Autor Tópico: Palhaçada: Projeto quer proibir modelos muito magras em desfiles  (Lida 8336 vezes)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Palhaçada: Projeto quer proibir modelos muito magras em desfiles
« Resposta #25 Online: 25 de Novembro de 2008, 13:57:38 »

Acontece que isso é utópico. Não existe um caso registrado sequer de rescisão indireta causada por agências que impedem modelos de comer.

Sim, elas não entram com reclamação trabalhista...Cabe ao MT agir, mas são todos preguiçosos e ociosos.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #26 Online: 25 de Novembro de 2008, 14:12:24 »
Dizer que modelos são impedidas de comer é um absurdo colossal.

"Ah, mas se elas comem demais elas engordam e então perdem o emprego". Foda-se. Essa é a exigência da atividade. Se não gostou, não é obrigada a trabalhar nisso. Ninguém deve ser obrigado a pagar por aquilo que não quer.

Modelos não são mais obrigadas a comer pouco do que jogadores de futebol são obrigados a fazer esforço físico diariamente, submetendo-se a constantes lesões, ou do que seguranças são obrigados a arriscar suas vidas.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 25 de Novembro de 2008, 14:47:31 »
O problema é que a profissão de modelo exige situações desumanas. Um jogador precisa apresentar bom preparo, mas nada sobrehumano. O segurança já sabe dos riscos da profissão.

No caso das modelos elas entram no ramo na adolscência, por volta dos 14, 15 anos (a Fabi pode nos auxiliar quanto a isso). Nessa época o corpo da guria ainda não está desenvolvido e caso ela apresente o biotipo desejado (alta e magra), ela entra no negócio facilmente. O problema é que a medida que ela vai crescendo o corpo dela não aguenta mais ter aqueles quilinhos e para conseguir de volta aquela condição ela precisa ser submetida a uma dieta rigorosa, caso contrário estará fora do ramo.

Eu posso estar enganado, mas acho que é isso que ocorre.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #28 Online: 25 de Novembro de 2008, 15:00:56 »
Eu não nego que a dieta seguida pelas mais radicais possa ser bem problemática para a saúde da mulher. Assim como devemos admitir que seguranças correm risco de vida, lutadores de sumô e candidatos a rei momo enfrentam dietas também perigosas, enfim, a lista de atividades que poderiam ser mencionadas aqui é enorme. Mas a questão é: ninguém é obrigado a se submeter a tais condições.

Considerar que modelos são obrigadas a fazer a dieta que fazem, para então justificar a tomada de medidas intervencionistas do tipo, é deturpar o conceito de "coerção" da forma mais desonesta possível.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #29 Online: 25 de Novembro de 2008, 15:26:48 »
No caso das modelos elas entram no ramo na adolscência, por volta dos 14, 15 anos (a Fabi pode nos auxiliar quanto a isso). Nessa época o corpo da guria ainda não está desenvolvido e caso ela apresente o biotipo desejado (alta e magra), ela entra no negócio facilmente. O problema é que a medida que ela vai crescendo o corpo dela não aguenta mais ter aqueles quilinhos e para conseguir de volta aquela condição ela precisa ser submetida a uma dieta rigorosa, caso contrário estará fora do ramo.
Acontece que com 14 anos e 1,80 de altura a menina é magra porque ela cresceu muito rápido e aí elas comem um monte(chocolate, biscoitos, salgadinho e etc) e não engordam, mas agora me responda, comer tudo isso é saudável? o diretor da minha agencia só mandou eu parar de tomar refrigerante e comer porcaria (biscoito, chocolate, salgadinho) e todo mundo sabe que comer essas coisas não é saudável, tem gordura trans e etc...

Quem come 2 pacotes de biscoito, 1 pacote de salgadinho, 1 barra de chocolate, litros de coca cola por dia geralmente fica obeso com uns 150 quilos... mas como essas meninas cresceram muito rápido, e tão cheias de hormonio do crescimento elas não engordam...elas só param de comer isso, e continuam mantendo o peso mesmo com 20 anos...

E a Ana Carolina Reston era muito magra até para os padrões, mas eu não sei como é a agência dela, e nem o que diziam para ela, e nem se eles se preocuparam com a magreza dela... a minha agência é grande, e eles se preocupam se a menina está magra demais...desde antes da Ana Carolina Reston morrer...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #30 Online: 25 de Novembro de 2008, 19:36:33 »
Dizer que modelos são impedidas de comer é um absurdo colossal.

