Autor Tópico: Você mudaria alguma coisa em sua atitude se ...  (Lida 6065 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Você mudaria alguma coisa em sua atitude se ...
« Resposta #50 Online: 20 de Julho de 2008, 21:15:19 »
Guardião, só parece que o Cristianismo é mais fragmentado porque você convive mais com ele, mas as outras grandes religiões também tem divisões, por exemplo, no Islã você encontra o ramo sunita, o ramo xiita e o ramo kharijita e cada um deles é dividido em vários ramos menores (veja Islã na Wikipédia ); o budismo agrega principalmente as escolas Theravada, Mahayana e Vajrayana, havendo ainda outras menores (Budismo na Wikipédia ) e acredito que um pouco de pesquisa mostrará que outras religiões majoritárias também tem suas próprias divisões.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #51 Online: 21 de Julho de 2008, 05:48:30 »
Respondendo à pergunta do tópico: Não mudaria nada. Me comporto da maneira que acho adequada para o mundo em que vivo. Minha atitude só se alteraria se o mundo sofresse alterações antes.

Por que atribuir a deus a culpa de tudo  de errado que existe no mundo, quando sabemos  muito bem até onde  pode ir a maldade humana, assim como seu melhor sentimento  por cada um de seus semelhantes?

Típico...  |(

Se ele existe, se ele é o criador de tudo, ele é o responsável por tudo. Não entendo porque todo teísta insiste em eximir seu deus da responsabilidade pelas consequências de suas criações. Cada roubo, cada assassinato, cada estupro... seria tudo resultado das ações dele.

E se é oniciente, ele é duplamente responsável. Afinal, mesmo sabendo previamente de tudo que ia acontecer, ele insistiu em criar a humanidade.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 21 de Julho de 2008, 07:19:45 »
olha eu estava reparando em algo interessante e... me corrigem se eu estiver errado! Das religiões que eu conheço a única fragmentada é o cristianismo, tipo, tem catolico e: evangelico(batista, deus e amor, assebleia,presbiteriana, fonte da vida, sara nossa terra...e por aí vai) tipo o que leva a tamanha fragmentação já que o deus é o mesmo e a doutrina é a mesma?? tá sei...sei... fugi da linha de raciocinio do tópico porem nem tanto pois o que mudaria??? muita coisa, porem eu não iria babar o ovo deste suposto deus somente por ele aparecer e exigir algo de mim... tipo, se voce quer respeito e adoração faça por merecer e não envia uma doutrina fragmentada e me condena ao inferno somente por não querer seguir tamanha burrada.
Os islamitas também: xiitas, sunitas etc.
O espiritismo também.
E assim vai.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 21 de Julho de 2008, 07:22:07 »
Por que atribuir a deus a culpa de tudo  de errado que existe no mundo, quando sabemos  muito bem até onde  pode ir a maldade humana, assim como seu melhor sentimento  por cada um de seus semelhantes?
Deus criou o mundo deste jeito e agora quer tirar o dele da reta?
Ele poderia ter evitado todo esse sofrimento e não o fez?
Que deus de bosta é esse?

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
  • O que não me mata... me torna mais forte...
« Resposta #54 Online: 21 de Julho de 2008, 08:43:57 »
valeu eu não sabia disto :)
vivendo e aprendendo  :)
o que confirma a teoria, religião é só bagunça...

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
« Resposta #55 Online: 21 de Julho de 2008, 13:31:03 »
Então, pela sua própria resposta, a pergunta inicial não tem muito sentido já que você mesmo admite que, pelos que você conhece, eles não tem nada a mudar. Mesmo porque os ateus que seguem uma ética, o fazem independente de religião ou existência de divindades.

Como você mesmo lembrou eu falei sobre os  ateus que  eu  conheço, não generalizei.Por exemplo, eu não conheço você e até gostaria de saber  se você  mudaria em algo, caso descobrisse com todas as provas  cabíveis e possíveis a prova da existencia de deus.( acho que a minha pergunta no tópico foi bem clara, não esperava que logo você  tivesse tanta dificuldade para entende-la.)

