Duas pessoas biologicamente idênticas, que estivessem no mesmo estado mental, e tivessem exatamente as mesmas lembranças; teriam as mesmas reações?
Não. Estude o comportamento dos gêmeos.
Nas condições habituais mesmo gêmeos univitelinos apresentam vivências diferentes o que leva a desenvolvimento psíquico diferenciado , embora tenham o mesmo genótipo.
SE fosse possivel que ambos tivessem as
mesmas experiências , na
mesma intensidade ( ou seja suas histórias pessoais também fossem indistinguíveis) é bem provavel que suas reações as mesmas situações fossem idênticas.
Ser inteligente não é um direito , mas uma contigência , você nasce com ela.
Livre arbitrio significa escolha livre ( isto é óbvio , não?) e nenhuma escolha é livre , todas são determinadas , ainda que não possamos ter consciência de todas as causas que determinam nossas escolhas.
Meu amigo voce está partindo de um princípio de que Deus não existe. É claro e evidente que se pensarmos desta maneira concluiremos semelhantemente que a vida em sí não tem sentido. O livre arbítrio sem a existência de Deus nos tornará um escravo da natureza, mas quando levamos as coisa para um lado do criador nós possuímos livre arbítrio para escolher o que queremos.
Como eu disse: Niguém pediu para nascer e não fomos consultados se queríamos levar uma vida assim, mas basicamente a explicação teológica mostra que o livre arbítrio está na questão de escolher e não de pedir para nascer.
Se formos nos aprofundar neste contexto veremos que realmente ninguém possui livre arbítrio neste sentido, mas tudo é questão de vontade e soberania própria. Neste ponto estamos selado para viver este tipo de vida. Quem não estiver satisfeito que procure dar sentido as palavras conforme seu livre arbítrio.
Errado , quem coloca Deus onde não deve é você.
A discussão do livre arbítrio se dá em saber se a psique humana é independente do corpo ou se é derivada deste - ou seja se há ou não uma diferença esseencial entre corpo e mente; a existência ou não de uma divindade é irrelevante para a questão.
Se há ou não sentido na vida ( qualquer que seja o significado atribuido à palavra "sentido") também é uma questão separada.