Autor Tópico: O que vocês perderam ao se tornar céticos?  (Lida 9055 vezes)

Offline Jorje Junqueira

• Nível 05
  • *
Re: O que vocês perderam ao se tornar céticos?
« Resposta #50 Online: 03 de Janeiro de 2009, 19:16:17 »
Perdi duas coisas: a primeira foi o medo de ver espíritos e de suas ações nas nossas vidas; a segunda perda foi a segurança de uma oração pedindo a proteção de deus nos momentos de insegurança da vida.

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #51 Online: 03 de Janeiro de 2009, 22:13:37 »
As calças.

Hmm... não, isso foi antes. Na verdade o que perdi foi o medo da minha vida ter sido condenada desde já por tudo que já fiz de ruim, e a angústia de pensar que a alma do meu pai poderia estar viva sem eu saber se poderia reencontrar ele um dia. A certeza de ele não estar sofrendo por saudades de mim foi um alívio.
Olá Pessoal... Novo no Fórum.
Versão colorida do Uili?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 04 de Janeiro de 2009, 00:18:07 »
Versão colorida do Uili?

:lol:

Desde que me entendo por gente, sou cético.

Nas pequenas cidades do país, ser Ateu é motivo de piadas. Lamentável.

Bem vindo, clone! :lol:

Eu sei como você se sente, quando saí do armário no colégio em que estudava o pessoal pegou muito no meu pé...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 04 de Janeiro de 2009, 01:14:20 »
Perdi duas coisas: a primeira foi o medo de ver espíritos e de suas ações nas nossas vidas; a segunda perda foi a segurança de uma oração pedindo a proteção de deus nos momentos de insegurança da vida.

Mas espíritos existem. Nunca ouviu falar em evidências anedotas? Geralmente eles só aparecem para você e para mais ninguém e o pior: ninguém acreditará em você. Se fosse você começaria a rezar.

Calma. Não é nada disso que você está pensando. :)
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2009, 02:01:48 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #54 Online: 04 de Janeiro de 2009, 01:45:04 »
- Medo presença as almas/espíritos.
- Medo ser condenado o abismo.
Após isso, só tenho medo se assaltar em minha casa ou alguém e pensar que é errado ou certo com baseado a moral e ética.

Offline Prometheus

• Nível 07
  • *
    • Brights
« Resposta #55 Online: 04 de Janeiro de 2009, 01:51:50 »
Situação que não consigo responder.

Sobre esse fórum,tenho orgulho de participar aqui,muitas discussões inteligentes.
O profundo
tédio, que como névoa silenciosa desliza para cá e para lá nos abismos da
existência, nivela todas as coisas, os homens e a gente mesmo com elas, numa
estranha indiferença. Esse tédio manifesta o ente em sua totalidade.(Heidegger)

A angústia manifesta o nada.(Heidegger)

Offline Cezar

• Nível 07
  • *
    • A Ratione
« Resposta #56 Online: 07 de Janeiro de 2009, 09:31:36 »
Eu perdi o medo da morte, a amizade de algumas pessoas e a compreensão de outras. Era católico, estudei desde a 4a série até o fim do ensino médio em colégios católicos. Quando entrei na faculdade (engenharia) entrei logo na PUC. Já era meio cético na época, mas achei que fazendo um curso de exatas não teria problema quanto ter este tipo de relação...Puro engano...As aulas aos sábados de Introdução ao Pensamento Teológico, quando não davam sono, me davam raiva...rs...tive q mudar de faculdade...rsrs

Nunca fui muito fissurado em religião, pois sempre fui meio desconfiado, mas acreditava pq meus pais diziam que eu tinha que acreditar. Meu professor de Religião no colégio me odiava, sempre fazia perguntas q deixavam ele embaraçado...mas mesmo assim nao deixava de acreditar.

Sempre gostei de filosofia e um dia por mero acaso meu irmão (que é católico) comprou para mim em uma feirinha na USP o livro Deus e o Estado..do Bakunin...lembro que achei aquilo um absurdo, pensava "como alguem pode escrever uma coisa dessas ?"...mas depois pensando sozinho sobre aquilo, tudo passou a fazer mais sentido.

