Eu faria as seguintes análises sobre as conclusões (menos a minha, evidentemente):
Bom exemplo. Essa é obviamente uma moral fracassada, porque ignora consequências um tanto óbvias desse tipo de atitude. Matar alguém por questões de etnia, racismo ou algo similar é causar sofrimento desnecessário (não apenas ao alvo em si, mas também a quem encontra conforto na convivência ou outras consequências da sua existência).
Via de regra a consequência é ressentimento e hostilidades. Não raro, hostilidade armada e desesperada. O que é por si só um bom motivo, tanto prático quanto idealista, para considerar homicídio étnico ou religioso uma idéia ruim.
A conclusão é que a hipótese é má.
Aparentemente o Dantas é bom para lidar com abstrações, e não muito bom para lidar com situações concretas. Não entendi quais critérios foram utilizados para concluir dessa forma.
Mau, pois estou criando um ambiente insalubre.
A conclusão é que a hipótese é má.
Conclusão direta e objetiva, o que é bom; mas o fator determinante da conclusão não é bom.
A legítima defesa causa um ambiente insalubre, portanto também teria que ser considerada má.
Roubar para matar a fome causa um ambiente insalubre, portanto também teria que ser considerada má.
Repelir com violência um invasor de sua casa causa um ambiente insalubre, portanto também teria que ser considerada má.
Depende; para nós, no momento, é mau, mas sempre dependerá do contexto. Não há uma lei natural que demonstre que matar judeus é bom ou ruim... Isto não significa que eu goste da idéia de matá-los. Eu, individualmente, sempre considerarei mau, pelo mesmo motivo que o Dante.
A conclusão é que depende.
Utiliza-se da inexistência de leis naturais para assim concluir, de maneira que se afirma que elas seriam o único parâmetro aceitável para solucionar o problema.
Nunca haverá leis naturais sobre o tema. A idéia de moral não é natural, e sim artificial, no sentido de que é conceito criado pelo homem. A natureza não está nem um pouco preocupada com algo ser moral ou imoral.
Tentar utilizar de regras naturais para fundamentar moral é errado, eis que ela simplesmente dá de ombros para o tema.