Autor Tópico: Você mudaria alguma coisa em sua atitude se ...  (Lida 6064 vezes)

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
Re: Você mudaria alguma coisa em sua atitude se ...
« Resposta #25 Online: 18 de Julho de 2008, 20:41:03 »
Bom, eu já fiz caminho inverso ao proposto; e não, não mudei nada de significativo no meu modo de agir e pensar depois de ter me tornado definitivamente ateu. Então eu acho que se eu fosse obrigado, por alguma evidência inequívoca, a voltar a acreditar em algum deus eu manteria o meu mesmo jeito de ser e as minhas mesmas idéias.

O que provavelmente mudaria, caso o deus que me provasse ser real fosse mesmo Jeová, seria o medo de ir parar no lago de chama eterna.  Eu morria de medo do caldeirão do capeta quando eu era crente... isto resultava em pesadelos, crises de remorço depois daqueles "pecados inevitáveis... possivelmente isto voltaria se este deus da Bíblia se revelasse real. De resto, eu acho que ia ficar tudo como sempre foi.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 18 de Julho de 2008, 20:43:15 »
Se (...) eu iria considerar sériamente a existência, também, de sua contraparte maléfica (o demônio), ou então, de um caso divino de dupla personalidade.

Também me prepararia para o combate, pois aqueles que amam tanto a ele (Deus), com certeza, iriam atrás dos ateus, hindus, budistas...etc, por puro revanchismo. E como Ele não fez nada até hoje para impedir essa zona toda, duvido que a sua atitude fosse diferente.

Resumindo: eu me borraria todo!!!!
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Gilghamesh

• Nível 08
  • *
  • Eu Sou Gilghamesh! Versão: 4.9
    • Religião é Veneno!
« Resposta #27 Online: 18 de Julho de 2008, 21:00:03 »

Mas eu quero abrir um parêntese aqui para perguntar a você o que a seu ver  denota falta  de amor , presumindo que  esse  Ser Superior e criador existisse ?Não consigo deixar de ver  o mundo com tudo o que nele  tem de natural como  algo  muito bom.àparte a degradação humana da propria natureza e  a luta por poder  do homem com o próprio homem, o que  fez  acontecer  esse cáos reinante,( e que nada tem a ver com Deus ) não entendo essa sua visão de que Deus  não seria  amor.
Abraços,
Artemis

Artemis, vou me intrometer  na sua visão de deus amoroso e conseqüentemente bom.

Pessoas como vc tem uma visão um pouco míope e macrocósmica do universo.

Vc é o tipo de pessoa que olha para o céu noturno, olha as estrelas e suspira: nossa que beleza esse universo criado por deus bonzinho.

Você olha para um jardim e suspira ante a beleza das flores.

Você olha para a floresta  e se deslumbra com o vento acariciando as folhas das árvores.

Você vai a um encontro com um grupo de pessoas da sua classe social e se maravilha como essas pessoas são tão saudáveis.

Mas, quando vc olha para o céu, não percebe que muitas daquelas estrelas estão sucumbindo, levando para a morte, todo um sistema estelar. Não percebe os buracos negros que consomem pequenas galáxias inteiras.

Você olha para o jardim, mas não percebe a vespa, desovando sua cria dentro de uma lagarta paralisada pelo veneno da vespa, condenada a servir de alimento vivo para a cria da vespa.

Você olha para a floresta e não percebe a onça, comendo lentamente as entranhas de um veado ainda agonizante.

Você olha para o seu grupo de amigos, mas desvia o olhar daquela criança de 07 anos, alí na pracinha, cheirando cola e vendendo seu corpo para poder sobreviver.

Comece a ter uma visão mais micromósmica, e vc perceberá que o universo não é bem aquilo que vc imaginava...
.
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 4.9 - Agora, é oficial!
.
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
Eu como o capeta com batatinhas, jisuis, maomé, buda e outros, eu como com vaselina!

