Autor Tópico: Depressão e ateísmo  (Lida 11315 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Depressão e ateísmo
« Resposta #25 Online: 21 de Outubro de 2008, 23:12:51 »
Engraçado que comigo é a mesma coisa, Jus... Eu já tive depressão, inclusive larguei o curso de Física que mal tinha começado por conta disso. Mas desde então, sempre que eu estou mal parece que tem um momento que eu sinto um alerta "ôpa, acho que estou para entrar em depressão" e aí eu vou fazer alguma coisa para me animar, parar de pensar no assunto, qualquer coisa. E quando eu estou me apaixonando por alguém é mais ou menos parecido, eu tenho a impressão de que tenho algum poder sobre esses sentimentos, que tem um momento em que eu posso escolher se vou levá-los adiante ou não. Eu sempre barro a depressão na hora, mas com o amor é o contrário... mesmo quando sei que não devo, sou um tolo romântico inveterado :love:  (e isso geralmente é a causa de a depressão sempre voltar para bater à porta  :'( )

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 21 de Outubro de 2008, 23:23:18 »
Todo mundo tem ou já teve alguma depressão por sei lá qual motivo, mas uma coisa que falo por experiência própria:

Se enfiar em remédios ou em igrejas não ajuda nada, uma hora o cara cai na real e chuta o pau da barraca.

Em certa época da minha vida tb estive no fundo do poço .

Bem perto do fundo.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #27 Online: 21 de Outubro de 2008, 23:31:19 »
Olha Fabulous, eu só tenho um conselho: arranje amigos.  :)

:hihi: Eles não fazem milagres, mas ajudam um bocado.

E quanto a "não se entupir de remédios": um dos meus melhores amigos se chama Pedro e a pouco tempo ele esteve duas semanas internado num sanatório por tentativa de suicídio. Ele tinha depressão, não procurou tratamento e cortou os pulsos com gilete.

Hoje ele está bem, tomando medicação e com cicatrizes bem feias e, felizmente, não pensa em interromper o tratamento.

:wink: Cada caso é um caso.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 21 de Outubro de 2008, 23:34:14 »
Fabulous

Tive depressão de tomar remedio de tarja preta....uma época em que a 1ª mulher me largou e perdi o emprego em seguida....sair dessa não foi fácil, tive que aprender o mais difícil: ligar o botão do foda-se quando precisar!!!

Procure um circulo de amizade diferente, veja as coisas por outras perspectivas, se dedique a um hobbie, pratique esportes....Ajuda
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #29 Online: 22 de Outubro de 2008, 19:58:16 »
E não se preocupe Willi, o Fabulous só vai conseguir o remédio com receita de três vias de um psiquiatra.

Nunca tome medicamentos sem antes consultar seu médico!
Mesmo porque existem outras alternativas.
http://www.polbr.med.br/ano05/artigo1005b.php
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #30 Online: 22 de Outubro de 2008, 21:17:54 »
E não se preocupe Willi, o Fabulous só vai conseguir o remédio com receita de três vias de um psiquiatra.

Apesar disso ser super proibido, fechar a farmácia e dar cadeia... é beeeemm fácil encontrar farmácias que vendem remédios tarja preta sem recita médica.

Isso é coisa de filme e novela.

Nenhuma farmácia quer as implicações que dá se descobrirem que ela vendeu sem receita, não quando um Rivotril 2mg custa R$ 12,00.

2
Nao é mesmo.
É um saco quando vou comprar os remedios que preciso. E um deles nem tarja preta é.

E faço compania a voces pois (tambem) tenho (ou melhor, tive) depressão.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #31 Online: 22 de Outubro de 2008, 22:10:40 »
Nunca tive depressão ( momentos de "saco cheio" não contam) , embora já tenha passado por barras grandes.
Mas atendo frequentemente pessoas com sintomas depressivos e o que me preocupa é que acho muito mais comum ver um paciente depressivo atualmente do que há dez anos atrás. Talvez eu esteja mais atento para os sintomas de depressões leves/moderadas mas não descarto um aumento da incidência.

E sim , por favor não use antidepressivos sem acompanhamento ( aliás nenhum psicotrópico) todos tem potenciais efeitos colaterais que variam de insõnia até suicídio daí que a sua indicação e uso , bem como a avaliação de ser associado a outra medicação, só deve ser feita por um médico com experiência no seu uso.

