Autor Tópico: Nepaleses elegem menina de três anos como deusa viva  (Lida 8892 vezes)

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
Re: Nepaleses elegem menina de três anos como deusa viva
« Resposta #50 Online: 09 de Outubro de 2008, 09:04:59 »
Até lá, ela será adorada por budistas e hindus como a encarnação da deusa Taleju.
:hein:
Ah, isso?
Sincretismos locais.  Como qualquer outra religião, o Budismo faz concessões consideráveis para não causar mal-estar entre os fiéis.
Gente é gente.
Puxa vida, e eu todo feliz pensando que havia achado uma terrível contradição a ponto de fazer a coisa toda ruir  :lol:

Interessante,

Quando eu estava sendo "corrijido" tratava-se de "Desrespeito aos Direitos Humanos Básicos" o fato de Colocar uma criança de 3 anos " uma noite sozinha em um quarto, entre cabeças de búfalos e bodes sacrificados em rituais sagrados" e separá-la de seus pais e seu meio social.
   Pouco depois passou a ser "Sincretismos locais" e "Concessões consideráveis do Budismo" o mesmíssimo fato!
   Como dizia minha avó, mulher mineira de pouca cultura e muitíssima sabedoria:
   "- Quem não te conhece é que te compra!"

Abraços
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 09 de Outubro de 2008, 09:41:34 »
O Dantas não atenuou sua crítica ao dizer que tratavam-se de sincretismos locais. Apenas explicou o óbvio.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #52 Online: 09 de Outubro de 2008, 09:47:22 »
O Dantas não atenuou sua crítica ao dizer que tratavam-se de sincretismos locais. Apenas explicou o óbvio.

Sempre são "sincretismos locais" quando não se trata da filha, irmã, mãe ou mulher da gente!
E eu já havia previsto isto:
../forum/topic=17872.0.html#msg369450
"Eu acho que cada cultura tem o direito de expressar suas peculiaridades culturais, temos se ser mais abertos e procurar entender..."
« Última modificação: 09 de Outubro de 2008, 09:50:07 por Lordakner »
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #53 Online: 09 de Outubro de 2008, 09:49:05 »
É isso ai gente, o importante é criticar a religião, não importa se  entendemos o que os outros escrevem ou não......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #54 Online: 09 de Outubro de 2008, 09:59:19 »
É isso ai gente, o importante é criticar a religião, não importa se  entendemos o que os outros escrevem ou não......

Na sua opinião o fato em questão trata-se de "Barbárie descabida, estupro mental e desrespeito aos direitos humanos básicos de qualquer criança" ou " Sincretismos locais e concessões consideráveis que o budismo faz para não causar mal estar entre os fiéis"?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #55 Online: 09 de Outubro de 2008, 10:05:14 »
As duas coisas....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 09 de Outubro de 2008, 10:05:29 »
Sempre são "sincretismos locais" quando não se trata da filha, irmã, mãe ou mulher da gente!

Sempre são sincretismos locais quando de fato são sincretismos locais. Você sabe qual é o significado da palavra "sincretismo"? E de "local"? Recomendo uma consulta ao dicionário. Repetindo para ver se você entende: chamar sincretismos locais de sincretismos locais não atenua de forma alguma a crítica que foi dirigida a eles anteriormente.

E eu já havia previsto isto:
../forum/topic=17872.0.html#msg369450
"Eu acho que cada cultura tem o direito de expressar suas peculiaridades culturais, temos se ser mais abertos e procurar entender..."

A única pessoa que você está satirizando é a si mesmo. Ninguém aqui manifestou apoio ou simpatia pelo que estão fazendo à menina.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #57 Online: 09 de Outubro de 2008, 10:16:56 »

Sempre são sincretismos locais quando de fato são sincretismos locais. Você sabe qual é o significado da palavra "sincretismo"? E de "local"? Recomendo uma consulta ao dicionário. Repetindo para ver se você entende: chamar sincretismos locais de sincretismos locais não atenua de forma alguma a crítica que foi dirigida a eles anteriormente.

Consultei o dicionário.
Sincretismo (do grego συγκρητισμός, originalmente "coalização dos cretenses", composto de σύν "com, junto" e Κρήτη "Creta") é uma fusão de doutrinas de diversas origens, seja na esfera das crenças religiosas, seja nas filosóficas.

