Autor Tópico: O que vocês perderam ao se tornar céticos?  (Lida 9054 vezes)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
Re: O que vocês perderam ao se tornar céticos?
« Resposta #25 Online: 19 de Dezembro de 2008, 23:09:57 »
Eu sou mais "mau" hehe.... Fiz um cara chorar pregando a bíblia para ele.... (E sim, eu já era ateu faz tempo...). Era no tempo que tava entretido no assunto: Comportamento humano....  :hihi:

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 19 de Dezembro de 2008, 23:10:45 »
Não, eu não.  Nunca tive essa convicção, a não ser por iniciativa própria como uma espécie de experimento.

O mesmo tipo de curiosidade que leva muita gente a usar drogas, calculo.  Certas músicas e obras de ficção são capazes de fazer um senhor efeito hormonal se eu deixar.  Aberturas de anime principalmente.

Outra coisa interessante é pagar mico intencionalmente.  Como quando eu trabalhava na mesma sala que um monte de protestantes (presbiterianos e batistas) e um colega quis me encorajar a trabalhar mais a dicção.  Ele me passou minha agenda e pediu para eu falar como se fosse uma Bíblia.

Vocês não imaginam a satisfação que eu tinha em falar com toda a convicção que "vocês sabem que dia foi quinze de novembro de 1978?  Foi uma quinta-feira!".  O pessoal ria (o que mais poderiam fazer? :) ) e eu pegava a deixa para insistir no ponto com ainda mais convicção:

"Você ri, irmão.  Mas rir não muda a verdade!"

hehe

PQP, acabo de descobrir que tenho um transtorno obsessivo. Pensei que todos aqui já tinham tido essa convicção messiânica.
sabe o que é? O problema é meu mesmo. Sempre fui um cara com muita energia e faço tudo com uma motivação muito forte, inclusive gastar energia a toa com groselhas e discutir com famados.

E acho que perder essa característica não é ruim, não é uma perda devido ao ceticismo (ou idade), é um ganho mesmo.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #27 Online: 19 de Dezembro de 2008, 23:11:06 »
Acho que a maior parte das pessoas aqui fizeram a travessia comum de uma religião até o ateísmo/agnosticismo, passando por diversos níveis de descrença intermediários.

Mais ou menos por ai.

Está claro em todos os posts as vantagens que encontramos ao cruzar esse caminho, mas o que gostaria de saber é: Perdemos alguma coisa ao percorrer este caminho?

Muita coisa foi perdida, não daria para listar tudo em um só texto : Círculo de amizades, família, a própria crença (com todo o pacote de orações, medo e afins), conforto material, pessoas que eu pensava que eram minhas amigas, muita coisa foi perdida.

Nada do que perdi chegou a me fazer realmente falta até hoje, ou eu recuperei (conforto material) ou reconstrui (círculo de amizades, família) ou não me fez/faz falta (crença, a maior parte da minha família).

Dificilmente tomamos uma escolha na vida que não tenha efeitos colaterais bons e ruins, então é normal esperar que com essa passagem deveria acontecer o mesmo.

Explicado acima.

O ceticismo é bom, para mim,  por ser uma postura mais crítica, mais "desconfiada" em relação a qualquer tema (política, saúde, religião, economia e outros). Acho que a postura de desconfiar e verificar se um dado tema/argumento realmente tem algum valor, tem argumentos sólidos, tem lógica me ajudou muito na vida.

O ateísmo foi uma consequência natural da postura cética.

Os efeitos colaterais ruins foram mais materiais e isso temporariamente, realmente não me preocupo com laços afetivos se a outra parte me despreza por um preconceito estúpido e isso inclui a minha família, se for o caso.

No meu caso - não sei se por causa do ateísmo, pelos 36 anos de vida ou por uma repulsa cada vez maior ao que considero ignorância - perdi muito da minha vontade/certeza que tinha de que podia mudar as pessoas, que podia fazer apelos a lógica, outras coisas do tipo.

Cada vez menos me envolvo em discussões quando percebo reputo uma pessoa por alienada.

Me envolvo pouco em discussões, tenho outros interesses e não tenho paciência para repetir argumentos que serão ignorados na base da fé na ideologia ou na religião ou na ignorância.

mas meu ponto é: Vocês já tiveram aquela força messiânica sustentando suas ações, aquela certeza que você está incumbido de uma tarefa divina? E isso era uma força propulsora para que você pagasse alguns micos como por exemplo pregar sobre gezuis em uma festa? (OK, não fazia isso sempre mas já fiz algumas vezes).

E que por ser uma missão divina você ficava martelando o mesmo discurso patético?

