Autor Tópico: O assunto da religião é esta vida ou uma suposta outra depois da morte?  (Lida 7264 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
O assunto da religião é esta vida ou uma suposta outra depois da morte?
« Online: 31 de Dezembro de 2008, 13:50:44 »
Em parte como experimento, estou postando este tópico em duas línguas e dois fóruns distintos.  A versão em inglês no ReligiousForums.com está aqui:

http://www.religiousforums.com/forum/general-religious-debates/74667-what-religions-subject-matter-life-some.html#post1382135

Minha pergunta é qual é o assunto da religião.  Já vi quem afirmasse que é algum tipo de resposta para o que acontece depois da morte, mas não concordo, nem acho esse um assunto particularmente importante.  Para mim religião é a prática de aprender a conciliar decisões concretas com ideais abstratos.

Opiniões?  Comentários?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
Re: O assunto da religião é esta vida ou uma suposta outra depois da morte?
« Resposta #1 Online: 31 de Dezembro de 2008, 14:23:05 »
A religião serve para dar um sentido para a vida da pessoa. Note que "religião" nâo precisa ser necessariamente um movimento ou organização religiosa, mas pode ser até mesmo um pensamento de vida inventado pelo próprio indivíduo.

Crença em outra vida, etc. são crenças que fazem parte da religião, mas o foco é fornecer uma afirmação, uma explicação sobre tudo que nos rodeia para esta própria vida, concorda? :hihi:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 31 de Dezembro de 2008, 14:38:13 »
Pessoalmente acho "crença em outra vida" uma idéia bizarra.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #3 Online: 31 de Dezembro de 2008, 14:46:27 »
Pessoalmente acho "crença em outra vida" uma idéia bizarra.

Já outras pessoas dedicam a sua vida para tentar viver uma vida melhor "na próxima vez". Esse mundo é bizarro... ::)

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #4 Online: 31 de Dezembro de 2008, 21:17:48 »
Várias  religiões não pressupõe outra vida, o judaismo por exemplo.
É portanto um conceito desnecessário, a religião pode ser um sistema de melhor viver.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #5 Online: 05 de Janeiro de 2009, 17:07:11 »
Religião trata de todos os assuntos, e todas as perguntas que não podem ser respondidos em uma determinada época, dá diretivas de conduta para um determinado grupo de pessoas, e além disso, dá o melhor premio de todos, a ilusão da vida eterna, pra quem a segue ou finge seguir.

O problema é que a nossa sociedade e as ciências evoluiriam rapidamente e as religiões não acompanharam essa mudança, devido a esse probleminha é que temos todos esses impasses entre ciência e religião. 
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 05 de Janeiro de 2009, 19:57:00 »
Ah, esse é um ponto interessante: a oferta de respostas prontas.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #7 Online: 05 de Janeiro de 2009, 21:24:06 »

Sim, religiões são receitas prontas de busca pela espiritualidade. É uma busca externa pela transcendência.

Há também como fazer uma busca interna, ou seja, criar o seu próprio conjunto de crenças pessoais para guiar a sua própria espiritualidade.

O mais comum é criar uma espiritualidade usando doutrinas religiosas mais crenças pessoais.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 05 de Janeiro de 2009, 22:08:33 »
Sim, religiões são receitas prontas de busca pela espiritualidade. É uma busca externa pela transcendência.

Não.  Essa é uma generalização indevida. 

Há muitas que chafurdam nessa armadilha, sim.  E muitas outras que a mantém longe.

Há também como fazer uma busca interna, ou seja, criar o seu próprio conjunto de crenças pessoais para guiar a sua própria espiritualidade.

O mais comum é criar uma espiritualidade usando doutrinas religiosas mais crenças pessoais.

Crença pessoal não é menos religiosa por ser pessoal.  A não ser segundo alguns teólogos mais territoriais e, francamente, tolos.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 06 de Janeiro de 2009, 03:30:19 »
Pelo menos para mim, a religião sempre tratou dos dois lados da questão: o mundo físico e o mundo espiritual, afinal seus atos neste plano influenciam diretamente sua vida no outro mundo. A maioria dos religiosos aceitam que exista um poder secular separado da religião, mas isso não siginifica que os assuntos do mundo físico estejam fora do escopo da religião.

