Autor Tópico: Futebol 2009  (Lida 52402 vezes)

Atheist

• Visitante
Re: Futebol 2009
« Resposta #750 Online: 10 de Novembro de 2009, 07:29:36 »
Por isso eu acho que deveria ter pelo menos dois árbitros e um terceiro com as imagens na mesa para não ter problema. Além do que, ficaria mais difícil "comprar árbitros".
Mais uma vez vou discordar de você. Dois árbitros em campo é algo que irá causar problema quando um achar que foi falta e outro achar que não foi. E árbitro revendo o lance é pior ainda, principalmente naqueles lances em que nem os narradores/comentaristas entram em consenso. É bem comum haverem dúvidas entre os próprios narradores mesmo após três ou quatro replays, inclusive em ângulos diferentes. Fora os lances de impedimento onde um canal afirma que foi e outro afirma que não foi.
Só para exemplificar, basta lembrar a polêmica de surgiu por causa de um pênalti não marcado no Tardelli, no final do Brasileirão passado quando ele jogava pelo Flamengo. Todo mundo acusou o árbitro (era o Simon) de passar a mão no Flamengo, o Márcio Braga disse que ia entrar com uma representação contra o Simon, e no dia seguinte conseguiram uma imagem de outro ângulo que mostrava inequivocamente que não havia acontecido o pênalti. Aí os canais de tevê pediram desculpas com o rabo entre as pernas, o Márcio Braga disse que nem queria ver a cena porque já havia entrado com a representação e não poderia voltar atrás, e etc. Resumindo: usar a tevê não vai impedir que erros aconteçam.
E se não impede, com certeza ela não deve ser usada porque estragaria o melhor do futebol: a dinâmica do jogo. Toda parada para verificar as imagens esfriaria o jogo, o que ajudaria o time que está satisfeito com o resultado e atrapalha o time que precisa mudar o placar. Isso deixaria o futebol mais chato.

Futebol americano funciona bem com mais de um árbitro. Basquete funciona bem com mais de um árbitro. Handebol funciona bem com mais de um árbitro. Volei funciona bem com mais de um árbitro. E os três últimos com uma quadra bem menor.

Não estou dizendo para o árbitro da mesa usar a TV, que mostra os replays que interessam e esquecem os que não interessam. Eles utilizariam um sistema bem montado de câmeras. Claro que isso valeria para grandes competições, como o Campeonato Brasileiro, por exemplo, pois ficaria inviável para a terceira divisão de campeonato estadual.

Um exemplo muito bom sobre a boa utilização do sistema de imagens foi na final da Liga Mundial de Volei, em que os árbitros da mesa fizeram que o ponto voltasse em favor do Brasil ao analisar as imagens. Se mesmo vendo todos os ângulos possíveis não fosse possível determinar o que exatamente aconteceu, um acordo entre os três (ou mais) resolveria. Mas seriam bem menos casos polêmicos que atualmente.

Atheist

• Visitante
« Resposta #751 Online: 10 de Novembro de 2009, 07:34:12 »
Seria só utilizar as imagens para os casos claros e respeitar a autonomia do árbitro nos que exijem interpretação.

Mas mesmo assim concordo contigo, tira a espontaneidade do jogo.

De fato, usar as imagens iria atrapalhar a dinâmica do jogo. Mas usar uns três árbitros em campo não.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #752 Online: 10 de Novembro de 2009, 15:56:17 »
Eu não entendo porque acabaria com a espontaneidade...

Na dúvida, deixa o lance seguir...em 5s a TV tem o replay. Era um lance de impedimento e o time fez o gol, o cara olha no replay, vê que foi ilegal, marca a irregularidade e anula o gol. Se foi legal, segue o jogo.

Com marcação de penalty seria até mais fácil.

Ou continuamos com esses absurdos??

<a href="http://www.youtube.com/watch/v/NBIEe5I7VRE" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/watch/v/NBIEe5I7VRE</a>
« Última modificação: 10 de Novembro de 2009, 15:59:59 por Di »
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #753 Online: 10 de Novembro de 2009, 17:49:11 »
O Simon tá alegando que a TV não mostrou o Obina puxando a camisa do zagueiro antes dele mesmo ser empurrado, e que foi isso que ele apitou.

Ceerto... :roll:

Offline Sr. Bradley P. Richfield

• Nível 20
  • *
« Resposta #754 Online: 10 de Novembro de 2009, 18:39:29 »
A dinamica do jogo já é perdida no tempo que se perde enquanto os jogadores ficam reclamando pra cima do juiz. Tempo suficiente pra analisar um replay.
"O problema da internet é que ninguém sabe quando as citações realmente pertencem a quem se atribui." -- Abraham Lincoln

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #755 Online: 10 de Novembro de 2009, 18:43:36 »
Replay é ainda mais rápido. Eu não encontro justificativas para o não uso de imagens televisivas, em jogos de futebol, para auxiliar a arbitragem, que não seja desonestidade.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #756 Online: 11 de Novembro de 2009, 07:53:25 »
Aff, no jogo Palmeiras x Fluminense no primeiro turno teve duas penalidades a favor do Flu e a "inprença isportiva paulista" nao falou nada  :x

E este lançe do Obina ai, pra começo de conversa nem foi escanteio

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #757 Online: 11 de Novembro de 2009, 10:00:44 »
Boa lembrança, André! Se bem que é como eu costumo dizer nessas horas: não atribua à malícia o que pode ser adequadamente explicado pela incompetência ;-)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #758 Online: 12 de Novembro de 2009, 09:34:07 »
Sport rebaixado matematicamente, o que aumenta MUITO a chance de título do SPFC, que joga com o Leão na última rodada. Um cara já até fez uma camisa nova comemorando o Hepta:

:hmph:

Atheist

• Visitante
« Resposta #759 Online: 12 de Novembro de 2009, 10:49:38 »
É... com esse novo tropeço do Palmeiras acho que não resta outro candidato ao título senão o São Paulo.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #760 Online: 12 de Novembro de 2009, 18:36:12 »
Que sacanagem com o SPORT no jogo de ontem hein? Até agora não entendi a do juiz.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #761 Online: 12 de Novembro de 2009, 18:58:31 »
Simples: ele achou que era impedimento, apitou e a defesa do Sport parou. Daí o juizão olhou para o bandeirinha e validou o gol. Ocorre que se o juiz admitir que apitou, é erro de direito - e aí o jogo teria que ser anulado.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #762 Online: 12 de Novembro de 2009, 19:09:54 »
Simples: ele achou que era impedimento, apitou e a defesa do Sport parou. Daí o juizão olhou para o bandeirinha e validou o gol. Ocorre que se o juiz admitir que apitou, é erro de direito - e aí o jogo teria que ser anulado.
Não é questão de admitir, é uma questão de investigação, existem diversas câmeras e microfones espalhados pelo campo, é possível chegar a uma conclusão com isso.

Sou contra anular qualquer jogo, pois é um desrespeito ao torcedor, principalmente o pagante. Infelizmente erros acontecem, mas são quase inevitáveis.

No caso da discussão das câmeras supra, qualquer lance duvidoso deveria seguir, e só após anular ou validar o possível gol. Aí não teria erro.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #763 Online: 12 de Novembro de 2009, 19:22:43 »
Câmeras e replays não ajudariam, porque o erro foi muito mais fundamental. O ponto é que o cara tava numa sinuca de bico a partir do momento em que soprou o apito. Pela regra do jogo, o apito do juiz para a jogada onde estiver; e tudo o que acontece depois é inválido. Mas o Danilo não estava impedido e ele viu isso logo depois de apitar. Então, se ele confirma o apito e anula o gol, mela com a disputa do título, ainda mais sob o peso do erro do Simon na rodada anterior. Então ele espertamente confirma o gol e reza pra ninguém encher muito o saco...

« Última modificação: 12 de Novembro de 2009, 19:24:53 por Dbohr »

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #764 Online: 12 de Novembro de 2009, 19:32:19 »
Dá p/ ouvir o apito na boa:
<a href="http://video.globo.com/Portal/videos/cda/player/player.swf?midiaId=1158159" target="_blank" class="new_win">http://video.globo.com/Portal/videos/cda/player/player.swf?midiaId=1158159</a>

E o juiz já foi suspenso, de maneira similar ao Simon.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Atheist

• Visitante
« Resposta #765 Online: 12 de Novembro de 2009, 23:26:49 »

Não me pareceu que foi impedimento, mas de qualquer forma, de maneira alguma o apito do juiz impediu a defesa do sport de trabalhar.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2009, 23:30:56 por Atheist »

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #766 Online: 12 de Novembro de 2009, 23:46:59 »
O cara apita, e depois não confirma o gol em seguida, só fica parado!
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #767 Online: 13 de Novembro de 2009, 00:15:25 »
Ele entrou em "loop"!

"Poutz, eu apitei um impedimento que não existiu, o bandeirinha não marcou nada, e agora??"

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #768 Online: 13 de Novembro de 2009, 08:58:04 »
Sport vai recorrer para o jogo ser anulado e depois re-disputado. Quero ver se mudar o campeão por causa desse errinho. :P

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #769 Online: 13 de Novembro de 2009, 12:39:01 »
Sei não, acho que as chances de título do Flamengo acabaram de ruir...

http://blogdobirner.virgula.uol.com.br/2009/11/13/flamengo-tem-que-aumentar-o-bicho/

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #770 Online: 13 de Novembro de 2009, 13:12:51 »
Tudo depende do São Paulo. Se perder um jogo, provavelmente perdem o título. Ainda torço pro São Paulo perder pro vitória e pro Mengão assumir a ponta. Melhor que isso, só o Corinthians sendo campeão.  :oba:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #771 Online: 13 de Novembro de 2009, 13:29:19 »
Eu preciso fazer uma confissão: apesar do meu pessimismo, estou torcendo PACAS pro Flamengo levantar a taça este ano. É só que depois de 17 anos de insucessos toscos e derrotas para o próprio ego -- aquela farra antes dos 3 gols do Cabañas pela Libertadores-08, por exemplo -- eu não consigo levar fé.

Qualquer demonstração de oba-oba ou desentendimento no Flamengo é o bastante para acender a luz de alerta aqui :-|

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #772 Online: 14 de Novembro de 2009, 04:10:37 »
Como trabalho com são-paulinos, sou capaz de torcer até pro Coringão antes de ver DE NOVO o São Paulo erguer a taça...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #773 Online: 14 de Novembro de 2009, 07:36:49 »
Como trabalho com são-paulinos, sou capaz de torcer até pro Coringão antes de ver DE NOVO o São Paulo erguer a taça...

São-paulinos são gente boa, acostumados já a levantar o caneco, não incomodam tanto quanto um corinthiano levantando. :hihi:

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #774 Online: 14 de Novembro de 2009, 08:20:47 »
Isso eu não sei :)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!