Autor Tópico: O que respondo para minha filha?  (Lida 8759 vezes)

Offline Danielle Bandeira

• Nível 09
  • *
  • Biocentrista!
    • Nerdônios
Re: O que respondo para minha filha?
« Resposta #50 Online: 28 de Agosto de 2008, 00:33:12 »
(...)
Me sinto ignorante e arrogante por ter falado isso a uma criança de seis anos. Sei que confundi a cabeça dele e que ele já pode ter falado isso a alguém, mas eu quero consertar essa falha, porém, de uma forma que desperte o senso crítico e questionador dele.

Não consigo ver como falha ter sido você mesma. E se respeita suas opiniões um dia vai se lembrar disso, talvez... :)

Mas é que eu acabei interferindo negativamente nos conceitos de uma criança que ainda acredita em papai noel. :(
Estou esperando uma nova oportunidade para conversar com ele. Vou tentar uma abordagem parecida com a carta de Dawkins para a filha, apenas dizendo a importância de questionar sempre e pedir evidências quando alguém disser que tal coisa é verdadeira.
“A Ciência é antes um modo de pensar do que propriamente um conjunto de conhecimentos.” - Carl Sagan

"O mundo não é totalmente governado pela lógica: a própria vida envolve certa espécie de violência, e a nós nos compete escolher o caminho da violência menor.” - Mahatma Gandhi

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #51 Online: 29 de Agosto de 2008, 18:23:45 »
Amigos

Minha filha tem 4 anos e meio. E desde pequena ensinei-a a questionar as coisas. Por exemplo, nunca falei que o coelhinho da páscoa não existe, mas quando ela me contou que o coelhinho foi para escola e que viu as pegadinhas dele e me perguntou se era de verdade, eu pedi para que ela investigasse e me dissesse o que achava. E ela veio com uma teoria muito boa sobre a distancia entre as pegadas, que o coelhinho não tinha a chave da sala, etc...

Só que agora ela me veio com a questão de deus. Um dia ela começou a falar para minha esposa que tem certeza que deus não existe. Eu nunca disse isso para ela.

A única coisa de prático que acho que uma criança tem com deus é em uma morte dos país. Se acontece algo comigo, a noção de deus iria ajudar muito ela, com aquela expectativa de me tornar a ver, de eu ser um anjo que vai seguir a vida dela, etc.. Nessa idade não sei como minha filha iria reagir a minha morte e acho que sem deus iria ficar pior. Ela já havia me questionado sobre o que acontece quando agente morre.

O que respondi sobre deus foi:
- O papai nunca viu
- Tem muita gente que acredita
- Nunca fale "não acredito em deus" na frente dos amiguinhos, pois eles podem ficar chocados
- Nós não sabemos uma série de coisas
- Se alguém algum dia te falar que sabe a resposta, não acredite.
- deus existir ou não tem nada a ver com agente se tornar um anjinho ou não quando morre (o que ela quer que aconteça)

Bom, como vcs viram, não fui categórico, deixei a dúvida....

O que vcs acham??

Vivi este problema....tive duas filhas, e a mãe delas era espirita....optei por não enganar nem mentir nunca, assim nada de coelhinho, cegonha ou papai noel.
Na questão Deus, ela surgiu um pouco além, e aí procedi parecido com o que vc escreve...parecido...não igual.
Resultado...a filha mais velha até foi da STR um tempo....a mais nova...é um pouco mistica....mas não por minha ação, mas sim pelas que seguem depois na vida deles, e que vc não tem como mudar.....boa sorte.
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline yahveh

• Nível 03
  • *
« Resposta #52 Online: 01 de Setembro de 2008, 11:16:09 »
Deve ser bastante difícil a tarefa de educar, acho que o mais importante é incentivar o pensamento crítico, o questionamento, acho que voce está no bom caminho.
Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda carne em que há espírito de vida debaixo dos céus: tudo o que há na terra expirará.

