Autor Tópico: O pico do petróleo e o fim do mundo como conhecemos  (Lida 6874 vezes)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: O pico do petróleo e o fim do mundo como conhecemos
« Resposta #25 Online: 10 de Novembro de 2008, 21:26:28 »
Também nunca achei que petróleo fosse algo tão indispensável assim. Claro, posso estar redondamente enganado.
Como o Amenemes falou, a crise se extenderia para a produção agricola...Fertilizantes e manutenção de mecanização agricola, alem do transporte e distribuição dos alimentos!! É uma crise grave em potencial, ´possivel colapso...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 10 de Novembro de 2008, 22:52:34 »
A solução não está tão longe. Na verdade, apenas uma questão de priorização. Me explico.

Tenho energia solar na minha casa (para aquecimento). Funciona extremamente bem. Quanto poderia ser reduzido de consumo de energia se houvesse uma lei obrigando o uso da energia solar, com incentivos e financiamento para comprar os equipamentos? Um bom projeto custo algo como 7 mil reais. Gasto muito menos energia do que casas similares a minha.

Outro: Podemos voltar a ter energia nuclear (hoje está mais seguro, melhores meios para armazenar o lixo).

Uma pergunta que me faço: Quanta energia solar existe no Saara? Energia das Marés, térmicas, etc..

O mundo tem energia de sobra. A questão é que o petróleo ainda é mais barato do que os investimentos nesse tipo de energia. Quando isso se inverter, os investimentos começarâo a  ser realizados.

Bem simples.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #27 Online: 10 de Novembro de 2008, 23:30:22 »
Concordo.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #28 Online: 11 de Novembro de 2008, 00:46:51 »
Acontece que petróleo é muito simples:
Você faz um buraco na terra de onde jorra o petróleo. Capta-o. Aquece-o num tanque onde todo tipo de hidrocarbonetos são separados. Pronto! Conseguiu gasolina, disel, querosene...
Bem mais fácil que construir painéis de energia solar, usinas nucleares, usinas de energia das marés...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 11 de Novembro de 2008, 01:13:55 »

Na questão petróleo como combustível, há várias alternativas em andamento (eletricidade, água, hidrogênio, solar, ar comprimido), e várias concretas desde já (álcool, biodiesel).

As únicas aí que são propriamente fontes de energia são a água, solar e eólica. Água é bastante limitado e ecologicamente complicado, possivelmente politicamente complicado inclusive. Eletricidade, e ar comprimido não são recursos naturais, coisas que se acha por aí naturalmente para se aproveitar, são coisas que tem que se produzir, e isso requer energia. Hidrogênio é similar, não é um "gás natural" que se encontra por aí, mas tem que se produzir, ele é apenas uma forma de armazenamento de energia, como ar comprimido ou baterias elétricas. E idem também para álcool e biodiesel, em menor grau. Não são simplesmente "baterias", mas também não são recursos naturais a serem explorados de forma tão cômoda quanto os combustíveis fósseis.

Eu gostaria de saber se existem cálculos de qual deveria ser a produção de quaisquer que venham a ser os tipos de plantas usados na produção de combustíveis, o quanto custa para se produzir versus quanto resulta em energia de fato, e qual seriam as possíveis flutuações de oferta devido aos fatores que afetam safras de modo geral.

Por melhores e mais variadas que possam parecer as alternativas, me parece fato que nenhuma é ainda tão eficiente/barata quanto foram os combustíveis fósseis. Se fossem mais vantajosas, provavelmente já estariam se infiltrando no mercado, sem ser através de subsídios, como, salvo engano, é o caso de todos os tipos de etanol.

Na questão petróleo como plástico, salvo engano há pesquisas promissoras em andamento.

Acho que deve haver bastante coisa para tomar o lugar do plástico, mas com problemas análogos. Também são derivados de produtos agrícolas, que requerem gasto de energia para produzir, são suscetíveis a intempéries, podem competir com os alimentos, etc, em vez de ser só abrir um buraco e bombear.

