Já viu essa foto , Dodo?
É uma reunião do tal Foro de Sãqo Paulo que o Lulallá e o Fudeu Castro fundaram em 1990 e que o Lullalá ainda hoje diz que não existe:
Eu já vi um ábum inteiro de fotos do Foro.

Foi bem na época que eu estava ativo no sindicato, em 1995 participamos de um congresso em Brasília e tivemos um curso com um professor e sindicalista de São Paulo, infelizmente não lembro o nome dele.
Nossa opinião à época, e também a do professor, era de que esta era uma maneira de fortalecer a esquerda, duramente criticada e enfraquecida depois da queda do muro de Berlim. Basicamente, era assim: qualquer um que lutasse contra o imperialismo era aliado.
Olha, o grande erro do Foro é insistir nessa visão romântica. Ideologias a parte, se países de esquerda querem agir
politicamente como um bloco, não se pode permitir que um influencie nas questões internas do outro.
Uma maneira mais concisa:
O Foro é político e aceita como membros não apenas países, mas também organizações de esquerda. O Mercosul é um bloco comercial formado por países da América Latina, e cada país possui os seus problemas internos. Estas instâncias não podem, de maneira alguma, se misturarem.
O que acontece então de errado?
O Lula, politicamente, é maior do que o cargo que ocupa. A importância dele para a esquerda e para o Foro é muito grande. Ou ele é presidente, ou ele é um ativista político. As duas coisa ele não pode ser.
EDIT: quando digo importância, quero dizer que ele se tornou uma referência na esquerda, maior até do que o Chavez e o Evo, um pouco por ter adotado uma postura mais tranquíla, diferente do líder sindical da década de 80.
P.S: se eu demorar para responder, é que fui atacar a geladeira.