Enquete

Clubes devem ter o direito de não aceitar pessoas que julgarem acima do peso?

Sim
7 (53.8%)
Não
6 (46.2%)

Votos Totais: 12

Autor Tópico: Clubes devem ter o direito de não aceitar pessoas que julgarem acima do peso?  (Lida 8275 vezes)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re: Clubes devem ter o direito de não aceitar pessoas que julgarem acima do peso?
« Resposta #50 Online: 03 de Agosto de 2008, 17:33:04 »
Nem vou me dar ao trabalho de comentar uma resposta canalha dessas... Você não merece ibope. ;)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Re: Clubes devem ter o direito de não aceitar pessoas que julgarem acima do peso
« Resposta #51 Online: 03 de Agosto de 2008, 18:02:27 »
Qual a diferença entre eu condicionar a entrada em um ambiente por pessoas só usando camisa xadres da Levis ou pessoas dentro de uma medida de peso?

Cobrar 100 reias ela entrada pode ser considerado discriminação social, impedindo o acesso de pessoas com menos posse material?

Boates de swing onde só pode entrar casal pode ser discriminação de estado civil?

Pergunta 1: Você pode sair e, em dez minutos, voltar com uma camisa xadrez da Levis, mas não pode voltar pesando trinta quilos a menos.

Pergunta 2: Todo mundo que tem cem reais para pagar a entrada pode entrar? Se a resposta for sim, não existe discriminação.

Pergunta 3: Se você for hermafrodita e declarar que se ama, pode ser considerado um casal?
Ora, no caso dos cem reais se passa o mesmo: todos que atendem o critério estabelecido pela gerência podem entrar, do contrário não. Se diz que não há discriminação no caso de barrar quem não tem dinheiro, mas é no caso em que se barra quem não é considerado bonito. E, mais uma vez, que o critério seja subjetivo não faz diferença aqui.

Mais perguntas:

- Restaurantes de luxo deveriam ser obrigados a aceitar mendigos maltrapilhos?
- Boates voltadas para o público homossexual masculino deveriam ser obrigadas a aceitar a entrada de mulheres, e as voltadas para o público homossexual feminino aceitar homens?
- Seria sensato uma organização como a NAAFA processar agências de modelos por elas não aceitarem pessoas não-magras? E uma agência de modelos voltada para não-magros mereceria ser fechada ou multada por discriminação?

Geralmente considera-se óbvio responder "não" para essas perguntas, e não está claro onde está a diferença entre a "discriminação" destas situações e a promovida por um bar que não aceita quem não acha bonito de acordo com os critérios da própria gerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Clubes devem ter o direito de não aceitar pessoas que julgarem acima do peso?
« Resposta #52 Online: 03 de Agosto de 2008, 18:13:28 »
Do alto dos meus 130 kg, vou declarar o seguinte: no meu entender SUBJETIVO, se pode barrar por causa da vestimenta ou do comportamento, pode por causa da pança. Se cabe recurso ou não, se cabe processo por discriminação ou não eu não sei. Isso é com os advogados.

Só sei que achei muito boa a maneira que o dono da tal boate quebrou a cara ;-)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #53 Online: 03 de Agosto de 2008, 18:27:11 »
Mendigo... cheiro é "objetivo"? Posso barrar alguém baseado no cheiro? O número de pessoas vomitando/desmaiando é objetivo?
Nem vou me dar ao trabalho de comentar uma resposta canalha dessas... Você não merece ibope. ;)
Bah, vem me falar em "teste científico" para quem é mais obeso que quem... coisa mais subjetiva não tem.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 03 de Agosto de 2008, 18:57:11 »
- Restaurantes de luxo deveriam ser obrigados a aceitar mendigos maltrapilhos?

Onde está escrito que eles não aceitam mendigos maltrapilhos?

- Boates voltadas para o público homossexual masculino deveriam ser obrigadas a aceitar a entrada de mulheres, e as voltadas para o público homossexual feminino aceitar homens?

