Autor Tópico: Crime e família  (Lida 4256 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Crime e família
« Resposta #75 Online: 31 de Maio de 2018, 23:34:04 »
Eu sou professora de educação infantil, leciono para crianças de 5 anos. Semana passada, uma das minhas alunas me disse: 'profe, minha mãe disse que se eu quiser muito um brinquedo da escola é só eu colocar na minha mochila quando a senhora não estiver olhando'.

Não é difícil prever o comportamento dessa menina, em poucos anos, sendo criada com esses princípios familiares.

:( putz... bem, o fato dela mesma ter "denunciado" a mãe sugere um indício de que de alguma forma meio osmótica tenha absorvido valores melhores que o da mãe...

Não existe nada como uma espécie de serviço social que possa dar algum tipo de atenção a esses casos?

Offline pehojof

• Nível 18
  • *
« Resposta #76 Online: 01 de Junho de 2018, 00:33:51 »
Isso deve ser uma espécie de carma.

Só se for "muita carma nessa hora".  :lol: Ironias e sarcasmos vêm e vão. Se são sem mesquinhez, tá tudo certo então!  :ok:

As minhas ironias e sarcasmos são assim tão vazios e frustrantes?

Não vou hipocritamente negar que podem até ser, mas prefiro dizer que são inócuos e nada esclarecedores, pois eu realmente ironizei mas foi a falta de informações sérias e confiáveis. Já você, se foi ironia o que disse, me parece não ter tido sentido algum além de ironizar por ironizar. Mas nada disso é razão pra gente franzir os cenhos.  :ok:
"Et quæ tanta fuit Romam tibi causa videndi?"
"Libertas, quæ sera tamen, respexit inertem,"

Offline pehojof

• Nível 18
  • *
« Resposta #77 Online: 01 de Junho de 2018, 00:38:01 »
Citação de: pehojof
1 - É possível reverter o tempo de vida perdido no confinamento de uma cela?

Detalhe relevante - a pena é reversível, não o tempo dela. Se alguém receber uma pena de 15 anos de encarceramento, mas for inocentada em meio a isso, ele evitará anos de encarceramento - assim como se houver alguma forma de multa ou tomada de propriedade injusta, o valor financeiro pode ser restituído, se houver perda de reputação e honra, ela pode ser restaurada com o veredito de inocência. Não é o que ocorre com o assassinato autorizado por agentes estatais.

<a href="https://www.youtube.com/v/buoddWNDnj8" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/buoddWNDnj8</a>

Talvez ele devesse ter sido morto.

Caso haja algum argumento contido nisso, eu gostaria muito de saber qual...

Offline pehojof

• Nível 18
  • *
« Resposta #78 Online: 01 de Junho de 2018, 00:51:26 »
Então o primeiro ponto que eu acho que pode dar uma discussão (veremos) é: como vocês agiriam sabendo hoje que as suas mães, pais, irmãos, filhos são criminosos de alta periculosidade (estelionatários contumazes, políticos corruptos, membros de grupos de extermínio)?

Os denunciaria tão imediatamente quanto possível. Se as circunstâncias o permitissem, eu mesmo os deteria para conduzi-los à delegacia ou impedir fuga à espera da polícia. E lamentaria que a justiça seja tão injusta que não os puniria como se deve.

O que vocês acham sobre o assunto?

Muito importante de ser posto em pauta. A propósito, honrosa sua iniciativa de trazê-lo à discussão, mesmo eu discordando de alguns pontos seus.

Até que ponto os laços de afeto construidos ao longo de uma vida influenciam/devem influenciar em tais situações?

Para mim até ponto nenhum. Não mantenho laços de afeto com bandidos.

Offline pehojof

• Nível 18
  • *
« Resposta #79 Online: 01 de Junho de 2018, 01:08:13 »
Voltando pra primeira postagem do tópico e baixando o nível da discussão com uma evidência anedótica:

Frequentemente vejo pessoas aparentemente íntegras, honestas, trabalhadoras, preocupadas com o bem-estar comum (até o ponto que nossa condição humana permite) se apresentarem atribuladas pela descoberta de que um filho é estelionatário dos mais perversos (do tipo que rouba senha de velhinhas no caixa eletrônico) ou que um irmão é membro de uma quadrilha de assaltantes bárbaros (do tipo que mata as vítimas para evitar futuros reconhecimentos) ou que o pai (chefe de um posto de saúde) vinha desviando vacinas, pílulas anti-concepcionais e outros medicamentos de extrema necessidade há vários anos.

