Autor Tópico: Cumpanherada quer dar calote de 5 bilhões  (Lida 10136 vezes)

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
Cumpanherada quer dar calote de 5 bilhões
« Online: 30 de Novembro de 2008, 09:05:08 »
http://gabrielmelgaco.blogspot.com/

RIO - O Brasil pode ser alvo de um calote de até R$ 5 bilhões por parte dos governos da Venezuela, Bolívia, Paraguai e Equador, que decidiram realizar auditorias em suas dívidas externas. Esse é o volume de empréstimos externos concedidos pelo BNDES principalmente a esses quatro países, informa reportagem de José Casado, publicada na edição deste domingo do jornal O Globo. Os empréstimos são resultado da política agressiva de financiamento estatal às exportações de bens e de serviços de engenharia , adotada pelo país na última década.

Depois de uma auditoria nos contratos com o Brasil, o governo equatoriano anunciou o calote na dívida com o BNDES. Se concretizado, a conta será debitada no Tesouro, em Brasília - ou seja, vai ser paga pela sociedade brasileira. Na sexta-feira, a Venezuela anunciou uma comissão de auditoria. O Paraguai fez outra, com foco na bilionária dívida assumida com o Brasil pela construção da usina hidrelétrica de Itaipu.

A linha de confronto aberta pelo Equador foi saudada como exemplar pelos presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Bolívia, Evo Morales, na última quarta-feira. Em nota, subscrita também por alguns governos da América Central, acenaram com "respostas concertadas" a quem agir "contra a vontade do Equador de impugnar os créditos que tenham lesionado a economia do país e seu estado de direito".

O governo brasileiro sabia há mais de um ano que Correa preparava o anúncio de um calote na dívida externa. E sabia, também, que no alvo estavam US$ 554 milhões em débitos do Equador com o Brasil. A maior parte (US$ 462 milhões) corresponde a financiamentos do BNDES para obras de infra-estrutura executadas pela empreiteira Odebrecht.""

Alguém já leu mais alguma coisa a respeito disso?

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
Re: Cumpanherada quer dar calote de 5 bilhões
« Resposta #1 Online: 30 de Novembro de 2008, 09:16:01 »
http://oglobo.globo.com/economia/mat/2008/11/29/brasil_ameacado_de_levar_calote_de_5_bilhoes_dos_paises_vizinhos-586701138.asp

Tem um cara descobrindo agora que é só o bobo da turma, quem mandou tratar a cumpanherada como se fossem os amiguinhos do jardim de infância?

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #2 Online: 30 de Novembro de 2008, 18:25:33 »
bobo nada
quanto desta grana já voltou nas cuecas e nas garrafas?

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 30 de Novembro de 2008, 18:30:53 »
bobo nada
quanto desta grana já voltou nas cuecas e nas garrafas?

Acabei de ver na net algo que não posso confirmar, então não citarei nomes.

A pessoa que está ajudando a fazer um relatório apoiando o calote é uma brasileira que tem um emprego no Equador e é filiada a uma dessas organizações ligadas a certo partido politico.

Deu para entender.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 30 de Novembro de 2008, 18:33:35 »
E essa porra de BNDES é a maior burocracia quando vão fazer empréstimos para empresas aqui no Brasil; muitos negócios como para usinas e frigoríficos, estão parados por que parece que não estão mais liberando dinheiro... e esses porra loca emprestam para outros países como que a função do BNDES fosse a mesma do FMI.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
« Resposta #5 Online: 30 de Novembro de 2008, 19:54:36 »
Agora Lula bradará que foi traído... novamente. ( hummmmm ).
Se utilizou o dinheiro público brasileiro para isso, e apenas para os presidentes ligados ao Foro de São Paulo ( hummmmm 2).

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #6 Online: 01 de Dezembro de 2008, 01:42:44 »
porque o BNDES empresta dinheiro para outros países? Os empréstimos não deviam ser só para brasileiros morando no Brasil, e fazendo coisas para o Brasil? :umm:
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 01 de Dezembro de 2008, 02:17:00 »

Sim, mas vou me ater apenas a questão de Itaipu que é, a meu ver, bem mais séria.
O Paraguai não gasta nem 10% da sua parte na energia produzida pela hidrelétrica, e o excedente é vendido para o governo brasileiro.  Ano passado foram pagos 307 milhões de dólares pelo uso da energia excedente.

