Autor Tópico: Ceticismo científico nas discussões cotidianas e os relacionamentos pessoais  (Lida 10023 vezes)

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
Re: Ceticismo científico nas discussões cotidianas e os relacionamentos pessoais
« Resposta #50 Online: 26 de Setembro de 2008, 12:35:41 »

Então, é justamente dessa falta de tato que estava falando, mesmo percebendo se tratar de uma brincadeira.

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
Re: Ceticismo científico nas discussões cotidianas e os relacionamentos pessoais
« Resposta #51 Online: 26 de Setembro de 2008, 12:41:57 »
Eu já penso diferente.

Cara veja com sua namorada e veja o que ELA quer.
Se ele quiser que você minta você mente.
Se ela achar que mentindo vai estar ofendendo o que ela acredita fale a verdade (ou que não tem religião).
Se der pau, é melhor que seja agora do que depois de casados.

Quando a participar de cultos acho que seria hipocrisia de minha parte fazer sinal da cruz e/ou jurar na santidade dos santos, etc.

Vão me desculpar, mas acho que aí entra a postura (não tem ateu no país ou eles não são vistos).
E acho muito mais desrespeitoso da parte da sociedade obrigar uma pessoa a fazer um sinal do que essa pessoa não se importar da sociedade fazer.
Aliás não sei o que ofenderia a congregação você não fazer o sinal da cruz?
Respeito é uma mão de duas vias, mas muitas vezes vejo somente nós cedendo.

Falo por mim, pois no inicio de namoro “não custa anda ir a missa”, depois “não custa nada casar na igreja”, depois “não custa nada fazer a comunhão/crisma para poder casar” (caí na besteira de dizer que era católico não praticante para o padre SENÃO NÃO CASAVA) e finalmente “não custa (VA) nada ter se convertido” (mas acabei casando na igreja devido a seguir o zen Budismo.. logo não precisar “dourar a pílula/mentir sobre minha filosofia de vida).

Acho que se queremos ser respeitados devemos fazer valer esse respeito respeitando nossa opção.
Aliás, o que (eu) mais critico nas religiões é esse “convencionismo” dos seguidores. Seguem o que acreditam quando e se convêm.
São católicos e defendem o celibato, então o façam com as namoradas (ou não façam... risos)
São ateus e defendem sua opção, não mintam por conveniência (se precisarem “adorem a pílula”, mas mantenham a integridade).

Abraços a todos.

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #53 Online: 26 de Setembro de 2008, 13:00:08 »
Espero que sejam boas lembranças.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #55 Online: 26 de Setembro de 2008, 13:24:39 »

Então, é justamente dessa falta de tato que estava falando, mesmo percebendo se tratar de uma brincadeira.

Mas, mesmo se eu estivesse falando sério, o meu desejo de pioras para o Dodo faria alguma diferença??? Eu mudaria a realidade dos eventos somente pelo poder da minha oração?? O seu desejo de melhoras é a mesma coisa.

"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #56 Online: 26 de Setembro de 2008, 13:25:26 »
se bem que placebo e nocebo não são descartados...
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #57 Online: 26 de Setembro de 2008, 13:33:40 »

Citação de: Tupac
Mas, mesmo se eu estivesse falando sério, o meu desejo de pioras para o Dodo faria alguma diferença??? Eu mudaria a realidade dos eventos somente pelo poder da minha oração?? O seu desejo de melhoras é a mesma coisa.

Nenhuma, a não ser que fosse uma doença psicossomática.

Mas o que quero dizer é que muitas vezes, para um religioso, dizer que a religião dele é uma viagem, é pior que chamá-lo de filho da puta. Desde quando se saiba que a consequência será essa, simplesmente não há porque dizer só por dizer, a não ser que realmente se queira deixar essa impressão.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #58 Online: 26 de Setembro de 2008, 13:39:13 »

Nem tudo é questão orgânica.  O Dodo poderia, em tese, se sentir magoado.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #59 Online: 26 de Setembro de 2008, 14:11:57 »
De acordo.
 - Carl Sagan

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #60 Online: 26 de Setembro de 2008, 15:22:06 »
Eu já penso diferente.

