Daniel,
foi o hábito de ver criacionistas a dizer que quando Deus e a Ciência estão em contradição, devemos seguir o primeiro. Porquê? Porque Deus é infalível e a Ciência é falível.
JUS EST ARS,
aqui está a diferença entre moral e lei, usando a definição que indiquei:
http://wapedia.mobi/pt/MoralEncontrei o link para uma página sobre dano moral:
http://wapedia.mobi/pt/Dano_moral ( «O dano moral corresponderia às lesões sofridas pela pessoa humana, consistindo em violações de natureza não econômica. É quando um bem de ordem moral, como a honra, é maculado.» ) Nesse sentido, não tem relação com a noção de bem ou mal, mas no estado da pessoa. No dicionário on-line encontra-se essa definição, mas não coloquei por não estar relacionado com o uso que estamos a dar (usado no masculino): «conjunto das nossas faculdades psíquicas; o espiritual;». Por exemplo, "
o moral das tropas" (mas muitas vezes é dito "
a moral das tropas"). Como adjectivo: «relativo aos costumes; que diz respeito à ética; relativo ao domínio espiritual».
Recusar dar o ordenado ou a pensão para ajudar os seus próprio filhos, destruir um carro de outra pessoa e queimar uma casa não deixam de actos imorais que provocam danos patrimoniais. As vítimas podem ter o moral suficiente para punir essas pessoas, ou tão baixo que ficam deprimidas.
A ideia dos morcegos é que um não conseguiu obter alimento para si próprio, e por isso pede aos seus companheiros para que partilhem parte do seu. Normalmente vomitam sangue para a boca de quem pediu, como alguém oferece pão a quem pediu. Se não for ajudado, memoriza quem não ajudou. Muitos animais têm um sentido de justiça. Um macaco está numa sala com um graveto, e passa-o para outro macaco por um orifício que vai dar a uma sala com um recipiente selado com nozes. Esse último macaco furo o selo e retira as nozes, estando o outro a saltar e a berrar (porquê). Podia ficar com as nozes todas para ele - não era obrigado -, mas divide-as com o outro. No documentário que mostra isso, é dito que, para além de cultura, esses macacos têm sentido de moralidade (era o objectivo do teste). Num simples jogo de cartas, se um macaco pode saber que alguém fez batota, fica a gritar, salta para a cabeça do batoteira e faz uns movimentos estranhos... Consegui encontrar um vídeo disso:
.
Ou, por exemplo, foi dito a um chimpanzé (por meio de gestos) para não comer uma determinada banana. Ele fica sozinho durante algum tempo, e decide comer a banana. Quando é pego em flagrante, atira a banana para longe assustado e pede desculpa com um abraço.
Uma senhora acorda e vê à frente do seu quarto sangue e uma televisão no chão. O seu gato tinha estado à frente do quarto para defendê-la de um ladrão. Um bisonte salva um antílope que é perseguido por leões. Ou um hipopótamo que salva uma gazela, mas não conseguiu:
. Uma leoa foi expulsa do grupo é ajudada por um leão que lhe dá pedaços de carne às escondidas. Um leão foi salvo por uma senhora de um circo onde o maltratavam. Quando voltou a vê-la, colocou-se aos seus ombros a lambê-la. Tinha o sentido de gratidão. Falando sobre o moral, cães podem sentir-se abandonados e até morrer de depressão.