Autor Tópico: Contra uma história de opressão  (Lida 9562 vezes)

Agnes

• Visitante
Re: Re.: Contra uma história de opressão
« Resposta #25 Online: 05 de Julho de 2005, 19:10:22 »
Citação de: Poindexter
Citação de: Agnes

Ôi, Dantas ! Obrigada pela lembrança !   :D

E Euzébio, parabéns pelo tema do tópico. Peter Singer é sempre "A escolha" !

Que bom que você voltou!  :)

Legal, Poindexter ! Discordamos em absolutamente tudo mas voce é bacana !   :lol:

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
« Resposta #26 Online: 06 de Julho de 2005, 10:40:32 »
Citação de: Rhyan
No livro dos espíritos, sobre está questão, os 'espíritos superiores' dizeram assim:
"Carne nutre a carne."

Quem sou eu para duvidar dos 'espíritos superiores'?

Sim, nutre. Entre leões e abutres. Entre vermes e hienas.
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #27 Online: 06 de Julho de 2005, 10:42:56 »
Citação de: Luis Dantas
Devíamos chamar a Agnes do RV para o fórum...

Grande Agnes! Seja bem vinda, mais uma vez...

Rhyan

• Visitante
« Resposta #28 Online: 06 de Julho de 2005, 13:48:56 »
Citação de: Euzébio
Citação de: Rhyan
No livro dos espíritos, sobre está questão, os 'espíritos superiores' dizeram assim:
"Carne nutre a carne."

Quem sou eu para duvidar dos 'espíritos superiores'?

Sim, nutre. Entre leões e abutres. Entre vermes e hienas.

Bom, a questão era se é moralmente errado comer carne, e essa foi a resposta que Kardec obteu.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #29 Online: 06 de Julho de 2005, 17:03:23 »
Devíamos chamar a Agnes do RV para o fórum...

Li um texto do Singer e achei muito bom. Era sobre a Eutanásia.

Com relação aos animais, abri um tópico para nos perguntar se isso inclui TODOS os animais. Acho aberrante o que fazem com os animais, porém, não deixo de comer carne. E aí..? Quando vejo uma muriçoca, dou-lhe uma mãozada e, paahh... cai mortinha. Uma barata então...

Qual o universo animal que defendemos? os vertebrados? os domésticos?
Acho que é uma piração... ou defendemos todos os animais e eticamente ficamos de bem com nossa consciência. OU defendemos PARTE do reino animal e teremos uma ética particular.

Como sair dessa enrrascada?
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
Re.: Contra uma história de opressão
« Resposta #30 Online: 06 de Julho de 2005, 17:20:06 »
só não discuto com vegetarianos que dizem não comer carne por que não gostam de carne, que pra mim é o mesmo que não comer doce porque não gosta de doce, qq outra justificativa, pra mim, é forçada e tem fundo na empatia.
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #31 Online: 06 de Julho de 2005, 17:56:28 »
E qual é o problema de justificar com base na empatia?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
« Resposta #32 Online: 06 de Julho de 2005, 18:12:23 »
E qual é o problema de justificar com base na empatia?
o problema não é a empatia, é que nenhum (ou quase nenhum) admite que não come carne devido a empatia, e arranja trocentas desculpas, apesar de deixar transparecer implicitamente que não come pq repudia a dor.

(eu tenho que complementar isso, mas não tô cnseguindo escrever :? )
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 08 de Julho de 2005, 04:08:35 »
Li um texto do Singer e achei muito bom. Era sobre a Eutanásia.

esse:
http://www.clubecetico.org/forum/viewtopic.php?t=1324&highlight=alemanha
?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #34 Online: 08 de Julho de 2005, 08:58:24 »
Citação de: hugo
Com relação aos animais, abri um tópico para nos perguntar se isso inclui TODOS os animais. Acho aberrante o que fazem com os animais, porém, não deixo de comer carne. E aí..? Quando vejo uma muriçoca, dou-lhe uma mãozada e, paahh... cai mortinha. Uma barata então...

