Renato
Queira ou não, quando você diz que existem classes dominantes e dominadas, você fala de SOCIALISMO. Essa discussão tem tudo a ver sim!
No momento em que se diz que os negros devem ter direito à vagas na universidade, estamos colocando eles como classes, pois não se respeita o mérito individual para entrar lá, apenas o conceito de que a cor da pele forma uma categoria de pessoa ao qual deve-se dar direitos a mais do que às outras pessoas para se pagar um "dívida social". Agora, porque isto?
Porque existem muitas pessoas no Brasil que tentam manter este conceito de classe a todo custo, porque lucram com isso. São Ongs e movimentos socialistas, ao qual o indivíduo não é importante, apenas à classe ao qual pertencem.
Então, se estas pessoas estão fazendo as leis, elas dominam o país, correto? Mas estas pessoas eu posso descobrir, eu posso saber que movimentos sociais fizeram lobby ou defendem a causa. São indivíduos que acreditam nesta causa.
Mas, e as elite? Quem são? Podemos dizer os nomes de muitas pessoas poderosas no Brasil hoje, o nome de suas empresas, quantos mandatos tiveram, que leis fizeram. Mas todos os empresários fazem isso? Devo considerar que todo empresário é malvado ou que cria leis a seu favor? Não, não é possível a generalização, porque já vi muito empregado tentar ferrar o patrão no Justiça do Trabalho, mesmo com ele cumprindo todas as leis do país.
Quando discutimos conceitos como esse, é impossível nos afastarmos do Socialismo,porque:
"Luta de classes foi a denominação dada por Karl Marx, ideólogo do comunismo juntamente com Friedrich Engels, para designar o confronto entre o que consideravam os opressores (a burguesia) e os oprimidos (o proletariado), consideradas classes antagônicas e existentes no modo de produção capitalista. A luta de classes se expressa nos terrenos econômico, ideológico e político." Wikipédia
ou então:
"O valor fundante da condição de comunista se encontra na teoria formulada por Marx e Engels, desenvolvida por Lênin e outros revolucionários. Aí estão os pilares da ciência social avançada. São obras clássicas, que concentram os fundamentos científicos e ideológicos de nossa concepção da vida e da história da luta de classes." Vermelho.org
Ou seja, se enxergarmos os indivíduos, não temos luta de classes, e sem lutas de classes não temos o Socialismo.
Agora... defender a URSS é demais. Proletário, classe dominante na URSS? Eram sim, nos Gulags, era tudo dominado.