Autor Tópico: Somália autoriza Rússia a usar força contra piratas  (Lida 11265 vezes)

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Offline Felius

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Re: Somália autoriza Rússia a usar força contra piratas
« Resposta #50 Online: 06 de Abril de 2010, 10:00:54 »
Tá na hora de fazerem uma limpa na Somália...

O problema principal é que alem de todo a dificuldade de estabilizar uma região infernal que nem essa, falta capital politico e social para quem teria mais potencial pra conseguir efetivamente faze-lo, isto é, os USA, especialmente depois do atuação deles no oriente médio. Não apenas a opinião internacional esta mais contra intervenções militares internacionais, mas a própria população americana esta contra enviar americanos para morrer em terras distantes...
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Offline Diegojaf

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Re: Somália autoriza Rússia a usar força contra piratas
« Resposta #51 Online: 06 de Abril de 2010, 10:04:27 »
Mas é uma área de interesse mundial. Tanto do poder público como do privado.

Sei la. Uma política privada que desenvolvesse a região para indústrias ou coisas do tipo poderia fazer milagres mil vezes melhores do que a atual política de despejar dinheiro pra ser distribuído como comida, remédios e vestuário.
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Offline Felius

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Re: Somália autoriza Rússia a usar força contra piratas
« Resposta #52 Online: 06 de Abril de 2010, 10:13:54 »
Mas é uma área de interesse mundial. Tanto do poder público como do privado.

Sei la. Uma política privada que desenvolvesse a região para indústrias ou coisas do tipo poderia fazer milagres mil vezes melhores do que a atual política de despejar dinheiro pra ser distribuído como comida, remédios e vestuário.
Sem dúvida. Mas entra no quesito de interesses políticos, a questão que investimentos de fato la seriam de altíssimo risco, pelo estado de guerra civil e a violência generalizada que estão presentes na Somália, alem do que, não há nenhuma garantia que, caso algum grupo consiga efetivamente tomar o poder e estabilizar o país, vá respeitar as empresas que la se instalaram.

Basicamente, não há nenhum poder central com quem poderia se negociar a abertura da região para industrialização. Ela esta totalmente aberta, na verdade, mas apenas na base da força. A multinacional que quiser se estabelecer por la vai ter que contratar mercenários extremamente bem armados...
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Offline Diegojaf

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Re: Somália autoriza Rússia a usar força contra piratas
« Resposta #53 Online: 06 de Abril de 2010, 10:19:12 »
Pior do que é, não fica...
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Offline Felius

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Re: Somália autoriza Rússia a usar força contra piratas
« Resposta #54 Online: 06 de Abril de 2010, 10:30:55 »
Pior do que é, não fica...

Há controvérsias. Entre Somália e Coréia do Norte (Onde tomaram 1984 como manual de governo. :P), quero meu Ak-47, que quero me defender das facções da guerra civil... :P

Mas mesmo assim, a questão é a motivação. Mesmo que não de pra piorar a situação da Somália em si, a empresa só vai ficar no prejuízo, alem das vidas perdidas... Nenhuma empresa particular vai pra la só pra ter prejuízo, e a opinião internacional não é muito favorável com imitações da companhia das Índias Orientais. :P
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Offline Partiti

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Re: Somália autoriza Rússia a usar força contra piratas
« Resposta #55 Online: 06 de Abril de 2010, 23:29:29 »
Somalia não é só uma guerra civil. E anarquia mesmo, no sentido Mad Max da palavra.
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Offline Felius

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Re: Somália autoriza Rússia a usar força contra piratas
« Resposta #56 Online: 07 de Abril de 2010, 00:18:26 »
Somalia não é só uma guerra civil. E anarquia mesmo, no sentido Mad Max da palavra.