Aí há uma grande diferença. Uma coisa é você matar um inseto que pode ser nocivo à sua saúde ou a saúde de outrem. A outra é matar para se alimentar, ou alimentar um vício (o de comer carne animal). Ao se deparar com uma cobra venenosa, ninguém pensará em lhe acariciar o corpinho escamoso. Ou mesmo ao se ver frente à frente a um escorpião ou uma aranha igualmente venenosos.

Ainda assim, se há muriçocas ou baratas por perto, a responsabilidade por elas estarem ali é toda nossa, pelo nosso descuido com a higiene local.

Citação de: hugo
Qual o universo animal que defendemos? os vertebrados? os domésticos?
Acho que é uma piração... ou defendemos todos os animais e eticamente ficamos de bem com nossa consciência. OU defendemos PARTE do reino animal e teremos uma ética particular.

Como sair dessa enrrascada?

Se tiver que matar o animal para sobreviver, eu mato. Minha vida - ou a dos meus - está em primeiro lugar. No entanto, se eu posso muito bem me alimentar de vegetais, eu não vou matar o animal para minha alimentação.

Quando houver uma alternativa para a alimentação que poupe igualmente a vida dos vegetais, eu a assumirei.

Simples assim.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #35 Online: 08 de Julho de 2005, 10:38:03 »
Quando houver uma alternativa para a alimentação que poupe igualmente a vida dos vegetais, eu a assumirei.

Quando houver uma alternativa para a alimentação que poupe igualmente a vida de animais e vegetais, eu a assumirei. Enquanto isso não vou assumir que um é melhor do que o outro baseado em simples empatia confundida como valor moral.

Alguns vegetarianos acusam os que comem carne de especismo, isto é, favorecer a própria espécie em detrimento de outras. Mas o que fazem é justamente escolher o que é "vida preciosa" baseada na empatia, isto é, quanto mais parecido com o ser humano mais preciosa é a vida. E no final das contas quem é hipócrita então?

O pior é que acusar de especismo é uma falta de senso crítico pois quando se constroi uma unica casa que seja se está destruindo um pedaço de ecossistema que prejudica outras especies. E morar em casas é completamente dispensável, não é mesmo? O que se dirá de uma cidade inteira... Quantos animais não foram prejudicados por uma cidadezinha por mais mixuruca que seja?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #36 Online: 08 de Julho de 2005, 13:45:10 »
Marcelo, não vejo hipocrisia alguma em reconhecer que até onde se pode perceber os animais são mais sofisticados em seus repertórios do que as plantas, e por isso são também capazes de sofrer mais.

Sim, podíamos ter mais consciência ecológica.  Mas se não temos, nem por isso o sofrimento de animais deixa de ser real.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #37 Online: 08 de Julho de 2005, 13:58:37 »
Sim, podíamos ter mais consciência ecológica.  Mas se não temos, nem por isso o sofrimento de animais deixa de ser real.

Comento sobre os que consideram que "vidas animais" não podem ser dispostas pelos humanos para alimentação, com ou sem sofrimento. Os críticos do especismo, eles mesmos especistas ou "empatistas", não se restringem a condenar que animais sejam confinados ou, de alguma forma, mal tratados. A crítica inclui essas práticas mas a elas não se restringem. Algumas são interessantes como as que se referem ao impacto ambiental e otimização da relação entre pessoas alimentadas por recursos utilizados. Outras se resumem a uma visão de que "a minha moral arbitrária é superior à moral arbitrária dos outros".

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #38 Online: 10 de Julho de 2005, 15:13:43 »
Citação de: Marcelo Terra

Quando houver uma alternativa para a alimentação que poupe igualmente a vida de animais e vegetais, eu a assumirei. Enquanto isso não vou assumir que um é melhor do que o outro baseado em simples empatia confundida como valor moral.