O acordo, bem como os valores a serem pagos, só seriam revistos em 2023, exatos cinquenta anos da assinatura do tratado entre os dois países.

A pressão do governo paraguaio, setores civis e movimentos sociais, podem fazer com que esse acordo seja revisto muito antes deste prazo.

Itaipu responde por cerca de 20% da demanda nacional de energia elétrica.

É algo a se pensar até pela oposição. Não é um pepino que só o Lula vai engolir, vai causar indigestão até no próximo presidente.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #8 Online: 01 de Dezembro de 2008, 03:55:04 »
Invade essas merdas!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 01 de Dezembro de 2008, 04:15:58 »
Quero ver aquele discurso ideológico sobre a "dívida imoral" agora...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 01 de Dezembro de 2008, 07:08:12 »

Sim, mas vou me ater apenas a questão de Itaipu que é, a meu ver, bem mais séria.
O Paraguai não gasta nem 10% da sua parte na energia produzida pela hidrelétrica, e o excedente é vendido para o governo brasileiro.  Ano passado foram pagos 307 milhões de dólares pelo uso da energia excedente.

O acordo, bem como os valores a serem pagos, só seriam revistos em 2023, exatos cinquenta anos da assinatura do tratado entre os dois países.

A pressão do governo paraguaio, setores civis e movimentos sociais, podem fazer com que esse acordo seja revisto muito antes deste prazo.

Itaipu responde por cerca de 20% da demanda nacional de energia elétrica.

É algo a se pensar até pela oposição. Não é um pepino que só o Lula vai engolir, vai causar indigestão até no próximo presidente.

Isso tudo está mais parecendo é um acerto entre cumpanherus.

Lullalá se meteu dando opinião nas eleições do Paraguai, subiu no palanque de campanha do Evo  e foi dar palpite na Venezuela quando fizeram aquela greve de petroleiros para ajudar o Chapolim Colorado.

Já mostrei aqui fotos de uma reunião do Foro de São Paulo que o Lullalá nega existir e ao fundo tinha uma foto desse bando de vagabundos reunidos (Fudeu , Chapolim, Evo Imorales,Lullala e outros dois  picaretas do tipo).

Ninguém achou estranho levarem duas refinarias de modo tão fácil na cara do Lullalá e que agora estão sob controle do Chapolim Colorado?

Ainda tem gente que acha que é teoria da conspiração...

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 01 de Dezembro de 2008, 07:13:47 »
porque o BNDES empresta dinheiro para outros países? Os empréstimos não deviam ser só para brasileiros morando no Brasil, e fazendo coisas para o Brasil? :umm:

Movimentar dinheiro no exterior sem que se tenha como fiscalizar.

Se não me engano já fizeram até metrô em Caracas e financiaram transporte público em Cuba sendo que São Paulo não recebeu um centavo para aumentar as linhas de metrô existentes.

Gostaria de ouvir a explicação de alguém do governo Lullalá sobre a necessidade financiar obras na Venezuela para um cara que gasta quase 6 bilhões com armas.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 01 de Dezembro de 2008, 07:19:43 »
Isso tudo está mais parecendo é um acerto entre cumpanherus.

O Brasil sonha com uma cadeira pemanente no Conselho de Segurança da ONU, devido a isso, nossa política externa tem como hábito fazer vistas grossas a certas atitudes de nossos vizinhos. Uma coisa parece não ter nada a ver com a outra, mas o governo entende que um país que almeja este posto precisa evitar confrontos com outros países da mesma região, no caso aqui, a América do Sul.

Vá entender...  :|

Quanto ao Foro de São Paulo. Houve uma reunião com membros do Mercosul, e nela foram decididas diretrizes em conjunto com vários países, diretrizes estas que teriam o Brasil à frente, algum tempo depois o Lula recebeu o pagamento pela confiança depositada no Evo Morales.   :?

OBSERVAÇÃO: confundi as reuniões, não era o foro, e sim um encontro entre países do Mercosul. Vou tentar achar a referência. Foi mal, desculpe!

A última coisa que o Brasil quer é criar casos e perder a pecha de "pacificador".

