Autor Tópico: O sentido da vida. Qual o significado da vida?  (Lida 76095 vezes)

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
Re: O sentido da vida. Qual o significado da vida?
« Resposta #375 Online: 15 de Outubro de 2008, 11:59:22 »
Provavelmente vai sair m*rda, mas vou tentar filosofar um pouco...

Porque a vida deveria ter algum sentido???

Quando falamos em sentido estamos fazendo julgamentos de valor e estes julgamentos fazemos enquanto humanos que somos, logo tais julgamentos sao antropocentricos...
São relativos a nós enquanto humanos.

Perguntar se a vida tem ou nao sentido em si mesma e se tiver qual é o sentido, me parece como perguntar qual é o sentido da lógica ou das equações do 2o grau!

Voce não ve, que quando fala na vida em si mesma, esta excluindo todo o carater antropocentrico que nossa percepcao atribui a ela ( em si mesma e não para-nós)?
E, se fazemos juizos de valor enquanto humanos que somos e ao mesmo tempo descartamos o que ha de referente a nós quando pensamos em vida ou tentamos defini-la, que sentido sobrará para ela? sentido este que só existirá enquanto um constructo que nasce da nossa percepção do que é a vida.

Eis o que acontece: nenhum sentido.
Do mesmo modo que 2345 + 7868564 em si mesmo nao tem sentido algum.

E ela nao deixa de ser interessante, quer tenha ou nao sentido.
O universo nao tem que ser todo classificado em coisas boas e ruins, com ou sem sentido, com ou sem proposito, para atrair o interesse e a admiracao de um cientista ou estudante. Muito pelo contrario, estas questoes nao fazem a menor diferenca.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2008, 12:03:31 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #376 Online: 15 de Outubro de 2008, 12:10:47 »

Eu sou crente e tenho fé de que a vida tem algum sentido :D

E justamente por isso, é crença e fé. Mas que tem, isso tem :D

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #377 Online: 15 de Outubro de 2008, 12:48:44 »
Você está fazendo maremoto em copo d'água, Erivelton.  A vida não precisa desse sentido que você insiste em querer ver garantido "desde o início".
Este é o seu modo de pensar e ver as coisas.
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #378 Online: 15 de Outubro de 2008, 12:53:17 »
O universo nao tem que ser todo classificado em coisas boas e ruins, com ou sem sentido, com ou sem proposito, para atrair o interesse e a admiracao de um cientista ou estudante. Muito pelo contrario, estas questoes nao fazem a menor diferenca.
Porque a vida não poderia ter algum sentido?
Este é o seu modo de pensar. Filosofias da vida.

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
« Resposta #379 Online: 15 de Outubro de 2008, 12:57:55 »
Olá Erivelton, boa tarde...Gostei de seu tópico, e  respondendo :
O sentido da vida é exatamente fazer a vida valer a pena segundo suas próprias concepções de felicidade.
Para mim: é viver e deixar viver  no respeito e fraternidade a todos os  semelhantes, redescobrindo e  refazendo  conceitos, aprendendo e ensinando e acima de tudo registrando sua  'marca' no mundo, mesmo que seja apenas  para os que o cercam, como em sua familia , por exemplo.
O  amor é ilimitado, distribuí-lo por aí já é um bom começo.
Bjs
« Última modificação: 15 de Outubro de 2008, 13:57:00 por Memphis Belle »
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #380 Online: 15 de Outubro de 2008, 13:05:49 »
Olá Erivelton, boa tarde...Gostei de seu tópico, e  respondendo :
O sentido da vida é exatamente fazer a vida valer a pena segundo suas próprias concepções de felicidade.
Para mim é viver e deixar viver  no respeito e fraternidade a todos os  semelhantes, redescobrindo e  refazendo  conceitos, aprendendo e ensinando e acima de tudo registrando sua  'marca' no mundo, mesmo que seja apenas  para os que o cercam, como em sua familia , por exemplo.
O  amor é ilimitado, distribuí-lo por aí já é um bom começo.
Bjs
Que a paz esteja entre nós.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #381 Online: 15 de Outubro de 2008, 13:29:17 »
Mestre,
Tendo deus criado um sentido sem se dar ao trabalho de explicá-lo restou pouco a fazer senão apoiar-nos na complexidade bruta da matéria!
Agora voce disse tudo.
O plano divino é baseado na fé. Acredita quem quiser. Entendeu!
No resto as nossas atitudes morais farão a diferença.

