Puxa, Diego, você é PM? Bom saber!
Na boa, você está viajando.
Ainda não, mas pretendo viajar em breve, tô cansado e preciso de férias, rsrs...
Se a velocidade é Xkm/h e vc anda a X+1Km/h tem que aceitar que está cometendo infração e que está sujeito a ser punido por ela. Se um policial estivesse atrás de uma placa com um radar móvel você também reclamaria porque é "sacanagem" ficar na espreita pra ver se pega alguém cometendouma infração... 
Pesquisando um pouco na Rede, descobri isto:
Segundo a portaria nº 115 do INMETRO, a tolerância é de +/-7 km/h para velocidades até 100 km/h e de +/-7% para velocidades acima de 100 quilômetros.Me parece que isto só é válido para radares eletrônicos.
O Estado não tem obrigação de te avisar que você pode ser punido naqueles 10 metros adiante onde tem um radar porque você está cometendo a infração a partir do momento em que o velocímetro passou da velocidade permitida. O fato de você portar uma CNH é pressuposto que você tenha lido o CTB e que tenha entendido que a sua habilitação só está com você porque você vai dirigir de acordo com o que está escrito ali.
Isto é brincadeira de gato e rato, não pode ser levado a sério. O Brasil não é um país sério...
Agora, em vez de educar as minhas filhas sobre o que é certo e o que é errado, vou esperar elas errarem primeiro, para depois pô-las de castigo e esperar que elas aprendam desta forma.
Uma vez parei um cara numa blitz e ele estava com o pneu e estepe carecas. Ele disse que não sabia que isso era motivo pra multa.
Do jeito que funciona a educação para o trânsito em nosso país, provavelmente não sabia mesmo.
Claro, você também não deve concordar com as blitzes de trânsito, já que estas são feitas em qualquer lugar onde dê na telha da polícia, coisa bem aleatória e sem prévio aviso.
Sou a favor de mais policiamento nas ruas, isto acontece? Claro que não, armar armadilhas e blitz é muuuito mais lucrativo, muito mais cômodo, muito menos dispendioso.
Mas você pode propor um projeto de lei que obrigue a polícia a avisar antecipadamente onde vão ocorrer as blitzes de trânsito. Daí o motorista bêbado, o cara sem carteira, o cara com a documentação atrasada, o cara que tem mandado de prisão em aberto podem escolher um caminho que não complique ele... 
Mais polícias, menos crimes. Mais fiscalização, menos sonegação. Mais educação, menos desrespeito. Matemática simples.