Postura esta, a meu ver, muito equívocada, para dizer o mínimo.  :x
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2008, 07:29:32 por Dodo »
Alfred E. Newman

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 01 de Dezembro de 2008, 07:26:53 »
Postura bem equivocada  para ser educado e não falar que estamos fazendo papel de trouxas da A.Latrina.

É por isso e por outras coisas que acredito sim que vem coisa pela frente até lá para 2010.

Reparou que tudo que querem fazer no Brasil já foi feito na Bolívia e na Venezuela do mesmo modo?

Chapolim fez uma "constituinte", Imorales fez uma "constituinte, Lullalá quer uma "constituinte", aquele viado do Equador quer uma "constituinte"...todo mundo querendo uma "constituição"nova ao mesmo tempo e todas elas com buracos permitindo reeleição indefinida.

Deve ser uma teoria da conspiração...

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 01 de Dezembro de 2008, 07:35:16 »
Chapolim fez uma "constituinte", Imorales fez uma "constituinte, Lullalá quer uma "constituinte", aquele viado do Equador quer uma "constituinte"...todo mundo querendo uma "constituição"nova ao mesmo tempo e todas elas com buracos permitindo reeleição indefinida.

Deve ser uma teoria da conspiração...

Ou eles beberam o cházinho trazido pelo Evo.  :hihi:

Aqui, até onde eu sei, não é visto com bons olhos a convocação de uma nova constituinte, e esse repúdio vem crescendo, tanto que o assunto é considerado encerrado por alguns.
Alfred E. Newman

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 01 de Dezembro de 2008, 07:42:51 »
Já viu essa foto , Dodo?

É uma reunião do tal Foro de Sãqo Paulo que o Lulallá e o Fudeu Castro fundaram em 1990 e que o Lullalá ainda hoje diz que não existe:

Reconhece o barbudo sobre a legenda "Presidentes e fundadores do Foro de São Paulo" e os caras que estão juntos a ele?

Tem um vídeo do YouTube em que o Bóris Casoy pergunta ao Lullalá sobre o Foro de São Paulo e é ameaçado com um processo pelo Lullalá. Foi na época em que dias depois foi demitido da emissora.

Só teorias da conspiração...

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 01 de Dezembro de 2008, 08:03:33 »
Já viu essa foto , Dodo?

É uma reunião do tal Foro de Sãqo Paulo que o Lulallá e o Fudeu Castro fundaram em 1990 e que o Lullalá ainda hoje diz que não existe:

Eu já vi um ábum inteiro de fotos do Foro.  :P

Foi bem na época que eu estava ativo no sindicato, em 1995 participamos de um congresso em Brasília e tivemos um curso com um professor e sindicalista de São Paulo, infelizmente não lembro o nome dele.

Nossa opinião à época, e também a do professor, era de que esta era uma maneira de fortalecer a esquerda, duramente criticada e enfraquecida depois da queda do muro de Berlim. Basicamente, era assim: qualquer um que lutasse contra o imperialismo era aliado.

Olha, o grande erro do Foro é insistir nessa visão romântica. Ideologias a parte, se países de esquerda querem agir politicamente como um bloco, não se pode permitir que um influencie nas questões internas do outro.

Uma maneira mais concisa:

O Foro é político e aceita como membros não apenas países, mas também organizações de esquerda. O Mercosul é um bloco comercial formado por países da América Latina, e cada país possui os seus problemas internos. Estas instâncias não podem, de maneira alguma, se misturarem.

O que acontece então de errado?

O Lula, politicamente, é maior do que o cargo que ocupa. A importância dele para a esquerda e para o Foro é muito grande. Ou ele é presidente, ou ele é um ativista político. As duas coisa ele não pode ser.

EDIT: quando digo importância, quero dizer que ele se tornou uma referência na esquerda, maior até do que o Chavez e o Evo, um pouco por ter adotado uma postura mais tranquíla, diferente do líder sindical da década de 80.

P.S: se eu demorar para responder, é que fui atacar a geladeira.

« Última modificação: 01 de Dezembro de 2008, 08:10:14 por Dodo »
Alfred E. Newman

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #17 Online: 01 de Dezembro de 2008, 09:08:16 »
Equador comprou uns avioes da Embraer, compra esta que o BNDES tambem financiou, vai entrar neste bolo com certeza

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #18 Online: 01 de Dezembro de 2008, 10:16:42 »
Invade essas merdas!