Na história das religiões, o sincretismo é uma fusão de concepções religiosas diferentes ou a influência exercida por uma religião nas práticas de uma outra.

Agora, se voce não acha que atenua, é uma questão sua com seu bom senso!
Pois se o significado de "fusão de religiões" implica o mesmo julgamento de valor que "Desrespeito aos direitos humanos básicos", não sou eu que vou entender com voce esta lógica!
Deixe que cada um julgue por si!
Abraço

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 09 de Outubro de 2008, 10:22:38 »
Pois se o significado de "fusão de religiões" implica o mesmo julgamento de valor que "Desrespeito aos direitos humanos básicos", não sou eu que vou entender com voce esta lógica!
Deixe que cada um julgue por si!
Abraço

Se você acha que religião é uma coisa tão boa assim que uma fusão entre elementos de duas ou mais quaisquer não poderia do modo algum levar a desrespeito aos direitos humanos básicos, então isso é uma questão de falta de bom senso sua. O que há de tão difícil de entender em uma coisa ser ao mesmo tempo sincretismo religioso e desrespeito aos direitos humanos?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #59 Online: 09 de Outubro de 2008, 10:26:12 »
Então os budistas vão lá admirar a menininha de 3 anos no meio de cabeças de bichos sacrificados em rituais só pra exercerem a política da boa vizinhança?

Interessante... pensei que algo assim não fosse nem "cogitável" para budistas... :/
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #60 Online: 09 de Outubro de 2008, 11:23:39 »
Poderia ser pior, pelo menos nao mandaram a menina demonstrar os seus poderes diante de um bando de  gurkhas

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #61 Online: 09 de Outubro de 2008, 11:30:11 »
Se você acha que religião é uma coisa tão boa assim que uma fusão entre elementos de duas ou mais quaisquer não poderia do modo algum levar a desrespeito aos direitos humanos básicos, então isso é uma questão de falta de bom senso sua. O que há de tão difícil de entender em uma coisa ser ao mesmo tempo sincretismo religioso e desrespeito aos direitos humanos?

Sei lá,

Talvez eu seja tão fanático que sou incapaz de tal bipolaridade!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #62 Online: 09 de Outubro de 2008, 11:31:43 »
Lordakner, eu não sabia que você de repente se tornou tão incondicional defensor das religiões.  Surpreendente.

Diegojaf, não espere que budistas - ou pessoas de qualquer outra religião - sejam diferentes de pessoas como um todo.
Se bobear, a maioria dos budistas é ainda mais desinformada sobre a própria religião que crêem seguir do que os cristãos ou católicos.  Gente é gente.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #63 Online: 09 de Outubro de 2008, 14:18:10 »
Então os budistas vão lá admirar a menininha de 3 anos no meio de cabeças de bichos sacrificados em rituais só pra exercerem a política da boa vizinhança?

Interessante... pensei que algo assim não fosse nem "cogitável" para budistas... :/

Sincretismo... Religião e Freak Show!

Abraço

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 09 de Outubro de 2008, 23:55:08 »
Eu acho que estamos tendo boa vontade demais em não falar que o budismo gerou essa aberração.

Me explico: Para qualquer pessoa no Nepal, que acredita nesse negócio de deusa viva, que você perguntar qual a religião que suporta a prática dela ela vai dizer: Budista. E vai poder citar exatamente o ponto da doutrina que corrobora o que está fazendo. É claro que o budismo em suas afirmações etéreas, textos sobre reencarnação, etc.. dá margem para esse tipo de coisa.

Não adianta querermos pensar que tudo o que está errado não é o verdadeiro budismo. Para qualquer seguidor do budismo, ele seguirá o verdadeiro budismo e estará sempre coberto pelos textos reflexivos sem sentido (e com todos os sentidos) da doutrina.

Então, a religião, como sempre, fica sendo tão boa quanto o seu seguidor.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #65 Online: 10 de Outubro de 2008, 00:19:39 »
Eu acho que estamos tendo boa vontade demais em não falar que o budismo gerou essa aberração.

Me explico: Para qualquer pessoa no Nepal, que acredita nesse negócio de deusa viva, que você perguntar qual a religião que suporta a prática dela ela vai dizer: Budista. E vai poder citar exatamente o ponto da doutrina que corrobora o que está fazendo.

