Não é isso que está no texto. A arbitrariedade é inerente às demarcações (raciais, não dos elementos constituintes), por mais científicas que pretendam ser. Independentemente de ideologia.
Não tem nenhum critério não-arbitrário por exemplo que vá dizer nem quantas "raças científicas" existem. E as "raças científicas" não corresponderão 100% do tempo com as "raças sociais," o que as pessoas usam na maior parte do tempo. Vide o "70% europeu" Neguinho da Beija-Flor.
Você pode dizer para o computador, com dados sobre distribuição de aleleos, "me dê duas raças," ou "me dê cinco raças," "me de doze raças," e ele irá então dividir as amostras que você der da humanidade de acordo, agrupando por diferentes freqüências de variações, cada vez menores.
As noções mais "objetivas," não ideológicas, seriam algo que foge bastante das noções comuns/sociais de raça. Como haver duas raças principais, bosquímanos e afroeurasiáticameroceânicos, e os afroeurasiáticameroceânicos por sua vez se dividirem então em duas sub-raças principais, afro-não-bosquímanos e eurasiáticameroceânicos, etc. (Os bosquímanos também se dividiriam em diversas cripto-sub-raças).