Por outro lado, essa pergunta seria melhor aproveitada se feita para quem já crê e segue uma religião específica. Eles sim, teriam que mudar muitas coisas nas suas vidas caso fosse comprovado que o deus que existe é radicalmente diferente do que eles crêem e que o conjunto de regras extremamente restritiva que eles vem seguindo até agora, o que vestir, o que comer, como cortar o cabelo, a quem dar 10% do seu salário, quem odiar, quem matar, na verdade não passa de um grande conjunto de equívocos...

Estas pessoas que tem religião já crêem em Deus, e minha pergunta foi direciionada aos que não crêem.Afinal , aos  que crêem não é necessário  o ônus da prova.
« Última modificação: 21 de Julho de 2008, 14:23:42 por Artemis »
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #56 Online: 21 de Julho de 2008, 13:37:58 »
Então a seu ver  é deus que faz o cáos por aqui, não nós mesmos?Engraçado é que você diz que nós mesmos podemos  melhorar as  coisas por aqui...
Por que atribuir a deus a culpa de tudo  de errado que existe no mundo, quando sabemos  muito bem até onde  pode ir a maldade humana, assim como seu melhor sentimento  por cada um de seus semelhantes?Eu acho muito cômodo  botar a culpa em Deus.
Acho um pouco de antropocentrismo de sua parte atribuir a culpa por todos os males do universo ao ser humano.
Não somos flor que se cheire, é verdade, mas, se há um criador, fomos feitos por ele deste jeito.
E acabamos de chegar, por assim dizer, enquanto que o universo passou 15 bilhões de anos sem precisar de nossa ajuda para ser caótico e destruidor.
E a Terra passou por várias destruições e recriações de quase todas as formas de vida e até de montanhas e continentes inteiros, durante uns 3,7 bilhões de anos, antes que surgíssemos.

Respondendo à pergunta do tópico:
O que eu mudaria iria depender do deus que se revelasse a nós. E ele não necessariamente seria amoroso.
Talvez nem fosse compreensível, o que significa que eu não mudaria nada por não saber o que fazer a respeito. Eu apenas tomaria conhecimento de sua existência, mais nada.

Bem caríssimo, eu disse o que disse  me baseando no fato que eu sou teista e vc ateu. Então eu partindo desse pressuposto,entendo que  para você é outra a causa  de tudo esse caos instaurando, não é mesmo?Sendo assim, quem é o culpado ?
Abraços ,
Artemis.
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #57 Online: 21 de Julho de 2008, 13:46:27 »
Boa noite Gilghamesh !
Li suas palavras e só o que eu posso dizer é que  você está bem equivocado sobre minhas visões das coisas e sobre  meu  pensar sobre Deus.Mas  isso é natural, você nem  me conhece...
E obrigado  por responder o tópico.
Abraços ,
Artemis.

Olá Artemis, realmente eu não te conheço, só escrevi o texto, me baseando naquilo que você considera como um deus de bondade e amoroso.

Se tal deus existisse, aquilo que descrevi, não ocorreria, vc não concorda?
O que você falou foi sobre como eu supostamente vejo as coisas.E eu não vejo nada absolutamente como você imagina que eu vejo.E a propósito, meu  nick não é Afrodite, mas Artemis a deusa grega  que equivale a  deusa  romana Diana, deusa da caça.( só pra você saber ).
Abraços,
Artemis.