Meus pais ja discutiram muito comigo sobre isso. Hoje eles ficam sussegados, as vezes ficam curiosos em algum aspecto, as vezes quando algo acontece e aparecem para me perguntar o que eu acho daquilo e porque acho que aconteceu...

Minha mae tem diversas imagens de santos, quadros e tal....toda vez que levo alguem em casa, me perguntam 'voce é ateu mesmo ?'...kkkkkk mas fazer o que, tenho q tolerar. Mas meu quarto pelo menos ja foi livrado faz muuuuuito tempo de todas as simbologias medievais cristãs...rs
- "Non ducor, duco"

- "É importante aprender a não se aborrecer com opiniões diferentes das suas, mas dispor-se a trabalhar para entender como elas surgiram. Se depois de entendê-las ainda lhe parecerem falsas, então poderá combatê-las com mais eficiência do que se você tivesse se mantido simplesmente chocado." (Bertrand Russel)

Offline COACERVADO

• Nível 03
  • *
« Resposta #57 Online: 17 de Janeiro de 2009, 19:06:29 »
Perdi uma boas porções de ignorância e de mediocridade. (desculpe-me pelo estilo de resposta, mas não resisti em responder nestes termos)

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #58 Online: 17 de Janeiro de 2009, 19:47:31 »
Perdi um xaveco incrível: falar sobre Astrologia com as mulheres.

Fora isso... perdi minhas certezas, mas ganhei algo mais interessante que elas: a capacidade de questionar na cara dura. Sei lá. Acho que credulidade nunca funcionou direito pra mim.
Latebra optima insania est.

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #59 Online: 17 de Janeiro de 2009, 20:06:29 »
Perdi o consolo de acreditar que nada fica impune...

Offline Roberto Gomes

• Nível 00
  • *
« Resposta #60 Online: 17 de Janeiro de 2009, 21:42:17 »
Eu acreditava que tinha uma missão na terra que deus tinha reservado para mim e de alguma forma eu deveria descobrir !!
Para mim acabou essa busca e a angustia de achar que não estava fazendo a vontade de deus !!

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #61 Online: 18 de Janeiro de 2009, 18:13:15 »
Perdi a possibilidade de ser atoleimado e assim obter a comiseração de meus iguais!
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #62 Online: 18 de Janeiro de 2009, 22:14:16 »
Perdi também minha servilidade. Não sou mais servo, nem senhor, sou apenas... humano.
Latebra optima insania est.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #63 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 23:04:27 »
Depois que atendi de cueca um grupo de crentes no domingo bem cedo, alegando que era satanista, nossa, minha vida mudou muito. Posso até dormir mais tarde no domingo. Fora que já namorei uma crente que terminou comigo porque eu disse que acreditava nos Dinossauros!

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #64 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 23:21:07 »
Eu perdi o medo da morte
Pensando bem mesmo, esse medo aí eu não perdi. Agora eu encaro a morte com mais naturalidade e sem bobagens pra enovoar a visão, mas o medo em si, ainda tenho. Po, quem é que quer morrer em sã consciencia??
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 23:37:30 »
o, quem é que quer morrer em sã consciencia??

Fique tranquilo Tupac, você não vai ter consciência alguma  :P
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 14:44:06 »
Não é porque você não tem medo de morrer que você quer morrer agora, ué!  :o
Para mim, hoje, nada parece tão estranho quanto ter medo da morte - eu não vou estar lá mesmo :P  Eu posso temer morrer sofrendo, ter uma morte horrível, lenta, dolorosa, isso sim é aterrorizante, mas nesse contexto, a morte em si não seria algo a temer, mas a desejar, o fim do sofrimento - eu nem vou saber que morri e o sofrimento acabou, ou que um dia eu cheguei a existir, claro, por isso não se pode dizer nem que a morte é um alívio, mas creio que em certas situações nada pode ser pior do que a vida.

