Autor Tópico: Ceticismo científico nas discussões cotidianas e os relacionamentos pessoais  (Lida 10022 vezes)

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
Re: Ceticismo científico nas discussões cotidianas e os relacionamentos pessoais
« Resposta #25 Online: 10 de Setembro de 2008, 18:49:03 »
Segundo a minha namorada, eles vão perguntar quase que "de cara". Vai ser difícil, pensei em falar "sou católico de batismo", mas com certeza vão falar: "como assim de batismo?". Ai complica. Por mim não tem muito problema se disser pra eles que sou católico, e ficar só mexendo a cabeça quando falarem de religião.

Diga apenas "sou católico", não complete com "de batismo" nem com qualquer outra coisa para evitar qualquer indício de discussão. ::)

Aliás, evite também a palavra "sou". Diga apenas "católico", somente isso, e em um tom bem seco, para cortar o mal pela raiz...

Talvez, no futuro próximo, os católicos percam ainda mais espaço político. Aí você vai ter que dizer apenas que é "cristão". E se perguntar mais, dizer que "está sem igreja". ::)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: Ceticismo científico nas discussões cotidianas e os relacionamentos pessoais
« Resposta #26 Online: 10 de Setembro de 2008, 19:46:38 »
Se for pra mentir, entao diz pra veia que tu largou o sonho de se tornar padre porque um dia antes de conhecer a filha dela, tu sonhou com ela e no sonho deus dizia que voce devia ficar com aquela mulher, e logo depois, como um milagre, voces se encontraram!

Vai ser engracadao :D
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Churrumino

• Nível 08
  • *
« Resposta #27 Online: 10 de Setembro de 2008, 20:35:24 »
Se for pra mentir, entao diz pra veia que tu largou o sonho de se tornar padre porque um dia antes de conhecer a filha dela, tu sonhou com ela e no sonho deus dizia que voce devia ficar com aquela mulher, e logo depois, como um milagre, voces se encontraram!

Vai ser engracadao :D

Hahaha pior que se eu disse isso juro que ela acredita. O pior é que a patroa ia ficar brava por estar tirando uma com a mãe dela.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 10 de Setembro de 2008, 21:02:34 »
Isso já está fugindo um pouco do tema que eu queria que tivesse*, talvez fosse mais interessante um outro tópico para esse tipo de questão, mas a culpa é mesmo do enunciado, que dá margem a esse tipo de assunto.

De qualquer forma, acho que talvez fosse preferível em vez de mentir descaradamente nesses casos, 1 - fugir do assunto, e 2 - não mentir, mas amortecer bastante a verdade. "Qual é sua religião?" ,"não tenho" - se possível, parando por aí mesmo. Se vier "mas acredita em Deus?", algo como "não sei", "não muito bem", "não exatamente"... ou, se quiser dar uma pitada de humor na escapada, "eu não, ele era muito mentiroso, disse que não mataria mais ninguém com enchente depois daquela do Noé, mas toda época de chuva nos vemos no que dá". Ou talvez "não acredito na maioria".... ou ainda, algo mais evasivo e "direto" na evasão, "não gosto de conversar sobre esses assuntos de religião", e fica por isso. Ou tenta mudar para o assunto das pessoas brigarem por causa de religião, se separaem, e etc.

Sei lá, acho que uma hora ou outra a "farsa" acaba caindo, e aí depois não terá só o problema de ser ateu, mas de ser "desonesto"/"mentiroso".

* - que seria mais especificamente ceticismo, não ateísmo, e em situações que nos víssemos mais obrigados a falar não por essa "pressão" de ser teísta, mas pelo motivo que falei, especificamente de "terapias" de medicina alternativa serem potencialmente perigosas em longo prazo, ainda que talvez possa se aplicar a outras questões também.

Criei um tópico para essa bifurcação temática: "Saindo do armário ateísta/agnóstico ou simpatizante"

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 10 de Setembro de 2008, 23:56:01 »
Tenho um amigo que se diz ateu e em um casamento em que fomos juntos, ele se recusava a fazer o que o padre mandava (não fazia o sinal da cruz, não repetia aquelas rezas, não levantava quando pedia...)

Pensei comigo que isso não é realmente algo esperado em um cético, talvez seja mais esperado em alguém que tenha algo pessoal contra deus, as vezes até acreditando nele.

