Discutir religião nunca foi fácil. Julgar a religião do próximo então.....
Quem acredita em algo o faz por razões as mais diversas. Tem aquele que chegou a uma crença por motivos pessoais, outros por sugestão/insistência de terceiros, bom, não vou chover no molhado.
Na história da nossa espécie a religião já aparece bem no inicio. Quem já leu algo a respeito das escavações de Bilzingsleben e/ou o grupo humano de Turíngia (viveram há cerca de 370.000 anos!) sabem que estou falando de evidências a cultos e rituais aos mortos. Leia-se nas entrelinhas: sentimento espiritual.
Não são poucos os que hoje, concordam que a religião faz parte da nossa evolução. A própria vida social, o desenvolvimento mental, a forma de pensamento abstrato resulta neste mecanismo evolutivo.
O nosso atual estagio evolutivo, mental, já nos permite decidir sobre o que antes apenas o instinto dominava. Casos como este da menina Nepales causa revolta em qualquer um que tenha um pingo de bom senso, principalmente se este “senso” é de cultura completamente diferente! Infelizmente não podemos fazer muito a respeito. No máximo torcer para que a menina seja reprovada nos testes, refletir o quanto que ainda estamos atrasados, respeitar quem não pensa como nós, combater a desinformação, e saber que, como animais, nós somos muito humanos!
Minha conclusão: Qualquer revolta é inútil. Nossa programação possui sub-rotinas de crenças/superstições. Nosso cérebro é religioso, sempre, em algum grau todos somos crentes, por mais racionais que desejamos ser! Isto é ruim? Não sei!
Um abraço fraternal!