"Ah, mas se elas comem demais elas engordam e então perdem o emprego". Foda-se. Essa é a exigência da atividade. Se não gostou, não é obrigada a trabalhar nisso. Ninguém deve ser obrigado a pagar por aquilo que não quer.

Modelos não são mais obrigadas a comer pouco do que jogadores de futebol são obrigados a fazer esforço físico diariamente, submetendo-se a constantes lesões, ou do que seguranças são obrigados a arriscar suas vidas.
2
Eu não nego que a dieta seguida pelas mais radicais possa ser bem problemática para a saúde da mulher. Assim como devemos admitir que seguranças correm risco de vida, lutadores de sumô e candidatos a rei momo enfrentam dietas também perigosas, enfim, a lista de atividades que poderiam ser mencionadas aqui é enorme. Mas a questão é: ninguém é obrigado a se submeter a tais condições.

Considerar que modelos são obrigadas a fazer a dieta que fazem, para então justificar a tomada de medidas intervencionistas do tipo, é deturpar o conceito de "coerção" da forma mais desonesta possível.
2

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #31 Online: 25 de Novembro de 2008, 22:43:32 »
Nossa, o Donatello concordou comigo... Notável!

:)

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #32 Online: 25 de Novembro de 2008, 22:55:39 »
É meu cérebro que de vez em quando dá umas travadas, aí acontece até disso: deu concordar contigo em alguma coisa :P

Mas acho que já aconteceu outras vezes, não? Naquele tópico sobre o financiamento do SUS à operação que acabo de fazer, e em mais alguns outros sei lá quantos :)

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #33 Online: 25 de Novembro de 2008, 23:04:41 »
 :| Olha, como eu disse aqui no tópico, eu não concordo com o ideal de beleza das passarelas, qual a graça numa garota que só tem pele e ossos?

Mas, se esse é o exigido, quem quer seguir essa carreira que aceite realizar sacrifícios ou, seja como o restante dos mortais e vá estudar e trabalhar das 7:30 as 18:00.

:P E repito tudo que o Herf disse.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 25 de Novembro de 2008, 23:17:48 »
Eu concordo com a proibição de modelos magras! Por que muita das vezes garotas saudaveis são obrigadas a ficarem mais magras para serem aceitas nesse meio. São crianças e adolescentes que muita das vezes passam fome para realizar um sonho que muita das vezes é da mãe. Essa coisa de modelo magra é tão ridículo que se analisarem o mercado consumidor dessas roupas, são raríssimas pessoas que conseguem ter um manequim tão pequeno assim. Tudo tem que ter um limite.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2008, 23:20:39 por Fabulous »
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #35 Online: 26 de Novembro de 2008, 07:12:56 »
Mas, se esse é o exigido, quem quer seguir essa carreira que aceite realizar sacrifícios ou, seja como o restante dos mortais e vá estudar e trabalhar das 7:30 as 18:00.
[2]

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 26 de Novembro de 2008, 13:56:09 »
Concordo plenamente com a proibição !  :ok:

Está 100% correta !   :ok:

A saúde das modelos é incomparavelmente mais importante  do que o interesse dos donos de agências !

Estes donos e diretores de agências não tem direito nenhum de exigir condições que tragam dano a saúde das modelos !

.
« Última modificação: 26 de Novembro de 2008, 14:03:18 por Helder »

Offline huawei

• Nível 10
  • *
« Resposta #37 Online: 26 de Novembro de 2008, 16:01:21 »
Se é para tapar o sol com a peneira, como sempre faz, o governo deveria estabelecer uma cota para as gordinhas. Hahaha

Helder, as agências tem direito sim de exigir tais condições de suas modelos. Nenhuma delas é obrigada a trabalhar nessa profissão. Além do mais  essa é uma exigência do mercado, a agência só está repassando.

As agências, modelos e o mundo da moda não podem ser culpadas pelas mães não saberem educar seus filhos.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #38 Online: 26 de Novembro de 2008, 16:16:15 »
Além do mais  essa é uma exigência do mercado, a agência só está repassando.
Isso é a mais pura verdade... mas no caso da Ana Carolina Reston a agência dela teve grande parte de culpa, pois ela (ana carolina) estava mais em contato com o booker do que com a família... e pega tão mal ser anoréxica....os estilistas não gostam, os produtores também não...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 26 de Novembro de 2008, 17:01:40 »
Tópico relacionado:

[G1] Modelos brasileiras estão gravemente desnutridas, revela estudo
Meninas reconhecem necessidade de dieta balanceada, mas preferem passar fome.
Elas têm deficiência de músculos, proteínas, vitaminas, ferro e cálcio.