Offline Gilghamesh

• Nível 08
  • *
    • Religião é Veneno!
« Resposta #28 Online: 18 de Julho de 2008, 21:10:16 »
Ah, e respondendo a sua pergunta:

Nada mudaria em mim, alias em outro fórum, uma vez eu disse o seguinte:

Se existir um deus e um céu, os ateus seriam os primeiros a adentrar esse céu, pois os ateus não fazem nada em troca de uma passagem para o paraíso, como uma forma de barganha com deus, não fazem atos de bondade esperando uma recompensa futura.

Os ateus praticam o bem, são morais, são justos, porque isso é o correto, não precisam ter um pastor, padre, rabino ou iman, para seguir o caminho correto.
.
Eu Sou Gilghamesh!
.
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
Eu como o capeta com batatinhas, jisuis, maomé, buda e outros, eu como com vaselina!

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #29 Online: 18 de Julho de 2008, 21:24:37 »
Citação de: Gilghamesh
Artemis, vou me intrometer  na sua visão de deus amoroso e conseqüentemente bom.

Vc é o tipo de pessoa que olha para o céu noturno, olha as estrelas e suspira: nossa que beleza esse universo criado por deus bonzinho.

Você olha para a floresta  e se deslumbra com o vento acariciando as folhas das árvores.

Você vai a um encontro com um grupo de pessoas da sua classe social e se maravilha como essas pessoas são tão saudáveis.

Mas, quando vc olha para o céu, não percebe que muitas daquelas estrelas estão sucumbindo, levando para a morte, todo um sistema estelar. Não percebe os buracos negros que consomem pequenas galáxias inteiras.

Você olha para o jardim, mas não percebe a vespa, desovando sua cria dentro de uma lagarta paralisada pelo veneno da vespa, condenada a servir de alimento vivo para a cria da vespa.

Você olha para a floresta e não percebe a onça, comendo lentamente as entranhas de um veado ainda agonizante.

Você olha para o seu grupo de amigos, mas desvia o olhar daquela criança de 07 anos, alí na pracinha, cheirando cola e vendendo seu corpo para poder sobreviver.

Comece a ter uma visão mais micromósmica, e vc perceberá que o universo não é bem aquilo que vc imaginava...
Esta eu vou salvar para futuros plágios :)

Se existir um deus e um céu, os ateus seriam os primeiros a adentrar esse céu, pois os ateus não fazem nada em troca de uma passagem para o paraíso, como uma forma de barganha com deus, não fazem atos de bondade esperando uma recompensa futura.

Os ateus praticam o bem, são morais, são justos, porque isso é o correto, não precisam ter um pastor, padre, rabino ou iman, para seguir o caminho correto.
Se existir um deus bacana e justo como alguns idealizam que deus devesse ser e tantos outros fazem propaganda; porque se houver um deus malvado, leviano, injusto pode ser que ele realmente nos mande para o inferno apenas por não acreditarmos numa estória sem um mínimo de verossimilhança. E talvez este deus até mande para o seu paraíso assassinos, ladrões, políticos corruptos e pastores estelionatários só porque estes levantaram as mãos para o céu e disseram: "Sim, eu creio!"

Vai saber? :umm:

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #30 Online: 18 de Julho de 2008, 21:30:18 »
Ah, mas os ateus não fazem o bem, nem são morais, nem são justos e etc, não. Alguns ateus, sim... mas não dá para dizer que os ateus qualquer coisa... Há também ateus safados, desonestos, estelionatários... e há religiosos que são pessoas boas sem que seja por remorço, barganha ou coisa parecida... Deixemos isto claro  :ok:

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
« Resposta #31 Online: 18 de Julho de 2008, 21:32:38 »

Mas eu quero abrir um parêntese aqui para perguntar a você o que a seu ver  denota falta  de amor , presumindo que  esse  Ser Superior e criador existisse ?Não consigo deixar de ver  o mundo com tudo o que nele  tem de natural como  algo  muito bom.àparte a degradação humana da propria natureza e  a luta por poder  do homem com o próprio homem, o que  fez  acontecer  esse cáos reinante,( e que nada tem a ver com Deus ) não entendo essa sua visão de que Deus  não seria  amor.
Abraços,
Artemis

Artemis, vou me intrometer  na sua visão de deus amoroso e conseqüentemente bom.

