Autor Tópico: Engenheiros de menos  (Lida 5692 vezes)

Offline guicn

• Nível 16
  • *
Re: Engenheiros de menos
« Resposta #75 Online: 04 de Janeiro de 2009, 22:04:27 »
Esse esquema de escolher matéria no EM baseada na carreira que irá fazer é a maior furada.
Provavelmente é uma minoria que tem certeza do que quer fazer no EM. Eu mesmo não tinha quando comecei e se me dessem a escolha, talvez por birra excluiria boa parte da matemática, o que seria trágico para mim agora.

EF e EM é necessário a mesma base para todos. Conhecimento, nem que seja básico, é fundamental em todos os campos de estudo. Não se pode pensar apenas na carreira profissional como objetivo para estudar algo.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 04 de Janeiro de 2009, 23:00:05 »
Esse esquema de escolher matéria no EM baseada na carreira que irá fazer é a maior furada.

Se assim é , qual(is) o(s)  critérios  que devem  ser utilizados ??   :?:

Provavelmente é uma minoria que tem certeza do que quer fazer no EM. 

Mas não é uma minoria as pessoas que odeiam Física e/ou Matemática no EM . Isso é um fato !

E pessoas que odeiam Física não servem para serem engenheiros (não incluindo a engenharia Agronômica e Florestal que estão mais para Biologia ). 

Eu mesmo não tinha quando comecei e se me dessem a escolha, talvez por birra excluiria boa parte da matemática, o que seria trágico para mim agora.

EF e EM é necessário a mesma base para todos.

Qual é essa mesma base que é necessária ter para todos no EM ??  E porque ?? 

Quais as justificativas para  o atual conjunto X obrigatório de matérias ??

Porque não um outro conjunto Y ?? Porque não tornar  algumas opcionais ??

Porque  aprender coisas que não serão de modo algum úteis  e serão esquecidas após algum tempo de desuso ??

Conhecimento, nem que seja básico, é fundamental em todos os campos de estudo. Não se pode pensar apenas na carreira profissional como objetivo para estudar algo.

É fundamental porque ?? 

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 04 de Janeiro de 2009, 23:15:32 »
Não teria me impedido de fazer Engenharia. Mas talvez hoje eu fosse Criacionista e achasse que o que transmite doenças são espíritos malignos.

Para isso não é necessário e nem suficiente estudar de modo obrigatório Biologia no EM.

Não é necessário pois basta gostar de leitura e ler revistas de divulgação científica como a Sciam, Galileu e Super Interessante.

Não é suficiente pois a grande maioria dos criacionistas, continuam sendo criacionistas após verem Biologia no EM.

.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 04 de Janeiro de 2009, 23:18:10 »
Então, acho que se a educação científica já é ruim com todas essas matérias no EM, imagina sem elas? Devemos nos preocupar é em melhorar a qualidade da equação.

Offline guicn

• Nível 16
  • *
« Resposta #79 Online: 04 de Janeiro de 2009, 23:46:22 »
Se assim é , qual(is) o(s)  critérios  que devem  ser utilizados ??   :?:

Sinceramente? Não sei. Mas deixar na mão de um adolescente imaturo a escolha do que quer estudar, não me parece uma alternativa viável.
Como disse, eu mesmo teria feito muitas burradas, e a maioria acabaria fazendo o mesmo. É só observar o nível de discernimento dos alunos do EM.

Mas não é uma minoria as pessoas que odeiam Física e/ou Matemática no EM . Isso é um fato !
E pessoas que odeiam Física não servem para serem engenheiros (não incluindo a engenharia Agronômica e Florestal que estão mais para Biologia ). 

Não é bem assim. O sujeito pode tomar desgosto dessas matérias pelo modo chato que são ensinadas no EM, então cabe mudar o método de ensino mas não tirar as matérias. Eu também não gostava muito (na verdade detestava), mas quando comecei meu curso técnico me interessei pela física e matemática aplicada na prática, tanto que agora seguirei o rumo da Eng.

Quais as justificativas para  o atual conjunto X obrigatório de matérias ??

Porque não um outro conjunto Y ?? Porque não tornar  algumas opcionais ??

Porque  aprender coisas que não serão de modo algum úteis  e serão esquecidas após algum tempo de desuso ??

Qual é essa mesma base que é necessária ter para todos no EM ??  E porque ?? 

Ai entra novamente o método de ensino. Excluir as matérias não é alternativa.
Que se melhore o modo que elas são ensinadas.
Talvez aulas em laboratórios e um cruzamento entre Física, Química e Biologia na prática, por exemplo. Tentar tornar interessante o ensino.

É fundamental porque ?? 