Não. Falava pouco de religião porque o assunto me incomodava. E não via como uma missão.

Hoje por exemplo estou começando a ficar cansado. Minha missão em fazer as pessoas ficarem céticas (ou sem ideologia) não está tão forte quanto a missão que tinha de transformar as pessoas em espíritas. O último que tive várias discussões foi com um estagiário do meu time.

Não gosto da idéia de ter uma missão de tornar os outros céticos/ateus/etc. Algumas pessoas simplesmente são ignorantes demais, covardes demais, ou apenas incapazes de abandonar a fé delas.

Não estou chamando todos os crentes de covardes, ignorantes ou incapazes de abandonar a fé, apenas listando algumas possibilidades para ALGUNS casos.

Para ser cético ou ateu, para quem nasce em uma família teísta, eu acho que é necessário querer aprender, conhecer o outro lado (o dos que não acreditam em divindades) e estar disposto a mudar se for o caso.

Não acho que seja o caso da maioria das pessoas que acreditam em algum deus e pertencem a alguma religião abraâmica ou outra semelhante.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 20 de Dezembro de 2008, 11:46:08 »
não sei se me expressei bem como missão. Quando era religioso sim, me sentia com uma missão.

Depois, eu realmente queria que as pessoas vissem de um ponto distinto as coisas e me esforçava para isso. O CC me ajudou com um ferramental fantástico para fazer críticas, mas me fez perceber também que a mudança que podemos sugerir as pessoas é bem limitada.

Eu não esperava a existência de um Famado. Do Erivelton, simplesmente ele parece não ter estrutura para assimilar. Mas o Famado a tem, é confrontado com coisas que evidentemente ele mesmo considera sem lógica e segue com o mesmo discurso. Não consigo entender isso.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Athena

• Nível 19
  • *
« Resposta #29 Online: 20 de Dezembro de 2008, 12:27:01 »
Segundo minha mãe eu perdi....A vergonha na cara!  :P

Mas falando sério, perdi todos meus medos (aqueles que fazem questão de nos impor quando crianças).
Incrível mas a sensação é igualzinha à daqueles evangélicos fanáticos: me sinto completa; só que dá mais pura liberdade! Como a razão, os questionamentos me fazem sentir tão bem!

Você nasce sem pedir e morre sem querer.
Aproveite o intervalo!

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #30 Online: 20 de Dezembro de 2008, 12:51:40 »
Segundo minha mãe eu perdi....A vergonha na cara!  :P

Haha, mães são sempre caso a parte, essa semana a minha me surpreendeu quando disse:

- Filha, tu já é metaleira, atéia, anti-social....  que mais falta você ser? Cigana?

Offline dr.horrormentes

• Nível 09
  • *
« Resposta #31 Online: 20 de Dezembro de 2008, 14:19:36 »
Não perdi nada, apenas agreguei novos conceitos e valores!!
Eu sou loco por falar com meu cachorro? pelo menos sei que ele existe, e você que fala com mitos???

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #32 Online: 20 de Dezembro de 2008, 15:01:50 »
não sei se me expressei bem como missão. Quando era religioso sim, me sentia com uma missão.

Depois, eu realmente queria que as pessoas vissem de um ponto distinto as coisas e me esforçava para isso. O CC me ajudou com um ferramental fantástico para fazer críticas, mas me fez perceber também que a mudança que podemos sugerir as pessoas é bem limitada.

Eu não esperava a existência de um Famado. Do Erivelton, simplesmente ele parece não ter estrutura para assimilar. Mas o Famado a tem, é confrontado com coisas que evidentemente ele mesmo considera sem lógica e segue com o mesmo discurso. Não consigo entender isso.

Eu acho que essa capacidade deles, de negar, funciona como um fusível, quando confrontado com uma informação contrária, ele simplesmente desliga a capacidade de analisar a informação e nega no automático, como um fusível submetido a uma corrente superior à sua capacidade, queima e bloqueia a corrente.

Sem querer ofender as duas pessoas citadas, mas correndo o risco, não sei até que ponto é incorreto dizer que a doutrinação que eles receberam funcionou como uma "lavagem cerebral".

E algumas pessoas talvez sejam apenas incapazes de contestar, fugir da fé incutida desde pequeno, ou tenham muito medo de que não exista um deus olhando por elas, e o medo é algo que pode ser muito forte.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #33 Online: 20 de Dezembro de 2008, 15:19:37 »
Acho que você tem algum grau de razão, Ricardo.  Explicaria aquela história estranha de "entregar a Deus", que no frigir dos ovos é uma forma decorada de dizer que "não quero lidar com esse assunto, mesmo que seja importante, por favor não insista".
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #34 Online: 20 de Dezembro de 2008, 16:48:30 »
Eu também perdi o consolo das orações, aquela coisa de "Deus escreve certo por linhas tortas" (mais conhecido como conformismo). Agora quando as coisas não dão certo, ou é porque fiz algo errado ou alguém fez algo errado, ou alguma coisa deu errada. Simples.