Cara veja com sua namorada e veja o que ELA quer.

Considerando a situação, isso faz MUITO sentido.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 26 de Setembro de 2008, 17:50:47 »

Nem tudo é questão orgânica.  O Dodo poderia, em tese, se sentir magoado.

Ele me fez chorar.  :chorao: :chorao: :chorao: :chorao:

ehehehe... brincadeira
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Atheist

• Visitante
« Resposta #62 Online: 26 de Setembro de 2008, 18:23:42 »
Se perguntarem em que você acredita, responda da forma mais honesta e respeitosa possível. Se insistirem, não recue.  Mas evite tomar a iniciativa.

É o que costumo fazer. Não saio espalhando aos quatro ventos, mas com certeza alguns comentários sugerem... Agora, se me perguntarem não tenho problema nenhum em dizer que sou ateu.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #63 Online: 26 de Setembro de 2008, 21:37:14 »
Eu tenho um caso para contar:
Bom, faz 6 meses que estou namorando e a menina e toda a familia são muiiiito crentes (no sentido de fé).
(...)

Gostaria de dizer que existe uma fóruma para lidar com isso, mas sei lá, se me ocorreu que não gostaria que mentisse para você.

--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #64 Online: 18 de Abril de 2010, 10:38:15 »
Estes dias um amigo do trabalho veio me dizendo sobre as dúvidas se o homem chegou mesmo a lua. Fiquei espantado com isso e demonstrei e foi um prato cheio para mostrar mais sobre o ceticismo. Argumentei sobre o culto a carga e a da Sociedade da terra plana para mostra o absurdo que pode chegar o ser humano. Também disse sobre o GPS e toda a tecnologia conquistada através das viagens e pesquisas espaciais.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #65 Online: 27 de Abril de 2010, 15:27:37 »
Num curto prazo de tempo, tive "conversas" sobre:

- Sobre a suposta ida do homem à Lua;
- Como o câncer é causado por sentimentos negativos que guardamos pra nós mesmos;
- Mensagens subliminares;
- Espiritismo;
- Homeopatia;
- E é claro, ET´s que voam por aí.

Com quem? Universitários ou já graduados.
É duro começar a rebater um turbilhão de nonsense a toda hora...

A divulgação científica parece cada vez mais urgente, e cada vez mais difícil. :/

"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #66 Online: 28 de Abril de 2010, 11:01:12 »
É dificil lidar com as crenças das pessoas

Aqui um sujeito morreu afogado e o pessoal disse que as equipes de busca acharam o corpo somente depois e só porque que uma velhinha rezou o "responso"

A cara de decepçao dos bombeiros era evidente

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 28 de Abril de 2010, 18:08:54 »
Dia desses a benção de deus salvou uma mulher da fila do transplante, fez com que ela pulasse as quatro pessoas na sua frente. Que deus mais cruel! Entre falar alguma coisa ou não, preferi o silêncio. Eu normalmente me mantenho em silêncio.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #68 Online: 24 de Junho de 2010, 09:51:30 »
Buckaroo Banzai

O nosso "ceticismo"* não é algo exatamente muito palatável para a maioria. Discutir assuntos "céticos" com alguém com quem nos importamos, é algo que imagino que procuramos ou evitar completamente, ou fazer com maior cuidado do que geralmente fazemos por aqui, amarrando almofadas e embrulhando tudo com aqueles plásticos cheios de bolhas para que não sobre nenhuma quina. Uma comparação que nos seja completamente válida por sua lógica, pode ser simplesmente insultante. Procuramos uma dessas duas alternativas tanto por não gostarmos de insultar as pessoas de quem gostamos, quanto por que ofender não é geralmente o melhor caminho para convencer uma pessoa de que ela está errada. Imagino que ao contrário, estimule a resistência. As piadas e ridicularizações que fazemos podem ser engraçadas entre nós, mas isso é só o ato inútil de "pregar para o fiéis"; para quem acredita nas coisas que ridicularizamos, provavelmente, na maior parte do tempo, ou essas ridicularizações são simplesmente irritantes, ou são ridídulas mas no sentido oposto, da mesma forma que acharíamos ridícula uma eventual ridicularização sobre algo cientificamente bem estabelecido, sólido.

