziguar a si mesmo, ainda por cima o sacrifício de uma parte dele próprio.

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
Re: Jesus morreu para nos salvar
« Resposta #1 Online: 03 de Julho de 2008, 08:44:25 »
Não pode esquecer que segundo a mitologia cristã, Jeová, Espírito Santo e Jesus são um só.
Jesus era uma personificação de um deus cujas qualidades originais é imaterial, portanto Deus personificou uma parte de si e enviou para a terra, foi sacrificado e voltou aos céus ao lado de Deus (dele mesmo).

Dá pra entender essa coisa loca?

Não se pode fazer uma comparação de um pai para um filho, pois cada um deles são pessoas diferentes. O relato bíblico mostra Jesus e Deus como sendo um só.

Jesus nada mais era do que um pedaço de Deus sem privilégios de administrador.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #2 Online: 03 de Julho de 2008, 08:46:59 »
Acho que a solução para o dilema está na ressurreição do Cristo alguns dias depois de sua imolação. Ou seja, o sacrifício foi compensado pelo reviver. A lição moral é muito bonita - não há como negar - e é justamente esta lição que prende os devotos.

A lição que eu vejo embutida é que o sacrifício pelo próximo é válido e recompensado.

Se Jesus era ele próprio um deus, ou se o filho de um deus, nada disto importa. O que importa é a grande mensagem que sua figura nos deixou: amor, perdão, renascimento.

Uma pena que os religiosos não enxerguem esta mensagem e se apeguem apenas à palavra escrita.
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #3 Online: 03 de Julho de 2008, 08:56:51 »

É incrível como o conceito de apaziguar os deuses através de sacrifícios humanos ou de animais, tão comum entre povos bárbaros, sobrevive em pleno século XXI.
É incrível que alguém acredite em que um deus faria um sacrifício para apaziguar a si mesmo, ainda por cima o sacrifício de uma parte dele próprio.

Não deixa de ser interessante a sobrevivência de um culto que remonta ao Neolítico ( o deus que morre e ressurge) nos dias de hoje.
Embora , como Fernando mostrou , seja absurdo se analisado de forma racional fala muito sobre a estrutura mental do ser humano e sobre os padrões de organização simbólica da mente.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #4 Online: 03 de Julho de 2008, 10:01:10 »
Não pode esquecer que segundo a mitologia cristã, Jeová, Espírito Santo e Jesus são um só.
Jesus era uma personificação de um deus cujas qualidades originais é imaterial, portanto Deus personificou uma parte de si e enviou para a terra, foi sacrificado e voltou aos céus ao lado de Deus (dele mesmo).

Dá pra entender essa coisa loca?

Uma espécie de Alter ego?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 03 de Julho de 2008, 10:16:14 »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #6 Online: 03 de Julho de 2008, 10:17:32 »

:histeria:

Era um Usuário Avançado, afinal, conseguia operar alguns milagres  :lol:

E esse é realmente um ponto que não tem como entender.

Deus/Jesus cria uma regra: if pecadores then send to hell

Deus/Jesus percebe que a humanidade estava toda condenada ao inferno e resolve mudar a regra que ele mesmo criou.

Para Deus/Jesus se permitir mudar essa regra, Deus/Jesus se auto-envia para a Terra para se sacrificar para si mesmo para poder assim mudar a regra.

CONCLUSÃO: Deus/Jesus nos salvou de si mesmo nos mandar pro inferno. Tem como não ser grato?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #7 Online: 03 de Julho de 2008, 16:24:10 »

Era um Usuário Avançado, afinal, conseguia operar alguns milagres  :lol:

E esse é realmente um ponto que não tem como entender.

Deus/Jesus cria uma regra: if pecadores then send to hell

Deus/Jesus percebe que a humanidade estava toda condenada ao inferno e resolve mudar a regra que ele mesmo criou.

Para Deus/Jesus se permitir mudar essa regra, Deus/Jesus se auto-envia para a Terra para se sacrificar para si mesmo para poder assim mudar a regra.

CONCLUSÃO: Deus/Jesus nos salvou de si mesmo nos mandar pro inferno. Tem como não ser grato?
Muito bem. Ja fiz essa pergunta que o Fernando nos trouxe, e me responderam que os planos de deus estão além de nossa compreensão. que não nos cabe julgar as atitudes divinas, e etc. pode!?
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #8 Online: 03 de Julho de 2008, 17:36:26 »

(Moderação: suprimido texto irrelevante)

Muito bem. Ja fiz essa pergunta que o Fernando nos trouxe, e me responderam que os planos de deus estão além de nossa compreensão. que não nos cabe julgar as atitudes divinas, e etc. pode!?

