Enquete

Clubes devem ter o direito de não aceitar pessoas que julgarem acima do peso?

Sim
7 (53.8%)
Não
6 (46.2%)

Votos Totais: 12

Autor Tópico: Clubes devem ter o direito de não aceitar pessoas que julgarem acima do peso?  (Lida 8276 vezes)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Re: Clubes devem ter o direito de não aceitar pessoas que julgarem acima do peso?
« Resposta #75 Online: 05 de Agosto de 2008, 17:03:34 »
O Jus Est Ars deve estar falando de um ponto de vista estritamente jurídico, daquilo que consta na constituição.

E, infelizmente, a lei no Brasil é algo totalmente desprovido de lógica e objetividade.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
Re: Clubes devem ter o direito de não aceitar pessoas que julgarem acima do peso?
« Resposta #76 Online: 05 de Agosto de 2008, 17:16:39 »
Bom, existe um caminhão de distância entre uma coisa e outra.

A proteção ao culto abrange a proteção à posição atéia ou agnóstica. Quem assume uma das duas sabe o que é a discriminação. Há pessoas que dão muita importância a isso, e não querem ser ofendidas em sua fé ou não fé, e isso é um direito delas. O Brasil adotou essa posição e é muito bom que seja assim.

No que se refere às roupas é meramente uma adequação social. É normal ver uma pessoa vestida de lingerie no carnaval, mas não em um restaurante. Isso pode ofender a criação que você pretende dar ao seu filho e o clima geral do ambiente. Trata-se meramente uma questão de repetir o ordinário, o que se espera do local que vai.

Herf:
Em qualquer lugar do mundo a lei é subjetiva, e portanto, não é monopólio brasileiro. Mas isso é assunto talvez para outro tópico.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #77 Online: 05 de Agosto de 2008, 17:23:09 »
Sim, minha intenção não foi dizer que era só no Brasil...

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #78 Online: 05 de Agosto de 2008, 17:30:16 »

Me desculpe, mas não consigo ver a diferença. Discriminar é discrimar, não importa por que razão. Posso argumentar que a religião também é uma adequação social. Ou que as roupas não o são simplesmente, pois servem primariamente para vestir e demonstram também parte da individualidade e personalidade da pessoa, assim como sua religião. A religião também pode ofender a criação que se pretenda dar para um filho, assim como o clima do ambiente.

"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re: Clubes devem ter o direito de não aceitar pessoas que julgarem acima do peso
« Resposta #79 Online: 05 de Agosto de 2008, 17:33:10 »
Você não tem a menor noção do assunto que quer discutir , certo?
Por isso eu perguntei, eu acho. Mas se for pra ser arrogante que nem você...

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #80 Online: 05 de Agosto de 2008, 17:39:23 »
Bom, o que um juiz faz é sempre isso: ponderar dois direitos e verificar qual deve prevalecer.

Nenhuma regra é absoluta, nem mesmo a vida. Você tem autorização legal para matar quem tenta te matar, por exemplo.

O que quero dizer é que fazer uma generalização do tipo "tudo é discriminação" não serve para resolver conflitos.

Creio que você não gostaria de levar o seu entrevistador para um emprego em um restaurante meticulosamente escolhido para a sobriedade do fato, e chegar lá e encontrar alguém de cueca e chinelo havaiana na mesa ao lado.

Por outro lado, nada obsta que algum restaurante em particular defina sua linha, exigindo que todos para entrar usem somente cuecas e havaianas.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re: Clubes devem ter o direito de não aceitar pessoas que julgarem acima do peso
« Resposta #81 Online: 05 de Agosto de 2008, 17:56:10 »
Sabe aquelas barras/colunas na saída de super-mercado, que impedem mendigo de levar carrinho de super-mercado?
Se medisse a largura, seria um meio de barrar gordos e escapar da acusação de discriminação ao mesmo tempo?

Isso me lembra aquele episódio dos Simpsons ("King Sized Homer") em que o Homer pesa 300 kilos e não pode entrar no cinema porque "não há cadeiras para sua estatura".

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 05 de Agosto de 2008, 18:07:26 »
Um assunto parecido já tinha sido discutido aqui:

../forum/topic=14001.25.html#msg265081

Recomendo lerem a argumentação do Nightmare. :)

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #83 Online: 05 de Agosto de 2008, 18:33:49 »
De fato, muitos pontos bons ali, creio que o assunto está esgotado.

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #84 Online: 05 de Agosto de 2008, 19:06:14 »

A discussão não está somente na diferença entre os tipos de propriedade e nem no que a legislação determina. A pergunta do tópico é sé as pessoas devem ou não ter o direito de discriminar, não se atualmente o têm.

Creio que você não gostaria de levar o seu entrevistador para um emprego em um restaurante meticulosamente escolhido para a sobriedade do fato, e chegar lá e encontrar alguém de cueca e chinelo havaiana na mesa ao lado.

Por outro lado, nada obsta que algum restaurante em particular defina sua linha, exigindo que todos para entrar usem somente cuecas e havaianas.

Bem, você está assumindo implicitamente que o meu entrevistador ficaria horrorizado em encontrar alguém de cueca e havaianas. Mas e se ele ficasse horrorizado em encontrar um homossexual, que embora vestido adequadamente, deixasse transparecer fortemente a sua opção? Quando não estamos ou somos o que as outras pessoas esperam estamos causando um dano?

Não estou discutindo legislação. Por quê excluir um homossexual é incorreto, mas excluir um maltrapilho não? Qual o dano que um maltrapilho causa (supondo que apesar de mal-vestido, esteja limpo) que possui teor diferente da presença do homossexual? Uma pessoa não pode dar muito valor para o que veste e se sentir discriminada da mesma forma?