Os psicólogos afirmam que, quando uma pessoa tem ameaçada uma crença que considerava importante, a tendência não é simplesmente aceitar os fatos, a lógica, como vier. O normal é sentir um desconforto com a implicação de que esteve errado sobre algo importante durante esse tempo todo; talvez ache que estar errado sobre algo tão importante implique que não é tão inteligente quanto pensou que fosse. Não só isso, mas a crença pode ser muito agradável, que ofereça conforto, enquanto a outra "opção" para a realidade oferecida, costuma no mínimo lhe tirar isso, além de talvez trazer outros aspectos mais desagradáveis juntamente.

A quem o diz... :ok: :arrow: Pela minha parte, quase que nem consigo falar com a família, justamente por isso, que acaba de expôr. :| As pessoas sentem-se molestadas, pela persistência de alguém, com uma teimosa atitude céptica. :(
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #69 Online: 24 de Junho de 2010, 10:17:19 »
JUS EST ARS

Essa questão de criticar a crença religiosa dos outros, sobretudo em situações delicadas, como expôs o Dodo, nunca dá certo e entendo sempre errada.

Desde que o crente não venha querer te converter, não vai mudar em nada sua vida ele continuar acreditando no que tem fé. A não ser que ele venha perguntar alguma opinião sincera, me abstenho desses debates.

Criticar a religião dos outros, sobretudo em momentos delicados, é o mesmo que criticar uma criança que se apega ao fato de ser bonita quando passa por dificuldades. Se você tirar isso dela, em sua lógica nada mais lhe restará, de maneira que ela se sentirá acuada, e por consequência, ofendida.

E quando você é abordado na rua ou em casa, por um par de "testemunhas de Jeová"?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 24 de Junho de 2010, 22:04:58 »
quando eu era espírita eu recebi um casal de TJ em casa e tentei doutrina-los hahaha. Eles fujiram, juro!!!
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 24 de Junho de 2010, 23:21:03 »
Eu já fazia diferente: Juntava, sempre que possível, espíritas, testemunhas de jeová, católicos e esotéricos e "aporrinhava" todos eles!

Desnecessário dizer que o meu círculo de amizades está restrito ao meu cachorro! :biglol: :biglol:
Foto USGS

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #72 Online: 25 de Junho de 2010, 08:11:26 »
Geotecton

Eu já fazia diferente: Juntava, sempre que possível, espíritas, testemunhas de jeová, católicos e esotéricos e "aporrinhava" todos eles!

Desnecessário dizer que o meu círculo de amizades está restrito ao meu cachorro
!

:!: :arrow: :ok: :arrow: E que conversas, você costuma ter com ele :?: :arrow: :) :) :)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #73 Online: 25 de Junho de 2010, 08:15:04 »
Agnóstico

quando eu era espírita eu recebi um casal de TJ em casa e tentei doutrina-los hahaha. Eles fujiram, juro!!!

Talvez, você não tenha sido suficientemente diplomático... :) :arrow: :idea:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 25 de Junho de 2010, 09:02:27 »
Geotecton

Desnecessário dizer que o meu círculo de amizades está restrito ao meu cachorro
!

:!: :arrow: :ok: :arrow: E que conversas, você costuma ter com ele :?: :arrow: :) :) :)

Sobre poucos assuntos, pois eu ainda estou longe do nível intelectual e de erudição dele. :biglol:
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!