Com certeza. :P Mas a palavra anarquia não tem o mesmo peso para todos. Alem do que, há duas facções tentando tomar o poder da somalia (isto é, destruir a outra, e tentar passar a ter poder a partir dai. :P), enquanto outra conseguiu estabilizar relativamente bem uma area, e quer se separar do resto da somalia.
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Re: Somália autoriza Rússia a usar força contra piratas
« Resposta #57 Online: 21 de Abril de 2010, 14:28:47 »
Piratas somalis sequestram navio com 21 tripulantes

Piratas somalis capturaram nesta quarta-feira o cargueiro "Voc Daisy", de bandeira panamenha, com 21 tripulantes filipinos (que estão bem), a cerca de 190 milhas náuticas a sudeste de Omã, segundo confirmou o Programa de Assistência Marítima (PAM), com sede no porto queniano de Mombaça.
Andrew Mwangura, diretor do PAM, disse que os piratas ainda não exigiram resgate porque "demorarão entre um dia e meio e dois dias a chegar à costa da Somália".

"Quando chegarem, entrarão em contato com o proprietário da mercadoria e com o proprietário do navio e então revelarão suas exigências", explicou Mwangura à Efe.

A missão europeia EU NAVFOR "Atalanta", que patrulha as águas do golfo de Áden e do Índico para proteger navios comerciais de ataques piradas, também confirmou o sequestro em comunicado.

"O 'Voc Daisy' enviou sinal de alarme antes que quatro piratas, armados com três fuzis AK47 e um lança-granadas, invadiram o navio e cortaram suas linhas de comunicação", detalhou o comunicado da EU NAVFOR.

Com o de hoje, os piratas somalis têm em seu poder pelo menos 24 navios, com um mínimo de 405 pessoas sequestradas, segundo números da organização ambientalista Ecoterra, com sede em Nairóbi (Quênia) e que se dedica a vigiar a pesca ilegal e os atos de pirataria em águas do Índico e do golfo de Áden.

A Somália não conta com um Estado ou um Governo efetivo desde 1991, quando o ditador Siad Barre foi derrubado, o que deu lugar um conflito entre diferentes clãs, senhores da guerra e milícias islamitas.

Na atualidade, o frágil Governo federal de transição, apoiado pelos Estados Unidos, Europa e a ONU, está enfrentado diversas milícias radicais islâmicas que querem impor na Somália uma versão estrita da lei islâmica "sharia".

A situação de caos e miséria originada pelo conflito e a possibilidade de conseguir grandes quantidades de dinheiro mediante resgates levam jovens somalis e antigos pescadores a se dedicarem à pirataria, segundo especialistas da ONU e organizações marítimas.

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2010/04/21/piratas+somalis+sequestram+navio+com+21+tripulantes+9464559.html

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Re: Somália autoriza Rússia a usar força contra piratas
« Resposta #58 Online: 21 de Abril de 2010, 19:49:40 »
Que coloquem esses safados pra dormir com os peixes
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Re: Somália autoriza Rússia a usar força contra piratas
« Resposta #59 Online: 07 de Maio de 2010, 09:41:07 »
Citação de: [url=http://noticias.br.msn.com/mundo/artigo-bbc.aspx?cp-documentid=24157894]MSN Notícias[/url]
Tropa especial russa invade petroleiro tomado por piratas somalis


Navio de guerra Marechal Shaposhnikov

Forças especiais da Rússia invadiram um petroleiro russo que tinha sido sequestrado por piratas da Somália na costa do Iêmen em uma dramática operação de resgate.

Os soldados russos foram para a região no navio de guerra Marechal Shaposhnikov e se aproximaram do petroleiro sequestrado com um helicóptero.

Assim que eles se aproximaram os piratas dispararam, iniciando um tiroteio. Além dos piratas também estavam no petroleiro 23 tripulantes russos.

As forças russas então invadiram o petroleiro libertando a tripulação, que tinha se trancado em uma das salas seguras do navio.

Dez piratas foram presos e um morreu durante o tiroteio. De acordo com um porta-voz do Ministério da Defesa russo, coronel Alexei Kuznetzov, os piratas estão detidos no próprio petroleiro e serão transferidos depois para Moscou, onde serão julgados.

O petroleiro "Universidade de Moscou" foi tomado por piratas na quarta-feira, no Golfo de Áden, no Oceano Índico, uma das rotas marítimas mais movimentadas e perigosas do mundo.