Não acho ruim que hajam medidas legais para tentar garantir melhores condições de saúde/trabalho para profissões de modo geral. Antes o "mercado" das passarelas se ajustar do que ficar exigindo condições bizarras de saúde para algo que simplesmente não requer essas condições físicas. Também tem o potencial efeito de não "desengatar" problemas psiquiátricos relacionados na população geral, em pessoas com essa propensão, probemas mais raros de acordo com uma menor influência desse tipo de coisa.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 26 de Novembro de 2008, 17:05:15 »
Se é para tapar o sol com a peneira, como sempre faz, o governo deveria estabelecer uma cota para as gordinhas. Hahaha

Isto é um espantalho, eu não afirmei isso!  :no:

Helder, as agências tem direito sim de exigir tais condições de suas modelos. Nenhuma delas é obrigada a trabalhar nessa profissão. Além do mais  essa é uma exigência do mercado, a agência só está repassando.

As agências, modelos e o mundo da moda não podem ser culpadas pelas mães não saberem educar seus filhos.

Nem 8 nem 80, não falei que deveriam aceitar "gordinhas", apenas  quis dizer que não se pode exigir que fiquem magras ao ponto de prejudicar a saúde.  Apenas isso .

Offline huawei

• Nível 10
  • *
« Resposta #41 Online: 26 de Novembro de 2008, 17:28:44 »

Isto é um espantalho, eu não afirmei isso!  Não OK

Eu não disse que você afirmou isso. Minha resposta é para essa situação. Apenas o parágrafo que começa com o seu nome foi direcionado a você (claro que os demais também são para você, já que és um colega do clube cético).
Além disso, concordo com você no fato desses exageros da moda serem um absurdo. Entretanto eu sou drasticamente contra tal proibição. Mesmo que ela não interfira diretamente na minha vida, aceita-la é aceitar que o estado descida como eu devo viver minha vida. Eu, por exemplo, acho melhor manter uma vida sem me preocupar tanto com a beleza e por isso vivo assim. Mas não me acho no direito de impor esse estilo de vida a pessoas mais vaidosas. O que você acharia se o governo amanhã tirasse seu direito de andar de carro porque ocorrem muitos acidentes? Se eu quero pular de paraquedas, sei dos riscos, mas quero me arriscar, o que o estado tem haver com isso? Pular de paraquedas não é proibido... assim como ser modelo magra até ontem também não era.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 26 de Novembro de 2008, 17:35:31 »
As modelos que se vê em passarelas de desfiles de moda não estão lá para agradar aos homens.

A não ser que eles sejam donos de funerária.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #43 Online: 26 de Novembro de 2008, 17:36:06 »
Também tem que levar em conta que as mulheres próprias acreditam que magreza é sinônimo de beleza, e que ser um cabide significa que qualquer roupa cai bem. Ninguém gosta de mulher-cabide, e se sair mostrando uma foto na rua os homens vão vomitar. Mas ainda sim muitas celebridades que não são modelos fazem isso...

As passarelas não exigem que as modelos sofram de anorexia. Primeiro que os patrões querem pessoas saudáveis e que não morram, destruindo o pilar de sua fonte de renda.
« Última modificação: 26 de Novembro de 2008, 17:38:18 por Ilovefoxes »

Offline Velho

• Nível 04
  • *
« Resposta #44 Online: 26 de Novembro de 2008, 18:04:37 »
Concordo com uma maior intervenção a fim de coibir abusos que possam acontecer, ou já estejam acontecendo, nesta área de trabalho. A questão das modelos e a saúde, mais especificamente em relação ao peso, se destaca devido a exigência impostas pelo empregador de certos padrões de beleza e, ao que me parece, começa a surgir indícios de que estes padrões exigidos podem estar indo diretamente contra a saúde de quem trabalha na área. Por isso, acho necessária uma regulamentação atenta às nuâncias da profissão.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #45 Online: 26 de Novembro de 2008, 23:03:24 »
Essa forma de pensar é bizarra demais para mim. Incompreensível.

Há pessoas dispostas a pagar por pessoas magras. Há pessoas dispostas a emagrecer para ganhar o dinheiro oferecido. Elas fecham um contrato. ONDE está a coerção/proibição de comer? Mudaram o significado de "coerção" quando?

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #46 Online: 26 de Novembro de 2008, 23:11:18 »

Há pessoas dispostas a pagar por pessoas magras. Há pessoas dispostas a emagrecer para ganhar o dinheiro oferecido. Elas fecham um contrato. ONDE está a coerção/proibição de comer? Mudaram o significado de "coerção" quando?