Você olha para a floresta  e se deslumbra com o vento acariciando as folhas das árvores.

Boa noite Gilghamesh !
Li suas palavras e só o que eu posso dizer é que  você está bem equivocado sobre minhas visões das coisas e sobre  meu  pensar sobre Deus.Mas  isso é natural, você nem  me conhece...
E obrigado  por responder o tópico.
Abraços ,
Artemis.
« Última modificação: 18 de Julho de 2008, 21:53:51 por Artemis »
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #32 Online: 18 de Julho de 2008, 21:37:12 »
Ah, mas os ateus não fazem o bem, nem são morais, nem são justos e etc, não. Alguns ateus, sim... mas não dá para dizer que os ateus qualquer coisa... Há também ateus safados, desonestos, estelionatários... e há religiosos que são pessoas boas sem que seja por remorço, barganha ou coisa parecida... Deixemos isto claro  :ok:

Também penso assim moço.Não gosto de rótulos.Há gente  boa em todo lugar  , assim como há a maçã podre pra estragar toda a cesta de bons frutos.
Abraços,
Artemis.
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #33 Online: 18 de Julho de 2008, 21:50:50 »
Se (...) eu iria considerar sériamente a existência, também, de sua contraparte maléfica (o demônio), ou então, de um caso divino de dupla personalidade.

Também me prepararia para o combate, pois aqueles que amam tanto a ele (Deus), com certeza, iriam atrás dos ateus, hindus, budistas...etc, por puro revanchismo. E como Ele não fez nada até hoje para impedir essa zona toda, duvido que a sua atitude fosse diferente.

Resumindo: eu me borraria todo!!!!

Dodo, eu creio em Deus e não creio em demonios e diabos e tal.Crer em um Deus  criador e princípio de todas as coisas, não denota a simploridade que muitos  pensam.Quanto  a seu medo da reação de extremistas e fanáticos, nisso você está certo, mas  aí até eu quemaria nas primeiras fogueiras, porque apesar de ser teísta sou um ferrenha adversarias  das arbitrariedades  feitas   e pregadas  por varias religiões.Mas ainda assim, ficaria em paz  por estar defendendo aquilo em que acredito.
Abraço carinhoso,
Artemis.
(Nelson Mandela)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 18 de Julho de 2008, 23:15:43 »
Não adianta tirar desse suposto Deus a responsabilidade pelo mal na Terra com a desculpa de que temos livre-arbítrio, pois se é assim um Deus amoroso não nos daria livre-arbítrio, assim como um pai amoroso não daria uma arma carregada para seus filhos brincarem. Não admito que um Deus amoroso não interviria no holocausto só para não ferir a liberdade (ou melhor, insanidade) de uns poucos às custas do sofrimento de tantos.

Além do mais, por mais que se possa culpar o homem pelas mazelas auto-inflingidas, como a fome e a violência, o homem não tem responsabilidade por tudo de mal nesse mundo, como as catástrofes naturais e as doenças (hoje pode-se atribuir a responsabilidade por muitas doenças a pessoas que não levaram hábitos de vida saudáveis, mas o conhecimento da influência desses hábitos na saúde é recente na história da humanidade, Sigmund Freud há 70 anos atrás não sabia que o charuto lhe causaria câncer na mandíbula. Hoje temos esse conheciemnto, mas Deus não tem nada a ver com isso).

Quanto à pergunta inicial, a existência de um Deus hipócrita amoroso, não mudaria em nada a minha conduta.

Essa questão do livre-arbítrio é vista sob o ponto de vista de quem comete o ato errado. João pega uma menina de três anos e a mata,  ora é o livre arbítrio do João. Mas e o da menina?

Em outros exemplos, temos guerras cívis na áfrica onde se matam centenas de crianças, ou essas têm suas mãos são amputadas. O livre arbítrio é só o de quem matou e amputou.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #35 Online: 19 de Julho de 2008, 13:41:26 »
Artemis, o que exatamente você esperaria que mudássemos se fosse provado que existe tal deus?
Se eu esperasse algo, eu não precisaria perguntar num tópico.E se o fiz, foi porque  me interesso na resposta pessoal de cada um, onde aqui podemos  discutir a questão sem  demagogias e  de forma amigavel.
Vou reformular a questão então. A sua pergunta "você mudaria alguma coisa em sua atitude...", pressupõe da sua parte que você considera que pelo menos alguns de nós têm atitudes que dependem ou não da existência de um deus. Qual exatamente a atitude a que você se refere? De crença? De comportamento? Ética? Moral?