Com poucas exceções, como pessoas com psicopatia citadas no tópico, a família quando fica chocada é cega ou hipócrita.

Concordo, é muito difícil conviver intimamente com alguém e não estar ciente de pelos menos os sinais que indicam algo errado e que deve receber melhor atenção, mas de fato não é impossível.

A corrupção que faz cometer crimes, geralmente se aprende na própria família, a criança cresce vendo os pais tirarem vantagem das situações de maneira imoral, e isso que molda o caráter.

Essa é uma verdadeira teoria anedótica para a qual evidências anedóticas apontam o contrário.

Eu sou professora de educação infantil, leciono para crianças de 5 anos. Semana passada, uma das minhas alunas me disse: 'profe, minha mãe disse que se eu quiser muito um brinquedo da escola é só eu colocar na minha mochila quando a senhora não estiver olhando'.

Não é difícil prever o comportamento dessa menina, em poucos anos, sendo criada com esses princípios familiares.

Eu acho muito difícil prever o comportamento ou mesmo a tendência comportamental de qualquer pessoa em qualquer futuro, seja o instante posterior imediato ou anos à frente. Essa mãe, muito provavelmente criminosa e aliciadora (qual a comprovação de que a menina disse a verdade?...), por exemplo, não foi capaz de prever o comportamento da própria filha com quem deve conviver pelos 5 anos de vida dela.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #80 Online: 01 de Junho de 2018, 09:39:30 »

:( putz... bem, o fato dela mesma ter "denunciado" a mãe sugere um indício de que de alguma forma meio osmótica tenha absorvido valores melhores que o da mãe...

Não existe nada como uma espécie de serviço social que possa dar algum tipo de atenção a esses casos?

É que isso não é uma situação de risco social, e o pior é que acredito que a maioria das famílias ensina valores negativos, a única diferença é que não é tão descaradamente.  Desde jogar embalagens pela janela do carro, mentir a idade do filho pra pagar meia entrada, pegar coisas emprestadas e não devolver de propósito... 

Com pais assim, a tendência é que a criança cresça achando que a diferença entre o certo e o errado pode ser 'flexível' quando lhe convém.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #81 Online: 01 de Junho de 2018, 09:47:05 »

Eu acho muito difícil prever o comportamento ou mesmo a tendência comportamental de qualquer pessoa em qualquer futuro, seja o instante posterior imediato ou anos à frente. Essa mãe, muito provavelmente criminosa e aliciadora (qual a comprovação de que a menina disse a verdade?...), por exemplo, não foi capaz de prever o comportamento da própria filha com quem deve conviver pelos 5 anos de vida dela.

Realmente, prever o comportamento futuro é impossível, mas quando uma criança fala esse tipo de frase você consegue interpretar o que a família está lhe ensinando em casa, e a família, na maior parte das vezes, é a maior influência na vida de uma criança.

E sim, eu concordo que crianças nem sempre falam a verdade, mas nesse caso, acredito que ela foi honesta comigo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 01 de Junho de 2018, 15:24:04 »
Existem alguns estudos que sugerem que a maior influência moral direta na formação do indivíduo não serão os pais, mas os círculos sociais, amigos da mesma idade e etc. O mais significativo que os pais fariam seria conseguir filtrar as amizades dos filhos.

https://www.scientificamerican.com/article/parents-peers-children/

Não sei o quanto isso é o que realmente é visto como tendo maior suporte em evidência versus algo que conseguiu um bom hype midiático.

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #83 Online: 01 de Junho de 2018, 23:54:50 »
Existem alguns estudos que sugerem que a maior influência moral direta na formação do indivíduo não serão os pais, mas os círculos sociais, amigos da mesma idade e etc. O mais significativo que os pais fariam seria conseguir filtrar as amizades dos filhos.

https://www.scientificamerican.com/article/parents-peers-children/

Não sei o quanto isso é o que realmente é visto como tendo maior suporte em evidência versus algo que conseguiu um bom hype midiático.

A influência da família na formação do caráter é de grande importância, mormente se os pais, carismáticos, são responsáveis pela manutenção de grau elevado de afeição e amizade com o grupo familiar. Mais ainda se o jovem permanece sob esta influência por tempo que transcende a adolescência.
Então, o resultado dos estudos apresentado pelo link é coerente, de um modo geral, mas não considera aspetos importantes na relação parental.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!