Assisti hoje o filme, gostei bastante: o filme prende tua atenção até o final, sempre recheado com boa fotografia, diálogos, situações. As cenas de ação são bem reais, a ponto de eu me assustar em uns momentos.
Sobre essa romantização do bandido, eu acho exagero. Em muitos momentos do filme é oferecido ao protagonista escolhas, e é infelizmente após uma sucessão de escolhas ruins, somadas sim ao contexto em que ele é inserido, que levaram ele onde foi. O objetivo desses filmes é justamente mostrar algo além do "Bandido bom é bandido morto" que infelizmente a nossa sociedade pensa todos os dias, não tem porquê ficar cismando só porque o roteiro tenta mostrar todos os "poréns" da história.
É interessante que assistir também o documentário do José Padilha sobre o assunto, dá para ver que o filme foi bem realista sabendo usar bem os artifícios da ficção. Mais interessante é que o documentário é equilibrado mas, infelizmente, no final acaba canonizando no Sandro e colocando a culpa do caso na polícia e sociedade.