E Fabulous , com todo o respeito à opinião de sua irmã , terapias não medicamentosas são sempre preferíveis ao uso de medicações mas em  casos de depressão moderada/severa muitas vezes é necessário o uso de remédios até mesmo para que o paciente consiga aderir à terapia.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #32 Online: 23 de Outubro de 2008, 03:06:07 »
No momento que tu tem consciencia que esta com depressao, nao tem como simplesmente melhorar?

Nao querendo fazer pouco desse problema, mas eu sempre tive essa curiosidade. Tu é diagnosticado como depressivo, toma consciencia que o problema é na tua cabeça, nao tem como melhorar, só sabendo disso?

Nao sei se tem muito a ver mas, nao daria pra fazer que nem o John Nash que foi diagnosticado como esquizofrenico e conseguiu ter uma vida "quase" normal, ignorando o que era fantasia? Claro, no caso do Nash ele nao conseguiu curar, eu estou falando de curar a depressao somente usando lógica. "Ah, é coisa da minha cabeça? Entao eu vou dar um jeito nisso."

"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #33 Online: 23 de Outubro de 2008, 06:11:08 »
No momento que tu tem consciencia que esta com depressao, nao tem como simplesmente melhorar?

Nao querendo fazer pouco desse problema, mas eu sempre tive essa curiosidade. Tu é diagnosticado como depressivo, toma consciencia que o problema é na tua cabeça, nao tem como melhorar, só sabendo disso?

Nao sei se tem muito a ver mas, nao daria pra fazer que nem o John Nash que foi diagnosticado como esquizofrenico e conseguiu ter uma vida "quase" normal, ignorando o que era fantasia? Claro, no caso do Nash ele nao conseguiu curar, eu estou falando de curar a depressao somente usando lógica. "Ah, é coisa da minha cabeça? Entao eu vou dar um jeito nisso."

Supostamente existe uma diferença grande entre depressão e Depressão, Diego.  O primeiro é um estado por assim dizer circunstancial, o segundo é um problema crônico que se considera ter causas biológicas.

Pessoalmente não dou muita importância a essa distinção.  Para mim o ser humano é uma criatura de hábitos e circunstâncias, e sinceramente acredito que casos verdadeiramente biológicos de depressão são muito menos frequentes do que se pensa.

Receitar um Rivotril pode ser um quebra-galho temporário e até mesmo nocivo para o paciente, mas médicos não tem condição real de resolver as causas da maior parte das depressões, que costumam ser situações sócio-econômicas bem enraizadas.  Não culpo os psiquiatras por não conseguirem resolver o que não tem nem o poder nem a permissão para influenciar, mas nem por isso deixo de desconfiar dessa tendência atual ao reducionismo orgânico.  Pela minha experiência com bipolaridade e depressão, ambos os problemas são muito menos orgânicos do que se tenta acreditar hoje em dia.

Por outro lado, e aí é que pega, "simplesmente melhorar" muitas vezes é mais difícil ainda.  O que cura depressão, no frigir dos ovos, é se sentir integrado e amado.  Quem resolve isso não é o deprimido, são os outros em volta dele.  É um dos aspectos mais básicos e menos aceitos do Contrato Social.  Neste mundo cheio de responsabilidades e obrigações de hoje em dia, uma das obrigações mais básicas é cuidar uns dos outros para que a existência seja uma experiência prazeirosa e suportável.  Infelizmente, nesse particular, mais até do que no aspecto econômico, estamos à beira de um colapso.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 24 de Outubro de 2008, 10:14:11 »
Citação de:  Resultado do Mussa
Escala Hamilton para avaliar a depressão

Resultados

Atenção, o resultado do seu teste indica Depressão Grave. Sugerimos que agende uma sessão com um psicólogo.

Vá se lascar... Pode me chamar de "fodão", "ignorante" ou do que for..... ... mas pra mim o que conta é meu psicólogo: Eu!  <_<...

Conselho de coração do Mussolim, fabulous: Ta na hora de parar a frescura. Tava bonitinho, legal e tal, mas... 

