Autor Tópico: O que vocês perderam ao se tornar céticos?  (Lida 9056 vezes)

Offline tungah

• Nível 11
  • *
Re: O que vocês perderam ao se tornar céticos?
« Resposta #75 Online: 31 de Março de 2009, 01:20:01 »
Olá pessoal! Novato aqui... :) Meu primeiro post.
Bom, faz mais ou menos 1 ano e meio que me descobri ateu. Tenho 26 anos, e antes era presbiteriano, assim como toda a minha família.
Só que depois que eu comecei a PENSAR sobre o assunto, vi que tudo não passa de bobagens.
Pois bem, algum tempo após eu admitir pra mim mesmo que não conseguiria mais continuar acreditando em deus, espírito, vida eterna e afins, comecei a me sentir confortável com a ideia de que a morte é o fim (algo não muito fácil de aceitar, quando você tem a "vida eterna").
Foi aí que o meu avô, que era como um pai para mim, faleceu.
Foi uma morte repentina e inesperada, depois de uma cirurgia "sem riscos" no joelho.
Isso me acertou como uma faca no meio do peito.
Pela primeira vez tive que lidar com a (real) perda de uma pessoa querida. Não é possível descrever como foi difícil: toda minha família tinha o consolo da certeza de que iam se encontrar com ele, menos eu (ainda não havia contado que sou ateu).
Então, respondendo a pergunta, isso eu sinto que perdi. O consolo perante a morte de alguem muito próximo.
Por outro lado eu tenho consciência de que a morte é algo natural, vai acontecer comigo, e não tenho medo. Sair do sistema medíocre da religião me deu outra perspectiva da vida, como deve ter acontecido com muitos outros aqui. Hoje dou muito mais valor à minha vida finita (e à dos outros), do que dava quando sabia que "não morreria", só passaria para um plano novo.
Portanto, por mais que eu valorize uma visão racional e realista da vida e da morte, eu realmente senti falta do consolo de achar que eu não perdi aquela pessoa. E não sentir o chão se abrindo. Algo que só quem já perdeu alguem sabe como é. Não me admira que isso faz com que algumas pessoas que eram atéias, hoje acreditam em deus e toda a baboseira (já vi vários casos). É realmente muito difícil lidar. Algumas pessoas simplesmente não aguentam. Eu nem sei como aguentei a dor...
Quando paro pra pensar no que a religião facilita pra nós seres humanos, não posso evitar que me venha à mente esse aspécto. E tenho absoluta certeza que existem pessoas que não conseguiriam viver e serem felizes sem esse placebo. Por isso, e só por isso, eu ainda sou tolerante com relação a algumas situações em que algumas pessoas buscam forças nessa fantasia. Algo que não funciona mais pra mim. Mas que certamente torna algumas fases da vida mais fáceis.

Nossa! Acho que me estendi demais!
Desculpem se o post foi muito longo ou chato. Prometo não postar sempre assim :)

Um abraço a todos e desejem boas vindas p mim! ;)
« Última modificação: 31 de Março de 2009, 01:25:18 por tungah »
If you want to make God laugh, tell him your future plans.
-Woody Allen

Offline X

• Nível 15
  • *
  • "I'm stripped of all but pride"
    • Recando Das Letras - Cynthia Cantidio
« Resposta #76 Online: 31 de Março de 2009, 14:42:03 »

Alguns parentes meus morreram desde que assumi para mim mesma, em primeiro lugar, o ateísmo. E nada me ajudou à lidar tão bem com o fato, uma vez quê, aos 13 anos, sofri demasiadamente pela morte de minha avó, sem saber para onde ela "iria", já que eramos de religiões diferentes. Então, nesse ponto, apenas fui beneficiada. Em outros aspectos da vida, como nos relacionamento pessoais, ainda sou amiga de teístas, dos quais, aprecio ainda mais a amizade já que como eu, as diferenças nada significam se não uma escolha pessoal.

Offline Brutos

• Nível 08
  • *
« Resposta #77 Online: 31 de Março de 2009, 15:21:45 »
Desde quando me tornei ateu perdi, sim, a irracionalidade na forma de enxergar as coisas.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 31 de Março de 2009, 21:26:18 »
Bem vindo Tungah!!!
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline tungah

• Nível 11
  • *
« Resposta #79 Online: 01 de Abril de 2009, 02:25:01 »

Alguns parentes meus morreram desde que assumi para mim mesma, em primeiro lugar, o ateísmo. E nada me ajudou à lidar tão bem com o fato, uma vez quê, aos 13 anos, sofri demasiadamente pela morte de minha avó, sem saber para onde ela "iria", já que eramos de religiões diferentes. Então, nesse ponto, apenas fui beneficiada. Em outros aspectos da vida, como nos relacionamento pessoais, ainda sou amiga de teístas, dos quais, aprecio ainda mais a amizade já que como eu, as diferenças nada significam se não uma escolha pessoal.