Dante.. com todo respeito.. alguém que pede pra dar início a uma guerra faz isso porque quer lutar.. Sendo assim.. espero uma foto sua no campo de batalha..

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #19 Online: 01 de Dezembro de 2008, 10:24:50 »
Citação de: Dodô
O Lula, politicamente, é maior do que o cargo que ocupa. A importância dele para a esquerda e para o Foro é muito grande. Ou ele é presidente, ou ele é um ativista político. As duas coisa ele não pode ser.

EDIT: quando digo importância, quero dizer que ele se tornou uma referência na esquerda, maior até do que o Chavez e o Evo, um pouco por ter adotado uma postura mais tranquíla, diferente do líder sindical da década de 80.

Não sei não Dodô.. Não tenho o Lula como uma boa referência da esquerda. Tenho uma visão dele como uma referência de um governo popular (popular no sentido de apoiado pelo povo). Mas ainda acho que a maior referência para esquerda fica sendo Cuba pelo tempo que existe e resiste mesmo que no limite e logo atrás vem Hugo Chavez. O governo Lula é um governo de centro e faz algumas coisas que a esquerda desaprova, também falta ainda um pouco de firmeza pra resistir ao que era ditado pelos EUA.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
« Resposta #20 Online: 01 de Dezembro de 2008, 10:40:06 »
Já viu essa foto , Dodo?

Eu já vi um ábum inteiro de fotos do Foro.  :P

Foi bem na época que eu estava ativo no sindicato, em 1995 participamos de um congresso em Brasília e tivemos um curso com um professor e sindicalista de São Paulo, infelizmente não lembro o nome dele.

Nossa opinião à época, e também a do professor, era de que esta era uma maneira de fortalecer a esquerda, duramente criticada e enfraquecida depois da queda do muro de Berlim. Basicamente, era assim: qualquer um que lutasse contra o imperialismo era aliado.

Olha, o grande erro do Foro é insistir nessa visão romântica. Ideologias a parte, se países de esquerda querem agir politicamente como um bloco, não se pode permitir que um influencie nas questões internas do outro.

Uma maneira mais concisa:

O Foro é político e aceita como membros não apenas países, mas também organizações de esquerda. O Mercosul é um bloco comercial formado por países da América Latina, e cada país possui os seus problemas internos. Estas instâncias não podem, de maneira alguma, se misturarem.

O que acontece então de errado?

P.S: se eu demorar para responder, é que fui atacar a geladeira.

Pois... aceitam qualquer um das esquerdas. Principalmente as FARC, Traficantes de drogas que querem derrubar um presidente eleito democraticamente e sequestram pessoas, mas não são terroristas, segundo nosso magnífico governante.
O Marco Aurélio Top Top Garcia só faltou chorar de raiva quando libertaram a Ingrid Betancourt

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 01 de Dezembro de 2008, 11:04:06 »
Invade essas merdas!

Dante.. com todo respeito.. alguém que pede pra dar início a uma guerra faz isso porque quer lutar.. Sendo assim.. espero uma foto sua no campo de batalha..

Quem não fez o exército ou o tiro de guerra poderia ir no campo de batalha?
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #22 Online: 01 de Dezembro de 2008, 11:16:30 »

A pessoa que está ajudando a fazer um relatório apoiando o calote é uma brasileira que tem um emprego no Equador e é filiada a uma dessas organizações ligadas a certo partido politico.

Deu para entender.

PQP... demoro a entrar nesse fórum e... só leio merdas...

Leu na internet... PQP...@#$%@*&%$#@(*&...
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #23 Online: 01 de Dezembro de 2008, 11:24:29 »
Invade essas merdas!

Quem não fez o exército ou o tiro de guerra poderia ir no campo de batalha?

Creio que sim.. mas porque? posso esperar uma foto sua no campo de batalha também?

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 01 de Dezembro de 2008, 11:54:12 »

Deu para entender.

PQP... demoro a entrar nesse fórum e... só leio merdas...

Leu na internet... PQP...@#$%@*&%$#@(*&...

Desminta qualquer outra coisa que foi postada acima e que mostrei as fontes.

Deixei bem claro que não citaria nomes nessa postagem especificamente, mas se vier a ser confirmado vc será o primeiro a ser informado por uma MP, OK?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!