Nunca fui numa boate gay, mas também nunca ouvi dizer que estes estabelecimentos fizessem a seleção da clientela com base no gênero. Além do mais o S da sigla GLBTS, significa simpatizantes, que são heteros que possuem amigos gays. Gays possuem amigas heteros, lésbicas possuem amigos heteros, será que iriam frequentar um lugar onde seus amigos não pudessem entrar?

- Seria sensato uma organização como a NAAFA processar agências de modelos por elas não aceitarem pessoas não-magras? E uma agência de modelos voltada para não-magros mereceria ser fechada ou multada por discriminação?

Peraí, se as agências possuem um padrão de beleza e isto é condição para se trabalhar, onde está a discriminação?
Se você fizer um book e entregar numa agência e lá te informarem de que, não importa o que sua mãe diga, você é mais feio que briga de foice, você vai processar a agência?

Geralmente considera-se óbvio responder "não" para essas perguntas, e não está claro onde está a diferença entre a "discriminação" destas situações e a promovida por um bar que não aceita quem não acha bonito de acordo com os critérios da própria gerência.

A diferença é bem grande, pelo menos para mim.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #55 Online: 03 de Agosto de 2008, 19:27:40 »
Tudo bem que nenhum restaurante exponha a proibição de maltrapilhos, mas isso é irrelevante para a pergunta. Se um maltrapilho entrar em um restaurante de luxo e for convidado a se retirar porque o gerente quer evitar constrangimento de clientes, ele merece ser punido? Restaurantes e outros estabelecimentos de luxo devem ser obrigados a aceitar maltrapilhos? O mesmo com relação às boates.

Peraí, se as agências possuem um padrão de beleza e isto é condição para se trabalhar, onde está a discriminação?
Se você fizer um book e entregar numa agência e lá te informarem de que, não importa o que sua mãe diga, você é mais feio que briga de foice, você vai processar a agência?
Mas só porque a relação estabelecida entre as partes é de patrão-empregado, e não de comerciante-cliente, então a atitude passa a não ser condenável?

Nesse caso, o argumento do proprietário do bar justifica perfeitamente sua atitude: ele queria evitar a entrada de pessoas que considera feias em seu estabelecimento com a intenção de atrair mais gente atrás de gente "bonita". Tudo bem que a atitude tenha acabado gerando o efeito oposto (boicote), mas deve ser vista apenas como uma estratégia de negócio, nada mais. Da mesma forma que, por uma questão de estratégia, poucos pensam em abrir agências especializadas em modelos que fogem aos padrões de beleza comumente aceitos.

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #56 Online: 03 de Agosto de 2008, 21:11:04 »
Bem, vou esclarecer minha opinião.

O dono do clube tem todo o direito de excluir quem ele quiser, e as consequências que deve aceitar são apenas as de sua escolha (como o boicote), e não as legais.

Vocês acham correto eu não poder entrar de bermuda na Assembléia Legislativa, mas qualquer mulher usando uma mini-saia curtíssima ter seu acesso liberado?

« Última modificação: 03 de Agosto de 2008, 21:13:06 por Galthaar »
"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #57 Online: 03 de Agosto de 2008, 21:21:44 »
Não, não acho. Aliás, eu acho ridículo que as repartições públicas exijam calça comprida mesmo em Belém do Pará, Manaus, ou Porto Alegre no verão.

Mas cada louco com sua mania...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re: Clubes devem ter o direito de não aceitar pessoas que julgarem acima do peso
« Resposta #58 Online: 03 de Agosto de 2008, 21:45:09 »
Mas só porque a relação estabelecida entre as partes é de patrão-empregado, e não de comerciante-cliente, então a atitude passa a não ser condenável?
É, eu gostaria de ter pensado em fazer essa pergunta...

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #59 Online: 03 de Agosto de 2008, 22:23:52 »
Que tipo de teste? Que pessoas com 120kg morrem mais que as de 110?

Faz o seguinte Fox:

- Vai aprender o que é Epidemiologia
- Leia o artigo de revisão que eu coloquei o link.