"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 05 de Agosto de 2008, 19:15:37 »
A discussão não está somente na diferença entre os tipos de propriedade e nem no que a legislação determina. A pergunta do tópico é sé as pessoas devem ou não ter o direito de discriminar, não se atualmente o têm.
O tópico que citei aborda isso também. :D

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #86 Online: 05 de Agosto de 2008, 19:49:38 »
Se tem dinheiro para comprar roupa, tem dinheiro para pagar lipo. Se tem tempo para arrumar a gravata, tem tempo para cuidar da alimentação. Forma física = roupa.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #87 Online: 05 de Agosto de 2008, 20:01:41 »
Se tem dinheiro para comprar roupa, tem dinheiro para pagar lipo. Se tem tempo para arrumar a gravata, tem tempo para cuidar da alimentação. Forma física = roupa.
Forma física não tem nada a ver com roupa, essa é a questão. Forma física é a apresentação orgânica do indivíduo, e isso por vários motivos que vão desde não querer ser magro por gostar de comer bastante, até ser problemas endócrinos que desestabilizam o metabolismo.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #88 Online: 06 de Agosto de 2008, 00:01:21 »

Bem, você está assumindo implicitamente que o meu entrevistador ficaria horrorizado em encontrar alguém de cueca e havaianas. Mas e se ele ficasse horrorizado em encontrar um homossexual, que embora vestido adequadamente, deixasse transparecer fortemente a sua opção? Quando não estamos ou somos o que as outras pessoas esperam estamos causando um dano?
Evidentemente que não temos que nos pautar pelo que os outros pensam ou esperam de nós; mas existem regras de conduta importantes que ajudam o convívio social.

Se seu entrevistador ficasse horrorizado em encontrar um homossexual o problema seria dele. Você não tem como (e nem sei se você ia querer fazer isso no momento) mudar um preconceito em minutos. A questão é que o homossexualismo é uma realidade, não é crime e há forte movimento social em defesa da causa. Por outro lado, não se observa movimento de defesa do direito de frequentar restaurantes usando cueca e havaianas; além disso, o fato é proibido (ato obsceno).

Apesar da alegação de que você pretende uma discussão pura, destacada da lei, sobre o tema, é relevante verificar como já foi encarada uma situação análoga pelos Tribunais. Um juiz, como disse, tem o emprego de ficar ponderando qual direito deve prevalecer dada uma situação específica, de maneira que se pode dizer que ele é uma pessoa versada no assunto:

AGRAVO DE INSTRUMENTO. LOCAÇÃO DE IMÓVEIS. AÇÃO DE MANUTENÇÃO DE POSSE CUMULADA COM INTERDITO PROIBITÓRIO. Decisão que defere o pedido liminar, "para segurar os inquilinos de serem molestados na posse do imóvel alugado dos requeridos". Inconformismo dos réus, que sustentaram ausentes os elementos de verossimilhança do direito invocado. Não pode o locador, ou alguém em seu nome, num vestido de malha usado para dormir, adentrar o imóvel locado para cobrar dos locatários a cessação de atividade naturalmente ruidosa que aquele havia permitido que fosse desenvolvida no local, mormente não havendo prova de que a atividade em tela vem extrapolando o horário limite aceitável, segundo os agravantes, das 22:00 horas, e mesmo os limites legais da poluição sonora que uma Igreja Evangélica notoriamente produz. Tal ato destarte, pela violação do contratado, representou turbação da posse que o locador estava obrigada a garantir, agravada pelo traje evidentemente inadequado posto a desfilar ao meio de um cerimônia de noivado, que pressupõe banho tomado e naftalina exalando da melhor roupa tirada do armário. Agravo improvido.
(TJ-SP; AI 898.465-0/0; São Paulo; Trigésima Sexta Câmara de Direito Privado; Rel. Des. Palma Bisson; Julg. 16/06/2005)

Ademais, para ser sincero, acho bastante claro que existem lugares em que você deve colocar uma roupa mais arrumada; nos demais ambientes mais descontraídos, basta um bermudão.

Agora, se você quiser ir de bermudão a uma entrevista de emprego em um banco por exemplo, sob o argumento de que você é você e azar de quem não gosta do que você faz, fique à vontade e me conte depois se foi contratado.

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #89 Online: 06 de Agosto de 2008, 11:22:26 »

Ademais, para ser sincero, acho bastante claro que existem lugares em que você deve colocar uma roupa mais arrumada; nos demais ambientes mais descontraídos, basta um bermudão.

Agora, se você quiser ir de bermudão a uma entrevista de emprego em um banco por exemplo, sob o argumento de que você é você e azar de quem não gosta do que você faz, fique à vontade e me conte depois se foi contratado.

Eu acharia bastante repeitoso se você não pessoalizasse os argumentos. Defender algo não significa necessariamente que se está defendendo para si. Esta frase é totalmente dispensável e nem se encaixa na discussão.

Bom, acho que a discussão não anda mais... Concordamos que a legislação neste caso foi baseada em preconceitos morais, e que é necessário um movimento social para tornar algo supostamente incorreto em correto.

Não vejo nenhuma lógica na diferenciação dos casos, as coisas não deveriam ser proibidas apenas por atingir o gosto estético ou moral de alguém (mesmo que seja de uma maioria), sem causar dano real... Mas pelo jeito temos opinião diferente.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #90 Online: 06 de Agosto de 2008, 11:41:09 »
Galthaar,

Não quis lhe ofender com o comentário, foi uma aplicação no plano prático de uma discussão que estava muito hermética no campo das idéias.

Claro que sei que você não iria de bermudão a uma entrevista de emprego, e creio que ficou fácil assim visualizar que algumas convenções sociais no que se refere a roupa têm reflexo no dia-a-dia e são importantes.

Abraços.

Abraço.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!