Autor Tópico: O sentido da vida. Qual o significado da vida?  (Lida 76083 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: O sentido da vida. Qual o significado da vida?
« Resposta #75 Online: 29 de Setembro de 2008, 19:48:24 »
A matemática aceita evolução?

Que pergunta boba.  É claro que não.  Evolução é um processo de mudança, matemática é uma disciplina de conhecimento abstrato.  Não faz sequer sentido perguntar se matemática aceita evolução.  É como perguntar se história pode ser passada a ferro ou se geografia tem calorias.

por exemplo: Podemos afirmar que num futuro distante a raiz quadrada de 100 será igual a 11?

Não.  Mas como a comparação foi descabida, isso diz ainda menos do que diria se fosse uma comparação com alguma lógica.

Existem regras inteligêntes na natureza prontas para iniciar sua composição.

Prove.  E aproveite para dar algum sentido gramatical a essa frase bizarra.  As regras estão prontas para iniciar a composição de quem?  Delas próprias, as regras?

Se não existisse como as coisas se organizariam?

Da forma como "já" fazem, suponho?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #76 Online: 29 de Setembro de 2008, 19:51:42 »
Há uma expressão para essa situação, "pressão seletiva".  Pode à primeira vista parecer uma vontade consciente atuando, mas não é esse o caso.  É só seleção natural mesmo.
Muita conscidência, não acha?

Não, não acho.  Pois eu estudei o assunto.

A coisa é tão inteligênte que precisamos anos de faculdade para entender tudo.

O básico é bastante fácil de se aprender.  De fato, é matéria obrigatória de ensino médio.

E as vezes nem tudo aprendemos.

"Aprender tudo" é a meta dos medíocres :)

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 29 de Setembro de 2008, 20:01:22 »
Quando eles estão abertos a diálogos, entender e aprender o que os foristas daqui do fórum explica detalhe por detalhe, é obvio que surge efeitos. Comigo foi assim, cheguei teísta e com o passar do tempo fui aprendendo com as informações e posts aqui do fórum.
O duro é quando os teístas chegam e querem pregar o que sabem, com coisa que nós iremos mudar de opinião. Ficar dialogando com teístas que não tem humildade em raciocinar o que os foristas daqui explicam sobre ciência, metodologia científica, biologia e etc... e ficam dando replypost de respostas religiosas e pseudocientíficas é mesma coisa que ficar falando com a parede.

É uma nova religião chamada IDAÍSMO, ramificação do ACHISMO...

Voce dá seu argumento e eles falam qualquer coisa que soe como " E daí???" ( Idaísmo )! :biglol:

Abraço

É infelizmente... mas não sei o por que que ainda temos esperança que eles entendam. :lol:
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #78 Online: 29 de Setembro de 2008, 20:06:00 »
Porque não há tanta diferença assim entre "nós" e "eles".

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 29 de Setembro de 2008, 20:09:20 »
Há sim, a principal é que eles não querem pensar racionalmente e utilizam de artifícios como fé, crenças, supertições, pseudociência, dividande... Enquanto nós, utilizamos a razão, o ceticismo para sanar dúvidas. E a principal diferença é que muita das vezes eles não estão dispostos aceitar o que explicamos.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #80 Online: 29 de Setembro de 2008, 20:12:05 »
E todos nós nascemos dotados de raciocínio claro e perceptivo, e desprovidos de medo e superstição, certo? :)

Ou talvez não.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 29 de Setembro de 2008, 20:42:10 »
Com o tempo aprendemos e lemos a respeito dessas baboseiras de horóscopos, astrologia, pai de santo, anjos, demônios, espiritismo, mal olhado, fantasmas, ets, força do mal, cristianismo, saci, mula sem cabeça...

Olha só a infinidade de coisas superticiosas e irracionais que aprendemos o significado com o tempo...

Lógico e com certeza, só vamos fazer um \format no que aprendemos em tanto tempo se quizermos e estivermos dispostos a pensar racionalmente e e ter uma posição cética em relação a essas coisas.

A diferença de nós e eles é que a maioria de nós fomos indivíduos pensantes que nem eles, mas com o tempo optamos e aceitar, através de muita informação e leituras, e deixarmos de ter medo dessas coisas...

Mas é possível só se estiver dispostos a entender e não contra responder com fundamentos religiosos...

São duas linhas diferentes de raciocínio entre eles e nós...

Se eles continuarem argumentando com a fé, para obter um raciocínio claro e perceptivo é dificílimo... se não impossível.

Atheist

• Visitante
« Resposta #82 Online: 29 de Setembro de 2008, 20:46:01 »
Há uma expressão para essa situação, "pressão seletiva".  Pode à primeira vista parecer uma vontade consciente atuando, mas não é esse o caso.  É só seleção natural mesmo.
Muita conscidência, não acha?