Há pessoas que acham que pobreza é virtude , pelo jeito você é das que considera ignorância argumento
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 04 de Agosto de 2008, 05:26:48 »

Para exercer um trabalho, as pessoas precisam cumprir alguns alguns pré-requisitos, que variam desde o conhecimento exigido para a função até possuir um certo tipo físico: idade, altura, etc...

Leia o quote abaixo:

Ingresso como Soldado Policial ou Bombeiro Militar

O ingresso no cargo de soldado policial e bombeiro militar se dá somente através de concurso público, após autorização governamental.

Por ocasião da inscrição no Concurso Público o candidato interessado deverá consultar o Edital do Concurso, o qual terá todas as informações quanto ao desenvolvimento do processo seletivo, calendário e exigências específicas.

O Concurso é composto pelas seguintes etapas:

* Exame de Escolaridade
    * Exame de Sanidade Física e Mental (exame médico e psicológico)
    * Exame de Suficiência Física
    * Pesquisa Social

Para o ingresso o candidato deverá preencher os requisitos básicos que são:

* Ser brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a)
    * Ter idade entre 18 e 30 anos (na data da inclusão)
    * Ter o Ensino Médio completo.
    * Estar quite com o serviço militar
    * Estar em dia com as obrigações eleitorais.
    * Não ter antecedentes criminais, policiais, sociais e morais que o contra-indiquem para a função.

Tirei estes dados da página da polícia militar do meu estado. Como você vê, com base em em apenas dois critérios ele já exclui automaticamente da seleção para policial militar pessoas com mais de 30 anos ou que não possuam o ensino médio completo.
Indústrias aqui na minha cidade estão selecionando candidatos pra diversos cargos e o mínimo exigido é o ensino fundamental, mesmo que a função seja você ficar em pé diante de uma mesa cortando carcaças de frango.

Definição de trabalho:

1  Emprego da força física ou intelectual para realizar alguma coisa;
2  Aplicação dessas forças como ocupação profissional;

Definição de discriminação:

3  O conceito ou o ato de separar (por algum critério), isolar, segregar; SEGREGAÇÃO

A discriminação (seleção) de alguém para exercer um trabalho tem como base duas coisas principais: garantir que o trabalho seja executado com competência e possibilitar que os clientes sejam satisfatoriamente atendidos, livre de riscos de qualquer natureza. Por isso que o motorista precisa saber dirigir e estar devidamente habilitado para isso, o médico precisa ter o diploma reconhecido, o policial precisa estar apto para correr atrás de algum suspeito, etc...

Agora me diga, por que para adquirir um produto você precisa seguir um certo padrão de beleza?
No futuro eu irei entrar numa loja e o vendedor vai olhar para mim e decidir se eu devo comprar ou não, devo respeitar isso como estratégia de mercado?
Nos livramos do estado totalitário para cair no mercado totalitário?

Reiterando o que disse lá no começo do tópico:

O dono da boate apenas quis publicidade grátis e conseguiu, não existe guerra entre mercado e estado, apenas a cara de pau de um oportunista. Pelo jeito até nós caímos na armadilha dele, dando mais publicidade do que ele merecia.

« Última modificação: 04 de Agosto de 2008, 05:31:48 por Dodo »
Alfred E. Newman

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #61 Online: 04 de Agosto de 2008, 07:01:16 »
Vai aprender
Se vamos partir para esse nível de pretensão: ninguém tem algo a aprender com você.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #62 Online: 04 de Agosto de 2008, 09:01:53 »
Qual a diferença entre eu condicionar a entrada em um ambiente por pessoas só usando camisa xadres da Levis ou pessoas dentro de uma medida de peso?

Cobrar 100 reias ela entrada pode ser considerado discriminação social, impedindo o acesso de pessoas com menos posse material?

Boates de swing onde só pode entrar casal pode ser discriminação de estado civil?

Pergunta 1: Você pode sair e, em dez minutos, voltar com uma camisa xadrez da Levis, mas não pode voltar pesando trinta quilos a menos.

Pergunta 2: Todo mundo que tem cem reais para pagar a entrada pode entrar? Se a resposta for sim, não existe discriminação.

