Autor Tópico: Você mudaria alguma coisa em sua atitude se ...  (Lida 6063 vezes)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
Você mudaria alguma coisa em sua atitude se ...
« Online: 18 de Julho de 2008, 15:52:39 »
Lhe fosse provado que um Ser Superior  e criador de fato  existisse ?
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: Você mudaria alguma coisa em sua atitude se ...
« Resposta #1 Online: 18 de Julho de 2008, 15:56:51 »
Depende: esse Ser corresponderia a alguma divindade de alguma religião?

Caso contrário, não. Caso ele correspondesse ao Senhor dos Exércitos, faria imediatamente uma circuncisão. :hihi:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #2 Online: 18 de Julho de 2008, 15:59:05 »
Pergunta interessante. Em minha atitude eu acho que não mudaria nada. Afinal, ela não depende da existência de Deus :-)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #3 Online: 18 de Julho de 2008, 16:01:07 »
Assistiria com prazer o colapso das religiões. =D Ah, e se a divindade em questão fosse Javé eu me prepararia psicologicamente para uma morte lenta e dolorosa.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2008, 16:01:22 »

Caso contrário, não. Caso ele correspondesse ao Senhor dos Exércitos, faria imediatamente uma circuncisão. :hihi:

Não.Absolutamente não !Eu falo de apenas um Deus amoroso e criador de tudo, como o que eu creio existir.
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
(Nelson Mandela)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 18 de Julho de 2008, 16:04:03 »

Não.Absolutamente não !Eu falo de apenas um Deus amoroso e criador de tudo, como o que eu creio existir.

Ah, nesse caso é mais fácil.

Assitiria com prazer o colapso das religiões e...Epa, perae! Um deus amoroso criou toda essa m****? Ah não, fica díficil imaginar...
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #6 Online: 18 de Julho de 2008, 16:14:38 »

Ah bom. Nesse caso eu não mudaria absolutamente nada. Só duvidaria seriamente da sanidade desse deus.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #7 Online: 18 de Julho de 2008, 16:21:43 »
Tambem na mudaria em nada, obviamente que eu daria altos sermões a este suposto deus

Quem sabe ele precise de acessores melhores?

Quem teria problemas mesmo seria a maioria dos religiosos   :hihi:

O unico deus que me assusta é o judaico-cristão

Se por acaso for o Odin, por mim tudo bem, estou pronto para lutar no ragnarok  :bandido:

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #8 Online: 18 de Julho de 2008, 16:22:48 »

Assitiria com prazer o colapso das religiões e...Epa, perae! Um deus amoroso criou toda essa m****? Ah não, fica díficil imaginar...

Bem,  Atheo...Você ainda não respondeu ao tópico.
Mas eu quero abrir um parêntese aqui para perguntar a você o que a seu ver  denota falta  de amor , presumindo que  esse  Ser Superior e criador existisse ?Não consigo deixar de ver  o mundo com tudo o que nele  tem de natural como  algo  muito bom.àparte a degradação humana da propria natureza e  a luta por poder  do homem com o próprio homem, o que  fez  acontecer  esse cáos reinante,( e que nada tem a ver com Deus ) não entendo essa sua visão de que Deus  não seria  amor.
Abraços,
Artemis
(Nelson Mandela)

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #9 Online: 18 de Julho de 2008, 16:39:00 »
O seus deus, caso existir, acompanha tudo isso de camarote, nao consigo chamar isso de amor, eu chamo isso de sadismo, omissão

E aquela estorinha de beleza da natureza e livre arbítrio tambem nao colam

O deus oni-tudo teria feito um trabalho melhor

Um deus limitado? talvez

Ele nao existe? Melhor ainda, as coisas sao o que sao , basta obtermos cada vez mais conhecimento sobre o universo e sobre a origem dele.