Perdi aquela sensação de ter um irmão mais velho cuidando de mim lá em cima, vigiando meus passos e blábláblá, mas acho muito melhor olhar pra cima e ver o céu e as estrelas, o universo e tudo mais. Muito mais bonito, fascinante e verdadeiro. Quem acha que a vida de um ateu é triste pois não tem essas promessas pós-morte está enganado. Eu me sinto muito melhor agora como atéia e acho a vida muito mais fascinante agora. É inexplicável. (Aliás, um bom jeito de mudar a visão de vida é assistir Cosmos, do Carl Sagan.) Tirando que me interesso muito mais agora por cultura e ciência do que antes. É que agora eu preciso de respostas para colocar no lugar da palavra genérica "deus" que respondia várias questões antes.

Eu também era "espírita" e tinha certo medo de espíritos aparecerem para mim, perdi esse medo.

Mas ganhei um medo terrível: o de ficar louca. Morro de medo de ver espíritos sim, mas não por ver que sou "médium" e sim por ver que sou esquizofrênica, psicótica ou algo do tipo. Esse sim é meu maior medo.  :medo: :medo:
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 20 de Dezembro de 2008, 16:55:04 »

Eu acho que essa capacidade deles, de negar, funciona como um fusível, quando confrontado com uma informação contrária, ele simplesmente desliga a capacidade de analisar a informação e nega no automático, como um fusível submetido a uma corrente superior à sua capacidade, queima e bloqueia a corrente.

Sem querer ofender as duas pessoas citadas, mas correndo o risco, não sei até que ponto é incorreto dizer que a doutrinação que eles receberam funcionou como uma "lavagem cerebral".

E algumas pessoas talvez sejam apenas incapazes de contestar, fugir da fé incutida desde pequeno, ou tenham muito medo de que não exista um deus olhando por elas, e o medo é algo que pode ser muito forte.

Gostei da metáfora. O problema é que é uma metáfora, não temos o fusível. Incrível o funcionamento da mente, destrói a realidade para manter a crença.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 20 de Dezembro de 2008, 16:56:51 »
Eu também perdi o consolo das orações, aquela coisa de "Deus escreve certo por linhas tortas" (mais conhecido como conformismo). Agora quando as coisas não dão certo, ou é porque fiz algo errado ou alguém fez algo errado, ou alguma coisa deu errada. Simples.

Depois de quase 30 anos rezando (no meu caso), é meio óbvio que iria sentir falta do ritual.
Mas consigo detectar as vantagens de não rezar mais.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 20 de Dezembro de 2008, 17:19:42 »
Putz... Só eu fui do tipo de crente que não rezava, mas, já que o povo diz que existe, então existe? :lol:

Offline Discípulo da Razão

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #38 Online: 20 de Dezembro de 2008, 22:53:47 »
Perdi eventos sociais. Fui evangélico por uns 10 anos e participei ativamente.
Era de grupo de louvor, tocava bateria, iniciava cultos, dirigindo o momento dos louvores, etc.

As atividades, apesar de cansativas por serem cultos diários, eram momentos onde encontrava vários colegas, batia papo e saía. Ou seja, perdi estes eventos sociais de lazer com amigos. Perdi contato com várias pessoas.

Me fazia bem participar dos momentos de louvores. Gosto de música, vozes e instrumentos. Eram eventos gratuitos, organizados e periódicos. Hoje em dia, para conseguir eventos envolvendo música com estas características é meio complicado...risos.

Em um barzinho com música ao vivo, além da comida normalmente preciso pagar um extra pra banda cover. :hihi:

Nos anos finais eu era do tipo de estudar a bíblia sem parar, debater em fóruns bíblicos e argumentar com quem viesse falar de algum assunto bíblico. Pra mim era fundamental, pois se ela era o guia para a salvação, eu deveria conhecê-la. Deixar tudo isto de lado foi um ganho em minha vida.

Ganhei coragem de decidir o que eu achava melhor pra mim sem saber o que a bíblia dizia ou o que deus achava.

