Mas só porque a relação estabelecida entre as partes é de patrão-empregado, e não de comerciante-cliente, então a atitude passa a não ser condenável?
Para exercer um trabalho, as pessoas precisam cumprir alguns alguns pré-requisitos, que variam desde o conhecimento exigido para a função até possuir um certo tipo físico: idade, altura, etc...
Leia o quote abaixo:
Ingresso como Soldado Policial ou Bombeiro Militar
O ingresso no cargo de soldado policial e bombeiro militar se dá somente através de concurso público, após autorização governamental.
Por ocasião da inscrição no Concurso Público o candidato interessado deverá consultar o Edital do Concurso, o qual terá todas as informações quanto ao desenvolvimento do processo seletivo, calendário e exigências específicas.
O Concurso é composto pelas seguintes etapas:
* Exame de Escolaridade
* Exame de Sanidade Física e Mental (exame médico e psicológico)
* Exame de Suficiência Física
* Pesquisa Social
Para o ingresso o candidato deverá preencher os requisitos básicos que são:
* Ser brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a)
* Ter idade entre 18 e 30 anos (na data da inclusão)
* Ter o Ensino Médio completo.
* Estar quite com o serviço militar
* Estar em dia com as obrigações eleitorais.
* Não ter antecedentes criminais, policiais, sociais e morais que o contra-indiquem para a função.
Tirei estes dados da página da polícia militar do meu estado. Como você vê, com base em em apenas dois critérios ele já exclui automaticamente da seleção para policial militar pessoas com mais de 30 anos ou que não possuam o ensino médio completo.
Indústrias aqui na minha cidade estão selecionando candidatos pra diversos cargos e o mínimo exigido é o ensino fundamental, mesmo que a função seja você ficar em pé diante de uma mesa cortando carcaças de frango.
Definição de trabalho:
1 Emprego da força física ou intelectual para realizar alguma coisa;
2 Aplicação dessas forças como ocupação profissional;
Definição de discriminação:
3 O conceito ou o ato de separar (por algum critério), isolar, segregar; SEGREGAÇÃO
A discriminação (seleção) de alguém para exercer um trabalho tem como base duas coisas principais: garantir que o trabalho seja executado com competência e possibilitar que os clientes sejam satisfatoriamente atendidos, livre de riscos de qualquer natureza. Por isso que o motorista precisa saber dirigir e estar devidamente habilitado para isso, o médico precisa ter o diploma reconhecido, o policial precisa estar apto para correr atrás de algum suspeito, etc...
Agora me diga, por que para adquirir um produto você precisa seguir um certo padrão de beleza?
No futuro eu irei entrar numa loja e o vendedor vai olhar para mim e decidir se eu devo comprar ou não, devo respeitar isso como estratégia de mercado?
Nos livramos do estado totalitário para cair no mercado totalitário?
Reiterando o que disse lá no começo do tópico:
O dono da boate apenas quis publicidade grátis e conseguiu, não existe guerra entre mercado e estado, apenas a cara de pau de um oportunista. Pelo jeito até nós caímos na armadilha dele, dando mais publicidade do que ele merecia.