No ano da publicação d' O Capital.   :hihi:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 27 de Novembro de 2008, 13:46:19 »

Não acho que apenas a ausência de algo consensualmente tido como "coerção" torna moral qualquer relação voluntária entre empregador e empregado.

Para qual condição desumana e deplorável não existe alguém desesperado o suficiente para aceitar "livremente" arriscar a saúde e a vida para sobreviver?

Ainda que essa situação da área de modelos seja um tanto diferente de situações clássicas na história de direitos trabalhistas, que seja algo provavelmente mais movido pelo glamur da profissão do que necessidade básica de sobreviver, não consigo ver por que é tão "ridículo" que se tente melhorar as condições de trabalho e evitar isso.

Será que só porque é o estado e não a iniciativa privada, as agências de modelo, coletiva ou individualmente, que estão batendo o pé e negando exigências prejudiciais para a saúde das empregadas?

Se fosse alguma variação o segundo caso, haveria algum problema? Quando? Talvez a partir do momento em que fosse mais de uma agência defendendo isso, se fosse uma união entre agências seria "mercadologicamente imoral"? Ou qualquer das situações é "errada", as modelos deveriam ser sempre freelancers e aceitar individualmente as ofertas por qualquer exigência de tipo físico, sem uma ação coletiva de agências ou associações de modelos para tentar garantir melhores condições?

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #48 Online: 27 de Novembro de 2008, 14:07:03 »
Concordo, Buckaroo: o "consensual" não diz muita coisa; mas a analogia com trabalhos como o de atleta ou dublê, sim.

Não é o caso de uma empresa contratar por salários fora da lei se aproveitando da impossibilidade de o funcionário reclamar ou exigir que o funcionário cometa alguma irregularidade para não ser mandado embora. É o caso de um trabalho cuja definição consiste basicamente em ser magra e gostosa: não dá muito pra fugir disso.

E não dá muito pra dizer que as agências de modelo ou revistas inventam este modelo fantasioso(como qualquer outro) de beleza. Elas criam este modelo tanto quanto eu e você, agem apenas como  replicantes de um conceito de beleza que não é delas e que é óbvio que é artificial... Se vivessemos numa sociedade onde o padrão de beleza feminina fosse mulheres gordas e branquelas isto também seria artificial. Se o padrão de beleza masculina fosse para homens mulatos e beiçudos, também. Qualquer padrão de beleza é artificial, mas é em torno deles que a atividade das agências e o emprego das modelos gira. Não dá pra reclamar muito disso.

Se é para impedir que se exija magreza das modelos femininas, então que se feche todas as agências e se espere pelo surgimento de um novo padrão de beleza (o que vai depender, sobretudo, de uma transfomação socio-econômica que modifique os fenótipos típicos para pessoas ricas de ambos os sexos). Ou que, "melhor ainda", se proiba por lei de se usar qualquer padrão artificial de beleza como fonte de renda, aniquilando de uma vez por todas e para todo o sempre tanto a atividade de modelo quanto este nicho de mercado.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2008, 14:46:34 por Donatella »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 27 de Novembro de 2008, 16:44:42 »
Não se trata de impedir que se exija magreza/atratividade. Esses padrões de modelo de passarela/moda nem são geralmente correspondentes a um padrão de beleza de verdade, mais popular, como sugere a "teoria cabide"; mas isso nem vem tanto ao caso.

Apenas veja o post/tópico anterior sobre o estudo que mostrava que a maioria das modelos era "obesa" e desnutrida. Fugir disso não implica em querer alterar os padrões de beleza aceitos, em cotas para gordas ou qualquer coisa assim. Existem magrinhas mais saudáveis.

A comparação com esportes extenuantes tem o diferencial da prática esportiva ao mesmo tempo que pode ser prejudicial a saúde, na maior parte do tempo exige saúde acima do normal. Já com modelos não, o que se exige de saúde é apenas que possam trocar de roupa, andar daqui até ali e voltar. Não tem um "anti doping" nem nada parecido, que eu saiba.

E de qualquer forma, mesmo as atividades de dublê ou atleta também tem uma hora ou outra que esbarrar num limite legal de risco a saúde ou para a vida, ou não? Podemos pagar mendigos para fazerem cenas em que suas roupas ficam em chamas para baratear o custo das filmagens com algo mais improvisado, mais propenso a queimaduras do que se teria com uma equipe de profissionais treinados? E por falar no uso de mendigos, pagá-los para fazer vale-tudo na rua entre si, ou para peripécias do tipo "jackass", tudo bem, já que é só uma relação comercial voluntária? Ou não, é errado; mas isso tem que ser coibido apenas pelos poderes do mercado?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!