Característica genética, minha mãe teve depressão profunda e está melhor hoje.
Visível justificativa para se manter no estado em que está: Reclamando e achando que comer macarronada, pratos exóticos e tomar coca-cola é ruim.... ...que isso é o fim do mundo, muito terrível

(Talvez até concorde na coca hehehe... :lol:).

não gosto de morar aqui.
Tem dinheiro, compra outra casa. Se aluga, alugue outra casa.

Não gosto da faculdade que eu fiz.
Faz outra.

Não gosto de trabalhar onde e no que trabalho.

Trabalhe em outro, ora porra.
10 conto da pra montar uma lojinha, lan e etc. Faça isso e comande sua vida, carai (Bom, essa eu só digo porque é o fabulous, o homem da cêda... :lol:).

Minha irmã é psicóloga e eu não vejo motivo de procurar um.
Seja seu psicólogo.  :hihi:

E me apresente sua irmã.... :fiu-fiu:

Me amparar em religião, de maneira nenhuma.
Se iludir realmente não ajuda em nada... Se não encara os fatos, então pede pra cagar e saia. Concordo. :ok:

Não aceito que estou com depressão.
E daí?

Tenho tudo que quero, a hora que quero, sou caçula mimado.

Não tenho tudo que quero, muito menos na hora que quero e nem fudendo fui mimado. E daí? Se eu não for por mim, quem é que vai ser...? (E olha que eu já intercedi por muitos pessoas... Retribuição? Onde? Mas e daí...?)

Eu quero é o mar pegue fogo pra eu comer peixe assado. :bocejo:

Eita que foi smileys hehe.... E pra quem não viu:

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #35 Online: 24 de Outubro de 2008, 10:28:02 »
Citação de:  Resultado do Mussa
Escala Hamilton para avaliar a depressão

Resultados

Atenção, o resultado do seu teste indica Depressão Grave. Sugerimos que agende uma sessão com um psicólogo.

Vá se lascar... Pode me chamar de "fodão", "ignorante" ou do que for..... ... mas pra mim o que conta é meu psicólogo: Eu!  <_<...

Conselho de coração do Mussolim, fabulous: Ta na hora de parar a frescura. Tava bonitinho, legal e tal, mas... 

Característica genética, minha mãe teve depressão profunda e está melhor hoje.
Visível justificativa para se manter no estado em que está: Reclamando e achando que comer macarronada, pratos exóticos e tomar coca-cola é ruim.... ...que isso é o fim do mundo, muito terrível

(Talvez até concorde na coca hehehe... :lol:).

não gosto de morar aqui.
Tem dinheiro, compra outra casa. Se aluga, alugue outra casa.

Não gosto da faculdade que eu fiz.
Faz outra.

Não gosto de trabalhar onde e no que trabalho.

Trabalhe em outro, ora porra.
10 conto da pra montar uma lojinha, lan e etc. Faça isso e comande sua vida, carai (Bom, essa eu só digo porque é o fabulous, o homem da cêda... :lol:).

Minha irmã é psicóloga e eu não vejo motivo de procurar um.
Seja seu psicólogo.  :hihi:

E me apresente sua irmã.... :fiu-fiu:

Me amparar em religião, de maneira nenhuma.
Se iludir realmente não ajuda em nada... Se não encara os fatos, então pede pra cagar e saia. Concordo. :ok:

Não aceito que estou com depressão.
E daí?

Tenho tudo que quero, a hora que quero, sou caçula mimado.

Não tenho tudo que quero, muito menos na hora que quero e nem fudendo fui mimado. E daí? Se eu não for por mim, quem é que vai ser...? (E olha que eu já intercedi por muitos pessoas... Retribuição? Onde? Mas e daí...?)

Eu quero é o mar pegue fogo pra eu comer peixe assado. :bocejo:

Eita que foi smileys hehe.... E pra quem não viu:

É isso aí rapá! Desce o porrete!
Metodologia do terror (vi o diretor da empresa onde trabalho gritar isto a 120 decibeis a um pobre coitado)!
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #36 Online: 24 de Outubro de 2008, 12:44:48 »
Pensei em fazer o mesmo que o mussolim fez... mas não me senti com intimidade suficiente... mas como sou "maria vai com as outras":

Porra, Fabulous, você ganha bem, não faz nada, tem tudo que quer e ainda ta reclamando??? VTC rapá!!!

