Eu já penso diferente.
Cara veja com sua namorada e veja o que ELA quer.
Se ele quiser que você minta você mente.
Se ela achar que mentindo vai estar ofendendo o que ela acredita fale a verdade (ou que não tem religião).
Se der pau, é melhor que seja agora do que depois de casados.
Quando a participar de cultos acho que seria hipocrisia de minha parte fazer sinal da cruz e/ou jurar na santidade dos santos, etc.
Vão me desculpar, mas acho que aí entra a postura (não tem ateu no país ou eles não são vistos).
E acho muito mais desrespeitoso da parte da sociedade obrigar uma pessoa a fazer um sinal do que essa pessoa não se importar da sociedade fazer.
Aliás não sei o que ofenderia a congregação você não fazer o sinal da cruz?
Respeito é uma mão de duas vias, mas muitas vezes vejo somente nós cedendo.
Falo por mim, pois no inicio de namoro “não custa anda ir a missa”, depois “não custa nada casar na igreja”, depois “não custa nada fazer a comunhão/crisma para poder casar” (caí na besteira de dizer que era católico não praticante para o padre SENÃO NÃO CASAVA) e finalmente “não custa (VA) nada ter se convertido” (mas acabei casando na igreja devido a seguir o zen Budismo.. logo não precisar “dourar a pílula/mentir sobre minha filosofia de vida).
Acho que se queremos ser respeitados devemos fazer valer esse respeito respeitando nossa opção.
Aliás, o que (eu) mais critico nas religiões é esse “convencionismo” dos seguidores. Seguem o que acreditam quando e se convêm.
São católicos e defendem o celibato, então o façam com as namoradas (ou não façam... risos)
São ateus e defendem sua opção, não mintam por conveniência (se precisarem “adorem a pílula”, mas mantenham a integridade).
Abraços a todos.