Autor Tópico: Lugares assombrados pelo mundo  (Lida 31877 vezes)

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
Re: Lugares assombrados pelo mundo
« Resposta #100 Online: 13 de Janeiro de 2009, 07:28:38 »
Quem acredita no que os outros falam não é cético, é crente.

:ok:
Só acrescentando: Fabulous, não encontrar evidências é algo muito diferente de "comprovar como falsa" alguma coisa. Então esclareçamos isso aqui, nunca se provou que fantasmas não existem. Isso nem sequer é possível de ser comprovado, pois não há como se provar uma negação. A única conclusão racional sobre fantasmas, deuses, elfos e discos-voadores, entre outros, é que faltam evidências conclusivas que provem que eles existem.

Claro que temos todo o direito do mundo de, por questões de parcimônia, não acreditarmos nessas coisas. Atenção: não confundir não acreditar que x existe com acreditar que x não existe. Nesse caso a ordem das parcelas altera sim, e muito, a soma. É a diferença entre um cético e um crente.

Ok, então nessa linha de raciocínio concluímos que também não existem ateus, só agnósticos, ateus-agnósticos e agnósticos-ateu. |(

Depende. O que você define como ateu?

Quem acredita que deus não existe ou Quem duvida da existência de deus?

E estas duas não são as únicas definições possíveis para ateu.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #101 Online: 13 de Janeiro de 2009, 07:42:03 »
O termo "ateu" é formado pelo prefixo grego a-, significando "ausência" e o radical "teu", derivado do grego theós, significando "deus". O significado literal do termo é, então: "sem deus".
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #102 Online: 13 de Janeiro de 2009, 07:42:59 »
O termo "ateu" é formado pelo prefixo grego a-, significando "ausência" e o radical "teu", derivado do grego theós, significando "deus". O significado literal do termo é, então: "sem deus".

Foi isso que eu perguntei? Não.

Donald Kendall

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 13 de Janeiro de 2009, 12:57:50 »
Quem acredita no que os outros falam não é cético, é crente.

:ok:
Só acrescentando: Fabulous, não encontrar evidências é algo muito diferente de "comprovar como falsa" alguma coisa. Então esclareçamos isso aqui, nunca se provou que fantasmas não existem. Isso nem sequer é possível de ser comprovado, pois não há como se provar uma negação. A única conclusão racional sobre fantasmas, deuses, elfos e discos-voadores, entre outros, é que faltam evidências conclusivas que provem que eles existem.

Claro que temos todo o direito do mundo de, por questões de parcimônia, não acreditarmos nessas coisas. Atenção: não confundir não acreditar que x existe com acreditar que x não existe. Nesse caso a ordem das parcelas altera sim, e muito, a soma. É a diferença entre um cético e um crente.

Ok, então nessa linha de raciocínio concluímos que também não existem ateus, só agnósticos, ateus-agnósticos e agnósticos-ateu. |(

Não, essa linha de raciocínio não leva a essa conclusão. Existem ateus que acreditam positivamente que Deus não existe, mesmo sem dispor de provas. Estes não são ateus agnósticos e meu post não dá margem para essa sua interpretação viajada.

Além disso, há a questão da auto-rotulação. Duas pessoas que não acreditam que Deus existe posem se rotular ou só como atéia ou como atéia agnóstica, dependendo do gosto pela palavra. Para mim as duas atéias agnósticas, mas essa é uma questão polêmica.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2009, 13:00:08 por uiliníli »

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 13 de Janeiro de 2009, 13:38:15 »

Foi isso que eu perguntei? Não.

Mas foi isso que eu respondi. EU DEFINO COMO ATEU quem não acredita em deus e ponto final. Por isso que essa margem de probabilidade que mesmo os mais céticos dão para os crédulos acreditarem que podem existir algo sobrenatural é ridícula!

Ok, se eu disser que eu vi minha impressora perambulando pelo meu quarto nessa madrugada o que vocês irão dizer? Vão querer tão loucamente provas para mostrar que isso é verdadeiro assim como fantasmas, ets e deuses? Ou você já de cara pensa que é tão ridículo que essa idéia possa ser real que nem fazem questão de procurar evidências que isso existe?