As diferenças que existem são pontuais: católicos e protestantes divergem quanto à prosperidade, mas nenhum deles abre mão de influenciar os costumes de um povo. Na questão do aborto pudemos ver os dois lados agindo em comum, coisa meio difícil quando o assunto é o dízimo.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #10 Online: 06 de Janeiro de 2009, 08:18:41 »
Depende da religião.

A religião cristã, de modo simplificado e apenas para servir de exemplo, em geral oferece :

1) Uma explicação para o mundo, porque ele é o que é, e nem vou tocar a questão de se é uma explicação funcional, adequada, correta.

2) Um conjunto de regras de comportamento que visam educar/moldar o seguidor na maneira correta de agir no dia a dia, obedecendo a Divindade que a religião segue.

3) Garantir uma vida depois da morte ótima, sempre segundo a visão deles.

Outras religiões terão outras visões, é até possível que existam religiões que não se preocupem com divindades e/ou vida depois da morte.

Fora "ser um conjunto de regras de comportamento (ou diretrizes para determinar uma maneira de se comportar) durante a vida" em geral baseado em ensinamentos de algum "iluminado/profeta/messias1" que supostamente tenha existido no passado, não vejo o que mais pode existir em comum com todas as religiões.

1 Ou conjunto de profetas, ou sacerdotes, varia de religião para religião.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #11 Online: 06 de Janeiro de 2009, 08:50:30 »
Basicamente é isso mesmo, toda religião se diz mantenedora da verdade absoluta, tudo que existe ou vai existir está lá.
Não sei até que ponto um religioso acredita nisso, para mim, a maioria dos religiosos não estão certos sobre a veracidade do que a suas religião pregam, são religiosos simplesmente por comodidade.
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 06 de Janeiro de 2009, 09:58:47 »
Basicamente é isso mesmo, toda religião se diz mantenedora da verdade absoluta, tudo que existe ou vai existir está lá.

Essa generalização eu acho ainda mais improvável do que a anterior, dada a minha experiência com pagãos.  Esse tipo de religião, especificamente, é meio "bairrista" e não se importa o bastante com a verdade alheia para alegar "saber melhor do que ela".

Como disse (citou?) Ken Wilber em um de seus livros: "O vermelho (grau de desenvolvimento de valores que corresponde ao paganismo, descrito na terminologia da Dinâmica de Espiral) tem um nome para cada curva do rio, mas não tem um nome para o rio."

Não por coincidência, há muitos casos de nações abraâmicas (judaicas, cristãs e muçulmanas) mas nenhum de nação pagã: o paganismo tem metas por demais individualistas para poder inspirar um grupo maior; é uma religião tribal por excelência.

Ou, pela perspectiva das armadilhas psicopatológicas de cada crença: o Cristianismo não é de uma forma geral bom em evitar delírios paranóicos megalomaníacos como os de Jack Chick e Olavo de Carvalho, porque a própria Doutrina básica chega perigosamente perto de encorajá-los. 

Da mesma forma, o paganismo, o xamanismo e outras crenças animistas (inclusive a Umbanda, o Candomblé e de certa forma o Espiritismo e a Seicho No Ie) são resistentes a essa armadilha específica.  A armadilha típica dessa outra família de crenças é o delírio solipsista puro, a esquizofrenia decorrente da incapacidade de sequer reconhecer a existência de outras pessoas e outras mentalidades, ou mais frequentemente de ter genuíno respeito por elas.   

Ou talvez seja mais acurado dizer que são incapazes de cair na armadilha da paranóia, enquanto que a prática efetiva das crenças abraâmicas só são possíveis quando já se resolveu e se superou os riscos da armadilha solipsista.

Três consequências interessantes decorrem desse contraste:

1) É de fato mais fácil ser um bom pagão/animista do que um bom cristão/judeu/muçulmano; as crenças abraâmicas são mais complexas e mais ambiciosas do que as animistas e pagãs.

2) O que, por outro lado, significa que um percentual muito maior dos praticantes judaicos, cristãos e muçulmanos simplesmente não está à altura de ser um praticante real, dedicado, pleno; gente é gente em qualquer lugar e muitas pessoas nunca tiveram a oportunidade, a capacidade ou mesmo o tempo necessários para de fato aprender e assimilar a doutrina básica de uma crença abraâmica.  Isso pode até ser uma vantagem, pois em certo grau protege os adeptos dos defeitos da forma corrente da doutrina.

