Autor Tópico: Aprender um idioma sozinho  (Lida 9849 vezes)

Offline Vincent

• Nível 07
  • *
  • Anything you want! $ Your soul!
Aprender um idioma sozinho
« Online: 15 de Agosto de 2008, 05:16:47 »
Pessoal, estou tentando aprender francês sozinho. Alguém aí já tentou aprender algum idioma sozinho e teve algum resultado satisfatório?

Eu baixei algumas gramáticas, o software The Rosetta Stone e um curso em mp3 chamado Learn french with Michel Thomas.

Minha preferência era o alemão mas pra mim foi praticamente impossível aprender sozinho.  :umm:

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: Aprender um idioma sozinho
« Resposta #1 Online: 15 de Agosto de 2008, 06:15:56 »
Eu aprendi ingles.

Jogando video-game, vendo filmes, ouvindo musicas e mais tarde, estudando na internet.

Agora to aqui na NZ pra deixar ele fluentao. =D
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 15 de Agosto de 2008, 07:42:29 »
O francês é fácil para quem fala português.
Comece pelos verbos básicos, como "être", "avoir" etc. e com conjunções e preposições. É para decorar, mesmo.

Depois, vá aumentando o vocabulário até um dia ser capaz de ler livros sem olhar no dicionário.

Nota: não é que você vá entender tudo. Isto não é importante. Não faz diferença se você não sabe de que árvore ou pássaro estão falando, o importante é seguir lendo, deduzindo o sentido das palavras desconhecidas pelo contexto ou por semelhança, absorvendo vocabulário sem sentir e só parando para olhar no dicionário se perceber que uma palavra incompreensível é importante.

E têm que ser livros interessantes, que dêem vontade de ler.

O inglês é mais complicado. A estrutura é diferente.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #3 Online: 15 de Agosto de 2008, 08:53:03 »
Pessoal, estou tentando aprender francês sozinho. Alguém aí já tentou aprender algum idioma sozinho e teve algum resultado satisfatório?

Eu baixei algumas gramáticas, o software The Rosetta Stone e um curso em mp3 chamado Learn french with Michel Thomas.

Minha preferência era o alemão mas pra mim foi praticamente impossível aprender sozinho.  :umm:

Alemao:
Gostei do metodo Assimil. Comprei apenas o livro, sem os CDs e treinei a pronuncia ouvindo o "Deutsch... Warum nicht?"
da Deutsche Welle, que pode ser encontrado de gratis na web e com explanacoes em portugues.

Frances:
Dei uma lida no Assimil, mas nao estou certo se o livro de Frances deles e tao bom quanto o do Alemao.
Tive a impressão que nao, pois achei o alemao mais facil e desisti do frances...
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 15 de Agosto de 2008, 09:00:27 »
Atheo, já ta na NZ????? Cáspita, outro dia você tava pensando em ir e agora já tá ai??
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 15 de Agosto de 2008, 09:07:32 »
Atheo, já ta na NZ????? Cáspita, outro dia você tava pensando em ir e agora já tá ai??

Pois eh! Cheguei dia 12 aqui (11 no brasil). E estou em contato com seu amigo! Valeu pela forca.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 15 de Agosto de 2008, 09:12:46 »
Poxa cara, legal. O Jonas é um cara bacana, você vai gostar dele. Sorte aí..., e fique com minha pontinha de inveja :-)
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Luciana N

• Nível 07
  • *
« Resposta #7 Online: 15 de Agosto de 2008, 11:16:10 »
Acho que é possível avançar bastante na aprendizagem de um idioma de forma autodidata. Sozinho vc pode aprender vocabulário, verbos, etc.

Tem vários livrinhos com linguagem facilitada, por níveis. São histórias excelentes, clássicas, então dá para manter o interesse. Como se disse acima, não vá ao dicionário sempre que topar com palavra desconhecido. Cansa e aumenta a chance de vc largar tudo. Mas, caso procure a palavra, anote-a no livro, na margem, ou na última página (meu método preferido), ou em um caderno. Pois aí um dia vc pode revisar essas palavras e vai ser mais fácil lembrá-las depois, porque vieram de um contexto.

Porém, para ter fluência, em algum momento é importante ter um professor. Sozinho vc não consegue se tornar fluente, para isso vc precisa de interação com outro ser humano. Mas, se vc já sabe bastante, pode entrar no cursinho já nos últimos níveis ou só fazer conversação.
[]s
Luciana

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 15 de Agosto de 2008, 11:30:08 »
Dica: Vá em algum site de emuladores e roms e procure um jogo com bastante texto traduzido para o idioma que você quer estudar - RPG's costumam ser uma boa pedida. Estou jogando Chrono Trigger em francês para melhorar meu vocabulário - para isso eu jogo com a janela do wiktionnaire aberta ao fundo :)

É bem mais divertido do que estudar...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 15 de Agosto de 2008, 21:13:27 »
Dica: Vá em algum site de emuladores e roms e procure um jogo com bastante texto traduzido para o idioma que você quer estudar - RPG's costumam ser uma boa pedida. Estou jogando Chrono Trigger em francês para melhorar meu vocabulário - para isso eu jogo com a janela do wiktionnaire aberta ao fundo :)

É bem mais divertido do que estudar...

Final Fantasy VII foi meu melhor professor de ingles :D

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 15 de Agosto de 2008, 21:14:29 »
E eu aprendi os números ordinais jogando Top Gear :lol:
« Última modificação: 15 de Agosto de 2008, 21:16:36 por uiliníli »

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #11 Online: 15 de Agosto de 2008, 21:40:04 »
Entre num fórum estrangeiro sobre algum assunto que você goste e comece a conversar, sempre corrigindo seus erros e prestando atenção nos erros que os próprios falantes do idioma cometem. Mais eficiente que isso só mudando de país.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 15 de Agosto de 2008, 21:42:20 »
Entre num fórum estrangeiro sobre algum assunto que você goste e comece a conversar, sempre corrigindo seus erros e prestando atenção nos erros que os próprios falantes do idioma cometem. Mais eficiente que isso só mudando de país.