Você está em uma posição confortavel, muitos por aí não tem a flexibilidade que você usufrui, você tem condições de mudar e tem amparo financeiro pra isso (o que é sem dúvida importantíssimo), se quiser fazer outra facul, é só fazer, sem problemas com verbas nem tempo. Se quiser abrir seu próprio negocio, é só juntar uns meses de salario, ou pedir um adianto pro papai e já era, tá feito. Agora fica aí reclamando duma vida boa da porra que "deus te deu"... na moral... acorda carai. O mundo tá uma bosta e você é um cara de muita sorte, então comece a aproveitar essa sorte que você tem porque muitos estão na merda e matariam pra estar no seu lugar. Deixa de conversinha de viado (sem ofensa aos homosexuais) e vira homem porra.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 24 de Outubro de 2008, 13:02:32 »
mas não me senti com intimidade suficiente...
E quem disse que eu tenho...? Já levo um cartão a mando dele. :lol:

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #38 Online: 24 de Outubro de 2008, 14:53:17 »
putz e eu vou atras... |( :lol:
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 24 de Outubro de 2008, 18:36:53 »
Atrás do cão, meu filho! Aqui não!

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #40 Online: 24 de Outubro de 2008, 19:06:01 »
Isto dá em surtos epidêmicos? ::) Porque de segunda-feira pra cá eu estou ligeiramente down... como eu nunca havia estado. Quer dizer, triste ou puto não é o caso que eu já fiquei várias vezes... mas esta sensação de apatia sem motivo aparente eu nunca tive. E aí vejo que mais ou menos no mesmo dia o Fabulous inventou um tópico e que a Lela tá com índices absurdos de depressão... eu einh :o Será que é virose? :P

Bom, por sorte os meus testes dos tais sites deram 6 (não deprimido) em um e "depressão leve" no outro (embora pelo que eu entendi estes testes não eram nem para serem feitos por leigos :)). Mas é estranho porque eu acho que nunca fiquei pra baixo sem um motivo bem lógico. Desta vez surgiu da lembrança de alguns amigos que pareciam ser inseparáveis e que talvez tenham se tornado irremediavelmente meros conhecidos... Era pra dar saudade, mas me deu uma certa apatia :|

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #41 Online: 24 de Outubro de 2008, 21:48:34 »
Aquele papo de "sentir a dor de Cristo" (flagelação na religião) é bom pra alguém deprimido??

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #42 Online: 24 de Outubro de 2008, 22:52:53 »
Eu ja passei por umas fases de depressao, de isolamento social, ja tive varios dos sintomas citados e etc, e passando por tudo isso amadureci demais.

Acho que o grande lance é tentar se esquivar o menos possivel, seja por meio de remedios, psicologos, religioes e qualquer outra coisa que sirva como fuga, é claro que não podemos evitar isso completamente, mas vejo um grande beneficio em você olhar para si mesmo e ver por si mesmo quais sao os motivos que te fazem sentir assim, sem julgamento, sem procurar a opniao dos outros sobre o que é certo e errado, sobre o que vc deveria fazer, sobre como vc deveria ser.

Esteja com você mesmo, e ai talvez voce consiga enchergar o verdadeiro problema.

Abracos
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #43 Online: 25 de Outubro de 2008, 11:26:16 »
Realmente o Mauricio agora falou tudo, se você já se auto-condenar as coisas só vão piorar. Obviamente que é seu senso crítico, e obviamente ele tem parte de razão.

Mas eu acho ainda que há uma grande diferença entre 'ser' e 'estar'. Você pode ter uma fase depressiva, que vai passar se mudar o rumo das coisas. Assim como alguém pode passar por uma fase de irritabilidade (eu), e mudar após certas circunstâncias da vida mudarem.

"Ser" depressivo é diferente a "estar" depressivo. E é muito difícil dizer se você 'é' depressivo ou 'está' depressivo.