Para ter o mínimo de discernimento em outras áreas que não sejam apenas a profissional.
Eu mesmo não gostava nada de história, até conhecer um professor no EM que me despertou o interesse. Hoje estudo e leio bastante sobre a matéria, coisa que não faria caso apenas pudesse excluir do meu currículo ela. O meu interesse não seria despertado, o que analiso hoje e percebo que seria terrível.
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2009, 23:51:02 por guicn »

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #80 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 15:43:08 »
E isso não aconteceria principalmente devido à falta de salários (e planos de carreira) mais atraentes, Uili?

Com ceteza esse é um dos principais fatores, mas não é o único. Muitos de meus colegas simplesmente pegam ojeriza pela engenharia por considerar difícil e vêem a carreira administrativa como uma tábua de salvação. Aí a falta de base em matemática e a falta de qualidade de muitos professores tem um papel importante.

Num quadro do Fantástico, aquele que tem um economista que fala sobre emprego, ele disse que os estágios de engenharia são os mais bem remunerados. Tanto é que mostrou uma estagiária em engenharia de produção que ganha R$ 1.600,00 por mês.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #81 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 15:46:29 »
O diploma acaba fazendo diferença na hora de a pessoa conseguir emprego. Por ser universidade federal, e por engenharia estar em alta no mercado, as empresas são sedentas pelo pessoal que sai de lá - minha própria coordenadora de curso brinca que quem se forma lá não fica desempregado, mesmo aqueles alunos que ela própria não contrataria nem para fazer jardinagem na casa dela. Em algumas áreas, diploma ainda faz diferença sim, Dantas. Claro que não é qualquer diploma, um engenheiro pela UFSCar tem infinitamente mais vantagem no mercado do que um administrador de empresas pela UNIP. Mesmo o engenheiro da UFSCar sendo um bundão, como muita gente que eu conheço. Mas a culpa não é do estudante, que só está fazendo o melhor para si mesmo, a culpa é das empresas.

Mas por que um engenharia formado numa pública teria mais chances do que alguém formado em administração numa unifanfarra da vida?

Pergunto porque vejo engenharia como algo específico, onde, por melhor engenheiro que seja, formado numa pública, ele não vai ter conhecimentos que um formado em administração tem. A não ser um formado em engenharia de produção.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #82 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 15:54:17 »
Cinco anos lendo derivadas, cálculo integral, mecânica dos fluidos para ir para reunião-Dilbert ! :)

O que é reunião-Dilbert? :D

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #83 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 16:00:11 »
Uma coisinha: dizem que aprender matemática num curso de matemática é diferente de aprender matemática em cursos de engenharias e outros que utilizam cálculos (incluindo física).

Dizem que você aprende matemática nesses cursos como um instrumento. Bem, não sei a diferença nofinal, já que sou horrível em matemática e nunca cursei esses cursos.

Teve até um cara que tentou fazer Poli-USP, que conversei em outro fórum, que achou horrível engenharia e passou pra matemática na USP e viu uma grande diferença no ensino.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #84 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 16:28:54 »
As cadeiras de Matemática no curso de Matemática são muito mais aprofundadas do que na Física ou na Engenharia, claro. Mas às vezes depende do professor. Peguei um de Álgebra Linear no primeiro semestre que era o cão chupando manga!

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #85 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 16:33:27 »
Eu tenho vontade de fazer uma faculdade de matemática após a engenharia, até por que em engenharia você acaba não vendo outro assuntos, como teoria do caos, etc.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #86 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 16:43:06 »
As cadeiras de Matemática no curso de Matemática são muito mais aprofundadas do que na Física ou na Engenharia, claro. Mas às vezes depende do professor. Peguei um de Álgebra Linear no primeiro semestre que era o cão chupando manga!

E do mesmo modo as cadeiras de física são mais profundas no curso de física do que em matemática e engenharia?

Mas você saberia dizer essa coisa de a matemática ser vista como ferramenta nos cursos de engenharia e ser vista de outra forma no curso de matemática? A diferença seria o aprofundamento, onde o matemático aprende toda uma teoria "desnecessária" para o engenheiro, e o engenheiro somente aprende o necessário da matemática para aplicar na engenharia, utilizando-a de forma mais prática (como ferramenta)?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #87 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 16:48:58 »
Bom, na física básica costumamos usar a matemática mais como ferramenta, mesmo, mas nem sempre. Muito da abstração da Mecânica Quântica moderna, da Relatividade e do Modelo Padrão vem diretamente da matemática que utilizamos em nossos modelos. Suspeito que na engenharia a matemática seja realmente uma ferramenta.

E sim, as cadeiras de física são vistas de maneira mais profunda na Física do que na Engenharia.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #88 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 17:28:57 »
Outra coisa, Dbohr, você consiguiu ver todo o conteúdo de um livro de cálculo I nas aulas de cálculo I (no seu caso era semestral ou anual a disciplina)?

E sim, as cadeiras de física são vistas de maneira mais profunda na Física do que na Engenharia.

E na Matemática (curso )também?

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #89 Online: 22 de Fevereiro de 2009, 14:33:47 »
UP!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!