E nos mesmo tentarmos melhorar as coisas por aqui

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 18 de Julho de 2008, 16:40:03 »

Bem,  Atheo...Você ainda não respondeu ao tópico.
Mas eu quero abrir um parêntese aqui para perguntar a você o que a seu ver  denota falta  de amor , presumindo que  esse  Ser Superior e criador existisse ?Não consigo deixar de ver  o mundo com tudo o que nele  tem de natural como  algo  muito bom.àparte a degradação humana da propria natureza e  a luta por poder  do homem com o próprio homem, o que  fez  acontecer  esse cáos reinante,( e que nada tem a ver com Deus ) não entendo essa sua visão de que Deus  não seria  amor.
Abraços,
Artemis

Fica díficil contra-argumentar nesse caso pois não sei qual a tua definição de deus, mas vou tentar.

Crianças morrendo de fome, porque deus não as ajuda, supondo que ele seja amoroso?

Você pode contra-argumentar falando do nosso livre-arbítrio. Então eu pergunto: se ele não vai nos ajudar mesmo, simplesmente nos largou aqui e fica apenas observando tudo como se isso fosse um tipo de jogo sádico, pra que ele serve? Alías, se ele é assim mesmo, devemos apenas esquecer que ele existe e seguir em frente, adora-lo/louva-lo é apenas um sadomasoquismo, afinal, eu não consigo imaginar um filho amando um pai ausente que o vê sofrer e passar pelas mais terriveis coisas sem mecher um dedo para ajuda-lo, mesmo podendo faze-lo.

Se ele nos ama, porque nos deixa sofrer? Porque nos criou com imperfeições se já sabia que acabariamos assim? Pense como se você fosse o deus oni-overpower que pode tudo e que nos ama demais. Você ficaria apenas olhando? Que tipo de amor é esse? Do tipo: "vou deixar eles se fu***** para ver se esses imbecis aprendem?

Bom, pra resumir, um deus amoroso é incompátivel com a nossa realidade, ou pelo menos com a nossa definição de amor.

@topic

Apenas assistiria com prazer o colapso das religiões e com certeza cobraria satisfações do infeliz.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #11 Online: 18 de Julho de 2008, 16:41:53 »
Não.

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #12 Online: 18 de Julho de 2008, 16:59:45 »
O seus deus, caso existir, acompanha tudo isso de camarote, nao consigo chamar isso de amor, eu chamo isso de sadismo, omissão

E aquela estorinha de beleza da natureza e livre arbítrio tambem nao colam

O deus oni-tudo teria feito um trabalho melhor

Um deus limitado? talvez

Ele nao existe? Melhor ainda, as coisas sao o que sao , basta obtermos cada vez mais conhecimento sobre o universo e sobre a origem dele.

E nos mesmo tentarmos melhorar as coisas por aqui

Então a seu ver  é deus que faz o cáos por aqui, não nós mesmos?Engraçado é que você diz que nós mesmos podemos  melhorar as  coisas por aqui...
Por que atribuir a deus a culpa de tudo  de errado que existe no mundo, quando sabemos  muito bem até onde  pode ir a maldade humana, assim como seu melhor sentimento  por cada um de seus semelhantes?Eu acho muito cômodo  botar a culpa em Deus. É como  os que acreditam no diabo , ficar achando que o homem  não tem em si a capacidade  de  ferir e odiar por si mesmo.Nós temos o bem e o mal dentro de nós e em muitos casos não sabemos lidar com isso.O que não quer dizer que somos tão bons e puros a ponto de atribuir as coisas erradas que fazemos  um ser que não seria humano , mas  um grande incentivador  de nosso juízo.no caso o Diabo.Acreditar  nisso é muita inocência.Como se nosso egoísmo, nosso orgulho, nosso instinto de sobrevivência  já não fossem  suficientes.Assim como também por que atribuir a Deus  nossas virtudes ou bons atos , como se não houvesse amor dentro de nós ou capacidade  de sermos criaturas  pacíficas que procuram resolver as coisas com  diálogo e paz?
Como você mesmo disse  e eu concordo, podemos resolver nós mesmos as coisas  por aqui.Mas desde que também deixemos de atribuir  tudo de ruim em nossas atitudes ,  sentimentos e ações à Deus.
E por favor, me responda, se você não acredita em deus, em quem então põe a culpa desse caos?E por que,  passando a saber de sua existência, como quer saber  a pergunta do tópico, o que o faria mudar de opinião?
Abraços,
Artemis.
« Última modificação: 18 de Julho de 2008, 17:07:14 por Artemis »
(Nelson Mandela)

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #13 Online: 18 de Julho de 2008, 17:16:14 »
Onde que eu falei que Deus faz o caos aqui?