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #53 Online: 01 de Setembro de 2008, 21:04:07 »
Justamente, Q, é difícil saber o ponto onde deves ser imparcial sem ser omisso.

ahahahaa

Só sendo pai pra responder isso.
Como eu ainda não sou eu só dou meu ponto de vista.
rs

Tô no mesmo barco que você, mas como sei que há pais por aqui (talvez, alguma mãe?) resolvi perguntar pra saber o que fazer depois :ok:

Acredito que vc deva ser imparcial e mostrar os dois lados das coisas.
Ele decide o que é melhor pra ele.
Saiba que se vc influenciar ele de algum modo isso pode causar frustrações pro bem e pro mal e vc será o culpado e acusado por ele.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 01 de Setembro de 2008, 22:15:09 »
Minha intenção é exatamente utilizar o espiritismo como estudo de caso de como as pessoas podem ser enganadas por algo irreal Q.

Como uma crença feito por um supremacista branco, que falou que tem vida em vênus, cujo seu principal expoente no Brasil Chico Xavier foi pego falsificando aparições na década de 50 pela revista cruzeiro, dizendo que viu vida em vênus, aparece em fotos com espiritos fakes,  pode ter tantos crentes.

O espiritismo vai ser usado como caso para mostrar o absurdo das crenças.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #55 Online: 01 de Setembro de 2008, 23:02:10 »
Justamente, Q, é difícil saber o ponto onde deves ser imparcial sem ser omisso.

ahahahaa

Só sendo pai pra responder isso.
Como eu ainda não sou eu só dou meu ponto de vista.
rs

Tô no mesmo barco que você, mas como sei que há pais por aqui (talvez, alguma mãe?) resolvi perguntar pra saber o que fazer depois :ok:

Acredito que vc deva ser imparcial e mostrar os dois lados das coisas.
Ele decide o que é melhor pra ele.
Saiba que se vc influenciar ele de algum modo isso pode causar frustrações pro bem e pro mal e vc será o culpado e acusado por ele.

Eu sei que não posso ser imparcial. Sou um ser humano, sou dotado de minhas convicções e, ainda que tentemos ser imparciais, o máximo que podemos fazer é mascarar nossas parcialidades.

Se sou ateu, isso vai interferir em como vou explicar sobre religiões para meus filhos. Se eu fosse espírita, católico, hinduísta, do culto ao Juju da Montanha, etc., também. De qualquer forma, vou influenciar, mesmo querendo ou não querendo.

Acho que o máximo que eu posso fazer é apresentar minhas opiniões, sendo parciais como são, mas com o aviso de que são parciais. E deixar meus filhos compararem com mais opiniões.

Só quero que meus filhos pensem por si mesmos, que não dependam de pastor ou de padre, mas que tenham opiniões próprias. Se eles virarem teístas, ou não, é irrelevante, desde que seja por opção própria.
Latebra optima insania est.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 01 de Setembro de 2008, 23:03:58 »
é isso Eremita

Eu sempre friso palavras como "acho", ou falo "quem sabe você descobre",  mas minha opinião será dada, sem dúvida, no primeiro momento possível
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 01 de Setembro de 2008, 23:14:27 »
Minha intenção é exatamente utilizar o espiritismo como estudo de caso de como as pessoas podem ser enganadas por algo irreal Q.

Como uma crença feito por um supremacista branco, que falou que tem vida em vênus, cujo seu principal expoente no Brasil Chico Xavier foi pego falsificando aparições na década de 50 pela revista cruzeiro, dizendo que viu vida em vênus, aparece em fotos com espiritos fakes,  pode ter tantos crentes.

O espiritismo vai ser usado como caso para mostrar o absurdo das crenças.

Agnostico,

Penso a mesma coisa e posso dizer que funcionou muito bem na educação das minhas filhas. A única recomendação a fazer é ter um cuidado especial com uma orientação em relação a experiências ou fatos aparentemente sem explicação que possam ser atribuídos, por falta de conhecimento, maturidade ou experiência, das crianças a forças sobrenaturais, espirituais, etc. É incrível perceber como as crianças assimilam rapidamente o pensamento crítico quando bem orientadas.