Tem que ter fé irmão! Tem que ter fé!
« Última modificação: 06 de Julho de 2008, 01:24:52 por JCatino »

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #9 Online: 03 de Julho de 2008, 20:42:04 »
Era um Usuário Avançado, afinal, conseguia operar alguns milagres  :lol:
Mas aí que tá, não era Jesus quem operava, mas sim o Espírito Santo de Deus, outro elemento da trindade.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 04 de Julho de 2008, 08:40:56 »
Pelo que entendo, os cristãos que vêem sentido nessa história de sacrificar Jesus pelos "nossos" pecados acreditam que a virtude tem origem divina, enquanto que os pecados e suas punições de alguma forma não tem origem divina.

Não faz muito sentido, mesmo. 

Mas o conceito abraâmico de Deus é esquizofrênico desde a origem, portanto não poderia fundamentar teologias muito sensatas de qualquer jeito.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #11 Online: 04 de Julho de 2008, 12:06:35 »
Por essas e outras que me sinto feliz de ter nascido em lar espírita, deste mal os espíritas estão longe mesmo, já que entendem Jesus como um espírito normal, apenas com um cabedal enorme!  :P

Citação de: Metatron
A lição que eu vejo embutida é que o sacrifício pelo próximo é válido e recompensado.

A idéia é boa, mas na pratica..... :?

beijos
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #12 Online: 04 de Julho de 2008, 12:17:30 »
Na prática também é boa, Laurita. O que acontece é que somos todos imediatistas, queremos ver resultados instantâneos. E não é assim que a coisa funciona, pois os resultados por vezes demoram para surgir.

Mas surgem, cedo ou tarde.
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #13 Online: 04 de Julho de 2008, 12:24:38 »
Sei não, morrer por alguém.... esqueceu que sou atéia, cética e materialista? Morreu acabou, o que eu ganho?

beijos

Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 04 de Julho de 2008, 12:28:56 »
Mas o conceito abraâmico de Deus é esquizofrênico desde a origem, portanto não poderia fundamentar teologias muito sensatas de qualquer jeito.

Não entendi . Porque  desde a origem ? Poderia explicar ?  :?:

Para mim a idéia posterior  de  trindade é que é mais estranha. Ou o Deus do Velho Testamento  era mais estranho ainda ?  :?:

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #15 Online: 04 de Julho de 2008, 14:15:02 »
Sei não, morrer por alguém.... esqueceu que sou atéia, cética e materialista? Morreu acabou, o que eu ganho?

beijos

Eu não disse que tem que morrer por alguém, mas sacrificar-se em termos de abnegar-se, doar-se.
Como sou espiritualista, para mim a morte seria o maior e o mais bem recompensado dos sacrifícios, o que não seria este o seu caso, como você mesma definiu.

:) Taí uma boa diferença entre ateus-materialistas e espiritualistas, gostei.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 04 de Julho de 2008, 14:48:52 »
Parece, mas não é, Euzébio.  Peter Singer desenvolveu toda uma ética ateu-materialista fundamentada no bem comum.

Na minha opinião a idéia cristã de sacrifício pelo bem-comum é potencialmente a atitude correta com a "fundamentação legal" errada.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #17 Online: 04 de Julho de 2008, 14:53:57 »

Para mim a idéia posterior  de  trindade é que é mais estranha. Ou o Deus do Velho Testamento  era mais estranho ainda ?  :?:

A Trindade não é particularmente problemática, embora dê algumas boas anedotas diante da insistência de Deus Único; é de fato algo bem próximo dos Avatares do Hinduísmo ou das Emanações do Budismo.

Mas a idéia de um Deus que é ciumento, vingativo, etnocêntrico e ao mesmo tempo supremamente bom, que TEM de ser aceito por todos, e ainda se apresenta como criador da existência... é muito estranha mesmo.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #18 Online: 04 de Julho de 2008, 15:08:12 »
Parece, mas não é, Euzébio.  Peter Singer desenvolveu toda uma ética ateu-materialista fundamentada no bem comum.

Mas com certeza a ética por ele desenvolvida termina com a morte do indivíduo, já que é materialista e não espiritualista.

Na minha opinião a idéia cristã de sacrifício pelo bem-comum é potencialmente a atitude correta com a "fundamentação legal" errada.