Ainda mais sendo que eu nao acredito nele

Eu me referi ao deus que nos foi vendido , que caso existir é oni-omisso e oni-sádico   :hihi:

Eu nao atribuo as mazelas ou as belezas do mundo a deus nenhum

E sobre a pergunta do tópico, eu nao mudaria de atitude 
« Última modificação: 18 de Julho de 2008, 17:27:04 por André Luiz »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 18 de Julho de 2008, 17:33:34 »
Não adianta tirar desse suposto Deus a responsabilidade pelo mal na Terra com a desculpa de que temos livre-arbítrio, pois se é assim um Deus amoroso não nos daria livre-arbítrio, assim como um pai amoroso não daria uma arma carregada para seus filhos brincarem. Não admito que um Deus amoroso não interviria no holocausto só para não ferir a liberdade (ou melhor, insanidade) de uns poucos às custas do sofrimento de tantos.

Além do mais, por mais que se possa culpar o homem pelas mazelas auto-inflingidas, como a fome e a violência, o homem não tem responsabilidade por tudo de mal nesse mundo, como as catástrofes naturais e as doenças (hoje pode-se atribuir a responsabilidade por muitas doenças a pessoas que não levaram hábitos de vida saudáveis, mas o conhecimento da influência desses hábitos na saúde é recente na história da humanidade, Sigmund Freud há 70 anos atrás não sabia que o charuto lhe causaria câncer na mandíbula. Hoje temos esse conheciemnto, mas Deus não tem nada a ver com isso).

Quanto à pergunta inicial, a existência de um Deus hipócrita amoroso, não mudaria em nada a minha conduta.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 18 de Julho de 2008, 19:20:01 »
Artemis, o que exatamente você esperaria que mudássemos se fosse provado que existe tal deus?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #16 Online: 18 de Julho de 2008, 19:24:36 »
 :P Eu não mudaria, mesmo cometendo algumas burrices, ajo de acordo com o que considero certo. E acho que Deus e eu teríamos idéias bastante semelhantes sobre o que é certo e o que é errado.  ::)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #17 Online: 18 de Julho de 2008, 19:40:36 »
Onde que eu falei que Deus faz o caos aqui?

Ainda mais sendo que eu nao acredito nele

Eu me referi ao deus que nos foi vendido , que caso existir é oni-omisso e oni-sádico   :hihi:

Eu nao atribuo as mazelas ou as belezas do mundo a deus nenhum

E sobre a pergunta do tópico, eu nao mudaria de atitude 

Eu sei que você citou um " caso existir " .Não precisa ficar na defensiva, não houve crítica de minha aprte, apenas questionamentos.E falei nesse caso mesmo, pois você  deu a entender que  nesse caso ele seria um sádico, foi então lhe perguntei  já que você é ateu, a quem atualmente atribui a responsabilidade pelo caos instaurado em nosso planeta?Pois  não sendo esse suposto  deus, vc  põe essa responsabilidade no proprio homem ?
E obrigada por responder ao tópico.
Abraços,
Artemis.
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #18 Online: 18 de Julho de 2008, 20:00:27 »
para Atheo

"Você pode contra-argumentar falando do nosso livre-arbítrio"

