Autor Tópico: Contra uma história de opressão  (Lida 9564 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Contra uma história de opressão
« Resposta #75 Online: 16 de Julho de 2005, 17:48:39 »
Citação de: Rhyan
Tá bricando que os cães não tem conciência de si mesmos? Sério?

Nunca vi nenhuma informação de que eles tivessem conciência. O pior é que dada a proximadade entre homens e cachorros, eles já devem ter sido bastante estudados, então eu arriscaria dizer que se eles conscientes essa informação seria bastante divulgada.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #76 Online: 16 de Julho de 2005, 21:16:10 »
Citação de: Gabriel dCF
Nunca vi nenhuma informação de que eles tivessem conciência. O pior é que dada a proximadade entre homens e cachorros, eles já devem ter sido bastante estudados, então eu arriscaria dizer que se eles conscientes essa informação seria bastante divulgada.

Devo ter lido algo sobre isso, mas faz tanto tempo que nem lembro se li.
Acho que não é necessário uma inteligência avançada (para os animais) para ter noção da própria individualidade.
Convivendo com animais de estimação, não da pra imaginar que eles não tenham essa noção.
Lembrei que eu li num livro sobre educar cães, que os cães acham que são os comandantes dentro da família quando não são bem educados. E também comentava que ele não tinha a noção que era diferente dos 'parentes'. Acho que é verdade, faz sentido, eles se comportam assim mesmo.
Pra ter esses pensamentos é óbvio que ele tem que ter noção de sua individualidade.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re.: Contra uma história de opressão
« Resposta #77 Online: 16 de Julho de 2005, 21:33:04 »
Mas então quela é a característica que marca a consciência?

Offline Axia

• Nível 13
  • *
« Resposta #78 Online: 18 de Julho de 2005, 01:28:18 »
Citação de: Rhyan
Ao que eu saiba os únicos animas que comprovadamente têm consciência são os chimpanzés, os gorilas, os golfinhos e os elefantes. Uma característica exclusiva da consciência não é a noção de que você é um indivíduo?

É...
Tá bricando que os cães não tem conciência de si mesmos? Sério?
Eu já sabia que os únicos animais que se reconhecem no espelho são os chipanzés e os golfinhos (não lembro se os gorilas também).

:? Hum! Acho que meus cachorros reconhecem-se no espelho, e passaram a ignorar por causa disso! No primeiro dia em que mostrei um espelho para meus cachorros eles se assutaram, pensaram que era outro cachorro e foram procurar atrás do espelho o suposto novo bichinho da casa. Entenderam o espelho como uma janela.
 :) Depois que perceberam que atrás do espelho não tinha outro animal ficaram confusos, aí eu acenei no espelho e mostrei a eles que era um reflexo. Reconhecendo uns aos outros e as pessoas da casa no reflexo, eles passaram a ignorar o espelho a partir daí.
 :wink: Foi o que eu entendi da experiência, pois a repeti varias vezes depois (com meses de diferença) e eles não se assustaram mais ou pocuraram atrás do reflexo.

Axia
"eu já disse que não sou a pessoa mais indicada para falar sobre isso?"

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #79 Online: 18 de Julho de 2005, 05:32:50 »
Mas então qual é a característica que marca a consciência?

Se você tiver uma resposta definitiva e convincente, vai causar uma revolução em departamentos inteiros de ciências humanas ao longo do planeta inteiro.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 18 de Julho de 2005, 15:48:38 »
Citação de: Luis Dantas

Se você tiver uma resposta definitiva e convincente, vai causar uma revolução em departamentos inteiros de ciências humanas ao longo do planeta inteiro.

Na verdade eu acho que a questão é para as biológicas.

(Gabriel e seu preconceito contra as ciências humanas.)

Rhyan

• Visitante
« Resposta #81 Online: 18 de Julho de 2005, 17:08:40 »
Citação de: Luis Dantas

Na verdade eu acho que a questão é para as biológicas.

(Gabriel e seu preconceito contra as ciências humanas.)

Acho que a neurologia explica alguma coisa sobre isso.
Pena que a Patrícia da STR não freqüenta este fórum.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!