Outra possibilidade é ainda o plástico atual virar um tipo de "minério", a reciclagem se tornar comercialmente viável por si só, mais ou menos como é com o alumínio. Mas mesmo assim, é uma situação na qual ele será mais caro do que é hoje, provavelmente será usado apenas para coisas necessariamente de plástico, onde propriedades dos "bioplásticos" não sirvam tão bem.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 11 de Novembro de 2008, 01:24:34 »
A solução não está tão longe. Na verdade, apenas uma questão de priorização. Me explico.

Tenho energia solar na minha casa (para aquecimento). Funciona extremamente bem. Quanto poderia ser reduzido de consumo de energia se houvesse uma lei obrigando o uso da energia solar, com incentivos e financiamento para comprar os equipamentos? Um bom projeto custo algo como 7 mil reais. Gasto muito menos energia do que casas similares a minha.

Realmente a solução será necessariamente um portfólio energético diversificado, além de economia e eficiência às quais as pessoas parecem não estar muito acostumadas.

Outro: Podemos voltar a ter energia nuclear (hoje está mais seguro, melhores meios para armazenar o lixo).

O problema é que os minérios nucleares também parecem estar se aproximando de um pico, podem ser "reciclados" uma vez apenas, e também tem o perigo de virarem arma nuclear, um pouco aumentado do que se terroristas mesmo tivessem que fazer a mineração.

Uma pergunta que me faço: Quanta energia solar existe no Saara? Energia das Marés, térmicas, etc..

Não sei se vale a pena aproveitar a energia solar à distância. A estrutura talvez torne inviável. Coisas como energia das marés e até mesmo eólicas usadas em larga escala também podem vir a ter conseqüências ecológicas e climáticas ainda desconhecidas. Vamos torcer para que não interfiram significativamente/negativamente com as plantações de onde vamos tirar alimentos e uma parte dos combustíveis...

O mundo tem energia de sobra. A questão é que o petróleo ainda é mais barato do que os investimentos nesse tipo de energia. Quando isso se inverter, os investimentos começarâo a  ser realizados.

Bem simples.

Simples, mas está implícito um lado bem sombrio aí. Que se o petróleo é mais barato, a energia do futuro será mais cara. Energia mais cara significa menos energia para as pessoas, ou para menos pessoas, num mundo onde muitas pessoas se reproduzem e se sustentam num ritmo abismal possibilitado por uma energia que está acabando.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #31 Online: 11 de Novembro de 2008, 20:07:38 »
Como é que energia eólica vai ter conseqüencias?
Desde que se trate de uma campanha educacional e de conscientização, acho muito ótimo. O problema surge quando se cria algo parecido com um crime, como na China, onde os pais matam os bebês mulheres porque querem ter homens e o governo só autoriza um filho por casal.
Podiam tentar desenvolver um mecanismo que bloqueia o canal dos testículos / trompas com um botãozinho. É raro haver filhos com planejamento, a maioria vem ao acaso.
E além de raro, a maioria dos casos é para manter casamento, ganhar assistência, e coisas do tipo...
Em poucas gerações a gente já poderia quase extinguir a raça humana. :histeria:
« Última modificação: 11 de Novembro de 2008, 20:13:19 por Ilovefoxes »

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #32 Online: 11 de Novembro de 2008, 21:23:52 »
Muitas pessoas consideram que Malthus estava errado sobre suas previsões, mas não percebem que elas ainda são inteiramente válidas:

"Para Malthus, assim como para seus discípulos, qualquer melhoria no padrão de vida de grande massa é temporária, pois ela ocasiona um inevitável aumento da população, que acaba impedindo qualquer possibilidade de melhoria." (Wikipedia)

Isto ocorre, é claro, devido a nossa programação genética. O bem-estar não é o primeiro atributo a ser selecionado pela evolução (nem mesmo necessário ele é). A única solução está na educação para o controle populacional, ou ficaremos o resto da história tendo que descobrir novas fontes de energia...
« Última modificação: 12 de Novembro de 2008, 00:57:01 por Galthaar »
"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline Zen

