Bom, como eu cheguei atrasado na discussão, vou fazer só um pequeno comentário: O livro "Tábula Rasa" do Pinker em certo ponto cita um esquema de que o alcance da ética das pessoas se extende em "círculos". Por exemplo, algumas pessoas acham que a ética só se extende a seus familiares, outros incluem seu grupo de amigos, vários incluem só os nascidos no mesmo aís ou os pertencentes à mesma "raça" ou classe social. As pessoas dentro do círculo merecem um tratamento ético, enquanto as que estão fora são consideradas sub-humanas. Por exemplo, os nazistas eram boas pesoas uns com os outros, com seus familiares e com seus compatriotas; em compensação perseguiam os judeus porque não os achavam digno do mesmo tratamento.
Hoje em dia o comum e desejável é que o círculo de cada pessoa se extenda sobre toda a humanidade, embora muitas pessoas, por serem racistas ou anti-semitas, ou homófobas ou sei lá criam excessões.
Muitos carnívoros ainda põe os cães e gatos dentro do círculo, os "vegetarianos-éticos" tentam incluir outros animais também nessa envoltória, mas eu acho que essa extensão é completamente abitrária. O que faz as pessoas gostarem de cães e gatos é empatia, mas isso não impede os coreanos, que não necessariamente nutrem da mesma empatia, de comer cachorros. Eu não tenho a mínima empatia por vacas, mas não é nem desinformação e nem maldade. É que o círculo não pode se expandir indefinidademente! Tem uma galera que acha errado comer até plantas, e só se alimenta daquilo que as plantas e animais "querem" que seja comido, como leite e frutas. Em algum ponto isso tem que parar, se não tomar antibióticos ainda vai ser considerado crime.