Isso é mesma coisa com essas todas outras coisas sobrenaturais! Mas com o tempo foi dando tanta corda para essa conversa de ets, fantasmas, espíritos e o diabo a quatro, que quando a mentira é dita várias vezes acaba se tornando verdade!!! E com o passar do tempo, até os mais céticos caíram nessa besteira de buscar explicações para o que não existe!!! É ridíiiiiiiiiiculo!!!!!!!!

Agora um ATEU querer buscar explicação de algum deus é entrar em contradição e cair na armadilha dos teístas... NÃO EXISTE DEUS E PONTO FINAL.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 13 de Janeiro de 2009, 14:20:34 »
Mas foi isso que eu respondi. EU DEFINO COMO ATEU quem não acredita em deus e ponto final. Por isso que essa margem de probabilidade que mesmo os mais céticos dão para os crédulos acreditarem que podem existir algo sobrenatural é ridícula!

Ok, se eu disser que eu vi minha impressora perambulando pelo meu quarto nessa madrugada o que vocês irão dizer? Vão querer tão loucamente provas para mostrar que isso é verdadeiro assim como fantasmas, ets e deuses? Ou você já de cara pensa que é tão ridículo que essa idéia possa ser real que nem fazem questão de procurar evidências que isso existe?

Isso é mesma coisa com essas todas outras coisas sobrenaturais! Mas com o tempo foi dando tanta corda para essa conversa de ets, fantasmas, espíritos e o diabo a quatro, que quando a mentira é dita várias vezes acaba se tornando verdade!!! E com o passar do tempo, até os mais céticos caíram nessa besteira de buscar explicações para o que não existe!!! É ridíiiiiiiiiiculo!!!!!!!!

Agora um ATEU querer buscar explicação de algum deus é entrar em contradição e cair na armadilha dos teístas... NÃO EXISTE DEUS E PONTO FINAL.

Em primeiro lugar, eu acreditar que sua impressora saiu perambulando pelo seu quarto é diferente de eu acreditar que você "viu" sua impressora perambulando pelo quarto. Eu posso duvidar da primeira afirmação, mas acreditar na segunda. Você pode ter sonhado, pode ter tido alucinações, pode ter perdido o juízo... mas isso não vem ao caso, vamos esquecer as peculiaridades da mente humana e supor que você estava desperto e gozando da melhor saúde mental.

Provavelmente você já ouviu o slogan "alegação extraordinária exige evidência extraordinária". Veja que o que me impede de acreditar que a sua impressora saiu perambulando não é o fato de essa ser uma alegação extraordinária. Qualificar que uma alegação é falsa só porque ela é extraordinária é irracional. O que me impede de acreditar na sua alegação é a falta de evidência extraordinária. Enquanto você não me apresentar uma evidência, por exemplo, me mostrando sua impressora durante um de seus passeios, eu vou duvidar da veracidade da sua afirmação ou achar que você pirou. Mas observe que a falta de evidências também não prova que sua alegação é falsa, ela só justifica a minha dúvida e me dá o direito de não acreditar que a sua impressora andou. O ônus de provar o contrário é seu.

Se a base do ceticismo fosse simplesmente duvidar de qualquer alegação extraordinária (em vez de duvidar de alegações extraordinárias sem provas) você estaria dando razão, por exemplo, para as pessoas que não acreditam que o homem já foi à Lua. Dizer que seres humanos constriram uma máquina capaz de levá-lo para fora da Terra e pousar 380 000 km de distância com tecnologia dos anos 60 é uma alegação e tanto! E muita gente não acredita. Entretanto, nesse caso existe evidência extraordinária: rochas trazidas de lá e espelhos colocados na superfície que refletem lasers mandados da Terra, por exemplo.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #106 Online: 13 de Janeiro de 2009, 15:50:42 »

Em primeiro lugar, eu acreditar que sua impressora saiu perambulando pelo seu quarto é diferente de eu acreditar que você "viu" sua impressora perambulando pelo quarto. Eu posso duvidar da primeira afirmação, mas acreditar na segunda. Você pode ter sonhado, pode ter tido alucinações, pode ter perdido o juízo... mas isso não vem ao caso, vamos esquecer as peculiaridades da mente humana e supor que você estava desperto e gozando da melhor saúde mental.