3) O potencial de transcendência das religiões pagãs é menor, mais limitado do que o das crenças abraâmicas.  Por outro lado, o dano que causam quando mal-dirigidas também o é.  Por exemplo, por menos inspirador que seja ver as práticas pagãs de vingança, de guerra entre espíritos guardiões e de casamento por um ano e um dia, o contraste com os ideais abraâmicos de perdão universal e de casamento indissolúvel não favorece necessariamente os abraamistas.  É preciso levar em conta que um pagão em vingança está pelo menos sendo honesto consigo mesmo e pode eventualmente concluir que tem motivos para mudar de atitude, enquanto que um cristão na mesma situação corre o risco de cair em simples angústia insolúvel por um tempo enorme.  Um argumento similar pode ser feito para o casamento: um pagão que se separa do consorte está muito melhor resolvido e mentalmente saudável do que um cristão ou muçulmano que insiste em manter a situação matrimonial por mais degenerada e patológica que ela esteja.

Não sei até que ponto um religioso acredita nisso, para mim, a maioria dos religiosos não estão certos sobre a veracidade do que a suas religião pregam, são religiosos simplesmente por comodidade.

Católicos "não-praticantes" e muitos outros cristãos que simplesmente seguem o mainstream (por exemplo, anglicanos na Inglaterra), com certeza.  Mas aí já cabe até a dúvida de quanto sentido faz chamá-los de religiosos.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2009, 11:21:34 por Luis Dantas »

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #13 Online: 06 de Janeiro de 2009, 18:19:50 »
Não lí tudo. Mas eu como religioso acho que não dá para definir "o assunto" DA religião.

Acho que cada religião tem seus assuntos preferenciais, de acordo com suas crenças e seus textos considerados sagrados, iluminados, sábios ou seja lá o que for.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 06 de Janeiro de 2009, 18:32:36 »
Nesse caso, há algum critério que você queira propor para definir o que é religião?

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #15 Online: 06 de Janeiro de 2009, 18:43:06 »
Vixe. Complicado hein. Nunca tinha pensado em definir religião. Definir algo que é tão subjetivo não é fácil.

Creio que primeiro deveria se definir o que é religiosidade. Bom, acho que poderia definir religiosidade como o conjunto de comportamentos devotados a algo ou alguém.

E religião seria a classificação de cada um destes comportamentos e do grupo de pessoas que os seguem.
___________________________________________________________ __________________

Exemplo. Você pode ter pessoas com comportamento religioso pelo corinthians, pela natureza, por buda, pelo islã, qualquer coisa.

Há um determinado conjunto de comportamentos praticados por certo grupo, com regularidade e devoção dedicados a alguém ou algo, isso seria religião.

Sei lá. Difícil não? Vou buscar um dicionário....

Abraços.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 06 de Janeiro de 2009, 18:57:12 »
É um desafio, sim :)

Offline Matt Kruegger

• Nível 09
  • *
  • Oi?
« Resposta #17 Online: 06 de Janeiro de 2009, 21:55:04 »
Religão seria uma coisa que a pessoa segue, racionalmente ou não. A palavra está mais relacionada a seguidores de divindades, mas pode se aplicar a qualquer outra coisa.
Alright

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 06 de Janeiro de 2009, 23:48:52 »
 "Religion: A general term used... to designate all concepts concerning the belief in god(s) and goddess(es) as well as other spiritual beings or transcendental ultimate concerns."
—Penguin Dictionary of Religions (1997).

"Religion: Relation of human beings to God or the gods or to whatever they consider sacred or, in some cases, merely supernatural."
—Britannica Concise Encyclopedia (online, 2006)

"Religion: Human beings' relation to that which they regard as holy, sacred, spiritual, or divine."
—Encyclopædia Britannica (online, 2006)

"Religion: (2) a personal set or institutionalized system of religious attitudes, beliefs, and practices; (4) a cause, principle, or system of beliefs held to with ardor and faith."
—Merriam-Webster's Collegiate Dictionary (online, 2006)

"The religious response is a response to experience and is coloured by the wish to provide a wider context for a fragile, short and turbulent life."
—Philip Rousseau, The Early Christian Centuries (2002), p. 4.

