Olá pessoal! Novato aqui...
Meu primeiro post.
Bom, faz mais ou menos 1 ano e meio que me descobri ateu. Tenho 26 anos, e antes era presbiteriano, assim como toda a minha família.
Só que depois que eu comecei a PENSAR sobre o assunto, vi que tudo não passa de bobagens.
Pois bem, algum tempo após eu admitir pra mim mesmo que não conseguiria mais continuar acreditando em deus, espírito, vida eterna e afins, comecei a me sentir confortável com a ideia de que a morte é o fim (algo não muito fácil de aceitar, quando você tem a "vida eterna").
Foi aí que o meu avô, que era como um pai para mim, faleceu.
Foi uma morte repentina e inesperada, depois de uma cirurgia "sem riscos" no joelho.
Isso me acertou como uma faca no meio do peito.
Pela primeira vez tive que lidar com a (real) perda de uma pessoa querida. Não é possível descrever como foi difícil: toda minha família tinha o consolo da certeza de que iam se encontrar com ele, menos eu (ainda não havia contado que sou ateu).
Então, respondendo a pergunta, isso eu sinto que perdi. O consolo perante a morte de alguem muito próximo.
Por outro lado eu tenho consciência de que a morte é algo natural, vai acontecer comigo, e não tenho medo. Sair do sistema medíocre da religião me deu outra perspectiva da vida, como deve ter acontecido com muitos outros aqui. Hoje dou muito mais valor à minha vida finita (e à dos outros), do que dava quando sabia que "não morreria", só passaria para um plano novo.
Portanto, por mais que eu valorize uma visão racional e realista da vida e da morte, eu realmente senti falta do consolo de achar que eu não perdi aquela pessoa. E não sentir o chão se abrindo. Algo que só quem já perdeu alguem sabe como é. Não me admira que isso faz com que algumas pessoas que eram atéias, hoje acreditam em deus e toda a baboseira (já vi vários casos). É realmente muito difícil lidar. Algumas pessoas simplesmente não aguentam. Eu nem sei como aguentei a dor...
Quando paro pra pensar no que a religião facilita pra nós seres humanos, não posso evitar que me venha à mente esse aspécto. E tenho absoluta certeza que existem pessoas que não conseguiriam viver e serem felizes sem esse placebo. Por isso, e só por isso, eu ainda sou tolerante com relação a algumas situações em que algumas pessoas buscam forças nessa fantasia. Algo que não funciona mais pra mim. Mas que certamente torna algumas fases da vida mais fáceis.
Nossa! Acho que me estendi demais!
Desculpem se o post foi muito longo ou chato. Prometo não postar sempre assim
Um abraço a todos e desejem boas vindas p mim!