O navio fazia um carregamento para a China, levando uma carga de mais de 80 mil toneladas de petróleo cru, avaliadas em cerca de US$ 50 milhões.

O Marechal Shaposhnikov foi enviado na quarta-feira resgatar o petroleiro sequestrado.

Resgate raro

Russos, europeus e americanos enviaram para o Golfo de Áden destacamentos da Marinha, depois do aumento do número de ataques de piratas contra cargueiros comerciais, de acordo com o correspondente da BBC em Nairóbi, no Quênia, Will Ross.

Mas, mesmo com a presença de forças de tantos países, os piratas somalis estariam mantendo mais de 20 navios estrangeiros com quase 400 tripulantes.

Segundo Will Ross, é rara a realização de uma operação de resgate depois que piratas tomam um navio, pois muitos especialistas avaliam que uma intervenção iria pôr os reféns em risco.

Mas, no caso do petroleiro Universidade de Moscou, a tripulação tinha se trancado em uma sala segura, com porta reforçada.

Esta tática de se trancar em uma sala segura, de acordo com Ross, já evitou duas tentativas de sequestro anteriores, em outros cargueiros.

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Re: Somália autoriza Rússia a usar força contra piratas
« Resposta #60 Online: 08 de Maio de 2010, 10:57:30 »
Holandeses na caça de piratas   

<a href="http://www.youtube.com/v/_qZ40XDo1pE&amp;feature=related" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/_qZ40XDo1pE&amp;feature=related</a>

Offline Gordon Nerd

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Re: Somália autoriza Rússia a usar força contra piratas
« Resposta #61 Online: 08 de Maio de 2010, 13:10:13 »
se eu fose presidente da somalia liberaria tbm esses piratas nao devem viver sequestram pessoas
devem morrer mesmo
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Re: Somália autoriza Rússia a usar força contra piratas
« Resposta #62 Online: 22 de Outubro de 2010, 17:57:22 »
União Africana pede bloqueio aéreo e naval da Somália

A União Africana (UA) pediu ao Conselho de Segurança da ONU que apoie um bloqueio aéreo e naval na Somália.

Segundo Ramtane Lamamra, comissário da UA para a paz e a segurança, o bloqueio impediria a pirataria na costa somali e paralisaria o repasse de armas aos grupos insurgentes que combatem o frágil governo do país.

Lamamra também defendeu um aumento de 8 mil para 20 mil no número de soldados estrangeiros na Somália.

O governo somali, que com o respaldo da UA controla apenas alguns quarteirões da capital Mogadíscio, não tem conseguido frear a expansão do grupo insurgente islâmico Al-Shabab, ligado à Al-Qaeda.

“A União Africana teme que a falta de segurança na Somália contamine a região”, disse Lamamra ao Conselho de Segurança da ONU.

Segundo a correspondente da BBC Barbara Plett, Lamamra exortou a ONU a manter bem equipados os soldados estrangeiros em missão no país. Ela diz que menos de 8 mil militares foram enviados à Somália, muitos dos quais são mal pagos e operam com equipamento inadequado.

O presidente do conselho, Ruhakana Rugunda, disse que os pedidos eram “legítimos”, mas que precisavam ser avaliados. Rugunda é o embaixador de Uganda na ONU, um dos países que comandam a missão da UA na Somália.

Segundo Plett, Uganda tem pressionado pelo aumento da força estrangeira no país. No entanto, países como a França e a Grã-Bretanha têm manifestado ressalvas quanto ao financiamento de missões sobre as quais o conselho teria controle limitado.

Em julho, o Al-Shabab assumiu a autoria de dois atentados em Campala, capital de Uganda, em que 74 pessoas morreram.