(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #58 Online: 21 de Julho de 2008, 14:04:26 »
Artemis, explique o por que de considerar esse seu deus (isso sem entrar no merito da existencia do mesmo) como sendo bondoso e amoroso. Por favor!
Com prazer caríssimo Tupac.Primeiro você tem que esquecer do ou dos deuses que vc vê apresentado  pelas religiões existentes.Eu não faço parte de nenhum seguimento religioso.Então , por este motivo, o meu Deus não é conhecido ou pregado.
Deus pra mim é o ser supremo , criador de tudo  o quanto existe.E seus valores são diferentes dos nossos.Muitas vezes  atribuimos a ele a causa de coisas más ao fechamos os olhos  a nossa propria barbarie.Ele não nos entregou a nossa propria sorte, veio aqui varias e varias vezes  nos ensinar  o mais importante, o amor.Mas  sabe que para um aprendizado commpleto é preciso de experimentações, assim como  eu  você  vamos evitar a todo custo repetir os mesmos erros.E  estes erros que se cometem  aqui, são todos oriundos  de desamor , desrrespeito...Bem ao contrario do que Jesus, Buda , Hermes ( o trimegisto ) entre outros, vieram nos ensinar.Portanto se fossemos  colocar em prática todos  aqueles ensinamentos de paz, solidariedade, respeito  e amor, o mundo seria bem outro.É por isso que eu atribuo os males do  mundo ao proprio homem, que depois deste seguimento, do plano terreno, vai  ter noção exata do que fez  de errado  no seu caminho rumo a  um aperfeiçoamento, vai mudar em tudo, vai ver o quanto a vida  aqui é passageira e como  ele  podia ter feito tudo diferente se amasse a todos.Basicamente e de maneirta bem simplificada é nesse Deus  em que creio  e não consigo ve-lo de outra forma que um pai amoroso que está sempre vindo aqui na figura grandiosa de grandes mestres da humanidade para nos ensinar  a  viver com nossos semelhantes.
Abraços,
Artemis.
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #59 Online: 21 de Julho de 2008, 14:09:02 »
A premissa proposta pelo tópico de fato é autocontraditória.  A não ser, suponho, que algum dia algum de nós acorde e descubra que tudo o que entendemos como sendo a existência era algum tipo de sonho ou delírio.

Pois NESTA existência que conhecemos, não há como encaixar tal divindade.
O que , meu caro Luis, tem de contraditório uma pergunta direcionada a ateus, caso esses  viessem a ter a prova da existencia de Deus?E só perguntei se você  e todos os demais colegas  deste forum mudariam , caso mudassem , de  atude ante tal coisa.Então se você puder me explicar melhor o que quis dizer  sobre minha pergunta ser autocontraditória, eu agradeço.
Abraços,
Artemis.
« Última modificação: 21 de Julho de 2008, 14:20:53 por Artemis »
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #60 Online: 21 de Julho de 2008, 14:20:02 »
Respondendo à pergunta do tópico: Não mudaria nada. Me comporto da maneira que acho adequada para o mundo em que vivo. Minha atitude só se alteraria se o mundo sofresse alterações antes.

Típico...  |(

Se ele existe, se ele é o criador de tudo, ele é o responsável por tudo. Não entendo porque todo teísta insiste em eximir seu deus da responsabilidade pelas consequências de suas criações. Cada roubo, cada assassinato, cada estupro... seria tudo resultado das ações dele.

E se é oniciente, ele é duplamente responsável. Afinal, mesmo sabendo previamente de tudo que ia acontecer, ele insistiu em criar a humanidade.

Permita-me caríssimo Orbe, fazer-lhe a mesma pergunta que já fiz a outros aqui, sendo você um ateu, é fato que não atribui tudo isso a Deus, então lhe pergunto, a quem você atribui tal culpa? E por que  caso fosse provado a existencia de Deus, tiraria a culpa  daqueles  para atribuí-la a este ?
Obrigada por ter respondido ao tópico.
Abraços,
Artemis.
(Nelson Mandela)

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #61 Online: 21 de Julho de 2008, 16:02:38 »

Típico...  |(

Permita-me caríssimo Orbe, fazer-lhe a mesma pergunta que já fiz a outros aqui, sendo você um ateu, é fato que não atribui tudo isso a Deus, então lhe pergunto, a quem você atribui tal culpa? E por que  caso fosse provado a existencia de Deus, tiraria a culpa  daqueles  para atribuí-la a este ?
Obrigada por ter respondido ao tópico.
Abraços,
Artemis.

