Eu nunca vi um fantasma, pensando bem eu jamais quero ver um fantasma.
Brincadeiras a parte, dúvido muito da existência de algo semelhante, os indícios coletados durante décadas, que vão desde simples relatos até filmagens, podem muito ser enquadrados nas categorias mentira, engano ou impossível identificar.
Mesmo assim não pude deixar de levar alguns sustos na primeira madrugada que passei sozinho no meu trabalho. Hoje o lugar é uma universidade, mas o prédio foi construído para abrigar um seminário, e isso já faz algumas décadas. A arquitetura do local, bastante robusta, foi feita, segundo alguns, para resistir as grandes tempestades tropicais, pois os padres redentoristas tinham tido péssimas experiências em países com o mesmo clima.
Chega de rodeios.
Coisas que assustavam, bem como suas causas:
- uivos e sussuros: era o vento passando pelos corredores mal iluminados;
- portas que se fechavam sozinhas: o banheiro tinha "duas peças", na principal ficavam o chuveiro e o lavatório, enquanto na peça menor se encontrava o sanitário. Abrindo a porta da peça principal, a outra porta se fechava sozinha, pelo deslocamento de ar;
- lâmpadas que acendiam e apagavam sozinhas: as instalações elétricas eram muito antigas, já se pode imaginar a causa deste "fantasma";
- portas que se abriam sozinhas: os guardas reclamaram que não conseguiam fechar três portas, e somente estas três. Os engenheiros responsáveis pelas reformas tampouco conseguiram explicar o porque disto acontecer, então resolveram o caso adaptando um cadeado na porta;
- barulho de coisas se arrastando: essa é fácil, era o vento balançando as janelas, o problema era a ilusão criada, dava a impressão de que alguém estava dentro de uma sala arrastando os móveis;
- vultos: sem explicações, a não ser a fértil mente humana, inclusive a minha, pois fui um dos que viram um destes vultos. Eu estava sentado no pavimento superior e vi uma pessoa (?) passar pelo corredor, fui verificar o que era, só então lembrei que minha sala era a última do corredor, não havendo nada além dela, a não ser a parede. Não sai correndo e nem me desesperei, já tinha passado por situações semelhantes, mas amigos meus quase tiveram um ataque cardíaco.