Não nego que a vida dos vegetais é igualmente valiosa, mas se eu tiver que escolher entre a dos bichos ou a das plantas, fico com a dos primeiros, pelo simples fato de o sofrimento dos bichos ser muito mais patente e visível que o das plantas. O ideal mesmo seria não precisarmos de VIOLÊNCIA alguma para nos mantermos vivos, e para isto, a alimentação através do prana é a mais indicada. Como ainda falta muuuito para isto acontecer, vou poupando ao menos uma das duas formas de vida - a animal e a vegetal.

Alguns vegetarianos acusam os que comem carne de especismo, isto é, favorecer a própria espécie em detrimento de outras. Mas o que fazem é justamente escolher o que é "vida preciosa" baseada na empatia, isto é, quanto mais parecido com o ser humano mais preciosa é a vida. E no final das contas quem é hipócrita então?

Só pelo fato de uma das duas formas de vida ser poupada já é um grande avanço. Quisera podermos poupar a outra também, né? Até podemos fazê-lo, diminuindo o nosso afã de comer.

O pior é que acusar de especismo é uma falta de senso crítico pois quando se constroi uma unica casa que seja se está destruindo um pedaço de ecossistema que prejudica outras especies. E morar em casas é completamente dispensável, não é mesmo? O que se dirá de uma cidade inteira... Quantos animais não foram prejudicados por uma cidadezinha por mais mixuruca que seja?

E o que dizer das usinas hidrelétricas? E a fumaça preta que sai das chaminés, ou da combustão dos motores de automóveis e caminhões? Que tal os detritos atirados aos rios pela indústria?

A civilização tecnológica é esta grande merda que você está vendo aí.

E, não satisfeitos com tanta matança, ainda temos que colocar em nossos pratos seus restos mortais, pobres bichos!

Flytronix

• Visitante
« Resposta #39 Online: 11 de Julho de 2005, 15:05:08 »
Citação de: Peter Nazinger

''Em seu comportamento com os animais, todos os homens são nazistas.'' A frase é do escritor judeu Isaac Bashevis Singer, citada no livro Libertação animal.

ÓÓÓ tadinho dos animais... Esses predadores malvados, cometeram o pecado de comer da maçã no paraíso!! Nazistas! Esses leões, cometem crimes hediondos ao destroçarem zebras e cervos, ainda vivos! Quanto sofrimento! E os ratinhos do deserto então, vítimas das nefastas águias, que com suas garras fazem pedacinhos dos pobres ratinhos, ainda vivos também. Devemos proibir esse morticínio! Prendamos em jaulas todos esses carniceiros perversos!

:shock:

A que ponto chegamos hein? De predadores, querem que nos transformemos em bezerrinhos em um pasto. É a tal decadência humana. Eu gosto é de um bom CHURRASCO, eu sou humano, oras!  :twisted:  :evil:  :hihi:

Flytronix

• Visitante
« Resposta #40 Online: 11 de Julho de 2005, 15:17:36 »

Só pelo fato de uma das duas formas de vida ser poupada já é um grande avanço. Quisera podermos poupar a outra também, né? Até podemos fazê-lo, diminuindo o nosso afã de comer.

Euzébio, não são todos os seres humanos que são capazes de se alimentar de luz. :?  :(

Flytronix

• Visitante
« Resposta #41 Online: 11 de Julho de 2005, 15:24:06 »
Citação de: bruno
rapaz, adoro rodízio. minha lógica ao ir em um rodízio é bem brasileira: dar prejuízo. os caras vem oferecendo queijinho no espeto, abacaxi com canela, pãozinho de queijo.... novato aceita, enche o estômago e dá lucro pro dono da churrascaria. mas eu sou macaco velho já. no meu prato só entra carne, picanha de preferência, nada de abacaxi com canela. e com muitaaa calma, pra comer mais e dar mais prejuízo  :lol:

Pense no ratinho do deserto  :cry:  :(

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #42 Online: 11 de Julho de 2005, 16:53:36 »
Citação de: Flytronix
Eu gosto é de um bom CHURRASCO, eu sou humano, oras!  :twisted:  :evil:  :hihi:

A diferença entre você e um carnívoro de verdade é que você come carne pelo prazer de comer, enquanto o carnívoro o faz para sobreviver.