Se vou a uma festa celta em stonehenge e vejo aquelas baboseiras, vou repetir sem problema algum. Para mim não diz nada.
Se for a uma festa cristã, o mesmo. Canto, danço, rebolo em uma festa gospel e uso kipá na boa, porque para mim realmente não quer dizer nada.

Nesse contexto,Churrumino , se você não quer mentir para sua sogra, não o faça por uma pureza ideológica que você pode querer ter consigo mesmo.
Se for essa a questão, minta e pronto. Vai te economizar um monte de brigas, dores de cabeça, vai talvez evitar uma questão entre sua futura esposa e sua sogra ao fazer sua esposa tomar partido em uma discussão ... e vai ser uma merda.

Não minta apenas se você acha que deve respeito à quem você irá mentir, no caso os sogros. E respeito no sentido de querer que eles te conheçam, querer que eles participem da sua vida, etc..

Eu mentiria nesta questão. E você pode ir dando os sinais verdadeiros conforme você ganha a confiança deles, e quando você tenha certeza que eles não vão te estereotipar.
« Última modificação: 10 de Setembro de 2008, 23:59:39 por Agnostico »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #30 Online: 11 de Setembro de 2008, 09:08:12 »
Tenho um amigo que se diz ateu e em um casamento em que fomos juntos, ele se recusava a fazer o que o padre mandava (não fazia o sinal da cruz, não repetia aquelas rezas, não levantava quando pedia...)

Pensei comigo que isso não é realmente algo esperado em um cético, talvez seja mais esperado em alguém que tenha algo pessoal contra deus, as vezes até acreditando nele.

Se vou a uma festa celta em stonehenge e vejo aquelas baboseiras, vou repetir sem problema algum. Para mim não diz nada.
Se for a uma festa cristã, o mesmo. Canto, danço, rebolo em uma festa gospel e uso kipá na boa, porque para mim realmente não quer dizer nada.

Nesse contexto,Churrumino , se você não quer mentir para sua sogra, não o faça por uma pureza ideológica que você pode querer ter consigo mesmo.
Se for essa a questão, minta e pronto. Vai te economizar um monte de brigas, dores de cabeça, vai talvez evitar uma questão entre sua futura esposa e sua sogra ao fazer sua esposa tomar partido em uma discussão ... e vai ser uma merda.

Não minta apenas se você acha que deve respeito à quem você irá mentir, no caso os sogros. E respeito no sentido de querer que eles te conheçam, querer que eles participem da sua vida, etc..

Eu mentiria nesta questão. E você pode ir dando os sinais verdadeiros conforme você ganha a confiança deles, e quando você tenha certeza que eles não vão te estereotipar.

Concordo com tudo...... :ok:
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 11 de Setembro de 2008, 11:16:15 »

Concordo com tudo...... :ok:
2
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Danielle Bandeira

• Nível 09
  • *
  • Biocentrista!
    • Nerdônios
« Resposta #32 Online: 11 de Setembro de 2008, 12:17:16 »
[3]
Excelente posição, Agnóstico.

Agora você me fez refletir sobre minhas atitudes.
Eu sou bastante resistente em falar ou fazer coisas de cunho religioso.

Um exemplo disso:
Na minha colação de grau fui eleita juramentista da turma, perguntei a uma pessoa da organização como seria o juramento, então ele me disse que era algo como "eu juro perante deus e toda sociedade que..."
Eu fiquei muito incomodada com isso e até pensei em rejeitar o "cargo", mas felizmente não o fiz.

Eis que chegou o dia da colação e não teve nada disso.
O juramento foi algo completamente diferente do que eu havia imaginado.

Agora estou pensando na minha postura cética.
Caso o episódio tivesse acontecido como eu pensava, se o juramento a qualquer deus não significa nada para mim, então qual o problema em fazer uma gentileza em vez de parecer arrogante?

Agnóstico, obrigada por contribuir na minha evolução intelectual. :ok:
« Última modificação: 11 de Setembro de 2008, 12:19:38 por Danielle Bandeira »
“A Ciência é antes um modo de pensar do que propriamente um conjunto de conhecimentos.” - Carl Sagan

"O mundo não é totalmente governado pela lógica: a própria vida envolve certa espécie de violência, e a nós nos compete escolher o caminho da violência menor.” - Mahatma Gandhi

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #33 Online: 11 de Setembro de 2008, 13:21:15 »
Gente... se a família dela valoriza tanto a religião, não acho que vai gostar de malandragem exatamente sobre isso.