Pergunta 3: Se você for hermafrodita e declarar que se ama, pode ser considerado um casal?

He he he....... se eu for um hermafrodita e me amar é masturbação?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 04 de Agosto de 2008, 09:07:11 »
He he he....... se eu for um hermafrodita e me amar é masturbação?

Se for amor platônico, não.
Alfred E. Newman

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #64 Online: 04 de Agosto de 2008, 20:33:31 »
Agora me diga, por que para adquirir um produto você precisa seguir um certo padrão de beleza?
Então, foi observado no tópico antes o fato de que os freqüentadores de um bar são parte do ambiente, que é um dos principais "produtos" vendidos em um bar. A atitude pode se justificar como uma estratégia de negócios (ainda que fracassada).

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #65 Online: 04 de Agosto de 2008, 23:49:10 »
Vai aprender
Se vamos partir para esse nível de pretensão: ninguém tem algo a aprender com você.

Diferente de você sou profissional formado na área há 20 anos e portanto sei do que falo.
Aprenda o mínimo do assunto sobre o que quer fazer afirmações categóricas para não ficar pagando mico.
Se quer fazer afirmações sem base o problema é seu , mas não se queixe se quem trabalha na área aponta o seu desconhecimento do assunto.
E o link continua lá  , basta não ter preguiça que você aprende alguma coisa.

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 05 de Agosto de 2008, 00:50:59 »
Então, foi observado no tópico antes o fato de que os freqüentadores de um bar são parte do ambiente, que é um dos principais "produtos" vendidos em um bar. A atitude pode se justificar como uma estratégia de negócios (ainda que fracassada).

Recentemente foi noticiado que em alguns os bailes funk do RJ, mulheres eram incentivadas a tirar a roupa no palco, mediante um pagamento. Como era uma transação financeira, ou seja, uma estratégia de mercado, isto está correto, certo?

Se eu vou até um restaurante e minha presença de alguma maneira faz com que o público aumente, então minha imagem esta sendo vendida, alguém esta lucrando com ela. Nesse caso posso pedir uma parte do lucro do restaurante nos dias em que estou lá?

Sabe por que eu dei estes exemplos tão absurdos?

Por que ainda acho que o sujeito quis apenas publicidade grátis, e conseguiu. Nenhum cliente quer ser tratado como mercadoria ou como produto, isso pode ser válido para celebridades que lotam eventos em troca de algum cachê, mas não para o cidadão comum.
Garanto que o protesto também surgiu entre a maioria que não era gorda, afinal, se hoje ele proíbe os gordos, amanhã serão os feios, depois os magros demais, e assim por diante.

Todo vendedor sabe que o cliente gosta de ser tratado com um rei, você pode estar empurrando algo totamente inútil para o cara, mas ele tem de pensar que está no controle da situação. Para que alguém vai querer um caixão de defunto (urna funerária) cheio de frescuras se ele vai ficar embaixo da terra?

É simples.

"O cliente sempre tem razão... mesmo quando está sendo feito de idiota."
« Última modificação: 05 de Agosto de 2008, 00:55:07 por Dodo »
Alfred E. Newman

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #67 Online: 05 de Agosto de 2008, 11:33:23 »
Bom, se você não concorda com a política do estabelecimento, que não quer repartir os lucros com você, basta não freqüentá-lo.

E, mais uma vez, geralmente se considera "óbvio" que um bando de maltrapilhos seja impedido de entrar em restaurantes (e outros estabeleciemntos) de luxo, ou no mínimo dar-lhes "atenção especial". No final das contas, a motivação para isso é a mesma da do infeliz do restaurante que impede a entrada de quem considera gordo.

