Dante, the Wicked,
no final pergunto quais são realmente significados de moralidade absoluta e relativista, e questiono também se deve ser aplicada a nós se tiver determinado significado, como nos acusam:
http://ktreta.blogspot.com/2008/09/costumes.htmlPara piorar as coisas, como ateu que não acredita em valores morais absolutos, mas só em valores morais que as pessoas fzem para si próprias, qual é a tua base para criticares muçulmanos ou cristãos? Afinal, se o ateísmo está certo, a moral é o que cada um inventa, e nhuma moral é superior a outra. No entanto, tu assumes que a tua moral é superior à moral do KKK, dos jihadistas, ou de quem quer que seja.
Já nem digo isso sobre o mundo ateu, uma vez que a moralidade no mundo ateu é o que cada um pensa; cada ateu pode justificar o que quiser uma vez que não há forma absoluta de separar o Bem do Mal, para além do subjectivismo individual.
As diferenças de definições não me chocam (desde que o próprio use de forma a tornar a comunicação fácil), mas essas acusações incomodam-me (no seu contexto, são falácias
ad hominem).
Num artigo sobre Peter Singer (no caso em particular, sobre o conteúdo de "Ética Prática"):
http://www.peterberkowitz.com/otherpeoplesmothers.htmSinger begins his book by stating what he believes ethics is not. (...) Nor is ethics "relative or subjective" in the sense that it reflects our culture's point of view or our own personal judgments, because then we could have no rational basis for moral praise or blame, thereby "making nonsense of the valiant efforts of would-be moral reformers.
Ontem não tive tempo de fazer o trabalho de casa, por isso deixei a questão pendente com o que achava e o que outros acham.
No entanto as definições de "relativo", "subjectivo", "absoluto" e objectivo são (
http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx):
relativo
referente, respeitante a;
que indica ou está em relação com;
avaliado por comparação;
condicional;
acidental;
que não é tomado em sentido absoluto;
limitado;
imperfeito;
subjectivo
relativo ao sujeito;
existente no sujeito;
que se passa na consciência;
que é próprio de um ou de vários sujeitos e que não é válido para todos;
absoluto
que não é relativo;
independente;
livre;
ilimitado;
soberano;
objectivo
relativo a objecto;
que tem realidade fora do nosso espírito;
que se fundamenta na experiência;
que trata apenas do objecto, da questão em si, sem misturar ideias ou sentimentos pessoais;
Na Wikipedia inglesa está:
http://en.wikipedia.org/wiki/Moral_absolutism1) «Moral absolutism is the belief that
there are absolute standards against which moral questions can be judged, and that certain actions are right or wrong,
devoid of the context of the act.»
2) «"Absolutism" is often philosophically contrasted with
moral relativism, which is a belief that moral truths are relative to social, cultural, historical or personal references, and to
situational ethics, which holds that the morality of an act depends
on the context of the act.»
Mas também está: «In a minority of cases, moral absolutism is taken to the
more constrained position that actions are moral or immoral
regardless of the circumstances in which they occur. Lying, for instance, would always be immoral, even if done to promote some other good (e.g., saving a life). This
rare view of moral absolutism might be contrasted with
moral consequentialism—the view that the morality of an action
depends on the context or consequences of that action.» Parece contradizer 1) ("certain actions are right or wrong, devoid of the context of the act") Só que é esclarecido com isto:
* «"Moral absolutism: There is
at least one principle that ought
never to be violated."»
(se fosse "não fazer X, excepto quando Y", o "nunca deve ser violado" deixa de fazer sentido)
Ou seja, "there are" é importante na definição (existem padrões absolutos, quer dizer, basta existir um - só se não houver nem um, é que não é absoluto). No caso de moralidade objectiva:
«Moral objectivism or moderate moral realism is the position that certain acts are
objectively right or wrong, independent of human opinion.»
De qualquer modo, esquecendo as definições, acreditam que "só em valores morais que as pessoas fzem para si próprias", "a moral é o que cada um inventa, e nhuma moral é superior a outra" e que não há "forma absoluta de separar o Bem do Mal, para além do subjectivismo individual" (aqui "forma absoluta" deveria ser "forma objectiva" de acordo com as definições que indiquei).