Putz, caramba... Reclamou que eu passei textos muito básicos mas não leu o da seleção natural...

Atheist

• Visitante
« Resposta #83 Online: 29 de Setembro de 2008, 20:49:16 »
A vida em si não tem sentido, nem precisaria.
Mas cada um encontra sentido para sua própria vida. É assim que funciona.
Coisas que não fazem sentido por exemplo:
Colocar um alfinete dentro da geladeira, uma roupa limpa e passada em cima de uma lixeira, dizer que 1+1=10, colocar um gato para dormir dentro da geladeira e muitas outras coisas a mais...
Agora existem muitas coisas que fazem sentido e uma delas é a nossa consciência inteligênte que serve para dar sentido ou não a tudo.
O que realmente faz sentido é quando se parte de uma lógica na qual os dados são processados corretamente.
Dizer por exemplo que um doente mental é perfeito não faz sentido.
Partindo para um lado mais complexo a filosofia muda quando se trata de algo apenas material.
A consciência inteligênte existe para este propósito da evolução. Sem ela nada faria sentido.

Então... o "sentido" quem dá são os humanos. Por isso cada um acha o sentido que quiser para sua vida. Ou não. Além disso, este sentido é relativo. O que pode ser o sentido da vida para mim pode não ser para você e vice-versa. Por isso é inútil buscar um sentido para a vida quando apenas quem tem esta necessidade somos nós, para preenchermos um vazio interior causado pela evolução acelerada de nosso sistema nervoso central.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #84 Online: 30 de Setembro de 2008, 08:15:12 »
O significado da vida é servir ao Senhor Jesus e aos seus servos da Igreja, pois somos feitos para servir o Criador em humilde gratidão por estar vivo!
Qualquer coisa diferente disso é obra do demônio para nos desviar da Salvação!
Vou sair um pouco do sentido da discurssão para te fazer uma pergunta:
Se Deus existe ele não saberia de antemão que se tudo fosse pela fé não existiram milhares de pessoas que não acreditariam em sua existência?
Se é pela fé somos obrigados a acreditar nele?
Sempre afirmo meus argumentos com bases convictas. A crítica anda por aí e aceito de que forma ela vier.

Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #85 Online: 30 de Setembro de 2008, 08:28:40 »
Existem regras inteligêntes na natureza prontas para iniciar sua composição.
Prove.  E aproveite para dar algum sentido gramatical a essa frase bizarra.  As regras estão prontas para iniciar a composição de quem?  Delas próprias, as regras?
Se não existisse como as coisas se organizariam?
Da forma como "já" fazem, suponho?
Usei a matemática para mostrar em minha opinião que existe regras inteligêntes na natureza que fizeram evoluir as coisas inteligentemente.
Se o ser humano estivesse dividido a cada nascimento em pessoas normais e anormais talves questionaríamos uma evolução desprovida de algo pensado.
Sei que existem as deficiências, mas estou colocando o lado pensado da evolução.
Se ter consciência, pensar e dar sentido a tudo não faz sentido, então o que existe na natureza que coordenou inteligentemente a criação num total?
Provas luís também estou querendo, mas gostaria de saber pelas evidências na própria evolução que algo foi pensado.
De duas uma: Ou foi Deus ou a natureza pensa.
É muita conscidência exisitir perfeição onde não se pensa.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #86 Online: 30 de Setembro de 2008, 08:34:24 »
Se há deficiências, então não é perfeito.
Não existe "mais ou menos perfeito". Ou é ou não é.
Nem os cristão conseguem entender a tudo. Porque tinha que ser assim?
Quem é Deus! Alguém conheçe?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #87 Online: 30 de Setembro de 2008, 08:41:27 »
Não há regras inteligentes na natureza, não há planejamento. As coisas apenas acontecem de acordo com as propriedades da química e da física.
Que nós não sabemos como surgiram, mas não precisamos inventar um deus para explicar.
É isto que eu falei com o Luís: Nós não sabemos devido a complexidade como a coisa funciona na prática.
Se para a maioria de tudo existe uma explicação, porque não existe apenas para a organização celular?
Todos os orgãos tem uma função e usamos da inteligência para dar sentido através de uma explicação lógica.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #88 Online: 30 de Setembro de 2008, 13:19:27 »
O significado da vida é servir ao Senhor Jesus e aos seus servos da Igreja, pois somos feitos para servir o Criador em humilde gratidão por estar vivo!
Qualquer coisa diferente disso é obra do demônio para nos desviar da Salvação!
Vou sair um pouco do sentido da discurssão para te fazer uma pergunta:
Se Deus existe ele não saberia de antemão que se tudo fosse pela fé não existiram milhares de pessoas que não acreditariam em sua existência?
Se é pela fé somos obrigados a acreditar nele?
Sempre afirmo meus argumentos com bases convictas. A crítica anda por aí e aceito de que forma ela vier.