[]s
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #58 Online: 02 de Setembro de 2008, 08:27:43 »
Vcs confundiram as coisas completamente.
Eu apenas dei minha opinião a respeito do assunto.
Não vim falar de espiritsmo aqui.
Pq colocaram Espiritismo no meio do assunto?
É nisso que dá a presunção de vcs.
Eu apenas quis dizer que se deve ser imparcial.
Não citei em nenhum momento a Palavra Espiritismo, Ateimos, Agnoticismo, Religião.
Não confundam as coisas por favor!

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 02 de Setembro de 2008, 10:11:00 »
Ué, mas eu não disse que você disse Q.

Eu falei que minha abordagem usará o espiritismo como prova de como algo irreal e danoso pode ter milhões de pessoas crentes. E que isso será usado para aguçar a capacidade crítica dela.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 02 de Setembro de 2008, 12:55:18 »

Eu falei que minha abordagem usará o espiritismo como prova de como algo irreal e danoso pode ter milhões de pessoas crentes. E que isso será usado para aguçar a capacidade crítica dela.
Presunção dele....
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #61 Online: 02 de Setembro de 2008, 13:47:31 »

Ehehehe ...é uma faca de dois gumes pq atiçará a curiosidade dela.
Aí é vc que sabe

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 02 de Setembro de 2008, 17:47:31 »

Aí é vc que sabe
Não ha por que el ter medo
Se ela aprender a ter senso critico, ela não vai se encantar com fantasias...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #63 Online: 02 de Setembro de 2008, 21:09:50 »

Aí é vc que sabe

falacia de pressuposição.
Vc nem sabe como será a personalidade da menina rsrsr
Preconceito é seu sobrenome!

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 02 de Setembro de 2008, 21:14:04 »
Q, creio que você deveria parar de falar assim. Essa sua acusação não tem sentido.
No seu caso, está claro o preconceito contra homossexuais entre outros, o que diversas pessoas concordaram. Se você não concorda que você o tem, pior para você, vai perder uma oportunidade para melhorar como pessoa.

Por favor para com essa atitude infantil ou será denunciado à moderação.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #65 Online: 02 de Setembro de 2008, 21:22:14 »
Q, creio que você deveria parar de falar assim. Essa sua acusação não tem sentido.
No seu caso, está claro o preconceito contra homossexuais entre outros, o que diversas pessoas concordaram. Se você não concorda que você o tem, pior para você, vai perder uma oportunidade para melhorar como pessoa.

Cara ...quem tem que ser denunciado é vc.
Vc é um tremendo preconceituoso que só sabe me encher o saco.
Cria vergonha na kra e para de me perturbar.
Se quer me denunciar vá em frente.
To nem ai ...nao fiz nada de errado.
Boa sorte cara  :ok:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 02 de Setembro de 2008, 21:39:22 »
 :amira:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 02 de Setembro de 2008, 21:42:56 »

Aí é vc que sabe

falacia de pressuposição.
Vc nem sabe como será a personalidade da menina rsrsr
Preconceito é seu sobrenome!
Me explica porque voce acha que é falacia??

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #68 Online: 03 de Setembro de 2008, 09:37:33 »

Cara ...quem tem que ser denunciado é vc.
Vc é um tremendo preconceituoso que só sabe me encher o saco.
Cria vergonha na kra e para de me perturbar.
Se quer me denunciar vá em frente.
To nem ai ...nao fiz nada de errado.
Boa sorte cara  :ok:

Parem os dois.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 03 de Setembro de 2008, 09:47:07 »
Diego,  na boa, acho que a moderação (de uma maneira específica agora e no caso do cartão amarelo) não está lendo bem os posts antes de atuar.

Houve uma definição de preconceituoso neste tópico, houve os argumentos completamente ignorados no caso da ONU, houve o a abordagem ao MS aqui, e etc.., e vocês igualam as situações e atuações.