Ou seja, o que exatamente você imagina que seja a atitude dos ateus que poderia por ventura ser mudada caso se provasse a existência de tal deus?

Caríssimo  Ângelo, então  como você não entendeu  , eu vou reformular a minha resposta:
A pergunta deste tópico NÃO pressupõe de forma alguma , de minha parte  que  a atitude de qualquer ateu, entre  meus amigos, conhecidos ou  estranhos completos, denotem mudança de qualquer ordem seja moral ou ética.E de crença ficaria difícil já que  foi dirigida a ateus em geral e pelo que se saiba ateus não tem crença.Certo ? Mas seguindo minha explicação, eu não espero  ou penso em mudança alguma, só quero  saber SE... E  o que  mudaria, se por ventura passassem a crer em Deus.E para lhe assegurar que não tenho nenhum pensamento que desabone a conduta de  um ateu, eu tenho vários amigos ateus e são em  100% pessoas éticas, honestas, educadas e preocupadas com o bem estar das pessoas e que ao meu ver nada têm a mudar.Espero então que o colega  de fórum se satisfaça com esta resposta.
Abraços,
Ártemis.
(Nelson Mandela)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 19 de Julho de 2008, 13:57:26 »
Então a seu ver  é deus que faz o cáos por aqui, não nós mesmos?Engraçado é que você diz que nós mesmos podemos  melhorar as  coisas por aqui...
Por que atribuir a deus a culpa de tudo  de errado que existe no mundo, quando sabemos  muito bem até onde  pode ir a maldade humana, assim como seu melhor sentimento  por cada um de seus semelhantes?Eu acho muito cômodo  botar a culpa em Deus.
Acho um pouco de antropocentrismo de sua parte atribuir a culpa por todos os males do universo ao ser humano.
Não somos flor que se cheire, é verdade, mas, se há um criador, fomos feitos por ele deste jeito.
E acabamos de chegar, por assim dizer, enquanto que o universo passou 15 bilhões de anos sem precisar de nossa ajuda para ser caótico e destruidor.
E a Terra passou por várias destruições e recriações de quase todas as formas de vida e até de montanhas e continentes inteiros, durante uns 3,7 bilhões de anos, antes que surgíssemos.

Respondendo à pergunta do tópico:
O que eu mudaria iria depender do deus que se revelasse a nós. E ele não necessariamente seria amoroso.
Talvez nem fosse compreensível, o que significa que eu não mudaria nada por não saber o que fazer a respeito. Eu apenas tomaria conhecimento de sua existência, mais nada.

Offline Gilghamesh

• Nível 08
  • *
    • Religião é Veneno!
« Resposta #37 Online: 19 de Julho de 2008, 14:07:44 »

Esta eu vou salvar para futuros plágios :)

Pode fazer bom proveito, aliás, você pode acrescentar mais coisa, tornado o texto mais denso!

Se existir um deus bacana e justo como alguns idealizam que deus devesse ser e tantos outros fazem propaganda; porque se houver um deus malvado, leviano, injusto pode ser que ele realmente nos mande para o inferno apenas por não acreditarmos numa estória sem um mínimo de verossimilhança. E talvez este deus até mande para o seu paraíso assassinos, ladrões, políticos corruptos e pastores estelionatários só porque estes levantaram as mãos para o céu e disseram: "Sim, eu creio!"

Vai saber? :umm:

Ah, sim claro, parti do pressuposto do deus que a Afrodite acredita existir, um deus bom e amoroso.

.
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Offline Gilghamesh

• Nível 08
  • *
    • Religião é Veneno!
« Resposta #38 Online: 19 de Julho de 2008, 14:13:57 »

Ah, sim claro, não existe um grupo de pessoas que seja igual, concordo plenamente, eu apenas deixei meu lado mais poético voar além do limite, desculpe.