Se Deus existe uma mera apresentação direta acabaria por eliminar qualquer necessidade de fé para alguém acreditar na mera existência Dele.

Como você trata do deus bíblico, imagina um homem velho lançador de raios vestido com toga. Nesse caso, creio que uma mão colossal descendo dos céus apontando o dedo indicador para mim e uma voz ecoando "Tem certeza que Deus não existe, ateu?!" acabaria com qualquer ceticismo de minha parte. :hihi:

Mas se a sua visão de Deus for mais "abstrato", como uma espécie de pensamento que dá um rumo as nossas vidas, então "Deus existe" para cada um a partir que o indivíduo toma vergonha na cara e decide fazer algo de útil na vida para melhorar a condição dele próprio e de todos que o cercam. E a melhor parte é que podemos fazer isso continuando ateu, pois fugimos da definição vulgar de deuses... ::)

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #89 Online: 30 de Setembro de 2008, 13:28:43 »
Não há regras inteligentes na natureza, não há planejamento. As coisas apenas acontecem de acordo com as propriedades da química e da física.
Que nós não sabemos como surgiram, mas não precisamos inventar um deus para explicar.
É isto que eu falei com o Luís: Nós não sabemos devido a complexidade como a coisa funciona na prática.
Se para a maioria de tudo existe uma explicação, porque não existe apenas para a organização celular?
Todos os orgãos tem uma função e usamos da inteligência para dar sentido através de uma explicação lógica.

Que tipo de droga você usa?
Diga a verdade, você se droga toda vez que vai fazer algum comentário!!!
Pode dizer!! Diz aí!!!

« Última modificação: 30 de Setembro de 2008, 13:35:28 por Shinigami-Ateu »
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
  • O que não me mata... me torna mais forte...
« Resposta #90 Online: 30 de Setembro de 2008, 13:31:39 »
:ok: muito boa sua colocação jeaoniz
« Última modificação: 30 de Setembro de 2008, 13:36:08 por Guardião »

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #91 Online: 30 de Setembro de 2008, 23:28:14 »
:ok: muito boa sua colocação jeaoniz

Valeu, Guadrião! :hihi:

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 01 de Outubro de 2008, 07:00:00 »
.
De duas uma: Ou foi Deus ou a natureza pensa.
É muita conscidência exisitir perfeição onde não se pensa.
Repita comigo:
"Complexidade não é perfeição".
De novo:
"Complexidade não é perfeição".

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #93 Online: 01 de Outubro de 2008, 07:00:47 »
Se há deficiências, então não é perfeito.
Não existe "mais ou menos perfeito". Ou é ou não é.
Nem os cristão conseguem entender a tudo. Porque tinha que ser assim?
Quem é Deus! Alguém conheçe?
O que a sua resposta tem a ver com o meu comentário?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 01 de Outubro de 2008, 07:03:42 »
Como você trata do deus bíblico, imagina um homem velho lançador de raios vestido com toga. Nesse caso, creio que uma mão colossal descendo dos céus apontando o dedo indicador para mim e uma voz ecoando "Tem certeza que Deus não existe, ateu?!" acabaria com qualquer ceticismo de minha parte. :hihi:
Você ainda poderia pensar num truque, numa alucinação, num super-ET etc.
Talvez fosse o Galactus vindo devorar a Terra.

Se não sabemos como Deus é, não saberemos também quando ele aparecer.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #95 Online: 01 de Outubro de 2008, 08:37:12 »
Cada um tem seu próprio estoque de evolução.
Não somos forçados a acreditar que Deus existe.
Se existe uma exigência celestial está é praticar a hospitalidade.
Ateus também podem fazer isto.
O resto cada um busque a sua ciência.
Depois volto mais para falar sôbre o sentido da vida

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #96 Online: 01 de Outubro de 2008, 08:38:56 »
Mas se a sua visão de Deus for mais "abstrato", como uma espécie de pensamento que dá um rumo as nossas vidas, então "Deus existe" para cada um a partir que o indivíduo toma vergonha na cara e decide fazer algo de útil na vida para melhorar a condição dele próprio e de todos que o cercam. E a melhor parte é que podemos fazer isso continuando ateu, pois fugimos da definição vulgar de deuses... ::)
Respondi seu questionamento acima.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #97 Online: 01 de Outubro de 2008, 08:47:18 »
estoque de evolução???

"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #98 Online: 01 de Outubro de 2008, 08:50:22 »
O Erivelton usa "evolução" no sentido espírita, não no biológico.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #99 Online: 01 de Outubro de 2008, 08:54:52 »
O Erivelton usa "evolução" no sentido espírita, não no biológico.
Eu uso a evolução no sentido puramente científico.
A consciência, o pensamento não são obras da natureza?
O Deus que para mim faz sentido também tem esta postura de evolução.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!