Mas, que seja! O importante é absorver a idéia, não importando em que ela se fundamenta, penso eu.

(Luis! Mais de 11.000 postagens, caracas! Um dia eu chego lá, rsrs...)

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #19 Online: 04 de Julho de 2008, 15:13:02 »
Mas a idéia de um Deus que é ciumento, vingativo, etnocêntrico e ao mesmo tempo supremamente bom, que TEM de ser aceito por todos, e ainda se apresenta como criador da existência... é muito estranha mesmo.

Há mesmo uma diferença gritante entre o deus pré-cristão (YHWH) e o deus cultuado por Jesus no NT (Abba = Pai). O primeiro é tudo isto aí que você citou - ciumento, vingativo, vaidoso, senhor dos exércitos. Já o segundo é bondoso, paternal, justo, ama e perdoa. São definitivamente deuses diferentes, mas os religiosos que seguem a Bíblia insistem em não ver isto.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #20 Online: 04 de Julho de 2008, 18:14:31 »

Há mesmo uma diferença gritante entre o deus pré-cristão (YHWH) e o deus cultuado por Jesus no NT (Abba = Pai). O primeiro é tudo isto aí que você citou - ciumento, vingativo, vaidoso, senhor dos exércitos. Já o segundo é bondoso, paternal, justo, ama e perdoa. São definitivamente deuses diferentes, mas os religiosos que seguem a Bíblia insistem em não ver isto.
Até quando vão usar esse argumento falso???
O Deus do VT É o mesmo Deus do NT!!! ou a porra das escrituras não valem nada?????????
Tá escrito lá, Deus NÃO muda. Tá escrito que Jesus não veio pra mudar nenhuma virgula do que foi escrito no VT.
ahhhhhhhhhhhhhhhhhh... da licença...

Acha bom morrer por alguem??? ótimo, se um dia eu precisar te procuro.
« Última modificação: 04 de Julho de 2008, 21:43:38 por Tupac »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 04 de Julho de 2008, 21:04:14 »

A Trindade não é particularmente problemática, embora dê algumas boas anedotas diante da insistência de Deus Único; é de fato algo bem próximo dos Avatares do Hinduísmo ou das Emanações do Budismo.

Há ! Agora entendi .  :ok:

.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #22 Online: 04 de Julho de 2008, 21:08:31 »

Mas com certeza a ética por ele desenvolvida termina com a morte do indivíduo, já que é materialista e não espiritualista.

Ledo engano :)

Mas, que seja! O importante é absorver a idéia, não importando em que ela se fundamenta, penso eu.

Fazer a coisa certa pelo motivo errado não me parece o bastante, Euzébio...

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #23 Online: 04 de Julho de 2008, 22:12:25 »
Pelo que entendo, os cristãos que vêem sentido nessa história de sacrificar Jesus pelos "nossos" pecados acreditam que a virtude tem origem divina, enquanto que os pecados e suas punições de alguma forma não tem origem divina.

Para o cristianismo Deus é o sumum bonum , o Bem absoluto , e portanto fonte das virtudes.O que gera o problema que atazanou os gnósticos no início da Igreja : de onde vem o mal?
Se de Deus só vem o bem então o mal tem que vir da criação por erro , é a alma humana a fonte do pecado. Daí a constância com que rebatem as críticas a sua religião falando em soberba dos oponentes , já que o pecado é fruto da ignorância e da recusa em ser humilde ( em úiltima análise uma herança platônica no cristianismo).
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #24 Online: 05 de Julho de 2008, 07:00:07 »
Isso é errado. Na verdade um bom conhecedor da bíblia sabe que Deus criou o mal. Está escrito em Isaías. Alguns interpretam que o trecho não é a descrição da criação do mal, mas apenas quer dizer que ele manda o mal. Por exemplo como manda uma tempestade, mas não parece que esta é a melhor interpretação. Há outras passagens tb que mostram que o mal foi criado por Deus.

Para o cristianismo Deus é o sumum bonum , o Bem absoluto , e portanto fonte das virtudes.O que gera o problema que atazanou os gnósticos no início da Igreja : de onde vem o mal?
Se de Deus só vem o bem então o mal tem que vir da criação por erro , é a alma humana a fonte do pecado. Daí a constância com que rebatem as críticas a sua religião falando em soberba dos oponentes , já que o pecado é fruto da ignorância e da recusa em ser humilde ( em úiltima análise uma herança platônica no cristianismo).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!