Provavelmente você já ouviu o slogan "alegação extraordinária exige evidência extraordinária". Veja que o que me impede de acreditar que a sua impressora saiu perambulando não é o fato de essa ser uma alegação extraordinária. Qualificar que uma alegação é falsa só porque ela é extraordinária é irracional. O que me impede de acreditar na sua alegação é a falta de evidência extraordinária. Enquanto você não me apresentar uma evidência, por exemplo, me mostrando sua impressora durante um de seus passeios, eu vou duvidar da veracidade da sua afirmação ou achar que você pirou. Mas observe que a falta de evidências também não prova que sua alegação é falsa, ela só justifica a minha dúvida e me dá o direito de não acreditar que a sua impressora andou. O ônus de provar o contrário é seu.

Se a base do ceticismo fosse simplesmente duvidar de qualquer alegação extraordinária (em vez de duvidar de alegações extraordinárias sem provas) você estaria dando razão, por exemplo, para as pessoas que não acreditam que o homem já foi à Lua. Dizer que seres humanos constriram uma máquina capaz de levá-lo para fora da Terra e pousar 380 000 km de distância com tecnologia dos anos 60 é uma alegação e tanto! E muita gente não acredita. Entretanto, nesse caso existe evidência extraordinária: rochas trazidas de lá e espelhos colocados na superfície que refletem lasers mandados da Terra, por exemplo.

2. Nada a acrescentar.

Donald Kendall

Offline Christiano

• Nível 15
  • *
    • CBP+18
« Resposta #107 Online: 21 de Janeiro de 2009, 01:53:45 »
Hoje eu vi um episódio do reality show Ghost Hunters International que foi gravado no Brasil. Nesse programa, foram investigados dois lugares: o castelinho da Rua Apa, em São Paulo, e o Grande Hotel Trilogia, em Cambuquira, uma cidade de cerca de 13 mil habitantes no sul de Minas Gerais (perto de Três Corações). O site oficial do hotel é www.grandehoteltrilogia.org.br.

Estou hospedando o programa na internet (infelizmente, sem legendas). Assim que terminar o upload (que vai demorar um pouco) eu coloco o link aqui. As supostas evidências desse programa são questionáveis, mas o episódio até que foi interessante, tirando o inglês tosco dos responsáveis pelo hotel e pelo castelinho.
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido ou estudado, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
http://cbp18.ideaboard.net/

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 21 de Janeiro de 2009, 07:46:29 »
Qual canal?

Offline Christiano

• Nível 15
  • *
    • CBP+18
« Resposta #109 Online: 21 de Janeiro de 2009, 11:53:37 »
Esse programa não passa aqui no Brasil. Nos EUA, ele passa no SCIFI Channel. O link em que eu hospedei o programa é http://www.megavideo.com/?v=8KNCY12T

O site oficial do programa é http://www.scifi.com/ghi/. No site tem 2 "cenas deletadas" do episódio gravado no Brasil.
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido ou estudado, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #110 Online: 21 de Janeiro de 2009, 19:52:13 »
Esses investigadores paranormais pensam como ufólogos.

Afinal, você confiaria num "pesquisador" que já parte do princípio que existem fantasmas no local, chegando a pedir para que eles se manifestem? O que é isso? Pesquisa espírita?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #111 Online: 21 de Janeiro de 2009, 21:01:31 »
Esses investigadores paranormais pensam como ufólogos.

Afinal, você confiaria num "pesquisador" que já parte do princípio que existem fantasmas no local, chegando a pedir para que eles se manifestem? O que é isso? Pesquisa espírita?

A coisa toda é muito teatral!!! E se fosse digno de nota algum "fenomeno" destes com certeza haveria algum trabalho serio a respeito no mainstrain cientifico
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #112 Online: 22 de Janeiro de 2009, 09:52:31 »
Eu parei no sétimo minuto, quando um "pesquisador" pede em inglês para que o "fantasma" brasileiro batesse 1 ou 2 vezes na janela.  :histeria:

Não aguentei de tanto rir e parei de assistir.  :histeria:

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 22 de Janeiro de 2009, 11:17:49 »
Se não me engano o tal programa é apresentado na tv a cabo e me recordo de ter visto algo parecido, mas não me recordo do nome do programa ou o canal em que foi apresentado.