"Religion is the sigh of the oppressed creature, the heart of a heartless world, just as it is the spirit of a spiritless situation. It is the opiate of the people."
—Karl Marx

"Religion is the human attitude towards a sacred order that includes within it all being—human or otherwise—i.e., belief in a cosmos, the meaning of which both includes and transcends man."
—Peter Berger

"Viewed systematically, religion can be differentiated from other culturally constituted institutions by virtue only of its reference to superhuman beings."
—Melford Spiro

"Religion is what the individual does with his own solitariness."
—A.N. Whitehead

"...for limited purposes only, let me define religion as a set of symbolic forms and acts which relate man to the ultimate conditions of his existence."
—R.N. Bellah

"Religion is the daughter of Hope and Fear, explaining to ignorance the nature of the Unknowable."
—Ambrose Bierce

"A religion is a unified system of beliefs and practices relative to sacred things, that is to say, things set apart and forbidden—beliefs and practices which unite into one single moral community called a Church, all those who adhere to them."
—Emile Durkheim

"One's religion is whatever he is most interested in."
—J.M. Barrie, The Twelve-Pound Look (1910)

"Religion consists in a set of things which the average man thinks he believes and wishes he was certain of."
—Mark Twain

"Religion is an illusion and it derives its strength from the fact that it falls in with our instinctual desires."
—Sigmund Freud, New Introductory Lectures on Psychoanalysis

"Religion is excellent stuff for keeping common people quiet."
—Napoleon Bonaparte

"We go into religion in order to feel warmer in our hearts, more connected to others, more connected to something greater and to have a sense of peace."
—Goldie Hawn, Beliefnet interview

"Religion is something left over from the infancy of our intelligence; it will fade away as we adopt reason and science as our guidelines."
—Bertrand Russell

"Religions are the great fairy tales of conscience."
—George Santayana

"Religion is all bunk."
— Thomas Edison

"To be religious is to have one's attention fixed on God and on one's neighbour in relation to God."
—C.S. Lewis, "Lilies that Fester" in The Twentieth Century (April 1955).

"Pure religion and undefiled before God the Father is this: To visit the fatherless and widows in their affliction, and to keep himself unspotted from the world."
—James 1:27, New Testament

"Religion is to do right. It is to love, it is to serve, it is to think, it is to be humble."
—Ralph Waldo Emerson

"Religion itself is nothing else but Love to God and Man. He that lives in Love lives in God, says the Beloved Disciple: And to be sure a Man can live no where better."
—William Penn

"Religion, whatever it is, is a man's total reaction upon life."
—William James

"Belief consists in accepting the affirmations of the soul; Unbelief, in denying them."
—Ralph Waldo Emerson
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #19 Online: 07 de Janeiro de 2009, 00:04:23 »
Religão seria uma coisa que a pessoa segue, racionalmente ou não. A palavra está mais relacionada a seguidores de divindades, mas pode se aplicar a qualquer outra coisa.

Dentro de certos limites, claro.  Regras de trânsito não são religião, por exemplo.

"Religion: A general term used... to designate all concepts concerning the belief in god(s) and goddess(es) as well as other spiritual beings or transcendental ultimate concerns."
—Penguin Dictionary of Religions (1997).

"Religion: Relation of human beings to God or the gods or to whatever they consider sacred or, in some cases, merely supernatural."
—Britannica Concise Encyclopedia (online, 2006)

"Religion: Human beings' relation to that which they regard as holy, sacred, spiritual, or divine."
—Encyclopædia Britannica (online, 2006)

"Religion: (2) a personal set or institutionalized system of religious attitudes, beliefs, and practices; (4) a cause, principle, or system of beliefs held to with ardor and faith."
—Merriam-Webster's Collegiate Dictionary (online, 2006)

"The religious response is a response to experience and is coloured by the wish to provide a wider context for a fragile, short and turbulent life."
—Philip Rousseau, The Early Christian Centuries (2002), p. 4.

"Religion is the sigh of the oppressed creature, the heart of a heartless world, just as it is the spirit of a spiritless situation. It is the opiate of the people."
—Karl Marx

"Religion is the human attitude towards a sacred order that includes within it all being—human or otherwise—i.e., belief in a cosmos, the meaning of which both includes and transcends man."
—Peter Berger

"Viewed systematically, religion can be differentiated from other culturally constituted institutions by virtue only of its reference to superhuman beings."
—Melford Spiro

"Religion is what the individual does with his own solitariness."
—A.N. Whitehead

"...for limited purposes only, let me define religion as a set of symbolic forms and acts which relate man to the ultimate conditions of his existence."
—R.N. Bellah

"Religion is the daughter of Hope and Fear, explaining to ignorance the nature of the Unknowable."
—Ambrose Bierce