Depende. Cada situação tem um culpado. Em geral, somos nós mesmos.

Mas se um deus existisse, ele seria o responsável por tudo. O criador é o culpado pelas ações de suas criaturas. Assim como um presidente é o culpado pela corrupção praticada por seus ministros. Assim como os pais são culpados pelos crimes de seus filhos. Simples assim.

Pior ainda se ele é oniciente. Se ele sabia de todo o sofrimento que causaríamos uns aos outros e às outras espécies, porque continuou com seu "projeto de ciências" chamado humanidade? Para se divertir vendo as desgraças acontecerem? Para fazer o teatrinho sobrenatural de condenação de alguem que ele já sabia, desde muito antes da própria pessoa ter nascido, que seria uma "pecadora"? |(
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 21 de Julho de 2008, 16:31:21 »
Bem caríssimo, eu disse o que disse  me baseando no fato que eu sou teista e vc ateu. Então eu partindo desse pressuposto,entendo que  para você é outra a causa  de tudo esse caos instaurando, não é mesmo?Sendo assim, quem é o culpado ?
Abraços ,
Artemis.
Como ateu, acho que a culpa pelos atos praticados pelo homem é do próprio homem, mas ninguém tem culpa por fenômenos naturais como vulcões, terremotos, enchentes, secas e epidemias.

O universo é assim e acabou-se. Ele não é bom nem ruim, ele é indiferente. Ele nem sabe que existimos (mesmo porque não tem uma consciência...).

Por outro lado, se existe um criador onisciente, a culpa é toda dele.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #63 Online: 21 de Julho de 2008, 16:56:38 »
Primeiro você tem que esquecer do ou dos deuses que vc vê apresentado  pelas religiões existentes.
Não consigo entender muito bem seu discurso... pede pra esquecer os deuses apresentados pelas religiões e depois diz que jezuis, buda e etc., são encarnações do deus no qual você acredita...

Não entendo tambem como você pode desvincular Jesus de Javé e suas "histórias", Buda com sua religião sem deus e etc, e dizer que fazem parte da mesma coisa.

=============================
Seu deus, além de bondoso e amoroso é onisciente e onipotente??
« Última modificação: 21 de Julho de 2008, 16:59:06 por Tupac »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 21 de Julho de 2008, 17:01:36 »
Como você mesmo lembrou eu falei sobre os  ateus que  eu  conheço, não generalizei.Por exemplo, eu não conheço você e até gostaria de saber  se você  mudaria em algo, caso descobrisse com todas as provas  cabíveis e possíveis a prova da existencia de deus.( acho que a minha pergunta no tópico foi bem clara, não esperava que logo você  tivesse tanta dificuldade para entende-la.)
Pelo contrário, eu entendi muito bem a pergunta. Só estou dizendo que não vejo muito sentido em fazer essa pergunta aos ateus pelos motivos já expostos. Por esses mesmos motivos a minha resposta é a mesma de outros, não mudaria nada.

Estas pessoas que tem religião já crêem em Deus, e minha pergunta foi direciionada aos que não crêem.Afinal , aos  que crêem não é necessário  o ônus da prova.
Aí que você se engana. Elas não crêem em Deus, elas crêem em um Deus específico. Cada religião segue um Deus diferente, apesar de falarem que é o mesmo.

Em uma você não pode fazer nada do por-do-sol da sexta até o do sábado, em outra não pode doar sangue, em outra não pode cortar o cabelo ou a barba, em outra mulher não pode usar calça, na maioria ninguém pode fazer sexo antes do casamento, em outra se você se explodir com dinamite junto com os infiéis vai para um paraíso com 72 virgens (a menos é claro que no processo se contamine com sangue de porco, o que te manda para o inferno), em outras Deus é uma espécie de bolsa de valores, na qual você investe 10% (ou mais) do seu salário para obter carro, casa e riqueza em troca...