• Nível 06
  • *
« Resposta #33 Online: 11 de Novembro de 2008, 23:35:25 »
Quanto a esse assunto eu seu completamente extremista. Pra começar a figurar o quadro geral da pra imaginar a humanidade coletivamente como um grande e sedentário obeso que perdeu o controle remoto e está com muita preguiça para levantar e mudar o canal da televisão...
Sinceramente só o que eu vejo é que toda a energia inclusive a proveniente do petróleo é esbanjada não pela pratica industrial necessária, mas sim pela comodidade de todos os dias... Desde a comodidade de um longo banho quente de chuveiro e ter seu próprio carrinho na garagem pra ir sozinho pro trabalho de manhã até mesmo a indústria que apenas produzem supérfluos que nem vale a pena mencionar, apenas assista qualquer canal idiota de compras...
Já vi N vezes As pessoas optarem por uma vida “alternativa” onde se abandona tudo isso, e se ajusta a uma nova maneira de viver... A meu ver nem precisaria de uma onda neo-hippie para melhorar as coisas, apenas bastava uma consciência menos consumista, mas por incrível que pareça o que vemos todos os dias é justamente o contrario... É como olhar para qualquer outdoor anunciando qualquer porcaria duvidosamente útil e subentender as letrinhas miúdas de “estuprem o mundo, você não vai viver nele pra sempre mesmo...”

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #34 Online: 12 de Novembro de 2008, 03:02:08 »
Como é que energia eólica vai ter conseqüencias?
Se usada em grandes áreas, pode possivelmente mudar o curso de ventos. A gente não conhece ainda como as movimentações da atmosfera funciona.

Entretanto, em pequena escala e bastante distribuída, não vejo muito problema.

Não sei se vale a pena aproveitar a energia solar à distância. A estrutura talvez torne inviável. Coisas como energia das marés e até mesmo eólicas usadas em larga escala também podem vir a ter conseqüências ecológicas e climáticas ainda desconhecidas. Vamos torcer para que não interfiram significativamente/negativamente com as plantações de onde vamos tirar alimentos e uma parte dos combustíveis...
Bom, acho que os custos compensariam... pois são apenas uma vez, no caso, para criar a estrutura. O custo de manutenção é baixo.

Seria uma idéia inteligente no Saara, como o Agnostico falou... e não só não ia ameaçar a fauna nativa, como acho que uma penca de bichos iriam adorar descansar sob painéis solares.

Entretanto, a ressalva de "centralizar demais pode dar cagada" ainda se sustenta.

Em off, falando de futurismo... e se a gente aproveitasse a energia que o Sol libera que não vem pra Terra? É energia pra dedéu!
Latebra optima insania est.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 12 de Novembro de 2008, 16:30:44 »
Parece que rotores de geradores eolicos tem impacto ambiental...anda matando morcegos de monte em alguns lugares...morcegos polinizadores...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #36 Online: 14 de Novembro de 2008, 00:29:45 »
Parece que rotores de geradores eolicos tem impacto ambiental...anda matando morcegos de monte em alguns lugares...morcegos polinizadores...
Neste caso, não daria pra simplesmente tacar uma telinha em volta do gerador?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 15 de Novembro de 2008, 23:32:40 »
Vejam essa usina mareomotriz

http://www.leonardo-energy.org/drupal/node/774

parece que no Brasil essa energia não é muito viável
http://super.abril.com.br/superarquivo/1988/conteudo_111429.shtml
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #38 Online: 16 de Novembro de 2008, 00:02:10 »
Vejam essa usina mareomotriz

http://www.leonardo-energy.org/drupal/node/774

parece que no Brasil essa energia não é muito viável
http://super.abril.com.br/superarquivo/1988/conteudo_111429.shtml

Em compensação, energia solar aqui é bastante conveniente, na maior parte do território. Especialmente no Nordeste e no Norte, que teriam uma energia que compensa a falta de grandes rios com potencial hidrelétrico.
(Amazonas não serve pra isso, já que tem declive baixo demais, em compensação é excelente para navegação.)

