Voltando pra primeira postagem do tópico e baixando o nível da discussão com uma evidência anedótica:
Frequentemente vejo pessoas aparentemente íntegras, honestas, trabalhadoras, preocupadas com o bem-estar comum (até o ponto que nossa condição humana permite) se apresentarem atribuladas pela descoberta de que um filho é estelionatário dos mais perversos (do tipo que rouba senha de velhinhas no caixa eletrônico) ou que um irmão é membro de uma quadrilha de assaltantes bárbaros (do tipo que mata as vítimas para evitar futuros reconhecimentos) ou que o pai (chefe de um posto de saúde) vinha desviando vacinas, pílulas anti-concepcionais e outros medicamentos de extrema necessidade há vários anos.
Com poucas exceções, como pessoas com psicopatia citadas no tópico, a família quando fica chocada é cega ou hipócrita.
Concordo, é muito difícil conviver intimamente com alguém e não estar ciente de pelos menos os sinais que indicam algo errado e que deve receber melhor atenção, mas de fato não é impossível.
A corrupção que faz cometer crimes, geralmente se aprende na própria família, a criança cresce vendo os pais tirarem vantagem das situações de maneira imoral, e isso que molda o caráter.
Essa é uma verdadeira teoria anedótica para a qual evidências anedóticas apontam o contrário.
Eu sou professora de educação infantil, leciono para crianças de 5 anos. Semana passada, uma das minhas alunas me disse: 'profe, minha mãe disse que se eu quiser muito um brinquedo da escola é só eu colocar na minha mochila quando a senhora não estiver olhando'.
Não é difícil prever o comportamento dessa menina, em poucos anos, sendo criada com esses princípios familiares.
Eu acho muito difícil prever o comportamento ou mesmo a tendência comportamental de qualquer pessoa em qualquer futuro, seja o instante posterior imediato ou anos à frente. Essa mãe, muito provavelmente criminosa e aliciadora (qual a comprovação de que a menina disse a verdade?...), por exemplo, não foi capaz de prever o comportamento da própria filha com quem deve conviver pelos 5 anos de vida dela.