Provar que o deus, conforme definido por você, existe é o mesmo que provar que o deus que elas seguem não existe, que as regras que elas vêm sacrificando tudo da sua vida para seguir simplesmente não passam de nonsense.

Por isso elas têm muito mais a perder e a mudar do que os ateus que não guiam suas vidas por regras absurdas supostamente ditadas por ele.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #65 Online: 21 de Julho de 2008, 17:26:16 »

Artemis,

Voce está fazendo algumas confusões em relação ao ateísmo.

Em geral, os ateus são também evolucionistas, e portanto o "caos" a que se refere simplesmente não é bom nem mau, como já foi dito por outros foristas. A culpa não é algo com que trabalhamos quando se trata de uma análise fria, somente causas e consequências.

Veja bem, culpa já denota um desprezo de uma causa por um efeito indesejado, culpa pressupõe um malefício a algo ou alguém, e para nós a natureza é totalmente neutra, e entenda (e creio que falo pela maioria dos ateus) que a sua análise de deus é antropocêntrica ao extremo e possui alguns preconceitos que preocupam os céticos como por exemplo definir de antemão o que é bom ou ruim (mesmo que escondido - embora impregnado - no contexto). Bem e mal, segundo as visões tradicionais do ser humano que para nós foram originadas pela evolução e são guiadas logicamente por uma racionalização influenciada pelo instinto de sobrevivência, não possuem sentido quando se fala em origem ou estado de algo, são simplesmente ferramentas de análise de seres racionais para classificar coisas ou valores.

Respondendo a sua pergunta (superando a completa falta de lógica contida na proposição):

A existência de um deus como o descrito por você alteraria minha visão da vida sim, mas eu precisaria saber o que seria feito de mim após minha morte e quais as possíveis influências deste deus no meu futuro. Se ele simplesmente existisse, isto não alteraria em nada minha vida caso não houvesse interação com ele.

"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 21 de Julho de 2008, 17:32:25 »
A existência de um deus como o descrito por você alteraria minha visão da vida sim, mas eu precisaria saber o que seria feito de mim após minha morte e quais as possíveis influências deste deus no meu futuro. Se ele simplesmente existisse, isto não alteraria em nada minha vida caso não houvesse interação com ele.
Pois é, e se eu descobrisse que o Sol realmente é Deus?
O que eu faria a respeito? Nada. Humanos pedem coisas ao Sol há milhares de anos sem nenhum resultado. Eu apenas tomaria conhecimento e olharia para o Sol de uma forma um pouco diferente, mais nada.

Offline au boy

• Nível 00
  • *
  • http://complicacoesanais.blogspot.com
« Resposta #67 Online: 22 de Julho de 2008, 09:16:18 »
Se aparecesse esse ser eu não ia acreditar, ia pensar que é efeito especial de holywood (já que provavelmente ia ser divulgado pela televisão e outros meios de comunicação).
complicacoesanais.blogspot.com
kankabon@gmail.com
au!au!au!

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #68 Online: 01 de Agosto de 2008, 22:50:29 »
Não mudaria nada. Não sou motivado pela existência ou não de alguma divindade, então não teria motivos para mudar, e mesmo assim eu não consigo mesmo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #69 Online: 03 de Agosto de 2008, 10:41:55 »
olha eu estava reparando em algo interessante e... me corrigem se eu estiver errado! Das religiões que eu conheço a única fragmentada é o cristianismo, tipo, tem catolico e: evangelico(batista, deus e amor, assebleia,presbiteriana, fonte da vida, sara nossa terra...e por aí vai) tipo o que leva a tamanha fragmentação já que o deus é o mesmo e a doutrina é a mesma?

Uilinili já começou a responder, mas eu quero completar: o Cristianismo, longe de ser a mais fragmentada, é talvez uma das menos divididas das religiões atualmente estabelecidas.