Experimente inverter as posições! Vá à selva, procure uma presa ainda viva (pois do contrário, te chamarão de carniceiro), persiga-a, encurrale-a, crave as tuas unhas e os teus dentes em seu pescoço e estraçalhe seu coro e sua carne!

Nota: mas tens que comer o bicho ali mesmo, sem os truques do sal e do tempero, sentindo o seu sangue ainda quente escorrendo pelos teus lábios...

:enjoo:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 11 de Julho de 2005, 17:10:52 »
não somos leões, euzébio, somos primatas. sem essa de unhas e dentes, nosso negócio é lanças e pedras.
porque cozer a carne é antinatural? só porque o fazemos hoje? nossos ancestrais de milhares de anos atrás também o faziam, toscamente.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 11 de Julho de 2005, 17:19:08 »
Gostaria de ver o Euzébio pendurado em um galho de uma árvore...

Flytronix

• Visitante
« Resposta #45 Online: 11 de Julho de 2005, 17:20:48 »
Eu gosto é de um bom CHURRASCO, eu sou humano, oras!  :twisted:  :evil:  :hihi:

A diferença entre você e um carnívoro de verdade é que você come carne pelo prazer de comer, enquanto o carnívoro o faz para sobreviver.

E qual o problema com o prazer? O prazer me leva a comer e o que como é o que me faz sobreviver. O mesmo com um leão.

Experimente inverter as posições! Vá à selva, procure uma presa ainda viva (pois do contrário, te chamarão de carniceiro), persiga-a, encurrale-a, crave as tuas unhas e os teus dentes em seu pescoço e estraçalhe seu coro e sua carne!

Nota: mas tens que comer o bicho ali mesmo, sem os truques do sal e do tempero, sentindo o seu sangue ainda quente escorrendo pelos teus lábios...

E pra já!! Libere a caça, que eu farei com todo prazer! Só que no meu tempo, Euzébio, usamos de armas para caçar, e de fogo para esquentar a carne! Que se desfaça essa lei de proibição de caça, e poderemos unir o útil ao agradável: eu pego meu rifle, convoco uns amigos, e saímos pra se divertir em uma caçada, seguida de churrascada. Ótima idéia, eu apoio!

Skorpios

• Visitante
« Resposta #46 Online: 11 de Julho de 2005, 17:23:30 »
Citação de: Fernando

:forca: ??????????  :D  :D  :D

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #47 Online: 14 de Julho de 2005, 09:50:51 »
não somos leões, euzébio, somos primatas. sem essa de unhas e dentes, nosso negócio é lanças e pedras.

Não sabia que primatas usavam lanças e pedras para caçar suas presas.

porque cozer a carne é antinatural? só porque o fazemos hoje? nossos ancestrais de milhares de anos atrás também o faziam, toscamente.

Não disse que é anti-natural, mas um verdadeiro carnívoro que se preze não vai perder tempo com sua presa, assando-a!

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #48 Online: 14 de Julho de 2005, 09:58:52 »
Citação de: Fernando

Anh... pelo pescoço?

♪♪♪
 :fiu-fiu:

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #49 Online: 14 de Julho de 2005, 10:10:28 »

E qual o problema com o prazer? O prazer me leva a comer e o que como é o que me faz sobreviver. O mesmo com um leão.

Animal algum come por prazer, Fly.

O problema em saciar o seu prazer é o sofrimento que isto causa a outros seres.

E pra já!! Libere a caça, que eu farei com todo prazer! Só que no meu tempo, Euzébio, usamos de armas para caçar, e de fogo para esquentar a carne! Que se desfaça essa lei de proibição de caça, e poderemos unir o útil ao agradável: eu pego meu rifle, convoco uns amigos, e saímos pra se divertir em uma caçada, seguida de churrascada. Ótima idéia, eu apoio!

Nota 2: Sem os artifícios da caça inventados pelo 'onívoro' homem...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!