Offline Danielle Bandeira

• Nível 09
  • *
  • Biocentrista!
    • Nerdônios
« Resposta #67 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 15:57:54 »
A convicção de que "o mundo dá voltas".
Acreditava que tudo o que faziam de ruim para mim um dia voltaria para eles em dobro como castigo.

A convicção de que há recompensa por bons atos.
Isso foi ótimo. Hoje eu faço coisas boas porque tenho empatia por outras pessoas e outras espécies, não porque temo um castigo ou tenha interesse em uma recompensa.

O conforto do pensamento positivo.
Pensava que ser otimista resolveria meus problemas como mágica. Puft!

O conforto de ter algo/alguém para me guiar nas escolhas.
Além do próprio deus cristão, incluo a Astrologia. Eu me sentia mais segura por ter um guia que me ajudava nas minhas escolhas diárias: o horóscopo.

O medo de espíritos.
Eu já cheguei a pensar que minha vida fosse um reality show e que todos os mortos podiam ver e saber o que eu estava fazendo e pensando.

O medo da morte.
Tenho a mesma opinião do Uili. Não tenho medo da morte propriamente dita, mas sim dos meus últimos momentos, tenho medo de sofrer neles.
Fora isso a morte só é ruim para quem fica.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2009, 16:02:08 por Danielle Bandeira »
“A Ciência é antes um modo de pensar do que propriamente um conjunto de conhecimentos.” - Carl Sagan

"O mundo não é totalmente governado pela lógica: a própria vida envolve certa espécie de violência, e a nós nos compete escolher o caminho da violência menor.” - Mahatma Gandhi

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 01:14:00 »
O medo de espíritos.
Eu já cheguei a pensar que minha vida fosse um reality show e que todos os mortos podiam ver e saber o que eu estava fazendo e pensando.

Eu também tinha muito disso! É muito desagradável, ainda mais por eu ter sido criado em uma religião perfeccionista como o espiritismo...

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #69 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 12:17:01 »
Perdi nada. Nunca fui crente. Nem em papai noel eu acreditava quando criança.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 13:13:05 »
O medo de espíritos.

Eu também tinha muito disso! É muito desagradável, ainda mais por eu ter sido criado em uma religião perfeccionista como o espiritismo...
Já ouviu "Canção para Nóia" do Raul?!?!... é por aí!!! heheheh
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #71 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 17:13:48 »
Não é porque você não tem medo de morrer que você quer morrer agora, ué!  :o
Para mim, hoje, nada parece tão estranho quanto ter medo da morte - eu não vou estar lá mesmo :P  Eu posso temer morrer sofrendo, ter uma morte horrível, lenta, dolorosa, isso sim é aterrorizante, mas nesse contexto, a morte em si não seria algo a temer, mas a desejar, o fim do sofrimento - eu nem vou saber que morri e o sofrimento acabou, ou que um dia eu cheguei a existir, claro, por isso não se pode dizer nem que a morte é um alívio, mas creio que em certas situações nada pode ser pior do que a vida.

O medo da morte.
Tenho a mesma opinião do Uili. Não tenho medo da morte propriamente dita, mas sim dos meus últimos momentos, tenho medo de sofrer neles.
Fora isso a morte só é ruim para quem fica.
Foi isso que eu quis dizer, mas não soube como... Eu não quero morrer, não agora... hehe... Queria ontem e antes de ontem... mas mudei de ideia (muito estranho não colocar acento em ideia, era um dos poucos que eu fazia corretamente :()
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #72 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 17:44:38 »
Eu não temo minha morte, mas sim, a morte de pessoas queridas.

E me tornando cético eu perdi grande parte dos meus tabus.

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #73 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 09:57:28 »
Só pra constar, medo de morrer e medo de estar morto são coisas diferentes.

Depois que morreu não importa mais nada, o problema é a hora da morte.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 13:47:17 »
Concordo...
Resumindo, seria como a frase de Wood da minha asssinatura...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!