Isso porque religião alguma se sustenta só na base do dogma.  Dogma é algo quase tão indigesto para a maioria dos religiosos quanto para nós ateus e céticos.  Uma parte importante e necessária da sustentação das grandes religiões é o questionamento da doutrina e a reapresentação da mesma em novas formas e linguagens.  Ou seja, a tradição oral. 

Há quem goste de anunciar o contrário, mas a verdade é que cada religião (e, de fato, cada crente) tem seu próprio Deus e sua própria doutrina.  Nem poderia, ou deveria, ser diferente.

Aliás, esse é um assunto bem interessante.  Mesmo a classificação do Uilinili é um tanto simplificada e passa por cima de aspectos muito interessantes das subdivisões do Islã e do Budismo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #70 Online: 03 de Agosto de 2008, 12:51:17 »
É. Os religiosos em geral não se apegam aos dogmas, mas sim à sua interpretação dos dogmas.

Como dentro das religiões não existe nenhum método de certificação de qualidade dos dogmas (já que é tudo na base do "cale a boca e aceite"), a falta de parâmetros faz a quantidade de interpretações igualmente válidas ser ilimitada.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #71 Online: 03 de Agosto de 2008, 13:17:11 »
A premissa proposta pelo tópico de fato é autocontraditória.  A não ser, suponho, que algum dia algum de nós acorde e descubra que tudo o que entendemos como sendo a existência era algum tipo de sonho ou delírio.

Pois NESTA existência que conhecemos, não há como encaixar tal divindade.
O que , meu caro Luis, tem de contraditório uma pergunta direcionada a ateus, caso esses  viessem a ter a prova da existencia de Deus?

Pensei que já havia sido bem claro: a própria existência em si prova que não existe um Deus.  Pelo menos, não um Deus nos moldes abraâmicos, em que se "deva acreditar".  E como as divindades não-abraâmicas são basicamente conceitos abstratos para a prática religiosa, nem faz sentido "passar a crer" nelas.

E só perguntei se você  e todos os demais colegas  deste forum mudariam , caso mudassem , de  atude ante tal coisa.Então se você puder me explicar melhor o que quis dizer  sobre minha pergunta ser autocontraditória, eu agradeço.

Essa é na prática uma impossibilidade.  Mas quem sabe se, por exemplo, de uma hora para outra pararem completamente os nascimentos de hidrocéfalos e anencéfalos, eu possa considerar a possibilidade de que tenha começado a existir uma divindade?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #72 Online: 03 de Agosto de 2008, 13:18:14 »
É. Os religiosos em geral não se apegam aos dogmas, mas sim à sua interpretação dos dogmas.

Como dentro das religiões não existe nenhum método de certificação de qualidade dos dogmas (já que é tudo na base do "cale a boca e aceite"), a falta de parâmetros faz a quantidade de interpretações igualmente válidas ser ilimitada.

Esse é um espantalho, Kasimier.  Só a má prática religiosa apela para o "cale a boca e aceite", como você a chama.

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #73 Online: 03 de Agosto de 2008, 13:54:37 »

Esse é um espantalho, Kasimier.  Só a má prática religiosa apela para o "cale a boca e aceite", como você a chama.
É, eu poderia ter formulado melhor. O que eu quis dizer é que os religiosos nunca questionam se os dogmas são válidos; eles partem da premissa de que os dogmas são válidos e questionam apenas como é o funcionamento das "verdades" de sua fé.

Quando alguém começa a se perguntar não como sua fé funciona, mas se ela funciona, ou ela desiste de pensar a respeito ou ela perde sua fé.

Portanto, quando falo sobre o "cale a boca e aceite" não estou falando apenas de coerção externa, mas também da auto-enganação a que muitos se submetem.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #74 Online: 03 de Agosto de 2008, 13:56:18 »
É, eu poderia ter formulado melhor. O que eu quis dizer é que os religiosos nunca questionam se os dogmas são válidos; eles partem da premissa de que os dogmas são válidos e questionam apenas como é o funcionamento das "verdades" de sua fé.

Desculpe, mas esse continua sendo um espantalho.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!