Se vamos permitir que não se responda a post objetivos e se continue respondendo insistentemente que os outros são falaciosos e preconceituosos, OK. Mas isso para mim é errado.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #70 Online: 03 de Setembro de 2008, 09:59:59 »
Quando eu digo aos dois pra pararem é porque ambos estão beirando as ofensas pessoais, se excendendo ao debate.

Ameaçar com denuncias à moderação não cabe aqui. Façam e pronto.

O fato do Q ser ou não preconceituoso não tem nada a ver com o assunto do tópico. Nem desse e nem do outro de Heterofobia.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 03 de Setembro de 2008, 10:14:13 »
Como não cabe avisos? Se algo lhe incomoda é melhor chamar a moderação do que tentar dialogar?
OK, se esse é o procedimento.

E já denunciei à moderação.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #72 Online: 03 de Setembro de 2008, 10:30:22 »
E já denunciei à moderação.

Sim, por isso eu vim até aqui.

O fato de Q ser ou não preconceituoso não interessa numa discussão onde ele se limitou a apresentar a opinião dele.

Mais dúvidas, via MP. No mais, prossigam com o tópico.
« Última modificação: 03 de Setembro de 2008, 10:33:24 por Diegojaf »

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #73 Online: 21 de Setembro de 2009, 22:48:56 »
Bom Agnóstico, se quando vc iniciou este tópico sua filinha tinha 4 anos e meio, agora tá um aninho mais velha. Vc costuma ler pra ela? Põe uma foto dela aqui pra gente conhecer ô. :)
« Última modificação: 21 de Setembro de 2009, 22:52:03 por ANNE »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 21 de Setembro de 2009, 23:08:22 »
Vou postar :-)  Nasceu mais um, que eu chamo de saci pererê

Antes vou dar uma atualizada em um evento muito forte que ocorreu há mais ou menos um ano.

Eu chego em casa e minha filha diz que descobriu a prova que deus existe. Eu digo para ela, com um ar de surpresa, para ela me explicar como ela descobriu isso

Ela me responde que estava brincando com um brinquedo e ele estava ao lado dela, e depois o brinquedo sumiu, logo deus existe, porque foi deus que fez o brinquedo desaparecer.

Então começa o dialogo:

Eu (Idiota): Filha, se você quer achar deus, não vai ser aí que você vai encontrar esse cara. (PQP, porque ironia??????????)
Filha: Se segurando para não chorar.
Mãe: me dá um esporro na frente da filha.
Eu(coração destruído):  Amorzinho, agente tem que investigar um pouco mais para ter certeza

Não me lembro bem como, a menina sobe para seu quarto. Eu vou atrás.

Eu: Filha, se você quiser acreditar em deus, eu vou te dar o maior apoio. E se você falar que sabe que deus existe, eu vou acreditar em você.
Filha: Ele existe papai. Eu já vi.
Eu: Você tem certeza? Porque pode ter sido o Saci (o folclórico) que pegou o brinquedo. Como você sabe que não foi o Saci? Então o Saci também existe?
Filha: Existe papai. Eu já vi ele também.
Eu: Ahh... então tá bom. Vou contar para os meus amigos então, só toma cuidado para ter certeza senão todo mundo vai rir de mim.
Filha: Papai, ainda estou vendo se o saci existe.. Não tenho certeza ainda.. (com cara de malandra)
Eu: E posso dizer que deus existe?
Filha: Ainda to vendo também...

depois, fiz mais algumas promessas de que iria apoiar ela, qualquer decisão que ela tomasse, etc..

A questão interessante aqui é a vontade de acreditar em deus. Minha esposa deu meio que uma recaída sobre o assunto, e eu declararia ela hoje como Deísta. Ela fala abertamente que acredita em deus, mas não fica tocando no assunto.

Eu sigo dizendo o mesmo que coloquei no início do tópico. Cada vez mais sinto que ela (Filha) entende meu ponto de vista..

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!