Uma vez, lá no fórum religião é veneno, publiquei um texto apontando que poderia existir um tipo de ateu mau muito especial.

Esse ateu mau específico, poderia utilizar a religião para o seu bel prazer, no caso, citei o bispo edir macedo, na minha opinião, ele é um exemplo clássico, acredita na não existência do deus cristão, não acredita na existência de um inferno e por isso, deita e rola em cima da ingenuidade dos crentes para enriquecer...
.
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Offline Gilghamesh

• Nível 08
  • *
    • Religião é Veneno!
« Resposta #39 Online: 19 de Julho de 2008, 14:17:33 »

Boa noite Gilghamesh !
Li suas palavras e só o que eu posso dizer é que  você está bem equivocado sobre minhas visões das coisas e sobre  meu  pensar sobre Deus.Mas  isso é natural, você nem  me conhece...
E obrigado  por responder o tópico.
Abraços ,
Artemis.

Olá Artemis, realmente eu não te conheço, só escrevi o texto, me baseando naquilo que você considera como um deus de bondade e amoroso.

Se tal deus existisse, aquilo que descrevi, não ocorreria, vc não concorda?
.
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 19 de Julho de 2008, 15:00:29 »
Caríssimo  Ângelo, então  como você não entendeu  , eu vou reformular a minha resposta:
A pergunta deste tópico NÃO pressupõe de forma alguma , de minha parte  que  a atitude de qualquer ateu, entre  meus amigos, conhecidos ou  estranhos completos, denotem mudança de qualquer ordem seja moral ou ética.E de crença ficaria difícil já que  foi dirigida a ateus em geral e pelo que se saiba ateus não tem crença.Certo ? Mas seguindo minha explicação, eu não espero  ou penso em mudança alguma, só quero  saber SE... E  o que  mudaria, se por ventura passassem a crer em Deus.E para lhe assegurar que não tenho nenhum pensamento que desabone a conduta de  um ateu, eu tenho vários amigos ateus e são em  100% pessoas éticas, honestas, educadas e preocupadas com o bem estar das pessoas e que ao meu ver nada têm a mudar.Espero então que o colega  de fórum se satisfaça com esta resposta.
Abraços,
Ártemis.
Então, pela sua própria resposta, a pergunta inicial não tem muito sentido já que você mesmo admite que, pelos que você conhece, eles não tem nada a mudar. Mesmo porque os ateus que seguem uma ética, o fazem independente de religião ou existência de divindades.

Além do que, o deus proposto por você é tão inócuo que na prática não faria diferença nenhuma para os ateus se tal deus existe ou não. Existir ou não existir tal deus dá na mesma para quem não crê.

Por outro lado, essa pergunta seria melhor aproveitada se feita para quem já crê e segue uma religião específica. Eles sim, teriam que mudar muitas coisas nas suas vidas caso fosse comprovado que o deus que existe é radicalmente diferente do que eles crêem e que o conjunto de regras extremamente restritiva que eles vem seguindo até agora, o que vestir, o que comer, como cortar o cabelo, a quem dar 10% do seu salário, quem odiar, quem matar, na verdade não passa de um grande conjunto de equívocos...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #41 Online: 19 de Julho de 2008, 15:09:40 »
Artemis, explique o por que de considerar esse seu deus (isso sem entrar no merito da existencia do mesmo) como sendo bondoso e amoroso. Por favor!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #42 Online: 19 de Julho de 2008, 18:18:46 »
A premissa proposta pelo tópico de fato é autocontraditória.  A não ser, suponho, que algum dia algum de nós acorde e descubra que tudo o que entendemos como sendo a existência era algum tipo de sonho ou delírio.

