Você descartou o que não lhe traz lógica, sentido ou benefício, salvando o resto da doutrina que lhe parece lógico, com sentido e bom. É o mesmo que vários religiosos fazem em relação à Bíblia (essa parte só valia naquela época; isso não deve ser levado ao pé da letra; só aceito os 10 mandamentos; só aceito o novo testamento etc.).
Claro. É o que TODO religioso deveria fazer. Abandonar as interpretações absurdas.
Só que nesses trechos especificamente, nem mesmo há esse trabalho. Eu só posso imaginar que vocês estão muito acostumados a levar literalismo muito a sério.
Fazendo isso você torna minha assinatura verdadeira. Você se guiou por princípios , transcendeu o texto e encontrou algo bom. Fazendo isso, qualquer doutrina religiosa, ou filosofia moral se tornam válidas.
O problema em se reconhecer isso é ver que não há moral objetiva; a única verdade absoluta em campo moral são os princípios (justiça, bondade, liberdade, igualdade, fraternidade etc.); mas os princípios são abstratos, e servem apenas como guia para atos concretos ou situações concretas.
A mesma objeção que se faz a livros sagrados dogmáticos se aplica a qualquer paixão humana; qualquer texto, doutrina, ideologia ou política, mesmo que lógicos, podem violar os princípios, ser levado a situações extremadas e se tornar perigoso, como no caso de grupos religiosos que se tornam entidades criminosas; social-nacionalismo que se torna nazismo; estadistas que se tornam déspotas.