Sei lá.  Posso estar enganado.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 11 de Setembro de 2008, 13:43:37 »
Gente... se a família dela valoriza tanto a religião, não acho que vai gostar de malandragem exatamente sobre isso.

Sei lá.  Posso estar enganado.

Entendo seu ponto Luis, mas tem uma certa carga emocional em jogo... Talves se ele "ganhar tempo" e a relação dele com a menina se consolidar, e se ela respeitar a posição dele (e vice-versa) então valha a pena...Mas com certeza é complicado...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 15 de Setembro de 2008, 00:25:35 »
[3]
Excelente posição, Agnóstico.

Agora você me fez refletir sobre minhas atitudes.
Eu sou bastante resistente em falar ou fazer coisas de cunho religioso.

Um exemplo disso:
Na minha colação de grau fui eleita juramentista da turma, perguntei a uma pessoa da organização como seria o juramento, então ele me disse que era algo como "eu juro perante deus e toda sociedade que..."
Eu fiquei muito incomodada com isso e até pensei em rejeitar o "cargo", mas felizmente não o fiz.

Eis que chegou o dia da colação e não teve nada disso.
O juramento foi algo completamente diferente do que eu havia imaginado.

Agora estou pensando na minha postura cética.
Caso o episódio tivesse acontecido como eu pensava, se o juramento a qualquer deus não significa nada para mim, então qual o problema em fazer uma gentileza em vez de parecer arrogante?

Agnóstico, obrigada por contribuir na minha evolução intelectual. :ok:
:-)
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 15 de Setembro de 2008, 07:34:02 »
Basta dizer:
"Eu me entendo diretamente com Deus. Não preciso de intermediários".

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #37 Online: 15 de Setembro de 2008, 07:50:13 »

Por conta disso já fui várias vezes chamado de chato(...)

Chato ? Logo você ? Que injustiça ! :P

Estou brincando, comigo acontece a mesma coisa...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #38 Online: 15 de Setembro de 2008, 09:22:25 »

:bate:

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #39 Online: 15 de Setembro de 2008, 15:03:22 »
O problema vai ser quando for ter que conhecer a tal mãe dela. Parece que a primeira coisa que eles querem saber é da religião  :no: e se acreditam em deus e tudo mais. Vai ser bemmm complicado. Estou aceitando sugestões  :hihi:

Seu problema mesmo é se voce vier a ter  FILHOS com ela. ( Experiência pessoal )
Cuidado com praga de sogra.

Sugestão:

Se tocarem no assunto, fale em mesopotâmico do sec. VII A.C., balançando a cabeça afirmativamente.
Deverá satisfazê-los!

Abraços
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #40 Online: 16 de Setembro de 2008, 12:24:00 »
O problema vai ser quando for ter que conhecer a tal mãe dela. Parece que a primeira coisa que eles querem saber é da religião  :no: e se acreditam em deus e tudo mais. Vai ser bemmm complicado. Estou aceitando sugestões  :hihi:

Seu problema mesmo é se voce vier a ter  FILHOS com ela. ( Experiência pessoal )
Cuidado com praga de sogra.

Sugestão:

Se tocarem no assunto, fale em mesopotâmico do sec. VII A.C., balançando a cabeça afirmativamente.
Deverá satisfazê-los!

Abraços

Fale em latim. Crentes adoram latim. :hihi:

Mas cuidado para não falar o nome científico de algum animal sem querer. Crentes odeiam termos científicos. ::)

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 18 de Setembro de 2008, 20:00:07 »
Também sigo os ritos de qualquer religião numa boa, até curso de batizado já fiz, me comprometi até a "viver em cristo", seja lá o que isso significa...
"Deus prefere os ateus"

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #42 Online: 26 de Setembro de 2008, 03:02:30 »
Eu sou chato mesmo e ofendo as pessoas.

Citação de: Dante conversando com uma amiga sobre sua medicação
Dante -Tomo todo dia 20mg de escitalopram.
Amiga do Dante -Por que você não para de tomar isto?
D. -Eu sofro de uma doença crônica. Para que eu vou parar de tomar meu remédio?
A.D. -Por que você não toma outra coisa?
D. -Porque é esse o remédio que o médico receita.
A.D. -Mas tem alternativa, como remédio homeopático.
D. -Homeopatia é pseudociência e deveria ser proibida por estelionato. Eu não sou burro de pagar R$20 por frasquinho de água.
A.D. -Ai, Dante! Eu conheço um monte de gente que trabalha com homeopatia.
D. -Tudo um bando de bandido que vende gato por lebre. Devia estar tudo na cadeia.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 26 de Setembro de 2008, 04:29:36 »
Sofri uma cirurgia ano passado e, devido a algumas complicações, até hoje estou sem poder me locomover direito. Às vezes recebo algumas visitas e ouço coisas do tipo:
Tenha fé;
Fé em Deus é só o que importa;
Vou rezar para você, etc.

