Sério? Você realmente acredita nisso?
Eu gostaria de ter essa mesma fé na capacidade de previsão, planejamento e adaptação das nossas culturas. O problema é que não vejo motivo para tal. Depois de tanta evidência da mentalidade de "vamos levando para ver no que dá", tanta superpopulação e tanto agravamento da pirâmide sócio-econômica, eu realmente não acho prudente ter qualquer atitude que não seja me alarmar.
A tecnologia avança, sim. Mas o consumo só aumenta, a mentalidade social é francamente extrativista, e as decisões políticas, completamente irresponsáveis. A tecnologia não vai poder substituir o bom-senso e a capacidade de planejamento consciente que nem as massas nem os políticos querem adotar.
Por exemplo, Kennedy conseguiu criar um projeto que pôs o homem na Lua em menos de dez anos. Hoje, a previsão para voltar a alcançar a superfície lunar é de mais de vinte anos a partir da decisão. Por que? Porque os gastos empregados anteriormente eram exorbitantes, e mesmo com quarenta anos de pesquisas e interesse inclusive da parte dos bem-financiados órgãos militares americanos, não há como fazer milagres; em algum momento é preciso pensar no que se pode sustentar, e não apenas no que se pode fazer. A humanidade não pode mais se dar ao luxo de continuar na adolescência indefinidamente. Os governos tem de ser mais realistas, e as comunidades vão precisar aprender sobriedade, o que infelizmente não vem com facilidade nem de forma indolor.