A Somália carece de um governo efetivo há duas décadas.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/10/101021_somalia_cs_jf.shtml

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Offline Geotecton

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Re: Somália autoriza Rússia a usar força contra piratas
« Resposta #63 Online: 23 de Outubro de 2010, 00:48:20 »
Somália, Ruanda e Darfur (Sudão). Ninguém vê, ninguém se interessa, pois não há nada lá que apeteça o Ocidente.
Foto USGS

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Re: Somália autoriza Rússia a usar força contra piratas
« Resposta #64 Online: 23 de Outubro de 2010, 01:08:39 »
Somália, Ruanda e Darfur (Sudão). Ninguém vê, ninguém se interessa, pois não há nada lá que apeteça o Ocidente.
Diria que é mais por apatia induzida pela rotina. Não é nenhuma novidade merda acontecer nesses fins de mundo, as pessoas acabam simplesmente deixando de ligar muito depois da primeira meia duzia de vezes.
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Re: Somália autoriza Rússia a usar força contra piratas
« Resposta #65 Online: 08 de Novembro de 2010, 15:09:54 »
Piratas somalis recebem US$ 12,3 milhões por resgate de navios

Piratas somalis receberam estimados US$ 12,3 milhões (R$ 20,6 milhões) em resgate recentemente, em troca da liberação de dois navios e seus tripulantes.

O resgate do petroleiro sul-coreano Samho Dream custou cerca de US$ 9,5 milhões, uma soma recorde paga aos corsários. Sua soltura é esperada para este sábado.

O navio, que levava US$ 170 milhões em petróleo do Iraque aos Estados Unidos, foi sequestrado em abril, no oceano Índico, uma área vista como relativamente protegida da ação de piratas. Sua tripulação de cinco sul-coreanos e 19 filipinos foi feita refém.

Outro resgate milionário – US$ 2,8 milhões – foi pago pela liberação do Golden Blessing, um navio de bandeira de Cingapura com tripulação de 23 chineses, sequestrados também em abril. Segundo o correspondente da BBC em Nairóbi, Kevin Mwachiro, o navio já está sob custódia de autoridades chinesas.

Acredita-se que ao menos 25 navios ainda estejam na costa da Somália sob o domínio de piratas, atuantes principalmente no golfo de Áden, uma das rotas marítimas mais movimentadas e perigosas do mundo.

Entre janeiro e setembro de 2010, piratas invadiram 128 navios, em ações que resultaram em um tripulante morto, 27 feridos e 773 feitos reféns, segundo o Birô Marítimo Internacional. É o índice mais alto de sequestros nos últimos cinco anos, e os piratas somalis são responsáveis pela maioria dos casos.

A fragilidade do governo somali é apontada como um dos fatores que facilitam a atuação dos piratas.

Uma corte especial para julgar os corsários detidos foi montada no Quênia, a partir de acordo firmado com a União Europeia, os Estados Unidos, a Grã-Bretanha, o Canadá, a China e a Dinamarca.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/11/101106_piratasresgate_pai.shtml

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Re: Somália autoriza Rússia a usar força contra piratas
« Resposta #66 Online: 08 de Novembro de 2010, 15:34:15 »
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foi pago pela liberação do Golden Blessing, um navio de bandeira de Cingapura com tripulação de 23 chineses

Taí uma coisa que nao entendo no comercio maritimo, o armador pode ser belga, o navio de bandeira do Laos e a tripulaçao é guatemalteca

Outra coisa, ja me disseram tambem que um navio é meio que uma embaixada flutuante, enquanto a tripulaçao estiver a bordo os caras nao se sujeitam as leis do país onde o mesmo esta ancorado


É verdade isso?

Pois tem uma lenda aqui em Itajai de um capitao que se apaixonou por uma garota de programa e resolveu levar ela junto, a PF teve que fazr uns trocentos arranjos juridicos para tentar caracterizar isto como sequestro

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Re: Somália autoriza Rússia a usar força contra piratas
« Resposta #67 Online: 08 de Novembro de 2010, 16:36:18 »
Outra coisa, ja me disseram tambem que um navio é meio que uma embaixada flutuante, enquanto a tripulaçao estiver a bordo os caras nao se sujeitam as leis do país onde o mesmo esta ancorado


É verdade isso?
É verdade sim.

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Re: Somália autoriza Rússia a usar força contra piratas
« Resposta #68 Online: 13 de Novembro de 2010, 16:38:01 »
Outra coisa, ja me disseram tambem que um navio é meio que uma embaixada flutuante, enquanto a tripulaçao estiver a bordo os caras nao se sujeitam as leis do país onde o mesmo esta ancorado


É verdade isso?
É verdade sim.