"A religion is a unified system of beliefs and practices relative to sacred things, that is to say, things set apart and forbidden—beliefs and practices which unite into one single moral community called a Church, all those who adhere to them."
—Emile Durkheim

"One's religion is whatever he is most interested in."
—J.M. Barrie, The Twelve-Pound Look (1910)

"Religion consists in a set of things which the average man thinks he believes and wishes he was certain of."
—Mark Twain

"Religion is an illusion and it derives its strength from the fact that it falls in with our instinctual desires."
—Sigmund Freud, New Introductory Lectures on Psychoanalysis

"Religion is excellent stuff for keeping common people quiet."
—Napoleon Bonaparte

"We go into religion in order to feel warmer in our hearts, more connected to others, more connected to something greater and to have a sense of peace."
—Goldie Hawn, Beliefnet interview

"Religion is something left over from the infancy of our intelligence; it will fade away as we adopt reason and science as our guidelines."
—Bertrand Russell

—George Santayana

"Religion is all bunk."
— Thomas Edison

"To be religious is to have one's attention fixed on God and on one's neighbour in relation to God."
—C.S. Lewis, "Lilies that Fester" in The Twentieth Century (April 1955).

"Pure religion and undefiled before God the Father is this: To visit the fatherless and widows in their affliction, and to keep himself unspotted from the world."
—James 1:27, New Testament

"Religion is to do right. It is to love, it is to serve, it is to think, it is to be humble."
—Ralph Waldo Emerson

"Religion itself is nothing else but Love to God and Man. He that lives in Love lives in God, says the Beloved Disciple: And to be sure a Man can live no where better."
—William Penn

"Religion, whatever it is, is a man's total reaction upon life."
—William James

"Belief consists in accepting the affirmations of the soul; Unbelief, in denying them."
—Ralph Waldo Emerson

As definições de Rousseau e de Goldie Hawn estão entre as mais claras e corretas, na minha opinião.  A primeira de Ralph Waldo Emerson e a de William James também são boas.

Em resumo, as palavras-chave são sagrado, transcendência, valores.  Deus ou divino, objetivamente, são definidos pela religião em vez da recíproca, portanto não tem valor prático para ajudar a entender o que a religião é.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 07 de Janeiro de 2009, 00:11:21 »
Gosto desta:

—George Santayana
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #21 Online: 07 de Janeiro de 2009, 00:16:02 »
O que não deixa de ser verdade, mas também perde de vista o mérito da idéia.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 07 de Janeiro de 2009, 00:20:40 »
O que não deixa de ser verdade, mas também perde de vista o mérito da idéia.

Tem razão.

Leia: http://atheism.about.com/od/religiondefinition/a/definition.htm

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 07 de Janeiro de 2009, 00:22:07 »
Some argue that religion doesn’t really exist — there is only culture. Jonathan Z. Smith writes in Imagining Religion:

“...while there is a staggering amount of data, phenomena, of human experiences and expressions that might be characterized in one culture or another, by one criterion or another, as religion — there is no data for religion. Religion is solely the creation of the scholar’s study. It is created for the scholar’s analytic purposes by his imaginative acts of comparison and generalization. Religion has no existence apart from the academy.”

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #24 Online: 07 de Janeiro de 2009, 00:51:29 »
Do mesmo link:
Mircea Eliade defined religion in reference to a focus on “the sacred” and that is a good replacement for “supernatural beings” because not every religion revolves around the supernatural.

Perfeito!

A better definition is:
  • Belief in something sacred (for example, gods or other supernatural beings).
  • A distinction between sacred and profane objects.

Não necessariamente; definir o sagrado não envolve necessariamente caracterizar o profano.  Pode parecer a mesma coisa, mas não é.

• Ritual acts focused on sacred objects.
  • A moral code believed to have a sacred or supernatural basis.
  • Characteristically religious feelings (awe, sense of mystery, sense of guilt, adoration), which tend to be aroused in the presence of sacred objects and during the practice of ritual.
  • Prayer and other forms of communication with the supernatural.
  • A world view, or a general picture of the world as a whole and the place of the individual therein. This picture contains some specification of an over-all purpose or point of the world and an indication of how the individual fits into it.
  • A more or less total organization of one’s life based on the world view.
  • A social group bound together by the above.

A maior parte desses itens é circunstancial.  A única exceção nítida é a worldview, visão de mundo.  Religião trata de valores e propósito, visa a dar uma direção e um sentido para os atos e escolhas.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!