Pois NESTA existência que conhecemos, não há como encaixar tal divindade.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
  • O que não me mata... me torna mais forte...
« Resposta #43 Online: 19 de Julho de 2008, 20:28:41 »
é amigões tem salvação não!!!! se comprovarem a existencia de um deus bondoso leia-se: javé vcs estarão perdidos... e nem vem com a historia que bastaria a gente levantar as mãos e dizer sim que eu tenho certeza que metade preferia ir pro inferno do que puxar o saco de um deus tão mesquinho... sem falar que a outra metade com certeza iria mandar ele tomar no meio do seu... hehehe olho

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #44 Online: 19 de Julho de 2008, 23:31:35 »
Respondendo ao topico, bem se fosse o deus do profeta maomé, o grnade allah, eu rapidamente me explodiria em seu nome levando uns infieis comigo... e seria beneficiado com 72 lindas virgens, que mesmo após o ato continuam virgens, pela eternidade... quer deus mais bondoso que esse????
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
« Resposta #45 Online: 19 de Julho de 2008, 23:43:48 »
menino eu não tinha pensado nisto não heheehe viva ala, passar a eternidade comendo 72 mulheres virgens... so torçer pra elas ser boas no sexo tbm heheeh

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 19 de Julho de 2008, 23:49:06 »
A premissa proposta pelo tópico de fato é autocontraditória.  A não ser, suponho, que algum dia algum de nós acorde e descubra que tudo o que entendemos como sendo a existência era algum tipo de sonho ou delírio.

Pois NESTA existência que conhecemos, não há como encaixar tal divindade.

Concordo. Não há espaço para deus nesta existência. Abandone a lógica ou a divindade.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #47 Online: 20 de Julho de 2008, 01:25:21 »
menino eu não tinha pensado nisto não heheehe viva ala, passar a eternidade comendo 72 mulheres virgens... so torçer pra elas ser boas no sexo tbm heheeh
ahh, mas elas terão a eternidade pra se aperfeiçoarem hauhau... serio, deus melhor... NÃO TEM!!!
 - Carl Sagan

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 20 de Julho de 2008, 14:10:47 »
Entendi seus argumentos Uiliníli.Só que eu não atribui  nada ao livre arbítrio , exatamente por não crer nele.Quanto  ao mau no mundo ser atribuido a Deus caso ele existisse pra vc ( creio que vc seja ateu, não é mesmo ?), eu  imagino que  como ateu, vc deve atribuir a outros fatores  que não sejam as catástrofes natuais, certo?Se, quais outros fatores ?
Igualmente aos  outros, o agradeço por responder ao tópico.
Abraços,
Artemis.

Sim, sou ateu. Quantos à minha interpretação do "mal" ela é a seguinte: o "mal" é uma percepção que temos de eventos que nos causam sofrimento. Catástrofes naturais são causadas por fenômenos naturais que ocorrem sem pedir licença ao ser humano e indiferentes a seu sofrimento. As doenças são causadas por organismos que evoluíram no sentido de que sua sobrevivência tira proveito da nossa e pode lhe causar danos. E há os males auto-infligidos, causados pelo homem contra o homem. Há mal de sobra no mundo e para mim isso testemunha contra a existência de um Deus amoroso. Nos dizeres de Epicuro:

"Se Deus quer e pode acabar com o mal do mundo - Ele é poderoso e bondoso
Se Deus não quer e pode acabar com o mal no mundo - Ele é poderoso e cruel
Se Deus quer e não pode acabar com o mal no mundo - Ele é bondoso e impotente
Se Deus não quer e não pode acabar com o mal no mundo - Ele é impotente e cruel"

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
« Resposta #49 Online: 20 de Julho de 2008, 17:52:54 »
olha eu estava reparando em algo interessante e... me corrigem se eu estiver errado! Das religiões que eu conheço a única fragmentada é o cristianismo, tipo, tem catolico e: evangelico(batista, deus e amor, assebleia,presbiteriana, fonte da vida, sara nossa terra...e por aí vai) tipo o que leva a tamanha fragmentação já que o deus é o mesmo e a doutrina é a mesma?? tá sei...sei... fugi da linha de raciocinio do tópico porem nem tanto pois o que mudaria??? muita coisa, porem eu não iria babar o ovo deste suposto deus somente por ele aparecer e exigir algo de mim... tipo, se voce quer respeito e adoração faça por merecer e não envia uma doutrina fragmentada e me condena ao inferno somente por não querer seguir tamanha burrada.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!