Acho que para embarcações comerciais, somente em alto mar é que o barco mantém a jurisdição do país da bandeira que ostenta. Caso esteja ancorado na costa brasileira, vale a lei brasileira.

Se não me engano, somente embarcações oficiais têm a premissa de serem um extensão territorial do próprio país (bem como aviões, trens)...
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Re: Somália autoriza Rússia a usar força contra piratas
« Resposta #69 Online: 25 de Novembro de 2010, 01:24:18 »
Acho que para embarcações comerciais, somente em alto mar é que o barco mantém a jurisdição do país da bandeira que ostenta. Caso esteja ancorado na costa brasileira, vale a lei brasileira.

Se não me engano, somente embarcações oficiais têm a premissa de serem um extensão territorial do próprio país (bem como aviões, trens)...
Em direito nada é tão simples...
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3.1.1. Direito de passagem inocente

            O direito de passagem inocente consiste na permissão da passagem do navio por águas territoriais, com a condição de não ameaçar ou perturbar a paz, a boa ordem e a segurança do Estado costeiro (art. 19). Trata-se, portanto, de um direito que cria uma situação intermediária entre a liberdade de navegação, princípio válido em alto mar, e a jurisdição territorial plena. A título exemplificativo, pode-se arrolar algumas atividades não contidas no conceito de passagem inocente: pesca, exercícios militares e atos de propaganda atentatório à segurança do Estado costeiro. Submarinos devem navegar à superfície com bandeira arvorada (art. 20). A passagem independe de autorização prévia. Isto vale mesmo para navios militares, embora alguns países não partilhem dessa interpretação e exijam autorização ou notificação nesses casos. [34] O tráfego marítimo será regido pelas leis do Estado costeiro, que mantém a prerrogativa de legislar sobre proteção de cabos e dutos, conservação de recursos vivos do mar, prevenção da poluição, investigação científica, entre outros temas incluídos no art. 21. [35] A permissão de passagem não dá direito à cobrança de taxas aos navios estrangeiros (art. 26).

            O direito de passagem inocente não foi uma invenção das Conferências da ONU. De origem consuetudinária, foi reconhecido pela jurisprudência da Corte Internacional de Justiça no caso do Canal de Corfu. No incidente, a Albânia havia depositado ou permitido a colocação de minas marinhas no Canal de Corfu, atitude motivada pela passagem de navios militares ingleses pelo Canal. Tais minas atingiram cruzadores britânicos, levando-os a pique, com mortes da tripulação. Na decisão, a Corte reconhece o direito de passagem inocente de navios de guerra por estreitos que ligam duas porções de Alto-Mar, mesmo sem autorização prévia do Estado ribeirinho, não obstante reconhecer que a Albânia tinha o direito de impor certas regras para o exercício do direito de passagem, ante a situação excepcional de suas relações com a Grécia naquela época. [36] A Convenção recepcionou a passagem por tais estreitos através de um regime especial, denominado de passagem em trânsito (artigo 37 a 44). Aplica-se o regime da passagem inocente se o estreito situar-se entre uma porção de Alto-Mar ou Zona Econômica Exclusiva e o mar territorial de um Estado estrangeiro (artigo 45) ou se ele estiver entre uma ilha do Estado ribeirinho e seu território continental e for possível navegar por outra rota marítima do outro lado da ilha (artigo 38.1). [37]