De resto estou com o Luiz Souto, para depressão em geral alguns medicamentos ajudam a tirar os

(Em um momento do texto, apaguei tudo e falei para mim mesmo 'onde estou com a cabeça ? Não vai acreditar em mim, ele está querendo saber da doença e não psicologia barata', mas insisti em escrever; no momento para mim ousar é escrever um texto nada consistente, para ver se consigo te faer enxergar o problema com outros olhos, mesmo que o seu senso crítico e o meu resistam. Não é engraçado isso ?)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #44 Online: 26 de Outubro de 2008, 15:00:25 »
Aquele papo de "sentir a dor de Cristo" (flagelação na religião) é bom pra alguém deprimido??

Se quiseres podemos te crucificar!
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #45 Online: 26 de Outubro de 2008, 15:23:43 »
Engraçado que comigo é a mesma coisa, Jus... Eu já tive depressão, inclusive larguei o curso de Física que mal tinha começado por conta disso. Mas desde então, sempre que eu estou mal parece que tem um momento que eu sinto um alerta "ôpa, acho que estou para entrar em depressão" e aí eu vou fazer alguma coisa para me animar, parar de pensar no assunto, qualquer coisa. E quando eu estou me apaixonando por alguém é mais ou menos parecido, eu tenho a impressão de que tenho algum poder sobre esses sentimentos, que tem um momento em que eu posso escolher se vou levá-los adiante ou não. Eu sempre barro a depressão na hora, mas com o amor é o contrário... mesmo quando sei que não devo, sou um tolo romântico inveterado :love:  (e isso geralmente é a causa de a depressão sempre voltar para bater à porta  :'( )
Sei muito bem como é isso. É exatamente o motivo pelo qual não fiz o teste que o Fabulous passou, se eu fizer agora, provavelmente vai dar um valor relativamente alto.

Some a isso histórico familiar e eu ser extremamente teimoso. Eu não tomaria antidepressivo em hipótese alguma, primeiro porque sei que isso não muda minha vida. Se eu entrei em depressão é porque estou insatisfeito com alguma coisa. Depois, porque eu sou capaz de justificar meu estado de espírito com argumentos.

Eu não precisaria de um psicólogo, mas sim de um grande orador que me provasse que meu raciocínio está incorreto. :P
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 26 de Outubro de 2008, 15:41:07 »
Alguns tipos de depressão têm causa orgânica e podem ser controlados com medicamentos, outros são causados pelos acontecimentos e duram apenas algum tempo.

Certa vez, li um artigo sobre como as pessoas hoje em dia não aceitam mais a dor e a tristeza e correm logo a tomar algum remédio para atenuar os efeitos, em vez de encararem as causas.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #47 Online: 26 de Outubro de 2008, 16:07:42 »
Resultados

Parabéns, você não tem depressão. :)

Sou ateu e feliz.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 26 de Outubro de 2008, 22:37:41 »
Sei muito bem como é isso. É exatamente o motivo pelo qual não fiz o teste que o Fabulous passou, se eu fizer agora, provavelmente vai dar um valor relativamente alto.

Some a isso histórico familiar e eu ser extremamente teimoso. Eu não tomaria antidepressivo em hipótese alguma, primeiro porque sei que isso não muda minha vida. Se eu entrei em depressão é porque estou insatisfeito com alguma coisa. Depois, porque eu sou capaz de justificar meu estado de espírito com argumentos.

Eu não precisaria de um psicólogo, mas sim de um grande orador que me provasse que meu raciocínio está incorreto. :P

Filosofia ajuda a manter a cabeça no lugar. Estou querendo comprar "Aprender a Viver", de Luc Ferry. Achei interessante por ser um autor humanista secular que defende que a filosofia é a alternativa racional à religião para buscar uma vida equilibrada e feliz. É um livro de auto-ajuda para ateus :lol:, quero ver como é, apesar de no momento não estar precisando de auto-ajuda nenhuma - eu tenho um monte de motivos para estar triste, mas mesmo assim eu faço questão de ser feliz.