Estavam acompanhados de um "paranormal" tentando provar que determinado local descampado é assombrado, então já chegaram lá falando algo do tipo "Tem algo sinistro aqui, estou sentindo..."

Realmente é para rir.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #114 Online: 22 de Janeiro de 2009, 11:40:28 »

Donald Kendall

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #115 Online: 22 de Janeiro de 2009, 11:58:53 »
Scifi Brasil

http://www.scifibrasil.com/br/series/ghost-hunters

É esta?

Não, não reconheço os caras do site.

O programa que vi tinha outras pessoas e umas duas meninas.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #116 Online: 22 de Janeiro de 2009, 12:02:03 »
Scifi Brasil

http://www.scifibrasil.com/br/series/ghost-hunters

É esta?

Não, não reconheço os caras do site.

O programa que vi tinha outras pessoas e umas duas meninas.

Ok, apenas o nome é o mesmo. Ou o que é exibido no brasil pode ser uma temporada mais antiga.

Donald Kendall

Offline Christiano

• Nível 15
  • *
    • CBP+18
« Resposta #117 Online: 22 de Janeiro de 2009, 18:25:08 »
Se não me engano o tal programa é apresentado na tv a cabo e me recordo de ter visto algo parecido, mas não me recordo do nome do programa ou o canal em que foi apresentado.

Estavam acompanhados de um "paranormal" tentando provar que determinado local descampado é assombrado, então já chegaram lá falando algo do tipo "Tem algo sinistro aqui, estou sentindo..."

Realmente é para rir.

Deve ser "Paranormal State", do A&E. "Ghost Hunters" e "Ghost Hunters International" não usam médiuns ou sensitivos em suas pesquisas.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 22 de Janeiro de 2009, 20:31:28 »

Realmente é para rir.

Deve ser "Paranormal State", do A&E. "Ghost Hunters" e "Ghost Hunters International" não usam médiuns ou sensitivos em suas pesquisas.

Pode ser, realmente não lembro do nome  e canal do programa.

Foi algo que peguei ao acaso mudando de canal no meio de uma noite de insônia.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #119 Online: 22 de Janeiro de 2009, 20:32:34 »

Realmente é para rir.

Tem aquele "Assombrações" do Discovery também.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #120 Online: 24 de Janeiro de 2009, 09:38:43 »

Realmente é para rir.

Cara, Paranormal State é terrivel... nem assisto com mais com medo de acabar estourando minha televisão a martelada. Tosco pra dizer o minimo.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #121 Online: 24 de Janeiro de 2009, 14:21:15 »

Realmente é para rir.

Cara, Paranormal State é terrivel... nem assisto com mais com medo de acabar estourando minha televisão a martelada. Tosco pra dizer o minimo.

Não assisto programas assim, só peguei mesmo ao acaso mudando de canal ao procurar algo aceitável para ver.

Os caras tem que manter o programa no ar, se não encontrarem algo para  filmar acabam inventando mesmo....

Offline Christiano

• Nível 15
  • *
    • CBP+18
« Resposta #122 Online: 24 de Janeiro de 2009, 22:02:54 »
Tupac, às vezes dá vontade mesmo de quebrar a TV quando vejo Paranormal State. Ou dar umas porradas no Ryan Buell, o investigador-chefe do grupo que aparece no programa. rs

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #123 Online: 29 de Janeiro de 2009, 09:20:55 »
A Inglaterra desenvolve há muitos anos uma rentável indústria de turismo exótico baseada nas histórias de fantasmas e lugares assombrados. Eu imagino que, atrás dos tontos que acreditam nessas coisas e as levam a sério, tem vários empresários muito vivos que arrecadam bem. Ou vocês acham que se pode visitar essas casas assombradas de graça?
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #124 Online: 29 de Janeiro de 2009, 12:45:58 »
A Inglaterra desenvolve há muitos anos uma rentável indústria de turismo exótico baseada nas histórias de fantasmas e lugares assombrados. Eu imagino que, atrás dos tontos que acreditam nessas coisas e as levam a sério, tem vários empresários muito vivos que arrecadam bem. Ou vocês acham que se pode visitar essas casas assombradas de graça?

Pois é, foi mais ou menos o que afirmei acima.

De um modo ou de outro, tudo gira em torno de dinheiro.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!