Mestre,
Se é na base do acredita quem quiser, por que tantos apóstolos, patores, missionários etc.?
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #382 Online: 15 de Outubro de 2008, 13:30:37 »
Porque a vida não poderia ter algum sentido?
Este é o seu modo de pensar. Filosofias da vida.

Mestre,

A explosão de uma supernova é boa ou má?
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #383 Online: 15 de Outubro de 2008, 15:07:25 »
Isso se chama "self-service". Os seres humanos estão vivos, nada mais esperado do que querer um sentido à própria vida. Um morto não se interessa em dar sentido a uma vida, ou um vivo não se interessa por dar sentido a uma rocha.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #384 Online: 15 de Outubro de 2008, 22:38:38 »
Ah, Fox, então aquele kilo que eu vou almoçar se chama como ? Self-inducted food ? :P
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #385 Online: 16 de Outubro de 2008, 07:56:14 »
Mestre,
Se é na base do acredita quem quiser, por que tantos apóstolos, patores, missionários etc.?
Tudo é baseado na fé.

Mestre,
Quando é para o bem tudo é aceito.

Entre tantas igrejas apenas existe um cristianismo perfeito que não se iguala a nenhuma delas.
É por esta que todos seremos julgados.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #386 Online: 16 de Outubro de 2008, 08:02:16 »
Pensando bem, Erivelton é mesmo o profeta dos ateus.  Tem uma certa coerência.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #387 Online: 16 de Outubro de 2008, 08:05:22 »
Mestre,
Tudo é baseado na fé.

Mestre,

Entre tantas igrejas apenas existe um cristianismo perfeito que não se iguala a nenhuma delas.

Vamos de novo, Erivelton: a explosão de uma supernova é boa ou má ?
Eu vou mais além na excelente pergunta do Lord :

-> uma abelha cair e morrer é bom ou ruim ?
-> a queda de um meteorito é bom ou ruim ?
-> usar sapatos marrons é bom ou ruim ?
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #388 Online: 16 de Outubro de 2008, 08:08:28 »
Isso se chama "self-service". Os seres humanos estão vivos, nada mais esperado do que querer um sentido à própria vida. Um morto não se interessa em dar sentido a uma vida, ou um vivo não se interessa por dar sentido a uma rocha.
Argumentos ateístas buscam na filosofia algo para tentar explicar quando dizem que a vida não tem sentido. Muitas pessoas em estado de depressão perdem o sentido da vida. Este grau varia de sentido de acôrdo com a taxa de entusiasmo. Estas pessoas não querem saber se a vida tem ou não sentido.
Posso dizer que estas pessoas já chegaram no fundo do posso e mesmo que adinda com palavras tentam se justificar não vencerá ninguém, pois afirmam que a vida nada é.
Este sentido cêntrico acabou e na verdade nada se passa de uma vida sem sentido. A vida no seu estado bruto já era e não se teria qualquer sentido estar discutindo sôbre ela.
Em função disto num estado mais exagerado pessoas chegam ao suicídio, perdem o sorriso, se trancam num quarto, perdem os amigos, não respeita mais o seu semelhante, possuem ira de Deus e outras coisas a mais que não prefiro comentar...É isto que a psicologia vê no seu dia a dia.
Quando as pessoas se desprendem do conceito Deus passam a viver uma vida particular tomando suas próprias atitudes e praticando e absorvendo tudo aquilo que lhe dá vontade.
Quem estiver na frente que saia dela, pois a vontade de falar será grande.
Eu penso que o sentido da vida não começa aonde ela acaba e sim quando temos um encontro com ela.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #389 Online: 16 de Outubro de 2008, 08:17:38 »
Jcatino eu não sou um entendedor de toda a verdade e também possuo minhas dúvidas na qual não entendo. Posso colocar várias delas aqui, mas como exemplo não entendo porque o terremoto mata milhões de pessoas.
Jesus disse: Haverá terremotos em vários lugares...Jesus conhecia as placas tectônicas?
Muitos teólogos possuem suas explicações para tal evento e a princípio podemos perceber que seja alguma coisa má, mas talvez implica para um bem num sentido global.
Tenho minhas idéias, mas não sou nenhum dono da verdade. Creio que estamos evoluindo para um futuro muito feliz. O choro pode durar dia, meses, anos e até a vida toda, mas a eternidade será feliz.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #390 Online: 16 de Outubro de 2008, 08:17:54 »
Mestre,
Tudo é baseado na fé.