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #39 Online: 20 de Dezembro de 2008, 22:59:29 »
Outro ganho importante que não citei:

Parei com a obsessão que eu tinha por orar. Qualquer coisa que eu ia comer, pediar pra 'santificar e purificar' (algo assim) e agradecia. Ia sair de casa, orava. Ia fazer não sei o quê orava. Ia dormir orava, às vezes com medo de morrer.

Era meio obsessivo-compulsivo. Às vezes eu orava mais de uma vez a mesma coisa, pois era tão automático que não sabia o que eu tinha orado exatamente.

Tudo bem que o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) aparece de vez em quando em outras formas, risos, como na hora de fechar uma porta ou de conferir se os botões do fogão estão desligados.  :biglol:

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 20 de Dezembro de 2008, 23:01:27 »
bom seu site ddr. Já contou aqui como foi sua passagem para o ateísmo?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #41 Online: 20 de Dezembro de 2008, 23:40:18 »
Agnóstico,

Grato quanto ao site.

Sobre o relato da passagem para o ateísmo, não me lembro. Fazia um tempo que eu não aparecia por estas bandas.  :)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #42 Online: 21 de Dezembro de 2008, 02:48:33 »
Bom, nunca fui religioso, portanto, não perdi nada.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 21 de Dezembro de 2008, 03:59:52 »
Não sei se o termo "perder alguma coisa" é adequado para mim. Acho que a única coisa que eu realmente lamento é não poder contar com a compreensão (pelo menos de algumas pessoas) em momentos difíceis.
Existe um certo lugar comum em se considerar todo o ateu como um cínico materialista, incapaz de sentimentos mais nobres. Eu sinto isso quando vou a velórios, algumas pessoas insistem em me colocar contra a parede, como se o fato de não possuir religião me impedisse de sentir tristeza, empatia, dor, etc.

Àqueles que me honram com a sua compreensão, o mínimo que posso fazer por eles é retribuir na mesma moeda, evitando qualquer assunto que coloque em choque nossos pontos de vista, os outros eu ignoro, ou procuro entender a sua revolta.

E assim levo a vida!
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #44 Online: 21 de Dezembro de 2008, 19:59:53 »
Assim como tu, eu também acredita no espiritismo. Por isso minha maior perda foi perceber que não reencontraria as pessoas amadas que já morreram. Com isso vieram outras decepções, em perceber que nem tudo que parece ser mais bonito, mais perfeito, é a melhor explicação pros fatos.

Eu nunca perdi ninguém próximo de mim. Só uma avó bem velha quando eu era pequeno mas eu não gostava dela, porque ela gostava de me beijar ("dar bitoca", como ela dizia :lol: ) e eu tinha horror a beijo. Na verdade, a coisa que eu mais amava e que morreu foi meu cachorro. O espiritismo nunca me prometeu um céu onde eu pudesse reencontrar meu cachorro :( ... Acho que aprendi a aceitar a morte como uma despedida para sempre e sem volta aí.

Sabe que o amor que sempre tive por animais de estimação foi um dos pontos que me leveu ao ateismo/ceticismo. Sempre achei estranho que uma criatura capaz de dedicar tanto amor posso ser considerada inferior, ou mesmo sem "alma".

Essa relação de tratar animais não-humanos como servos dos homens é bizarra para mim, e não vejo nada de sagrado nisso. Sempre repudiei essa visão da religião cristã.
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 21 de Dezembro de 2008, 20:55:18 »
Perdi algo... Perdi o medo!!!  Perdi a angustia de atender grandes espectativas quanto a mim mesmo...Ganhei humanidade!!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline evertonwagner

• Nível 00
  • *
« Resposta #46 Online: 25 de Dezembro de 2008, 23:56:35 »
Olá Pessoal... Novo no Fórum.

Desde que me entendo por gente, sou cético.

Nas pequenas cidades do país, ser Ateu é motivo de piadas. Lamentável.
“Não confio em gente que sabe exatamente o que Deus quer que elas façam. Sempre coincide com aquilo que elas próprias desejam.” Susan Brownell Anthony

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #47 Online: 26 de Dezembro de 2008, 00:07:36 »
Bem-vindo, Everton :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline evertonwagner

• Nível 00
  • *
« Resposta #48 Online: 26 de Dezembro de 2008, 00:10:54 »
Obrigado Luis. Os debates no CC são espetaculares. =)
“Não confio em gente que sabe exatamente o que Deus quer que elas façam. Sempre coincide com aquilo que elas próprias desejam.” Susan Brownell Anthony

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #49 Online: 26 de Dezembro de 2008, 20:20:49 »
Já deixei de pegar mulher duas vezes. Só. Saí com as duas algumas vezes e depois quiseram parar porque "eu era legal, mas não era católico".

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!