Autor Tópico: Nepaleses elegem menina de três anos como deusa viva  (Lida 8893 vezes)

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
Re: Nepaleses elegem menina de três anos como deusa viva
« Resposta #75 Online: 10 de Outubro de 2008, 12:34:18 »
Discutir religião nunca foi fácil. Julgar a religião do próximo então.....
Quem acredita em algo o faz por razões as mais diversas. Tem aquele que chegou a uma crença por motivos pessoais, outros por sugestão/insistência de terceiros, bom, não vou chover no molhado.
Na história da nossa espécie a religião já aparece bem no inicio. Quem já leu algo a respeito das escavações de Bilzingsleben e/ou o grupo humano de Turíngia (viveram há cerca de 370.000 anos!) sabem que estou falando de evidências a cultos e rituais aos mortos. Leia-se nas entrelinhas: sentimento espiritual.
Não são poucos os que hoje, concordam que a religião faz parte da nossa evolução. A própria vida social, o desenvolvimento mental, a forma de pensamento abstrato resulta neste mecanismo evolutivo.
O nosso atual estagio evolutivo, mental, já nos permite decidir sobre o que antes apenas o instinto dominava. Casos como este da menina Nepales causa revolta em qualquer um que tenha um pingo de bom senso, principalmente se este “senso” é de cultura completamente diferente! Infelizmente não podemos fazer muito a respeito. No máximo torcer para que a menina seja reprovada nos testes, refletir o quanto que ainda estamos atrasados, respeitar quem não pensa como nós, combater a desinformação, e saber que, como animais, nós somos muito humanos!
Minha conclusão: Qualquer revolta é inútil. Nossa programação possui sub-rotinas de crenças/superstições. Nosso cérebro é religioso, sempre, em algum grau todos somos crentes, por mais racionais que desejamos ser! Isto é ruim? Não sei!

Um abraço fraternal!
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
  • O que não me mata... me torna mais forte...
« Resposta #76 Online: 10 de Outubro de 2008, 12:52:00 »
eita correio, melhor texto que li neste tópico :ok:

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #77 Online: 10 de Outubro de 2008, 13:30:35 »
Não são poucos os que hoje, concordam que a religião faz parte da nossa evolução. A própria vida social, o desenvolvimento mental, a forma de pensamento abstrato resulta neste mecanismo evolutivo.

Religiosos por natureza? Pré-disposição a crença?

Acho que isso é meio forçar a a barra

É o pensamento abstrato o mecanismo evolutivo e nao a religiosidade, ela é apenas/pode ser mais um dos usos deste mecanismo

Sei lá

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #78 Online: 10 de Outubro de 2008, 16:09:46 »
Nem tanto ao mar, nem tanto à terra, Correio.

Não há nada de "determinado" nessa superstição.  É puro e simples atraso cultural.

Rebelar-se contra esse estado de coisas é natural e necessário, embora se deva levar em conta a resistência que haverá.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #79 Online: 10 de Outubro de 2008, 16:11:16 »
Chongas... é individual, mas tem que seguir o meu senão não é o bullshitismo de verdade...
Amo muito tudo isso...

É tão difícil para você entender que existem apelações, distorções e superstições?  E que aqueles dentre nós que levam suas crenças a sério gostam de evitar o nivelamento por baixo?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #80 Online: 10 de Outubro de 2008, 17:02:46 »
Chongas... é individual, mas tem que seguir o meu senão não é o bullshitismo de verdade...
Amo muito tudo isso...

É tão difícil para você entender que existem apelações, distorções e superstições?  E que aqueles dentre nós que levam suas crenças a sério gostam de evitar o nivelamento por baixo?
O que eu não entendo é esse negocio de individualismo, mas quando não convem, o individual não existe...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #81 Online: 10 de Outubro de 2008, 22:54:08 »
As duas coisas....

OK. Já é um bom começo...
Agora tente sentir um pouco de empatia pela criança, ou imagine que elá é sua Filha, Mãe, Irmã ou Mulher...
Muda alguma coisa? :?

Continua sendo ""Barbárie descabida, estupro mental e desrespeito aos direitos humanos básicos de qualquer criança" e " Sincretismos locais e concessões consideráveis que o budismo faz para não causar mal estar entre os fiéis"
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #82 Online: 10 de Outubro de 2008, 23:11:10 »
Amo muito tudo isso...

O que eu não entendo é esse negocio de individualismo, mas quando não convem, o individual não existe...

Que você não entende eu percebo.  Nem por isso "liberou geral".

O artigo da Wikipedia sobre Kumaris é interessante e informativo.  Comecei a traduzi-lo para o português. A grosso modo essas meninas (há outra, de outra região) são mesmo "cavalos", mais ou menos como o Chico Xavier local.  A diferença é que supostamente são "possuídas" (não há palavra melhor) por Teleju (que, acabei de descobrir, é o nome nepalês de Durga, aspecto guerreiro de Devi) até a primeira menstruação.  Três das antecessoras da pobre ainda estão vivas, casaram e tiveram filhos.  Me lembra muito das incorporações da Umbanda.

No fundo é pura superstição de mais e juízo de menos.

A vida religiosa é como qualquer outra atividade: volta e meia se encontra gente cometendo erros absurdos nela.