É mesmo?  Eu agradeço se puder me mostrar esse ponto então.  Sinceramente, duvido que haja.

É claro que o budismo em suas afirmações etéreas, textos sobre reencarnação, etc.. dá margem para esse tipo de coisa.

O Hinduísmo fala sobre reencarnação, sim.  O Budismo, não.

De qualquer jeito, nem há alegação de reencarnação aqui.  A menina supostamente é um avatar ou emanação, não uma reencarnação.

Não adianta querermos pensar que tudo o que está errado não é o verdadeiro budismo. Para qualquer seguidor do budismo, ele seguirá o verdadeiro budismo e estará sempre coberto pelos textos reflexivos sem sentido (e com todos os sentidos) da doutrina.

Se fosse esse o caso, o que não é...

Então, a religião, como sempre, fica sendo tão boa quanto o seu seguidor.

Isso é verdade.

Edit: pesquisando melhor, pelo visto não se trata nem de "reencarnação" nem de avatar.  A menina é uma Kumari.  Um conceito bizarro que está em algum lugar entre uma emanação e um "cavalo", já que supostamente Taleju deixa o corpo dela quando ela menstrua pela primeira vez na vida.  Em alguns sentidos lembra uma virgem vestal.

Bizarro.
« Última modificação: 10 de Outubro de 2008, 00:28:35 por Luis Dantas »

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 10 de Outubro de 2008, 00:22:14 »
Luis, ok, é renascimento... 

Quanto ao ponto, pode ser o mesmo que o Dalai Lama usa para falar que o buda tal renasceu... 
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #67 Online: 10 de Outubro de 2008, 00:24:31 »
Nope, Agnóstico.  Explicitamente NÃO é renascimento.

Aliás, Budas não renascem tampouco.  Só quem renasce são pessoas neuróticas. :)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #68 Online: 10 de Outubro de 2008, 00:27:08 »
Ahhh agora que eu entendi a diferença do renascimento e reencarnação...

Quem já assistiu ao desenho "Avatar: a lenda de Ang" (uma coisa assim)...
O Ang é um avatar para os deuses renascerem e tal... e cada renascimento é um deus novo que nasce, com os mesmos poderes dos deuses anteriores (mais ou menos isso) ahuauah...

O desenho é bem legal...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #69 Online: 10 de Outubro de 2008, 00:28:59 »

Dantas, isso na sua visão de budismo. Na visão deles é diferente. E como você mesmo cansou de afirmar, o budismo é individual, portanto a sua "verdade" não implica que seja a unica muito menos a certa.
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 10 de Outubro de 2008, 00:30:33 »
Alias, em algum lugar aí falaram que o budismo do Dalai Lama é da corrente XYZ que não é o verdadeiro budismo...

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #71 Online: 10 de Outubro de 2008, 00:35:55 »

Dantas, isso na sua visão de budismo. Na visão deles é diferente. E como você mesmo cansou de afirmar, o budismo é individual, portanto a sua "verdade" não implica que seja a unica muito menos a certa.

Cansei também de explicar que não é a casa da mãe Joana, Tupac.  Só porque esse povo é supersticioso não quer dizer que conhece a doutrina que supostamente segue...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #72 Online: 10 de Outubro de 2008, 00:39:28 »
Alias, em algum lugar aí falaram que o budismo do Dalai Lama é da corrente XYZ que não é o verdadeiro budismo...

O Budismo tibetano tem muita influência hinduísta, e pegou um certo colorido excêntrico por isso.  Até aí não há grandes controvérsias.  Mas se é "verdadeiro" ou não depende inteiramente da qualidade do ensinamento, não da linguagem ou da influência cultural.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #73 Online: 10 de Outubro de 2008, 01:00:51 »
Chongas... é individual, mas tem que seguir o meu senão não é o bullshitismo de verdade...
Amo muito tudo isso...
 - Carl Sagan

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #74 Online: 10 de Outubro de 2008, 11:14:39 »
As duas coisas....

OK. Já é um bom começo...
Agora tente sentir um pouco de empatia pela criança, ou imagine que elá é sua Filha, Mãe, Irmã ou Mulher...
Muda alguma coisa? :?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!