E eu sinto que eu escolhi isso, que tenho controle sobre minha felicidade porque ela não depende mais de outras pessoas ou de sonhos de consumo ou de realizar minhas ambições, que esperar que coisas fora do meu controle definam como eu me sinto é irracional e prejudicial. Em vez disso a felicidade deve ser procurada dentro de mim mesmo, a felicidade deve ser procurada onde eu sei que eu vou encontrar: nos pequenos prazeres da vida, por mais curtos e esporádicos que sejam; em encarar minhas obrigações como desafios (e o que traz mais satisfação pessoal do que superar desafios?) e em aceitar meus fracassos com espírito esportivo e otimismo. E isso é uma coisa óbvia, Epicuro, Sêneca e Buda já disseram coisas parecidas milênios atrás! Procurar a felicidade fora de si mesmo não é uma necessidade, é um vício que podemos e devemos combater.

Acho que aprendi que a coisa mais importante na vida é amar a si mesmo incondicionalmente. Em nossa sociedade não é bem aceito uma pessoa dizer "eu sou a pessoa que eu mais amo no mundo", isso é visto como egoísmo, individualismo exacerbado, uma pessoa que se declara apaixonada por si mesma é vista como um criminoso em potencial, alguém que é capaz de passar por cima das outras para satisfazer suas próprias ambições, mas eu concluí que na verdade é o contrário!

Para ilustrar isso peguemos a famosa máxima de Jesus Cristo "Ame ao próximo como a si mesmo". Há muita sabedoria nessas palavras, mas a maioria absoluta dos cristãos não entende o sentido completo: passa batido por quase todo mundo que o pré-requisito para se amar ao próximo é amar a si mesmo primeiro. Uma pessoa que está satisfeita consigo mesma não sente inveja e nem ciúme, é incapaz de fazer mal a uma mosca, portanto. Cada criminoso, cada pessoa corrupta e desonesta no mundo age como age porque deseja preencher uma lacuna dentro de si mesma e erra achando que elementos externos vão preenchê-las: dinheiro, poder, o amor de outra pessoa...

Sobre o amor especificamente, eu concluí que nunca uma pessoa vai me amar tanto quanto eu mesmo me amo (ou deveria me amar) - e nem seria desejável que pudesse, pois o tipo de amor que uma pessoa sente por outra, esse sim é possessivo, egoísta, visa subjugar a liberdade a do outro. Até certo ponto estamos dispostos a aceitar isso em troca da parte boa de um relacionamento, que é a amizade, o companheirismo... Mas quanto menos amor próprio tiver sua companheira, mais dependente ele se torna de você, e mais ela vai tentar escravizá-lo. E a partir do momento em que descobrimos que o amor mais importante, o amor que liberta, é o amor que temos por nós mesmos, então ser amado por outra pessoa não faz mais falta. Eu posso muito bem ser feliz sozinho :ok:

Bom, desculpem o momento auto-ajuda, mas isso são coisas que eu vinha pensando já há algumas semanas. Até criei um aforismo bem legal (quer dizer, "criei", pois é uma frase que me parece tão óbvia que duvido que outra pessoa tão cínica quanto eu já não tenha escrito antes), vou colocar em minha assinatura :P  "Mas é claro que o amor existe! Se não, então o que é isso que eu sinto por mim mesmo?"

Offline Jimmy Neutron

• Nível 00
  • *
« Resposta #49 Online: 12 de Novembro de 2008, 17:58:50 »
Cara...quando eu descobri que Deus não existia, que Jesus é um mito criado por povos antigos, que a Bíblia nada mais é que um livro sincrético com várias tradições orientais diferentes, que não existe vida após a morte, que a vida é um "acidente"...pooo...eu fikei muito chateado sim, mas o bom da vida não é olhar para o lado negativo da coisa, mas sim sempre para o lado positivo.

Veja o lado positivo:
1) Você tem a certeza que está livre para fazer suas próprias escolhas,
2) Você não precisa ficar se preocupando com a vida após a morte,
3) Você pode ser quem você é sem se preocupar se "alguém" está te observando,
4) Você pode ter vários conhecimentos e presenciar e viver várias descobertas,
5) Você pode amar os seus próximos por vontade, pois essa é a hora,
6) Você pode ter certeza que se existe alguma força essa força está em vc e não no "sobrenatural"!
7) Você não vai ser alienado como muitos são,

Enfim...tem várias coisas boas...levanta poeira brother!!!

Um abraço!
"Uma pessoa que diz que não tem fé para ser ateu, prova o quão ignorante é por não saber usar a inteligência e o senso crítico":-D:P

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!