Com seqüestrador, assaltante...
3 guerras no Iraque por ano em homicídio não é mole não.
O que é de lascar que além de preconceituoso ao extremo o ILF não faz o mínimo esforço para não se passar como aquilo que ele é (não estou falando sobre ser preconceituoso, nem sobre ser desinformado...).
A guerra do Iraque, produziu cerca de 80000 mortos nos primeiros 4,5 anos (março de 2003 - setembro de 2007). Média anual aproximada de 18000.
No Rio se mata cerca de 10000 por ano.
Se levarmos em conta que a população Iraquiana é quase 2 vezes maior que a fluminense, a taxa de mortalidade na Guerra do Iraque (nos primeiros 4 anos) e no Rio (em 2005) foi igual. Ocorre que eu comparei um dado por baixo(que só conta civís não combatentes cujas mortes foram divulgadas em veículos respeitáveis de imprensa: não conta os que morreram mas não tiveram suas mortes divulgadas, não conta os desaparecidos, não conta os militares e civís combatentes mortos em confronto) com outro por alto (que conta os mortos por policiais, os traficantes, os policiais, as vítimas de bala perdida e até os desaparecidos que se presume como mortos). Mesmo assim a afirmação não se sustenta.
Sim, são de lascar as nossas estatísticas de violência urbana. Mas mais de lascar ainda é a técnica deprimente de "argumentação" do ILF: uma hora joga que o Rio tem mais da metade da população em favelas, outra joga que o número de mortos no Rio é 3 vezes superior ao observado na guerra do Iraque...
Se daqui a pouco eu disser que o Rio Grande do Sul tem um retardado pra cada dois habitantes será que vai colar também? (Lela, Atheo, Aronax... e toda a massa respeitável sulriograndense, não entendam como uma ofensa a vocês, eu sei que o RS tem habitantes com atraso mental em proporções parecidas com as do resto do mundo, ok?)
O teclado é que nem papel? Aceita tudo? Ou será que alguém vai exigir dados?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Iraquehttp://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/06/26/ato_publico_no_rio_alerta_para_4_mil_assassinatos_que_ocorrerao_no_segundo_semestre_1393582.html___________________________________________________________
É realmente um direito seu não votar em terroristas, é até um direito seu achar que o Gabeira é ou foi terrorista ... óbvio que eu não concordo com esta posição. Mas há quem concorde que a ditadura foi um Estado de Direito, construido com base na legalidade e na democracia, e que portanto os que a combatiam eram criminosos... e há também os que acham que o que rolou foi uma guerra de quadrilhas (que deve ser o seu caso): que a ditadura criminosa deveria ter sido combatida de forma pacífica e ordeira, talvez à moda Ghandi.
Não vamos nos ater a isso, até porque tem um tópico fresquinho (que eu vou revisitar daqui a pouco) falando sobre o assunto.
Por outro lado: difícil negar que os quatro mandatos de Gabeira (por três dos quais eu sou um dos orgulhosos culpados) foram da mais absoluta integridade, decência, coerência, respeito aos ideais democráticos e plenamente representativos das vontades de seus eleitores. Mas também deixemos pra lá...
O que me interessou de verdade no seu post, Felius, foi a frase negritada. Você deve morar no Rio, então deve estar bem por dentro desta eleição, ter um mínimo de conhecimento sobre os seis ou sete principais concorrentes. É que eu acho que nunca na história desta cidade tantos candidatos relativamente (alguns muito) bons apareceram juntos. E você diz que quanto ao resto a coisa tá preta...
Que nomes na política carioca (ou nacional) ou até fora da política (celebridades politizadas, economistas, empresários, padres, sei lá...) te animariam nesta eleição, Felius?