HAHAHAHAHAHA
Esquerdistas são uma piada. Dizem brigar entre si mas no final defendem as mesmas ideias e o mesmo ladrão. E aí, CP, foi "GÓPI"?
Ué, toda posição política, por mais diferente que seja, vai ter alguns pontos em comum.
Eu sou a favor dos países comunistas, enquanto que alguns setores da esquerda são contra. Isso não é nem de longe uma questão secundária.
Partidos como o PT não são comunistas. Mas também não são tão capitalistas quanto um PSDB da vida, ou um DEM. Então, mesmo que eu não goste muito, é claro que numa disputa entre o PT e o DEM eu vou ficar do lado do PT. O que não significa nem de longe que o PT seja “comunista em segredo” ou algo do tipo. É mais o contrário: ele é menos socialista do que finge ser.
O que eu queria é que a economia do Brasil fosse tipo a chinesa. Mas como isso não é possível, eu tenho que apoiar o que tem pro momento mesmo, ué. Nas próximas eleições, eu pretendo votar no Ciro Gomes. O PT é meio que corrupto demais pro meu gosto. O PDT é menos.
A minha opinião sobre o assunto é meio complexa, complicado de explicar ela aqui. Mas, resumindo: eu acho que a Dilma não participou de nenhum caso de corrupção. Mas o Lula, aí é outra história. O impeachment da Dilma foi ilegal. Já o Lula, provavelmente merece ser preso mesmo.
Mas um importante detalhe é o seguinte: isso não significa que o Moro não esteja agindo fora da lei. Naquele episódio em que o Moro divulgou o grampo da conversa entre o Lula e a Dilma, um juiz não tem autoridade pra fazer este tipo de divulgação, existe uma lei proibindo. Não só isso, como aquela lei determina que o juiz que cometer tal ilegalidade deve ser preso.
Entendo sua posição. Mas gostaria de saber qual lei proíbe tais divulgações e consequente pena.
O impeachment de Dilma não foi nada ilegal. Foi feito conforme determina a constituição, pois pedaladas fiscais são crimes. A única coisa ilegal do impeachment foi que Dilma não perdeu os direitos políticos por 8 anos.
Eu gostei de ter tirado a Dilma, mas há de se admitir que houveram motivos formais para retirada dela e houveram motivos reais, os motivos formais foram as tais pedaladas, mas os motivos reais foram bem diferentes, não teve realmente a ver com tecnicalidades contábeis, alguns motivos que podemos elencar rapidamente:
1) Ela foi eleita com pequena vantagem, então desde o início já havia uma oposição popular relativamente forte;
2) Desde pelo menos 2014 o PT estava tendo líderes e aliados cada vez mais expostos na TV por suspeitas de corrupção, principalmente através da operação Lava jato;
3) Ela já começou o mandato descumprindo promessas;
4) O grande líder do PT, que era o que realmente sustentava ela politicamente, estava sendo cada vez mais acuado pelas investigações, e isso foi erodindo cada vez mais o poder dele, o do PT, e também o da própria Dilma;
5) A articulação política do governo com o congresso foi deteriorando cada vez mais;
6) O combativo ( e corrupto) Cunha foi eleito presidente da Câmara dos Deputados;
7) Em certo momento o Cunha rompeu de vez com o governo Dilma, e então ele aceitou e pôs para andar o processo de impeachment;
Enfim, o resumo é que não foram as tecnicalidades contábeis as verdadeiras razões para a queda final da Dilma, e sim a disputa de poder e a oportunidade que outros políticos, incluindo o seu vice , o raposão, viram para conquistar o poder e dar um chute no já enfraquecido governo Dilma e PT.