Energia eólica, não sei.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 16 de Novembro de 2008, 03:32:06 »

Poderia mantê-los afastados com ultrasom numa freqüência desagradável a eles.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 16 de Novembro de 2008, 03:53:42 »
A saída é produzir combustível a partir de algas:

* há mais de 100 mil espécies conhecidas de algas;
* foi lançado o primeiro edital para seleção de projetos de pesquisa que contemplem a aquicultura e o uso de microalgas para a produção de biodiesel;
* a matéria prima é promissora : algumas espécies identificadas têm teor de óleo superior a 50 %;
* nenhuma outra fonte chega tão perto em magnitude ao potencial de produção de óleo a partir de algas;
* técnicas de engenharia genética podem elevar em muito a quantidade de óleo a ser produzida;
* biodiesel de alga pode ser usado como combustível em carro sem necessidade de promover modificação adicional do motor;
* poderia ser usado em navios, trens, combustível de jatos e carros;
* A Shell diz que as credenciais ambientais das algas são vastamente superiores às dos biocombustíveis de " primeira geração ";
* a obtenção de óleo da alga é descoberta feita na década de 50;
* o custo de produção tem sido uma barreira para a alavancagem da produção;
* para ser competitivo, os custos do combustível de alga precisam ser reduzidos para um valor inferior ao do bioetanol : US$ 2 / litro ( notícia veiculada em 28/12/2007 ). http://www.ambientebrasil.com.br/espaco_leitor/viewtopic.php?pid=1377058

Ví um documentário no Discovery que uma empresa americana já desenvolveu geneticamente uma alga para maximizar a produção de óleo. A idéia é ocupar áreas no deserto para construir usinas com milhares de km de tubos de vidro cheios de "água podre", expostos ao sol, sendo bombeada para uma usina de extração do óleo. Uma pequena área no deserto do Arizona seria suficiente para gerar combustível para todo o país. O único problema é que ainda não conseguiram uma maneira prática e econômica de extrair o óleo, mas é só uma questão de tempo.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #41 Online: 16 de Novembro de 2008, 04:13:37 »
Existe a opção de energia geotérmica:
http://en.wikipedia.org/wiki/Geothermal_power

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #42 Online: 16 de Novembro de 2008, 04:32:36 »
Alternativas virão, sem dúvida.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #43 Online: 16 de Novembro de 2008, 10:19:52 »

Poderia mantê-los afastados com ultrasom numa freqüência desagradável a eles.
Uma possibilidade interessante, entretanto requer algum uso de energia, não?

Acho que a idéia da telinha sai mais barata :P

O único problema é que ainda não conseguiram uma maneira prática e econômica de extrair o óleo, mas é só uma questão de tempo.
Meu palpite seria refluxo com éter... a gordura se dissolve no éter, é retirada, e depois é só evaporar o éter.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #44 Online: 16 de Novembro de 2008, 22:39:28 »
O ponto básico do Galthaar continua válido.  Por mais criatividade que se tenha, alternativas só adiantam até um certo ponto.

Duas coisas me parecem inevitáveis: a cultura de controle do nível populacional (essa mentalidade de aumentar a população indefinidamente é simplesmente insana) e a intensificação dos problemas sócio-econômicos em um futuro menos distante.  Na década de 1970 o preço do petróleo era um problema sério de política internacional.  No entanto, os dissabores com a OPEP não vão ser nada comparados com as dores da transição para fontes energéticas alternativas.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 16 de Novembro de 2008, 22:46:13 »
Luis, eu acho que será uma transição bem suave. Essa transição já está ocorrendo, com a criação de novas tecnologias.

Quanto mais caro o petroleo, mais serão desenvolvidas as outras tecnologias.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 16 de Novembro de 2008, 23:11:09 »
Segundo um relatório da IUPAP de 2005, nos próximos 50 anos não conseguiremos nos livrar do petróleo como fonte de energia.

Entretanto, parar de queimar matéria-prima é essencial.

Quanto ao Biodiesel, uma colega da UFRJ disse que as refinarias de biodiesel estào produzindo uma quantidade enorme de glicerol (subproduto do biodiesel) e que não tem indústria para absorver esse material...
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #47 Online: 16 de Novembro de 2008, 23:14:11 »

Creio eu que também o controle populacional se dará, como já está se dando, de forma natural.

Antes o cara tinha 10 filhos para ajudá-lo na roça; hoje é raro ver quem queira ter mais de um casal de filhos.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #48 Online: 16 de Novembro de 2008, 23:16:33 »
Além de que com o custo maior do petrólio tornará inviável o transporte individual para muitos. O próprio custo já irá equilibrar muito o consumo.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 16 de Novembro de 2008, 23:27:52 »
Pra isso ser verdade, o transporte público tem que melhorar bastante.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!