E isso não aconteceria principalmente devido à falta de salários (e planos de carreira) mais atraentes, Uili?
Com ceteza esse é um dos principais fatores, mas não é o único. Muitos de meus colegas simplesmente pegam ojeriza pela engenharia por considerar difícil e vêem a carreira administrativa como uma tábua de salvação. Aí a falta de base em matemática e a falta de qualidade de muitos professores tem um papel importante.
Fala aí, mesmo sendo universidade federal, deve ter um monte de professores que tem uma puta formação fodida, com dourado nos EUA, na Europa, etc. e não sabem dar aula. Se ele dá aula com material didático (xérox,
slides) então, e não tem esse material, vixi... tá perdido, nem sabe o que vai fazer na aula.
Aí chega na hora da prova, dá uma prova fodida de difícil. Nas universidades públicas, pelo que me contam, vale mais o aluno estudar e aprender, muitas vezes, quase que sozinho, do que com as aulas dos professores. Podem até falar mal das particulares (não que eu faço, pos não faço), mas em algumas tem professores com uma formação razoável, sem lá grandes currículos, que com a didática deles, fazem os alunos aprenderem de verdade.
O que eu vejo, também, é que didática é um
dom, não adianta o cara ser um Einsten, se ele não tem este
dom, ele não sabe dar aula. O que me dizem, e acho que é o óbvio, é que esses professores fodões, das universidades públicas, estão lá mais pela pesquisa do que pelo docência.