Quando fui dispensado do serviço militar não houve nada disso.
E já há um bom tempo que ouço falar que o exército não aceita ateus, porém nunca vi uma fonte fidedigna sobre o assunto.
Pelo que lembro de época (1988) a ficha de alistamento não citava nada sobre religião ou não.
E a ficha de dispensa era um bota-fora bem objetivo, o pessoal se reunia e fazia um juramento à bandeira e depois tomava o pé na bunda rotineiro.
Pra mim perguntaram minha religião qdo fiz o exame médico e tinha que preencher a ficha com TODOS os dados pessoais. Porém, perguntaram sobre tudo mesmo.
Só me perguntaram se queria servir ou não, se tinha algum problema de saúde/ familiar e coisa do tipo.
Fizeram uns exames físicos básicos, psicotécnico...lembro que tive que voltar lá uma meia dúzia de vêzes em 1987 porque completava 18 no início de Janeiro quando me alistei, mas servi em 1988.
Eu inicialmente disse que não queria servir, mas depois que estava por lá vi que a coisa não era bem o que eu imaginava, acabou sendo uma época boa que gosto de lembrar.
Uns dois anos depois que saí de lá a sede em que servi mudou de endereço para um prédio bem maior e recém construído, então de vez em quando eu tinha de passar de carro na frente do prédio antigo, ainda com o Brasão pintado na parede e dava uma nhaca de ver aquilo vazio, pior ainda quando enfiaram um bando de funcionários da prefeitura por lá, me dava a impressão que tinham invadido um lugar que não era deles.
Engraçado como certas coisas ficam gravadas na memória.