Eu fico quieto, não falo absolutamente uma palavra, a não ser que me perguntem, daí eu respondo que não acredito na existência de Deus. Depois do choque inicial, alguns vem com argumentos do tipo:
- Mas você é tão inteligente;
- Vou te levar na minha igreja;
- No fundo você acredita;
- Vou rezar e você verá que logo estará melhor, etc.

Isso sem falar nos conselhos para ler ou assitir O Segredo, Quem somos nós, fazer simpatias, beber cházinhos, enfim, tudo que vocês possam imaginar que possa servir de alento para um doente. Se bem que, pela quantidade de conselhos, começo a pensar que estão me achando moribundo.

É claro que a maioria das pessoas que vem até a minha casa, faz isso de muito boa vontade, e como estou recebendo poucas visitas (nunca mais conserto computador de graça para ninguém) eu tomo o maior cuidado para não ofender alguém. Como vocês devem notar, pelo menos os que leêm o que eu escrevo, até aqui no CC eu procuro não pegar pesado nas discussões.

Eu jamais agi assim antes, só que com passar do tempo acabei ficando mais ponderado, além de tomar o devido cuidado para não atingir um amigo em algo que, por mais que eu deteste, seja muito importante para ele, que é a sua fé.

Essa mudança teve início no momento em que um amigo soube que o seu pai tinha câncer, já em estágio terminal, e me disse o seguinte:

- Tua ciência não fez nada.

Eu repliquei na hora:

- Teu Deus não fez diferente

Depois disso eu fiquei pensando em como todos nós, ou pelo menos a maioria, ficamos fragilizados com a perda de um ente querido. Para alguns, a fé, principalmente nesses momentos, é o bálsamo necessário para minimizar e suportar a dor. O problema é que muitos tem na fé o complemento necessário para tornar a sua rotina diária menos penosa, pois sem ela, a vida torna-se um fardo insuportável.

Para estas pessoas, eu evito usar quaisquer argumentos que tenham como intuíto trazê-la a razão, em parte por ser inútil, mas também para evitar que eu seja rotulado como pedante e arrogante.

A propósito, o pai desse meu amigo faleceu cerca de dois meses depois daquela nossa conversa. Como ele já tinha perdido a mãe e outros dois irmãos, achei por bem me desculpar com ele.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2008, 04:57:38 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 26 de Setembro de 2008, 11:44:58 »
Fez bem Dodo. Mesmo eu achando que você não tenha nada a se desculpar.
A questão é que temos que tomar atitudes que nos faça conviver bem em sociedade. É bom para a sociedade, e bom para nós, que podemos ter amigos.

ps: espero que você melhore logo

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #45 Online: 26 de Setembro de 2008, 11:53:18 »

Essa questão de criticar a crença religiosa dos outros, sobretudo em situações delicadas, como expôs o Dodo, nunca dá certo e entendo sempre errada.

Desde que o crente não venha querer te converter, não vai mudar em nada sua vida ele continuar acreditando no que tem fé. A não ser que ele venha perguntar alguma opinião sincera, me abstenho desses debates.

Criticar a religião dos outros, sobretudo em momentos delicados, é o mesmo que criticar uma criança que se apega ao fato de ser bonita quando passa por dificuldades. Se você tirar isso dela, em sua lógica nada mais lhe restará, de maneira que ela se sentirá acuada, e por consequência, ofendida.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 26 de Setembro de 2008, 11:59:47 »
ps: espero que você melhore logo

Obrigado.
Alfred E. Newman

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #47 Online: 26 de Setembro de 2008, 12:08:12 »

Verdade, foi mal, melhoras Dodo.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 26 de Setembro de 2008, 12:16:45 »
Verdade, foi mal, melhoras Dodo.

Obrigado.
Alfred E. Newman

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #49 Online: 26 de Setembro de 2008, 12:27:54 »
quero que você piore muito Dodo... vou orar pra isso...

hauhauahuhauahuah...

"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!