Alguns militares de alta patente acreditavam que poderiam "acabar com os comunistas" nas décadas de 1960 e 1970. Não rola.
A única forma de acabar com o comunismo é tornando-o desinteressante. Ou seja, promovendo uma estrutura sócio-econômica sólida.
Só então esses caudilhos que sacrificam o que encontram pela frente para conseguir poder e influência deixarão de encontrar apoio.
O problema é que infelismente não mostram a verdade sobre esse pessoal da guerrilha dos anos 70, não mostram que arrebentaram com coronhadas de fuzil a cabeça de um tenente que foi trocado por reféns e estava desarmado, não mostram que faziam tráfico de drogas e matavam colegas só por achar que foram traídos, nem mostram que mataram um monte de civis em assaltos a banco ou que colocaram uma bomba em um lugar que arrancou a perna de um cara que só estava passando por lá.
E os militares foram gente tão boa ! Tão boa que chegaram a assassinar mulher grávida (guerrilha do araguaia)! Isso é que é bondade e ética!

Se você tivesse esperimentado a bondosa tortura do DOI-CODI e DOPS ou uma bala de um militar acho que não os defenderia !
Analisar sob a perspectiva maniqueísta, só leva ao impasse. Você fala que os guerrilheiros fizeram maldade, mas o outro lado também fez maldades !
Então como é que fica ? A bala militar é menos má do que a bala de um guerrilheiro ??
A análise correta não pode envolver ótica maniqueísta !
O que havia é um jogo de poder, pessoas querendo conquistar poder e pessoas querendo manter o poder !
Os revolucionários americanos também trucidaram um monte de ingleses ! Algo totalmente ilegal na época !
Sob a ótica inglesa eles eram uns bandidos calhordas desordeiros.
O que havia era um jogo de poder, americanos querendo tomar o poder e ingleses querendo manter o poder, apenas isso !