Não me referi  em nenhum momento sobre o livre arbítrio neste tópico.
O que vc chama de imperfeição, eu chamo de  bem e do mal que penso habitarem em nós(apesar que ainda não falei isso aqui, mas como você perguntou a minha definição de Deus, é a seguinte : um ser superior e criador que nos criou assim como a tudo que existe e a nós, mais que criaturas,filhos, cabe  nosso lugar de deuses junto a Ele.Para mim é nessa  caminhada em que nos  encontramos), falo também de estarmos aqui  para aprender a lidar com isso.Com esse poder que há em nós.E por isso não atribuo todo esse  horror dominante  na terra a Deus.Pois foi o próprio homem  que o criou.Mas  Deus se manifesta sim, na medida em que contamos com ele.Eu creio ser esta uma das tantas lições que  estamos a aprender.Eu já experimentei a intervenção de Deus  em minha vida inúmeras  vezes em  situações  que  julgava sem saída.Assim como  muitas , milhares , milhões de pessoas também já experenciaram isso.Deus não é só uma impressão dos teítas, mesmo que a nossa prova seja  total e somente empírica.
Obrigada  por me responder.
Abraços,
Artemis.
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #19 Online: 18 de Julho de 2008, 20:03:07 »
Não.
Adoro essa caretinha Ilovefoxes :). Obrigada por responder ao tópico.
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #20 Online: 18 de Julho de 2008, 20:10:05 »
Não adianta tirar desse suposto Deus a responsabilidade pelo mal na Terra com a desculpa de que temos livre-arbítrio, pois se é assim um Deus amoroso não nos daria livre-arbítrio, assim como um pai amoroso não daria uma arma carregada para seus filhos brincarem. Não admito que um Deus amoroso não interviria no holocausto só para não ferir a liberdade (ou melhor, insanidade) de uns poucos às custas do sofrimento de tantos.

Além do mais, por mais que se possa culpar o homem pelas mazelas auto-inflingidas, como a fome e a violência, o homem não tem responsabilidade por tudo de mal nesse mundo, como as catástrofes naturais e as doenças (hoje pode-se atribuir a responsabilidade por muitas doenças a pessoas que não levaram hábitos de vida saudáveis, mas o conhecimento da influência desses hábitos na saúde é recente na história da humanidade, Sigmund Freud há 70 anos atrás não sabia que o charuto lhe causaria câncer na mandíbula. Hoje temos esse conheciemnto, mas Deus não tem nada a ver com isso).

Quanto à pergunta inicial, a existência de um Deus hipócrita amoroso, não mudaria em nada a minha conduta.
Entendi seus argumentos Uiliníli.Só que eu não atribui  nada ao livre arbítrio , exatamente por não crer nele.Quanto  ao mau no mundo ser atribuido a Deus caso ele existisse pra vc ( creio que vc seja ateu, não é mesmo ?), eu  imagino que  como ateu, vc deve atribuir a outros fatores  que não sejam as catástrofes natuais, certo?Se, quais outros fatores ?
Igualmente aos  outros, o agradeço por responder ao tópico.
Abraços,
Artemis.
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #21 Online: 18 de Julho de 2008, 20:14:36 »
:P Eu não mudaria, mesmo cometendo algumas burrices, ajo de acordo com o que considero certo. E acho que Deus e eu teríamos idéias bastante semelhantes sobre o que é certo e o que é errado.  ::)

Obrigada minha querida por  responder ao tópico.Eu também penso que sempre , independente da existência de Deus , devemos sempre agir de acordo com a nossa consciência, pois só assim poderemos  verdadeiramente  evoluir como seres  humanos.
Beijinho,
Artemis

(Nelson Mandela)

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #22 Online: 18 de Julho de 2008, 20:21:15 »
 :) A Artemis é uma moça muito gentil.

:flor: Muitas alegrias pra você, minha amiga.

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #23 Online: 18 de Julho de 2008, 20:21:39 »
Artemis, o que exatamente você esperaria que mudássemos se fosse provado que existe tal deus?

Se eu esperasse algo, eu não precisaria perguntar num tópico.E se o fiz, foi porque  me interesso na resposta pessoal de cada um, onde aqui podemos  discutir a questão sem  demagogias e  de forma amigavel.

(Nelson Mandela)

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 18 de Julho de 2008, 20:36:42 »
Se eu esperasse algo, eu não precisaria perguntar num tópico.E se o fiz, foi porque  me interesso na resposta pessoal de cada um, onde aqui podemos  discutir a questão sem  demagogias e  de forma amigavel.
Vou reformular a questão então. A sua pergunta "você mudaria alguma coisa em sua atitude...", pressupõe da sua parte que você considera que pelo menos alguns de nós têm atitudes que dependem ou não da existência de um deus. Qual exatamente a atitude a que você se refere? De crença? De comportamento? Ética? Moral?

Ou seja, o que exatamente você imagina que seja a atitude dos ateus que poderia por ventura ser mudada caso se provasse a existência de tal deus?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!