Mestre,

Usar sapatos marrons com terno azul é muito brega Catino! :biglol:

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #391 Online: 16 de Outubro de 2008, 08:31:43 »
como exemplo não entendo porque o terremoto mata milhões de pessoas.
Jesus disse: Haverá terremotos em vários lugares...Jesus conhecia as placas tectônicas?
Apesar de você fazer uma confusão tão grande nas sentenças que deixam suas frases muito dificeis de se compreender, vou tentar responder isso. E é até simples.

Durante grande parte da existencia humana se desconhecia a existencia das placas tectonicas, de fato, a descoberta das placas é um acontecimento recente (século XX, lá prá década de 60, se não me falha a memória). Acontece que isso de forma alguma anula os efeitos que o movimento das placas causam. Ou seja, não saber que os terremotos são causados pelas placas tectonicas não impedem-nas de se moverem e de causarem tremores de terra, e não impendem de seres humanos sentir o efeito desses movimentos.

Você deveria se envergonhar de ainda ter perguntas tão infantis como essa. Essas coisas eu esperaria de uma criança de 8, 9 anos (ou menos)...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #392 Online: 16 de Outubro de 2008, 08:44:22 »
Durante grande parte da existencia humana se desconhecia a existencia das placas tectonicas, de fato, a descoberta das placas é um acontecimento recente (século XX, lá prá década de 60, se não me falha a memória). Acontece que isso de forma alguma anula os efeitos que o movimento das placas causam. Ou seja, não saber que os terremotos são causados pelas placas tectonicas não impedem-nas de se moverem e de causarem tremores de terra, e não impendem de seres humanos sentir o efeito desses movimentos.
Você deveria se envergonhar de ainda ter perguntas tão infantis como essa. Essas coisas eu esperaria de uma criança de 8, 9 anos (ou menos)...
Voce analisou as coisas num sentido menos complexo.
Háverá GUERRAS, FOMES E TERREMOTOS. Aqui se entendem em tremores de grandes escalas.
Outra coisa: Onde está documentado a não ser nas escrituras que a tremeu em pequena escala?

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #393 Online: 16 de Outubro de 2008, 08:50:18 »
WTF??? digo

Que????
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #394 Online: 16 de Outubro de 2008, 08:54:00 »
Em verdade voz digo, Tupac, que Erivelton veio para testar a nossa fé, e não para explicá-la.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #395 Online: 16 de Outubro de 2008, 09:02:48 »
Em verdade voz digo, Tupac, que Erivelton veio para testar a nossa fé, e não para explicá-la.
:umm: Bem que eu disse que ateísmo é por mim considerado uma religião de pouca fé  :ok:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #396 Online: 16 de Outubro de 2008, 09:06:51 »
Neste momento, talvez seja uma religião de seleção entre tipos de fé.  Nem toda fé serve, você sabe.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #397 Online: 16 de Outubro de 2008, 09:13:27 »
Se lembra quando um pai desesperado chegou para o mestre e disse: Ajuda na minha falta de fé?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #398 Online: 16 de Outubro de 2008, 09:16:20 »
Foi em "O Analista de Bagé", não foi?  Na parte do Sagrado Joelhaço?

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #399 Online: 16 de Outubro de 2008, 10:13:50 »
Voce analisou as coisas num sentido menos complexo.
Háverá GUERRAS, FOMES E TERREMOTOS. Aqui se entendem em tremores de grandes escalas.
Outra coisa: Onde está documentado a não ser nas escrituras que a tremeu em pequena escala?

Mestre,
Sinto discordar de vós, mas nas pirâmides de Machu Pichulito existem hierógrifos de terremotos anteriores à narrativa bíblica.

Pode-se ler facilmente: " E houveram grandes tremores e a terra se moveu para cima e para baixo, para cima e para baixo. para cima e para baixo..."

A Narrativa refere-se a fertilização da terrra por Viracocha para a criação da raça humana a 5.000.000 de anos.

Viracocha antes da fertilização.
http://www.rosanevolpatto.trd.br/incas.html

Abraço
« Última modificação: 16 de Outubro de 2008, 19:23:39 por Lordakner »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!