Concordo totalmente com você.
Também acho que a religião (ou simplesmente a crença no sobrenatural, independente da religião organizada) é definitivamente algo que você precisa se LIVRAR. É uma prisão. E um insulto à humanidade.
Mas eu realmente acho que algumas pessoas precisam disso. Infelizmente. Talvez não você, nem eu, nem o papa (:hein:), mas muita gente precisa desse "delírio" para ter uma vida "saudável" e feliz.
É como as coisas são... simples assim...
E eu senti na pele o quanto isso pode ser útil em determinadas ocasiões.
O seu caso, na verdade, é bem interessante.
Pra você, ocorreu a perda de um ente querido que tinha outra crença, então a "quebra do feitiço" teve o efeito oposto.
Posso apenas imaginar a angustia que você passou. E fico feliz de você ter conseguido se livrar disso.
É simplesmente desumano o que temos que passar por medo do inferno. Considero isso um crime.
Mas valeu pelo seu ponto de vista, gatinha. Me fez pensar  :ok:
-Woody Allen

Offline tungah

• Nível 11
  • *
« Resposta #80 Online: 01 de Abril de 2009, 02:30:17 »
Bem vindo Tungah!!!
Valeuzaço, Agnóstico!
Espero contribuir à discussão, e fazer uns amigos por aqui.
Já estive lendo alguns posts, e dá pra ver que tem muita gente boa por essas bandas.
Me fala: a galera aqui costuma se juntar pra tomar uma cerveja e dar risadas?
Se tem alguem de Sampa aê, dá um toque.
Esse assunto é mais legal com umas cervejas misturadas. Ainda mais um forum com tantas gatas  :oba:
Um abraço!
-Woody Allen

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 01 de Abril de 2009, 09:07:13 »
Bem-vindo. :ok:

Tem uns tópicos com encontro do pessoal, procura aê.

../forum/topic=6904.0.html

../forum/topic=7769.0.html

../forum/topic=18535.0.html

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #82 Online: 01 de Abril de 2009, 13:36:32 »
Bem vindo Tungah!!!
Valeuzaço, Agnóstico!
Já estive lendo alguns posts, e dá pra ver que tem muita gente boa por essas bandas.
Esse assunto é mais legal com umas cervejas misturadas. Ainda mais um forum com tantas gatas  :oba:
Um abraço!

Bem-Vindo Tungah. :)

De um passada no tópico de apresentações: ../forum/topic=198.4625.html :ok:

Sou de Sampa e tem mais um pessoal aqui que também sei que é, e algumas pessoas que moram no ou estudam nas cidades perto. De que parte de sampa tu é?

Offline tungah

• Nível 11
  • *
« Resposta #83 Online: 01 de Abril de 2009, 22:13:04 »
Bem vindo Tungah!!!
Valeuzaço, Agnóstico!
Um abraço!

Bem-Vindo Tungah. :)

De um passada no tópico de apresentações: ../forum/topic=198.4625.html :ok:

Sou de Sampa e tem mais um pessoal aqui que também sei que é, e algumas pessoas que moram no ou estudam nas cidades perto. De que parte de sampa tu é?
Putz!
Vacilo meu. Não me liguei em procurar o tópico de apresentações.
Vou corrigir isso ;)
Valeu pela dica, Renato!

Estou em São Paulo capital, moro na Vila Madalena, próximo ao metrô. Você está pelas redondezas? A turma de Sampa costuma se encontrar? Se sim, sobre o que costumam conversar? Na próxima pode me chamar q eu tô dentro!

-Woody Allen

Offline tungah

• Nível 11
  • *
« Resposta #84 Online: 01 de Abril de 2009, 22:14:53 »
Ah, faltou perguntar, costuma ir mulher nesses encontros? Hein? Hein? Hein? ::)
« Última modificação: 01 de Abril de 2009, 22:17:36 por tungah »
-Woody Allen

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 01 de Abril de 2009, 22:16:16 »
acho que a maioria é cueca mesmo...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline tungah

• Nível 11
  • *
« Resposta #86 Online: 01 de Abril de 2009, 22:18:19 »
 |(
-Woody Allen

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
  • Este é um mundo caótico!
« Resposta #87 Online: 08 de Abril de 2009, 22:26:41 »
Perdi a ingenuidade.
Chega de papo! Vamos ao que interessa!

Offline Lucas Eduardo

• Nível 03
  • *
« Resposta #88 Online: 22 de Abril de 2009, 15:07:09 »
perdi a paciência com religiosos, verdades absolutas e fatos sem prova.

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
« Resposta #89 Online: 30 de Abril de 2009, 17:38:40 »
sinceramente, tirando algums amigos fanáticos que não ACEITAM a possibilidade da existência do "outro", que não conseguem entender que as pessoas vêem a vida diferente deles, acho que não perdi nada; pelo contrário, eu ganhei. Nâo preciso mais me humilhar, e nem perder tempo à espera do NADA.

Ronysalles
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!