Boa sugestão! Por que não postamos os links para alguns fóruns interessantes por idioma?

Em inglês temos o Internet Infidels:
http://iidb.infidels.org/vbb/

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #13 Online: 15 de Agosto de 2008, 21:48:28 »
http://www.venganza.org/forum , da Church of the Flying Sphagetti Monster .

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 16 de Agosto de 2008, 10:55:12 »
Isto é bom para se aprender a linguagem coloquial, do dia-a-dia, mas, se você quiser aprender direito, tem que ler muito e têm que ser livros bem escritos, caso contrário você vai falar que nem os caras dos fóruns: errado.
O ideal é se ter as duas coisas: a língua bem escrita e a língua de todos os dias, com as gírias.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 17 de Agosto de 2008, 14:50:43 »
Existem alguns podcasts gratuitos que ensinam idiomas, acho que geralmente a partir do inglês. Lembro de já ter visto de francês, alemâo e algum tipo de chinês.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #16 Online: 18 de Agosto de 2008, 06:19:30 »
Existem alguns podcasts gratuitos que ensinam idiomas, acho que geralmente a partir do inglês. Lembro de já ter visto de francês, alemâo e algum tipo de chinês.

Tem de Japones também, na página da NHK
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #17 Online: 18 de Agosto de 2008, 10:57:52 »
Uma dica que eu dou é conversar com estrangeiros na net. Afinal, uma coisa é você ler uma sentença, situação na qual o sentido das palavras pode ser deduzido pelo contexto, outra coisa é você formular sentenças.

Offline Gráfico

• Nível 00
  • *
« Resposta #18 Online: 18 de Agosto de 2008, 14:46:48 »
Vincent,  O ministério da educação tem um projeto para aprendizagem de francês online, eu não fiz mas não custa tentar.

http://francoclic.mec.gov.br/

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #19 Online: 22 de Agosto de 2008, 17:20:33 »
Poxa cara, legal. O Jonas é um cara bacana, você vai gostar dele. Sorte aí..., e fique com minha pontinha de inveja :-)

Eu morro de vontade morar fora do pais por um tempo.
:(
Maldita vida de pobre!!!!!!!!!!!!!
Buá!!!!!!!!!!!!!!!!!
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #21 Online: 23 de Agosto de 2008, 16:06:27 »
Uma dica que eu dou é conversar com estrangeiros na net. Afinal, uma coisa é você ler uma sentença, situação na qual o sentido das palavras pode ser deduzido pelo contexto, outra coisa é você formular sentenças.
Sim, foi o que disse.

Isto é bom para se aprender a linguagem coloquial, do dia-a-dia, mas, se você quiser aprender direito, tem que ler muito e têm que ser livros bem escritos, caso contrário você vai falar que nem os caras dos fóruns: errado.
Não. Isso depende da sua atitude e do nível do fórum que você freqüentar. Aprender inglês conversando não é apenas imitar, é prestar atenção em como as pessoas escrevem e no que elas escrevem. Muita coisa eu aprendi percebendo que não entendia o mecanismo por atrás de algumas sentenças e perguntando a respeito, ou observando os membros do fórum corrigirem uns aos outros, além de volta e meia consultar um dicionário.

E é fundamental não ter a mentalidade de ficar apenas tão bom quanto a "média" dos foristas. Quando a gente percebe que escreveu algo errado é preciso dar uma pesquisada pra descobrir como corrigir.

O ideal é se ter as duas coisas: a língua bem escrita e a língua de todos os dias, com as gírias.
É essa a idéia.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #22 Online: 24 de Agosto de 2008, 02:13:40 »
Gente, peraí. Inglês e francês devem ser aprendidos primeiro no falado, depois na escrita. Isso porque caso contrário, você vai levar vícios da escrita para a fala. Passei um tempão falando "blud" ao invés de "blâd" (blood, sangue) no inglês por causa disso.

Com outros idiomas de escrita mais fonética, como castelhano, russo ou mesmo latim, a ordem não importa.

Idiomas que usem ideogramas: aprenda primeiro a escrever em alfabeto latino junto com a fala. Só depois use os ideogramas.
Latebra optima insania est.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 24 de Agosto de 2008, 11:28:22 »
Gente, peraí. Inglês e francês devem ser aprendidos primeiro no falado, depois na escrita. Isso porque caso contrário, você vai levar vícios da escrita para a fala. Passei um tempão falando "blud" ao invés de "blâd" (blood, sangue) no inglês por causa disso.
Eu aprendi inglês e francês principalmente na escrita e só depois parti para a fala. Por outro lado, sempre ouvi muitas músicas e tentei entender a letra. Isto ajudou, mas só desenvolvi mesmo a parte falada depois que passei a usar as línguas no dia-a-dia.

Suponho que você esteja certo, mas é a opção que eu tinha.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 24 de Agosto de 2008, 18:02:14 »

Com outros idiomas de escrita mais fonética, como castelhano, russo ou mesmo latim, a ordem não importa.

Idiomas que usem ideogramas: aprenda primeiro a escrever em alfabeto latino junto com a fala. Só depois use os ideogramas.

Com o francês não há tanto problema porque cada palavra só pode ser lida de uma única maneira. O problema é na hora de tentar escrever uma palavra que você ouviu, por exemplo, [bo] poderia ser escrito como bo, bau, baut, baux, beau, beaut, beaux, bault...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!