E nem importa, para a discussão, se a intenção daquele sujeito era apenas conseguir publicidade.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #68 Online: 05 de Agosto de 2008, 12:26:58 »
O que eu não concordo, em relação a esses estabelecimentos, é que existam esses mini-regimes ditatoriais, que queiram fazer o que bem entendem através da camuflagem de estabelecimentos "comerciais". Considerando que não respeitam as leis de comércio existentes no país não devem sequer existir. Sou mais a favor da liberdade do cidadão-consumidor do que do mini-déspota em seu mini-território. Quem não presta serviços de forma legal que então não prestes serviços e feche suas portas.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #69 Online: 05 de Agosto de 2008, 13:05:12 »
Vai aprender

Diferente de você sou profissional formado na área há 20 anos e portanto sei do que falo.
Aprenda o mínimo do assunto sobre o que quer fazer afirmações categóricas para não ficar pagando mico.
Se quer fazer afirmações sem base o problema é seu , mas não se queixe se quem trabalha na área aponta o seu desconhecimento do assunto.
E o link continua lá  , basta não ter preguiça que você aprende alguma coisa.
Ok, ok, me corrija se eu estiver errado, mas o organismo não varia de pessoa para pessoa? O atendimento médico/farmácia não trabalha sempre dando tratamento para a "média" das pessoas porque é impossível saber como cada um vai reagir?

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #70 Online: 05 de Agosto de 2008, 13:10:28 »
Lembro-me de um episódio clássico aqui de Uberlândia, onde num dos melhores clubes do Brasil, o Praia Clube, proibiram a entrada do Rei Pelé, obviamente por ser negro.

Não concordo com isso.

Mas acho que a entidade particular pode deixar entrar quem quiser, como fazemos na nossa casa.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #71 Online: 05 de Agosto de 2008, 16:03:30 »
Ok, ok, me corrija se eu estiver errado, mas o organismo não varia de pessoa para pessoa? O atendimento médico/farmácia não trabalha sempre dando tratamento para a "média" das pessoas porque é impossível saber como cada um vai reagir?

Errado , existe uma disciplina chamada Epidemiologia que lhe recomendei descobrir para que serve.

Você não tem a menor noção do assunto que quer discutir , certo?
Deixe a preguiça de lado , leia as referências , faça uma pequena busca no Google.
Quanto você conseguir ter uma noção básica , aí dá para ter uma discussão produtiva.
Até lá você não tem dúvida , tem dívida.

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #72 Online: 05 de Agosto de 2008, 16:40:44 »
Bom, se você não concorda com a política do estabelecimento, que não quer repartir os lucros com você, basta não freqüentá-lo.

E, mais uma vez, geralmente se considera "óbvio" que um bando de maltrapilhos seja impedido de entrar em restaurantes (e outros estabeleciemntos) de luxo, ou no mínimo dar-lhes "atenção especial". No final das contas, a motivação para isso é a mesma da do infeliz do restaurante que impede a entrada de quem considera gordo.

E nem importa, para a discussão, se a intenção daquele sujeito era apenas conseguir publicidade.

Concordo, não vejo nenhuma diferença entre excluir maltrapilhos e excluir gordos, negros, gays, etc... Pode-se até alegar motivos de saúde, ou que o cheiro incomoda, o que seria uma razão para excluírmos também os fumantes, os recém-nascidos (barulhentos e algumas vezes fedorentos), ou seja, é no fundo uma questão estética.

"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #73 Online: 05 de Agosto de 2008, 16:42:38 »
Um local de aberto ao público de diversão não pode ter restrições em razão de cor, raça, religião ou tamanho da cintura.

Não é por ser um estabelecimento privado que fica lícito ao empresário promover discriminações.

Há ponderações aceitáveis, como a imposição de limite de idade, vestimenta, uso de fumo em certos locais.

A cobrança de ingresso é a forma de remuneração do empresário pelos riscos do empreendimento e não constitui discriminação.

Caso algo similar ao noticiado no 1º post ocorresse no Brasil o rejeitado poderia manejar ação visando indenização pela conduta do empresário. E dependendo de como o fato tivesse se dado, poderia inclusive ser apurado crime de racismo ou injúria racial, resultando em cana.

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #74 Online: 05 de Agosto de 2008, 16:55:09 »

Qual a diferença entre uma restrição de religião e uma de vestimenta? Porque uma pode ser aceita e a outra não?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!