            Na prática, o direito de passagem inocente sofre limitações não previstas expressamente pela Convenção. Além da autorização exigida para a passagem de navios militares, as restrições à passagem inocente atingem também a passagem de navios causadores de poluição ambiental e portadores de material ultranocivo e material nuclear. O fundamento dessas restrições encontra-se em regras de proteção do meio ambiente. [38] Com efeito, pela Convenção da Basiléia, obrigam-se os Estados a não permitir a importação e a exportação de resíduos perigosos, constituindo crime o tráfego ilícito dessas substâncias (artigo 4º, §3). [39] O transporte é regulado pela Convenção, que procura estabelecer um mecanismo segundo o qual não se permitirá o início do transporte sem a anuência do Estado onde os resíduos serão recebidos. A conseqüência é a exigência de autorização prévia do Estado ao qual se destina o transporte (artigo 6º). Embora preveja algumas estreitas exceções às proibições de transporte transfronteiriço de resíduos perigosos, a Convenção resguarda os direitos soberanos dos Estados sobre águas territoriais e a "liberdade de navegação" conformes ao Direito Internacional (artigo 4º, §12). As limitações ambientais são admitidas indiretamente pela Convenção sobre Direito do Mar, quando permite ao Estado costeiro legislar em matéria de prevenção da poluição. Todavia, a Convenção da Basiléia permitiria impedir a passagem de um navio com carregamento de resíduos perigosos, algo não previsto expressamente pela Convenção sobre Direito do Mar. No Brasil, o CONAMA regulamentou a questão pela Resolução n. 23 de 1996, que proíbe a importação de resíduos perigosos, pneumáticos e resíduos domésticos ou residenciais, e requer autorização prévia para a importação de resíduos não inertes. A importação de resíduos inertes é somente controlada pelo IBAMA. [40]

3.1.2. Jurisdição do Estado da bandeira

            A passagem de navios estrangeiros pelo mar territorial brasileiro tem ainda outra implicação relativa à jurisdição, pois diz a Convenção que o Estado da bandeira reserva sua jurisdição sobre todos os eventos acontecidos a bordo do navio. Destarte, haverá situação de crime em mar territorial brasileiro não sujeita aos poderes públicos do País.

            A Corte Permanente de Justiça Internacional contribuiu para essa matéria com uma controversa decisão no célebre caso Lotus, no qual um navio turco colidiu em Alto-Mar com um navio francês, causando a morte de oito de seus tripulantes, ao que se seguiu a prisão do comandante francês pela Turquia, feita sob o protesto da França, que ingressou na CPJI requerendo a declaração de que o Direito Internacional dava jurisdição ao Estado da bandeira ou do pavilhão. Naquela oportunidade, a CPJI entendeu que não havia no Direito Internacional da época nenhuma norma que impedisse a Turquia de exercer sua jurisdição sobre o oficial francês. [41] Todavia, desde as Convenções de Genebra, essa norma foi incorporada ao Direito Internacional (Convenção sobre o Alto-Mar, art. 11, reproduzido no art. 97 da Convenção de 1982). A norma que atribui jurisdição ao Estado da bandeira em Alto-Mar vale, com restrições, no mar territorial, pois em certos casos pode o Estado costeiro exercer sua jurisdição penal (art. 27) e, em situações ainda mais restritas, sua jurisdição civil (art. 28).

            Na prática, isto significa que mesmo navios-cassino estrangeiros, que explorem jogos de azar proibidos no Brasil, - considerados, portanto, atividade ilícita no País -, estão fora da jurisdição brasileira quando estiverem navegando em águas territoriais, salvo quando procedentes de águas interiores (art. 27.2). [42] Esta restrição à jurisdição é mantida sob condição de ser a passagem rápida e contínua (art. 18) e a infração criminal não gerar conseqüências para o Estado costeiro (art. 27.1.a). É de se tomar nota ainda que navios militares ou de representação do Estado estão imunes à jurisdição do Estado costeiro (art. 32).

            A Convenção sobre Direito do Mar ressalva ao Estado costeiro o direito de inspeção e apresamento por infração ao seu direito interno (art. 27.2). Neste sentido, o Estado pode adotar regras que proíbam o alijamento de substâncias nocivas por navios. A iniciativa coaduna-se com as regras da Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios, de 1973 (Convenção Marpol), que permitem ao Estado costeiro a inspeção dos navios que trafegam em seu mar territorial. [43] Em caso de ser detectada alguma violação desta Convenção, deve a autoridade informar a autoridade do país da bandeira (artigo 6º, §2).