E por que se deveria esperar outra coisa?  Não há nenhuma divindade nos guiando, afinal de contas...
« Última modificação: 11 de Outubro de 2008, 00:00:38 por Luis Dantas »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 11 de Outubro de 2008, 03:24:57 »
Não vejo como o Budismo fazendo concessões para alguma coisa. A questão do sincretismo está clara.

Uma coisa que sigo sem entender. Nos textos que lí, a doutrina dá margem a essas besteiras de super-poder, renascimento, etc..
Existe o Dalai Lama, que é reconhecido como o Papa do Budismo, por muita gente, e ele prega coisas mais próximas ao que lí da doutrina, renascimento incluso.
E tem os budistas desse site, que seguem o verdadeiro budismo... que basicamente reputam como superstição ou parábolas as groselhas da doutrina.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #84 Online: 11 de Outubro de 2008, 08:02:09 »
Não vejo como o Budismo fazendo concessões para alguma coisa. A questão do sincretismo está clara.

Em qual sentido sincretismo não é concessão?

Uma coisa que sigo sem entender. Nos textos que lí, a doutrina dá margem a essas besteiras de super-poder, renascimento, etc..

Renascimento não é uma besteira, é um conceito central e necessário para a doutrina budista.  Não chega nem perto de ser um conceito bobo e mistificante como a reencarnação, embora sempre haja alguns (até mesmo sacerdotes) que conseguem confundir as duas coisas.

Sidhis (poderes especiais) realmente são mencionados em alguns textos, e muitos crêem em sua existência, mas isso é em todos os sentidos opcional.

Existe o Dalai Lama, que é reconhecido como o Papa do Budismo, por muita gente, e ele prega coisas mais próximas ao que lí da doutrina, renascimento incluso.

Só para informar, o Dalai Lama é uma das autoridades importantes de uma escola budista.  Ele tem um papel político junto a outras escolas tibetanas, mas é só.  Não tem qualquer autoridade junto ao Zen, ao Terra Pura, ao Theravada.  Sequer tem autoridade para opinar oficialmente sobre a questão do Karmapa.

E sim, com certeza ele defende a idéia do renascimento.  Ele não poderia se considerar um budista informado se não o fizesse. :)

E tem os budistas desse site, que seguem o verdadeiro budismo... que basicamente reputam como superstição ou parábolas as groselhas da doutrina.

Quem?

Todo budista que tenha um instrutor minimamente competente aprende que deve evitar cair em superstição e cultivar discernimento.  E se nunca ouviu alguma parábola, deve ter tomado refúgio por correspondência (e olhe lá)... :)
« Última modificação: 11 de Outubro de 2008, 08:15:33 por Luis Dantas »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #85 Online: 11 de Outubro de 2008, 09:24:55 »
Pesquisando para o artigo da Wikipedia descobri mais coisas interessantes.  Por exemplo, a tradição das Kumari é vista como parte do apoio político para a monarquia que foi derrubada recentemente no Nepal.  Há três Kumaris, ligadas às três cidades (capital e ex-capitais) de Patan, Bhaktapur e Katmandu.

O atual governo maoísta designou a atual Kumari de Bhaktapur, possivelmente mais para preservar a tradição do que por simpatias ideológicas com a idéia de haver uma Kumari.

E sim, pelo menos segundo o artigo da Marie Claire, essas meninas passam por muito estrago psicológico com toda essa situação.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #86 Online: 13 de Outubro de 2008, 10:12:24 »

que seguem o verdadeiro budismo.

Já definiram qual é o "Verdadeiro"? :? ( Ninguém conta nada aos ateus ) :D

É igual ao "verdadeiro" Islamismo Xiita ou Sunita?

ou Igual ao Cristianismo do Papa ou de Lutero?

“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #87 Online: 13 de Outubro de 2008, 10:26:29 »
Discutir religião nunca foi fácil. Julgar a religião do próximo então.....
Na história da nossa espécie a religião já aparece bem no inicio. Quem já leu algo a respeito das escavações de Bilzingsleben e/ou o grupo humano de Turíngia (viveram há cerca de 370.000 anos!) sabem que estou falando de evidências a cultos e rituais aos mortos. Leia-se nas entrelinhas: sentimento espiritual.

Mas existem propostas que não colocam a religião como parte de um arsenal genético ou imperioso:

Dawnkins. O Vírus da Fé. Legendado.
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #88 Online: 13 de Outubro de 2008, 10:29:00 »
As duas coisas....

OK. Já é um bom começo...
Agora tente sentir um pouco de empatia pela criança, ou imagine que elá é sua Filha, Mãe, Irmã ou Mulher...
Muda alguma coisa? :?

Continua sendo ""Barbárie descabida, estupro mental e desrespeito aos direitos humanos básicos de qualquer criança" e " Sincretismos locais e concessões consideráveis que o budismo faz para não causar mal estar entre os fiéis"

50% e 50%?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #89 Online: 13 de Outubro de 2008, 11:14:59 »
Eu não disse "branco e preto" eu disse "alto e magro".
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #90 Online: 13 de Outubro de 2008, 15:12:27 »
Eu não disse "branco e preto" eu disse "alto e magro".

" Alto e Magro Com qual IMC?

http://www.sbh.org.br/publico/testes/imc.htm

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #91 Online: 13 de Outubro de 2008, 20:17:51 »
Mas a "coisa" continua ...

http://inovavox.com/2007/07/22/nezareth-castillo-o-menino-pastor/
Farinha do mesmo saco!
« Última modificação: 13 de Outubro de 2008, 20:21:52 por Lordakner »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!