Luis, acho que você está over-assustado
O sistema mundial aceita que muitas pessoas se dêm muito mal se isso não prejudicar a maioria e iniciar ações e reações indesejáveis para o status quo (notem que aqui não estou falando de uma conspiração onde existe um pequeno grupo controlando algo)
O sistema não aceita que a maior parte das pessoas se dê mal, porque isso destrói o sistema.
Como disse antes, veja quão simples seria reduzir enormemente o consumo de combustíveis fósseis.
A maior parte do consumo mundial é combustível fóssil. 80%.
Nos estados unidos, um percentual semelhante a esse é utilizado para gerar eletricidade às casas. Sabemos que boa parte dessa energia é para aquecer agua.
Quanto seria economizado com a adoção de aquecedores solares (nem falando de geradores elétricos solares)? Incrível como os EUA se dão ao luxo de em plena Las Vegas não utilizarem a energia do sol para aquecer a agua daqueles hotéis todos (que tem mais quartos disponíveis que o Brasil inteiro)
Energia solar é abundante no maior consumidor mundial e em muitos outros lugares, como China por exemplo.
Carros movidos a energia elétrica vão se tornar abundantes em poucos anos. Já há milhares deles? E porque houve o impulso para produzí-los depois de tanto tempo em banho maria? Porque o petróleo começou a ficar incrivelmente caro.
Ação

Reação, movido a uma análise de custos e previsão de demanda.
A grande questão é lembrarmos que o movimento já está sendo dado. A ordem atual mundial (sem teorias conspiratórias de novo) não vai ser derrubada por algo tão simples assim.