            O apresamento ou a interdição de partida de navio estrangeiro de um porto brasileiro estão sujeitos às regras da Convenção. Neste tocante, convém registrar a crescente jurisprudência do Tribunal Internacional do Direito do Mar, sobretudo em casos de liberação imediata, em conformidade com o artigo 292 da Convenção, que faculta ao Estado da bandeira o recurso a qualquer corte ou tribunal aceito pelo Estado que fez a detenção ou ao próprio Tribunal Internacional do Direito do Mar. No caso do Juno Trader, por exemplo, a tripulação havia sido detida e o navio imobilizado, depois do apresamento pela fiscalização da Guiné Bissau, que encontrou pesca proibida, supostamente transferida de um outro navio para o Juno Trader, que arvorava a bandeira de São Vicente e Granadinas. A questão jurídica principal era o cumprimento por Guiné Bissau do artigo 73 da Convenção, que determina a liberação quando uma caução é paga em nome do armador. O Tribunal julgou que a falta de reação da Guiné ao pagamento do armador e a manutenção do apresamento e da detenção são violações do artigo 73 e determinou a liberação da embarcação e sua tripulação, mediante o depósito de uma quantia adicional de 300 mil euros em forma de garantia bancária de um banco atuante na Guiné. [44]

http://jus.uol.com.br/revista/texto/9959/o-direito-internacional-e-as-zonas-costeiras/

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Re: Somália autoriza Rússia a usar força contra piratas
« Resposta #70 Online: 25 de Novembro de 2010, 01:28:40 »
EUA condenam cinco somalis à prisão perpétua por pirataria


Julgamento foi inédito nos últimos dois séculos nos EUA

Cinco jovens somalis foram condenados à prisão perpétua por atos de pirataria cometidos contra um navio da Marinha americana em abril.

Foi o primeiro julgamento de um caso de pirataria marítima em quase 200 anos nos Estados Unidos.

Promotores afirmam que os jovens atacaram o navio USS Nicholas por engano, confundindo-o com um navio mercante, e almejavam obter ao menos US$ 40 mil (R$ 69 mil) em resgate pela embarcação.

Já os advogados de defesa alegaram que os jovens eram pescadores pobres que foram forçados por piratas a atacar o navio e que usaram suas armas de fogo no episódio apenas para chamar atenção e obter ajuda.

Os réus, têm cerca de 20 anos, foram detidos em abril, junto com seis outros supostos piratas capturados dias depois perto de Djibuti.

Eles foram condenados por pirataria, por ataque com objetivo de saquear uma embarcação marítima e por agressão com arma perigosa.

O julgamento ocorreu em Norfolk, no Estado americano de Virgínia, uma das maiores bases navais dos EUA e porto do USS Nicholas. O navio estava navegando a costa leste da África justamente em uma missão antipirataria quando foi atacado.

Resgates milionários

No início de novembro, outros grupos de piratas somalis receberam estimados US$ 12,3 milhões (R$ 21,3 milhões) em resgate, em troca da liberação de dois navios e seus tripulantes.

O resgate do petroleiro sul-coreano Samho Dream custou cerca de US$ 9,5 milhões, uma soma recorde paga aos corsários. O navio, que levava US$ 170 milhões em petróleo do Iraque aos Estados Unidos, havia sido sequestrado em abril.

Outro resgate milionário – US$ 2,8 milhões – foi pago pela liberação do Golden Blessing, um navio de bandeira de Cingapura com tripulação de 23 chineses, sequestrados também em abril.

Acredita-se que ao redor de 25 navios ainda estejam na costa da Somália sob o domínio de piratas, atuantes principalmente no golfo de Áden, uma das rotas marítimas mais movimentadas e perigosas do mundo.

Entre janeiro e setembro de 2010, piratas invadiram 128 navios, em ações que resultaram em um tripulante morto, 27 feridos e 773 feitos reféns, segundo o Birô Marítimo Internacional. É o índice mais alto de sequestros nos últimos cinco anos, e os piratas somalis são responsáveis pela maioria dos casos.

A fragilidade do governo somali é apontada como um dos fatores que facilitam a atuação dos piratas.

