Exemplo de raça branca:
Não é lacração, nem mimimi: a raça humana é uma só...
Em tempo:
"raça1
substantivo feminino
1.
divisão
tradicional e arbitrária dos grupos humanos, determinada pelo conjunto de caracteres físicos hereditários (cor da pele, formato da cabeça, tipo de cabelo etc.) Etnologicamente, a noção de raça é rejeitada por se considerar a proximidade cultural de maior relevância do que o fator racial.
2.
conjunto de indivíduos pertencentes a cada um desses grupos.
etnia
substantivo feminino
antropologia
coletividade de indivíduos que se diferencia por sua especificidade sociocultural, refletida principalmente na língua, religião e maneiras de agir; grupo étnico [Para alguns autores, a etnia pressupõe uma base biológica, podendo ser definida por uma raça, uma cultura ou ambas; o termo é evitado por parte da antropologia atual, por não haver recebido conceituação precisa, mas é comumente empregada na linguagem não terminológica.]."
Ou:
"O que é Raça e Etnia:
Raça e etnia não são sinônimos. Etnia é um grupo definido pela mesma origem, afinidades linguísticas e culturais, enquanto que raça como distinção entre os homens é um conceito socialmente construído de que existiriam diferenças biológicas entre as etnias.
A palavra etnia é derivada do grego ethnos, que significa "povo que tem os mesmos costumes". Raça é um conceito biológico aplicado aos subgrupos de uma espécie. A espécie humana não possui subespécies ou subcategorias, e portanto não é correto dizer que existem diferentes raças humanas.
Mas há ainda um entendimento do senso comum, construído socialmente de que as diferentes raças correspondem às características biológicas dos grupos étnicos. Como por exemplo, a raça negra que seria composta daqueles que têm a pele negra, cabelos crespos, entre outras características fenotípicas.
A diferença entre raça e etnia é portanto que raça determinava um grupo por características biológicas, enquanto a etnia fala sobre aspectos culturais. Contudo, estudos da sociologia, antropologia e da biologia no último século contribuíram para desconstruir a ideia discriminatória do conceito de raça e aposentar o termo quanto classificação humana.
A língua é utilizada como fator primário de classificação dos grupos étnicos. Existe um grande número de línguas multi-étnicas e determinadas etnias são multilíngues.
Os grupos étnicos compartilham uma origem comum, e exibem uma continuidade no tempo, apresentam uma noção de história em comum e projetam um futuro como povo.
Isto se alcança através da transmissão de geração em geração de uma linguagem comum, de valores, tradições e, em vários casos, instituições." Fonte:
https://www.significados.com.br/raca-e-etnia/E ainda:
"Do ponto de vista científico, como já demonstrou o Projeto Genoma,
o conceito de raça não pode ser aplicado a seres humanos por não existirem genes raciais na nossa espécie; isso corrobora teses anteriores, que negavam a existência de isolamento genético dentre as populações. Assim, para a espécie humana "raça" corresponde a um conceito social, não a conceito científico. "
Fonte:
https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:q0A_lBwK768J:https://pt.wikipedia.org/wiki/Ra%25C3%25A7a+&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-b