Uma corte especial para julgar os corsários detidos foi montada no Quênia, a partir de acordo firmado com a União Europeia, os Estados Unidos, a Grã-Bretanha, o Canadá, a China e a Dinamarca.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/11/101124_piratasjulgados_pai.shtml

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Re: Somália autoriza Rússia a usar força contra piratas
« Resposta #71 Online: 25 de Novembro de 2010, 09:12:44 »
A tradiçao naval manda enforcar piratas

 :hihi:

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Re: Somália autoriza Rússia a usar força contra piratas
« Resposta #72 Online: 28 de Dezembro de 2010, 00:47:20 »
Piratas somalis sequestram navio tailandês

Piratas somalis mantêm em seu poder 25 barcos e 601 pessoas no litoral da Somália

Um navio tailandês e seus 27 tripulantes foram capturados neste sábado por piratas somalis no Oceano Índico, anunciou a força naval antipirataria da União Europeia Atalanta.

O "MV Thor Nexus", propriedade de um armador tailandês, foi atacado a umas 450 milhas náuticas a nordeste da ilha de Socotra.

O navio zarpou do porto de Jebel Ali, nos Emirados Árabes Unidos, com rumo a Bangladesh.

Os piratas somalis mantêm em seu poder 25 barcos e 601 pessoas no litoral da Somália.

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/piratas+somalis+sequestram+navio+tailandes/n1237895969349.html

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Re: Somália autoriza Rússia a usar força contra piratas
« Resposta #73 Online: 01 de Março de 2011, 23:48:26 »
Piratas somalis sequestram dinamarqueses, entre eles adolescentes

Piratas somalis sequestraram três adolescentes dinamarqueses e seus pais, que estavam velejando em um navio no Oceano Índico. A informação foi dada por autoridades do governo da Dinamarca.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores dinamarquês, os adolescentes têm entre 12 e 16 anos de idade. Durante o sequestro também foram capturados dois integrantes da tripulação.

O navio foi apreendido pelos piratas no dia 24 de fevereiro, que estariam conduzindo a embarcação para a Somália.

A pirataria em alto mar é um negócio altamente lucrativo na Somália, e gangues costumam exigir resgates milionários.

Na semana passada, a força naval anti-pirataria da União Europeia informou que os piratas retém atualmente um total de 31 navios e 688 reféns.

Muitas das embarcações que eles têm em seu controle são navios cargueiros que velejavam pelo Golfo de Áden, uma das vias mais movimentadas do mundo marítimo.

Escalada

O ministério das Relações Exteriores da Dinamarca informou que o navio enviou um sinal pelo rádio confirmando que o barco havia sido sequestrado por piratas.

''É quase intolerável pensar que há crianças envolvidas e só me resta denunciar fortemente a ação dos piratas'', afirmou a ministra das Relações Exteriores dinamarquesa, Lene Espersen.

Ela acrescentou que o governo dinamarquês fará tudo em seu alcance para ajudar os reféns, mas não quis dar mais detalhes sobre a ação dos sequestradores, alegando temores de que isso pudesse prejudicar os refèns.

Os dinamarqueses são o segundo grupo de velejadores não-comerciais capturados pelos piratas nas últimas semanas.

No início de fevereiro, um grupo de americanos foi sequestrado e quatro deles foram mortos quando a Marinha dos Estados Unidos tentou resgatá-los. As forças americanas disseram que foram os piratas que atiraram contra eles.

Analistas afirmam que a indústria da pirataria está se tornando cada vez mais lucrativa. Recentemente, gangues somalis sequestraram um navio-tanque que transportava um carga de petróleo cru cujo valor equivalia a US$ 200 milhões (cerca de R$ 332 milhões).

Forças navais que patrulham a região têm se mostrado mais dispostas a enviar tropas especiais para libertar reféns. Mas os piratas também parecem estar agindo com cada vez mais violência. No mês passado, dois marinheiros filipinos foram assassinados durante uma tentativa de resgate.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/03/110301_piratas_criancas_bg.shtml

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Re: Somália autoriza Rússia a usar força contra piratas
« Resposta #74 Online: 02 de Março de 2011, 16:34:42 »
Os caras na base do barquinho e lanchas meia boca enganam forças navais bem preparadas

 

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